...
Sou da mesma opinião que vocÊ.... não vejo comparação nenhuma entre PIX e Bitcoin ou como eles poderiam concorrer.
Na verdade, como já discutido, eu e muitos aqui prefeririam usar uma stable ao invez de Bitcoin para realizar pagamentos, principalmente pela questão da velocidade na confirmação.
Claro, concordo com o "Sr. Krugman" de que o PIX fechou muitas outras portas em se tratando de pagamentos instantâneos ( e até incomodou muito os EUA e administradores de cartões com sede lá), mas mesmo com sem o PIX eu não acho que o Bitcoin iria evoluir mais no Brasil como um meio de pagamento digital amplamente usado.
Também vejo dessa forma. O PIX e o Bitcoin atendem propostas bem diferentes. O PIX ganhou o dia a dia porque é extremamente mais prático, mas isso não muda os motivos que levam alguém a usar Bitcoin. E para pagamentos, acho que stablecoins têm muito mais potencial do que o próprio Bitcoin.
É difícil concordar com as opiniões de um cara que defende que os EUA cunhem uma moeda de 1 trilhão de dólares para reduzir a dívida pública.. mas neste caso eu achei a comparação dele muito interessante.
Tanto a adoção do Bitcoin por El Salvador quanto o Pix no Brasil surgiram na mesma data.. e hoje aquela carteira Chivo deve estar morta e o Pix é amplamente usado.. tem que reconhcer que o Bitcoin como moeda é horrível.. muito lento, complicado e volátil.
A parte sobre o Trump também tem que concordar com ele.. está incomodando o Brasil de graça e, como estamos em ano eleitoral, o único beneficiado é o Lula.
Ate concordo que o PIX venceu a disputa pelos pagamentos mais rapidos no Brasil. Mas assom, dizer que isso prova que o Bitcoin é uma moeda ruim acho um salto grande. Hoje a maioria das pessoas compra Bitcoin muito mais como reserva de valor do que para pagar contas. Para pagamentos, stablecoins provavelmente têm mais potencial que o próprio Bitcoin. Isso não diminui a utilidade do Bitcoin, só mostra que cada um ocupa um espaço diferente..
Mas, a realidade também é outra. Primeiro, o incomodo dos bitcoiners no sucesso dos sistemas tradicionais, é porque as pessoas continuam apoiar esses sistemas (isto para os mais puristas/radicais). Segundo, é difícil comparar um sistema que usa moeda correte por milhões de pessoas, e um sistema novo tecnicamente mais complexo e que não tem uma adoção em massa.
Em terceiro lugar, boa parte da comunidade Bitcoin que insiste que o BTC deve ser usado como moeda, esta cada vez mais isolada. Porque o Bitcoin tem muito mais pessoas interessadas em hold.
Infelizmente ainda existe muito a ideia: se eu comprar algo com BTC, estou a dar um potencial ganho a outro.
Concordo. Acho que, com o tempo, o próprio mercado mostrou que o Bitcoin acabou encontrando outro papel. Hoje a maioria compra para guardar, não para gastar, ja o PIX resolveu muito bem a questão dos pagamentos, então nunca vi os dois como concorrentes diretos. E sobre gastar Bitcoin, acho que é natural. Se você acredita que ele vai valer mais no futuro, a tendência é gastar o real e guardar o Bitcoin, claro ne?
...
Bitcoin nao foi feito pra competir com visa nem com pix.
Blockchain é um banco de dados caro e lento. O objetivo nunca foi ser rapido e barato.
Bitcoin foi feito pra ser descentralizada e universal, pq existe demanda pra isso que nunca foi atendida.
Sim sim. O erro é tratar o Bitcoin como se tivesse sido criado para competir com o PIX. As propostas são bem diferentes
...
O PIX e o Bitcoin são muito semelhantes: ambos tem QR CODE, endereços (no caso do pix, é chamado de chave aleatória ou o próprio email, CPF ou número de celular que podem ser usados como chave), no dia em que as pessoas precisarem usar o Bitcoin, elas já vão ter aprendido, pois o modos operandi é EXATAMENTE o mesmo: escaneia o Qr Code ou copia um endereço/chave, insere valor, digita a senha ou PIN e confirma o pagamento... exatamente a mesma coisa que acontece nas carteiras Bitcoin.
O PIX só não é descentralizado como o Bitcoin, o pix é extremamente monitorado e controlado pelo estado, no caso o banco central.
O PIX só é "melhor" que o Bitcoin no brasil, porque o PIX é obrigatório pelo governo, aí fica fácil neh, como competir com algo que o governo torna obrigatório, investem milhões ou bilhões em R$ pra propaganda, parcerias com bancos, APIs, desenvolvedores, compliance e etc?
As pessoas que conhecem o Bitcoin, geralmente usam pra guardar como investimento ou proteger da inflação, mas dá pra usar no comércio também, e quem usa no comércio, usa cartão cripto recarregável em Bitcoin ou outra criptomoeda, ou seja, o lojista e o governo NEM SABE que o cliente usou Bitcoin.
Acho que o PIX deu certo mais mais pela praticidade do que por ser obrigatório entende? E no cartão cripto, no fim o lojista recebe em reais. Isso só reforça que hoje o Bitcoin é mais usado para guardar do que para gastar. Ou seja, um resolve as coisas mais rapidas, como pagamentos de contas, enquanto o outro serve para o futuro...