Bitcoin Forum
April 19, 2024, 08:12:32 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 26.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Papel dos nodes na rede Lightining.  (Read 205 times)
victorrms (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 17
Merit: 0


View Profile
January 20, 2018, 08:11:42 PM
 #1

Olá amigos! Estava estudando como a LN funciona, já entendi o conceito de canais de pagamento. Só não entendi muito bem o papel dos nodes. Alguém pode confirmar para mim sé é isso mesmo o que estou pensando?

Problema: Ter que criar canais bilaterais para cada pessoa que vou transacionar bitcoins.
Solução: Nodes.

Os nodes teriam o papel de rotear entre os participantes da transação os pagamentos na LN. Desse modo, não é necessário criar um canal novo com cada pessoa que vou enviar bitcoins.

Isso é correto?

Outra questão que tenho é se o node tem que manualmente criar conexões com outros nodes e deixar uma quantia em bitcoins "parada" lá para ser roteada entre outros nodes.
1713557552
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713557552

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713557552
Reply with quote  #2

1713557552
Report to moderator
1713557552
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713557552

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713557552
Reply with quote  #2

1713557552
Report to moderator
1713557552
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713557552

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713557552
Reply with quote  #2

1713557552
Report to moderator
I HATE TABLES I HATE TABLES I HA(╯°□°)╯︵ ┻━┻ TABLES I HATE TABLES I HATE TABLES
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
January 22, 2018, 07:12:49 PM
 #2

Olá amigos! Estava estudando como a LN funciona, já entendi o conceito de canais de pagamento. Só não entendi muito bem o papel dos nodes. Alguém pode confirmar para mim sé é isso mesmo o que estou pensando?

Problema: Ter que criar canais bilaterais para cada pessoa que vou transacionar bitcoins.
Solução: Nodes.

Os nodes teriam o papel de rotear entre os participantes da transação os pagamentos na LN. Desse modo, não é necessário criar um canal novo com cada pessoa que vou enviar bitcoins.

Isso é correto?


Certissimo, desde que você tenha um canal aberto e haja um caminho possível entre você e a outra ponta, a transferencia será feita roteando entre os nós até chegar na outra ponta.


Outra questão que tenho é se o node tem que manualmente criar conexões com outros nodes e deixar uma quantia em bitcoins "parada" lá para ser roteada entre outros nodes.

Sim, para poder rotear, o nó precisa ter pelo menos duas conexões, por exemplo, uma com você e outra com outro nós, assim a sua transação entra por esse nó e sai pela outra ponta, em busca do destinatário.

Quanto aos bitcoins parados, eles vão se movimentar pela lightning de um lado para o outro e os nós podem ajustar as taxas que eles cobram (ou pagam!) para balancear o saldo novamente e manter o canal aberto.  Imagine que haja um fluxo de bitcoins entrando por esse nó onde você está conectado e saindo pelo nó X ao qual ele está conectado... esse fluxo iria mover todos os bitcoins que ele tem alocado no canal para o nó "X", perdendo a possibilidade de rotear mais transferencias... nesse caso ele pode reduzir as taxas cobradas para incentivar que haja fluxo no sentido contrário, balanceando o saldo do canal novamente (em teoria, poderia até pagar alguma coisa para aumentar esse incentivo)

Abraço,
Adriano

--
victorrms (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 17
Merit: 0


View Profile
January 24, 2018, 03:05:41 PM
 #3

Olá amigos! Estava estudando como a LN funciona, já entendi o conceito de canais de pagamento. Só não entendi muito bem o papel dos nodes. Alguém pode confirmar para mim sé é isso mesmo o que estou pensando?

Problema: Ter que criar canais bilaterais para cada pessoa que vou transacionar bitcoins.
Solução: Nodes.

Os nodes teriam o papel de rotear entre os participantes da transação os pagamentos na LN. Desse modo, não é necessário criar um canal novo com cada pessoa que vou enviar bitcoins.

Isso é correto?


Certissimo, desde que você tenha um canal aberto e haja um caminho possível entre você e a outra ponta, a transferencia será feita roteando entre os nós até chegar na outra ponta.


Outra questão que tenho é se o node tem que manualmente criar conexões com outros nodes e deixar uma quantia em bitcoins "parada" lá para ser roteada entre outros nodes.

Sim, para poder rotear, o nó precisa ter pelo menos duas conexões, por exemplo, uma com você e outra com outro nós, assim a sua transação entra por esse nó e sai pela outra ponta, em busca do destinatário.

