Fiquei pensando nisso e sinceramente, não vejo os dois disputando o mesmo espaço. Eu uso Pix praticamente todos os dias porque é rápido e prático, mas isso nunca mudou a forma como eu vejo o Bitcoin
Eu uso o cartão de crédito para compras no dia a dia, acho muito mais prático, no pix você tem que abrir o aplicativo do seu banco, digitar valor, inserir a senha... no cartão é só aproximar, só vai pedir o PIN quando a compra for maior que R$200, ou seja, a maioria das minhas compras é menor do que isso.
O PIX é mais útil pra comprar produtos nos marketplaces, lojas virtuais (obter um desconto maior pagando em pix, muitos sites e marketplaces faz isso), pagamentos de contas via internet, e tem outro detalhe: nem sempre as pessoas estão com saldo em conta, aí nesse caso vai o cartão de crédito de qualquer jeito.
O PIX e o Bitcoin são muito semelhantes: ambos tem QR CODE, endereços (no caso do pix, é chamado de chave aleatória ou o próprio email, CPF ou número de celular que podem ser usados como chave), no dia em que as pessoas precisarem usar o Bitcoin, elas já vão ter aprendido, pois o modos operandi é EXATAMENTE o mesmo: escaneia o Qr Code ou copia um endereço/chave, insere valor, digita a senha ou PIN e confirma o pagamento... exatamente a mesma coisa que acontece nas carteiras Bitcoin.
O PIX só não é descentralizado como o Bitcoin, o pix é extremamente monitorado e controlado pelo estado, no caso o banco central.
O PIX só é "melhor" que o Bitcoin no brasil, porque o PIX é obrigatório pelo governo, aí fica fácil neh, como competir com algo que o governo torna obrigatório, investem milhões ou bilhões em R$ pra propaganda, parcerias com bancos, APIs, desenvolvedores, compliance e etc?
As pessoas que conhecem o Bitcoin, geralmente usam pra guardar como investimento ou proteger da inflação, mas dá pra usar no comércio também, e quem usa no comércio, usa cartão cripto recarregável em Bitcoin ou outra criptomoeda, ou seja, o lojista e o governo NEM SABE que o cliente usou Bitcoin.