Bitcoin Forum
June 08, 2026, 03:22:15 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 31.0 [Torrent]

Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: A descentralização é mais importante do que nunca?  (Read 30 times)
marrcelo (OP)
Member
**

Activity: 70
Merit: 14

View Profile
June 07, 2026, 08:08:13 PM
Last edit: Today at 10:15:14 AM by marrcelo

Não só no mundo das criptomoedas. Hoje os algoritmos sabem tudo sobre você: do que você gosta, suas curtidas, conversas, alimentação, gostos musicais e investimentos. Você também alimenta a IA com suas informações sem ganhar nada com isso, enquanto as grandes corporações não param de ganhar dinheiro. E ainda assim muita gente acha que tem privacidade nos dias de hoje.
joker_josue
Legendary
*

Activity: 2408
Merit: 7117

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
Today at 07:00:26 AM

Fiquei sem perceber se você esta a fazer uma pergunta ou a despedir-se (não precisa).

Olhando para a pergunta do tópico: "A descentralização é mais importante do que nunca?"
Sim, é.

Mas, o problema da privacidade não é propriamente resolvido pela descentralização. Ajuda, mas não resolve.
A descentralização ajuda a espalhar a informação, e não concentrar toda a informação num único local. Mas, isso não invalidade que os nossos dados não venham a servir para essas outras empresas ganharem dinheiro.

Por outro lado, existe uma ideia de uma falsa descentralização. As vezes a pessoa pode estar a utilizar uma plataforma diferente, de uma grande corporação, mas essa outra plataforma, esta a usar a infraestrutura dessa plataforma.

Dou um exemplo.
No outro dia mudei alguns dos meus sites para uma outra empresa de hosting. No processo de migração, foi muito rápido, porque ambas as empresas de hosting, usam mesma rede de servidores.
Ou seja, no final são marca diferentes, mesma estrutura técnica. O que muda depois é apenas o publico alvo e a sua postura no mercado.

Isso em si não me incomodou, porque estava a mudar, por uma questão de preço, mantendo a mesma qualidade.
Mas, fui investigar o caso, e percebi que ambas as empresas, fazem parte do mesmo grupo que tem como objetivo comprar e gerir empresas de hosting a nível mundial.

Então, existe uma descentralização, que acaba por ser falsa, porque no final, todas vão dar ao mesmo sitio.

Claro que é possível a pessoa conseguir algo descentralizado dessas corporações, mas depois entra a dificuldade em ter bons preços ou uma qualidade ao mesmo nível.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
bitmover
Legendary
*

Activity: 3052
Merit: 7473

Trêvoid █ No KYC-AML Crypto Swaps

View Profile WWW
Today at 10:19:11 AM

Dou um exemplo.
No outro dia mudei alguns dos meus sites para uma outra empresa de hosting. No processo de migração, foi muito rápido, porque ambas as empresas de hosting, usam mesma rede de servidores.
Ou seja, no final são marca diferentes, mesma estrutura técnica. O que muda depois é apenas o publico alvo e a sua postura no mercado.

Isso em si não me incomodou, porque estava a mudar, por uma questão de preço, mantendo a mesma qualidade.
Mas, fui investigar o caso, e percebi que ambas as empresas, fazem parte do mesmo grupo que tem como objetivo comprar e gerir empresas de hosting a nível mundial.

Então, existe uma descentralização, que acaba por ser falsa, porque no final, todas vão dar ao mesmo sitio.

Claro que é possível a pessoa conseguir algo descentralizado dessas corporações, mas depois entra a dificuldade em ter bons preços ou uma qualidade ao mesmo nível.

Nenhum desses casos é de uma estrutura de hosting descentralizada, distribuída. Você está falando de uma concentração do marketshare em poucas empresas. Mesmo que fossem muitas empresas, nenhuma deles seria descentralizada.

Infelizmente, esse tipo de serviço, com o nivel de tecnologia e soluções que existe hoje, não existe de forma descentralizada (que eu saiba).

Serviços descentralizados são em geral mais caros. Provavelmente nem é o que você está buscando com hosting... e sim um serviço de baixo custo e boa qualidade.

Acho a descentralização importante para alguns serviços sensíveis, como uma moeda global. Nem tudo precisa ser descentralizado.

▄▄████████████████████▄▄
▄███████▀▀██████▀▀███████▄
████████████████████████
████████▄▄██████▄▄██████

████████████████████████
██▄▄█████████████▄▄██████
██▀▀██████████████████▄▄██
██████▀▀██████████████▀▀██
██████████████████████████
██████▀▀██████▀▀████████
████████████████████████
▀███████▄▄██████▄▄███████▀