Essa é a definição perfeita de "você não terá nada e será feliz".. um tempo atrás até cai em um vídeo de um cara defendendo isso em um evento (não lembro o nome, talvez era uma audiência em algum país), citando justamente o desligamento dos servers do The Crew e outros jogos.
Vivi isso recentemente.. joguei bastante o New World nos últimos anos, mas o jogo flopou e a Amazon decidiu que desligará os servidores no fim de 2026..
Entendo essa prática.. servidores custam dinheiro e se o jogo não está dando grana, é melhor fechar.. é um modelo muito diferente dos jogos antigos (especialmente os single player).. não é só distribuir, também precisa manter.. IMO, a falha é o modelo de negócios deles..
E eu diria que isso é só a ponta do iceberg.. eu jogo iRacing, aqui você precisa pagar uma mensalidade cara para jogar (até mesmo offline), além de precisar comprar os conteúdos adicionais (carros e pistas) por um preço bem caro.. é o capitalismo.. mas não à toa, é o melhor simulador de corrida que tem no mercado.
Voltando ao desligamento de servidores.. você acha que o Bitcoin não pode passar por isso num futuro distante?
Vou comparar com o ouro.. pode chover bomba nuclear que o ouro continuará ai esperando o reinício da civilização.. já o Bitcoin não estará pagando nada aos mineradores depois de 2140.. será que terão mineradores suficientes para manter a segurança da rede contra ataques caso o preço não esteja muito alto e/ou as taxas de transações não saírem de <1 sat/vbyte? assim como nos jogos, se não é lucrativo, as máquinas são desligadas.
Já parei para pensar sobre o assunto.. o Bitcoin foi feito para durar para toda a eternidade.. nesse exemplo estou falando de ~100 anos para frente.. mas dá para ir além.. será que sobrevive milênios como dinheiro assim como o ouro? não estaremos aqui para ver, mas tenho essa dúvida.
Recentemente, alguns dias atrás, a Sony tomou outra iniciativa polêmica que revoltou alguns usuários, ela encerrou suporte a comercialização de filmes, então quem tiver filmes comprados em sua biblioteca, terão seu catálogo removido até 1/set/2026....
https://x.com/NotiPlay_/status/2070644296995549374Assinei a HBO ("Max") recentemente numa promoção.. peguei o plano mais básico, dizia ser 1080p.. mas a qualidade é horrível, parece um 480p por conta do bitrate baixo.. é "sabor 1080p" e pelo que pesquisei, o usuário não pode fazer nada a respeito.
Sou a favor.. oferta e demanda.
Sobre o assunto principal, o fim dos jogos físicos.. no fim você compra o jogo físico, mas precisa se conectar aos servidores para jogar, baixar uma porrada de atualização.. nessa situação, eu não vejo muita diferente de mídia física existir ou não.