Dou um exemplo.
No outro dia mudei alguns dos meus sites para uma outra empresa de hosting. No processo de migração, foi muito rápido, porque ambas as empresas de hosting, usam mesma rede de servidores.
Ou seja, no final são marca diferentes, mesma estrutura técnica. O que muda depois é apenas o publico alvo e a sua postura no mercado.
Isso em si não me incomodou, porque estava a mudar, por uma questão de preço, mantendo a mesma qualidade.
Mas, fui investigar o caso, e percebi que ambas as empresas, fazem parte do mesmo grupo que tem como objetivo comprar e gerir empresas de hosting a nível mundial.
Então, existe uma descentralização, que acaba por ser falsa, porque no final, todas vão dar ao mesmo sitio.
Claro que é possível a pessoa conseguir algo descentralizado dessas corporações, mas depois entra a dificuldade em ter bons preços ou uma qualidade ao mesmo nível.
Nenhum desses casos é de uma estrutura de hosting descentralizada, distribuída. Você está falando de uma concentração do marketshare em poucas empresas. Mesmo que fossem muitas empresas, nenhuma deles seria descentralizada.
Infelizmente, esse tipo de serviço, com o nivel de tecnologia e soluções que existe hoje, não existe de forma descentralizada (que eu saiba).
Serviços descentralizados são em geral mais caros. Provavelmente nem é o que você está buscando com hosting... e sim um serviço de baixo custo e boa qualidade.
Acho a descentralização importante para alguns serviços sensíveis, como uma moeda global. Nem tudo precisa ser descentralizado.