Porém já tive bastante problema com Pen Drives e Micro SDs, mesmo os originais
Várias coisas que eu já salvei, deixei guardado e depois fui abrir e estavam corrompidos, vários mesmo
Eu já vi bastante gente guardando coisas importantes em Pen Drives pela facilidade e tamanho, mas tomem cuidado
O maior problema dos pendrives é o momento em que tu remove ele, muitas pessoas simplesmente "arrancam" ele da porta USB quando a gravação ainda está em andamento.
Claro que esse é um problema que existe até mesmo nos disquetes, mas apesar de terem amenizado o problema nas unidades flash, é algo que ainda causa muita perda de dados.
Fora o fato de que eles geralmente ficam em lugares onde estão em constante atrito e choques (gavetas, bolsos, etc), diferente de SSDs ou HDs.
Eu achava que a degradação dos HDs, seja ele um mecânico ou SSD ocorria por conta do uso. Agora saber que um HD mesmo parado pode ser danificado me surpreendeu.
Quando eu era responsável pelos backups da ex-empresa onde trabalhava, já vi de tudo falhar.... tinha backup redundante em fita (mais estável) mas também uma vez por semana queimava uns DVDs e ainda usava HDDs externos (que também iam pra fora da empresa de forma criptografada).... tudo já falhou! Não existe tecnologia infalível, então seja qual for o propósito do seu backup, tenha sempre duplicidades... um que seja prático e rápido de reaver os dados para coisas rotineiras, mas também em um período maior de tempo, faça outros para guardar em uma gaveta e esquecer.