Quanto aos bitcoins parados, eles vão se movimentar pela lightning de um lado para o outro e os nós podem ajustar as taxas que eles cobram (ou pagam!) para balancear o saldo novamente e manter o canal aberto.  Imagine que haja um fluxo de bitcoins entrando por esse nó onde você está conectado e saindo pelo nó X ao qual ele está conectado... esse fluxo iria mover todos os bitcoins que ele tem alocado no canal para o nó "X", perdendo a possibilidade de rotear mais transferencias... nesse caso ele pode reduzir as taxas cobradas para incentivar que haja fluxo no sentido contrário, balanceando o saldo do canal novamente (em teoria, poderia até pagar alguma coisa para aumentar esse incentivo)

Abraço,
Adriano

Ah, sim, entendi, obrigado! Outras duas perguntas que tenho são:
Quando eu teria que fechar um canal de pagamento e registrar as transações na blockchain?
Um node em algum momento teria que fechar todos os seus canais para se "recarregar"?
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
January 27, 2018, 11:44:25 AM
 #4


Ah, sim, entendi, obrigado! Outras duas perguntas que tenho são:
Quando eu teria que fechar um canal de pagamento e registrar as transações na blockchain?
Um node em algum momento teria que fechar todos os seus canais para se "recarregar"?

Você pode fechar o canal a qualquer momento, quando quiser. Ou pode não fechá-lo nunca.

Pelo que lí, é possível fazer um "top-up" do canal, apenas enviando mais saldo através de uma transação normal para o canal. A vantagem é que apenas uma transação é necessária, ao invés de duas (uma para fechar o canal existente e outra para abrir um novo canal).

Já se for um node da rede, ele pode reduzir as taxas cobradas no sentido em que ele quer mover os saldos (pode até pagar uma taxa ao invés de cobrar) para que mais transações fluam pelo seu canal, rebalanceando o saldo. Isso pode ser interessante dependendo da urgência e das taxas na rede bitcoin, pois será bem mais rápido e pode ser bem mais barato que fazer uma transação onchain.

Adriano

--
victorrms (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 17
Merit: 0


View Profile
January 28, 2018, 05:15:13 PM
 #5

Entendi! Valeu pelas respostas!
fabiofem
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 63
Merit: 0


View Profile
February 07, 2018, 03:14:49 PM
 #6

Mas como fica a segurança, se nesse ínterim de ações, alguém se passar por outro. Afinal o canal aberto é uma psudo VPN entre dois Nós, correto?Huh Como fica essa questão?
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
February 08, 2018, 08:34:04 PM
 #7

Mas como fica a segurança, se nesse ínterim de ações, alguém se passar por outro. Afinal o canal aberto é uma psudo VPN entre dois Nós, correto?Huh Como fica essa questão?

O canal aberto significa que ambos ambos os nós concordaram com os termos e "depositaram" alguma quantia no canal... a partir daí, as transações ocorrem sem que seja feita a propagação de novas transações na rede, mas cada negociação gera uma nova transação que pode ser propagada por um dos nós para "fechar" o canal, imagine que essa nova transação contém o saldo atualizado de cada uma das partes, não há intenção de propagá-la porque as partes esperam fazer novos negócios offline que irão alterar esse saldo, mas quando uma das partes quiser usar os fundos para outra coisa ela pode.

Visto que cada atualização dessas precisa gerar uma nova transação, que precisa ser assinada, não há como alguém se passar por outra pessoa... precisa ter acesso à chave privada para provar.

Já quanto à comparação do canal à uma VPN, é uma comparação bem rudimentar e incorreta.

Abraço,
Adriano

--
ilss1
Member
**
Offline Offline

Activity: 266
Merit: 12


View Profile
June 16, 2018, 11:59:08 PM
 #8

Um duvida que me surgiu, lendo isso foi que, eu vi que em um dia, alguns nós da Rede LN foram derrubados por ataques DDOS, certo, isso é um pouco incomodativo, é até me deixa inseguro em relação a utilização entre pagar uma taxa "elevada" e ter mais segurança, já paguei uma taxa de R$ 50 e ainda esperei uma semana hahahha, bem é meio que obvio o que se tem como definição de correto hahhaha, sei que ainda é muito cedo e a LN surgiu tem pouco tempo, então tem muito caminho, minha pergunta é, isso pode acontecer de Novo?
Se sim, como esse problema pode ser contornado, sei que a descentralização, é ótima pois não prejudica a Rede, porém, diversos ataques coordenados, podem derrubar a rede?

zaigar.io
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!