Vlw Bitmover, aqui tem algumas informações interessantes. Eu acho que para ter todas as informações que gostaria de visualizar, terei que baixar o FullNode, e a partir dele fazer as analises dos dados. Pra quem já tem o Bitcoin Core instalado, ele consome muito de processamento e memória?
|
|
|
Opa, fala galera. Mês passado precisei fazer um trabalho e tive que aprender à usar o PowerBI. Estou estudando e brincando com a ferramenta e estava afim de montar um Dashboard com os dados da Rede do BTC. Fiz inicialmente esse Report com dados do Blockchain.info e do CoinMarket Cap, tenho interesse em ter mais dados da rede, como Quantidade transações em Segwit, quantidade de Nodes Públicos ou qualquer outro dado. Alguém teria alguma indicação de algum site onde eu possa capturar esse tipo de informação uma API? Dashboard criado: Power Bi - Bitcoin
|
|
|
Recebeu meus últimos mérits, faz tempo que não entro no Forum, e fiquei feliz de ver seu post, pois esse tipo de assunto sempre me interessa. Irei acompanhar para ver os desdobramentos. Cara, veja se essas informações coletadas pelo Matthew Mežinskis te ajudam no estudo: https://soundcloud.com/cryptovoices/show-50-base-money-fiat-gold-bitcoinMas como saber o número de usuários?
Pelas contas aí precisamos de 1% de 7 bilhões, ou seja são 70 milhoes de usuários !!! Pra valer 50k
Podemos inferir +- o número de usuários ativos pela quantidade de carteiras ativas. O total de carteiras pode ser visto em: https://www.blockchain.com/charts/my-wallet-n-users . Atualmente, a rede do BTC tem +-31 milhões de wallets. Esses dados são da Blockchain.org, não de todos os usuário (private key) já criadas. Acho que essa informação seja a mais difícil, se não impossível de se obter.
|
|
|
(...) Será que o BCH não teria falhado completamente caso esses ataques não fossem feitos? Eu ainda acho engraçado o fato do BCH ter se firmado no top5 de marketcap.. Simplesmente não consigo aceitar isso.
pode ser que sim. Mas tendo o roger ver e a bitmain por tras, poderiam não ter entrado no top 5, mas entrariam no top 20 com certeza. Na minha opinião, o BCH deve ter alguma vida até o próximo Halving do Bitcoin. Quanto mais próximos estivermos do Halving, mais mineiros vão tentar extrair os 12,5 BTCs.
|
|
|
Sim, operação de internet via Satelite no Brasil existe e faz tempo, usando Banda Ka. A Hughes começou uma operação recentemente e pelo que me consta, eles encontraram uma demanda maior que a esperada. Sim, é um tipo de conexão cara por velocidade.
Mas vou estender essa tópico para a propagação da Blockchain, pensando em possibilidade de escalar o acesso.
O tamanho médio de uma transação é de uns 250KB, qualquer conexão com internet daria conta Com blocos de 1~4MB, consigo imaginar tranquilamente o uso de internet via Satelite para propagar a rede, entretanto, suponho que a o 5G tem muito mais chances de escalar o acesso, pois será muito mais barato e eficiente que o LTE 4G.
|
|
|
Eu acho que o @fabiofem está incluindo aí a quantidade de confirmações (normalmente 3) que as exchanges e outros serviços ainda exigem para aceitar uma transferência como válida na rede.
Hoje, se for considerar apenas a entrada da transação na rede (1 confirmação), pagando menos de R$ 5,00 você consegue incluir ela logo no próximo bloco (no máximo 10 minutos).
Em verdade, até o presente momento, quando realizado uma transferência a média é de 30 minutos a uma hora. Ainda acho muito! Entendi, mas ai é questão do serviço que você está utilizando. 3 confirmações é o que alguns serviços pedem como garantia, mas isso é bem questionável. Já vi Exchange pedindo 3 confirmações tanto para Bitcoin, quanto Litecoin, isso não faz o menor sentido, 3 confirmações na rede do Litecoin não tem nem de perto a mesma segurança que 3 confirmação na rede do Bitcoin. Uma transferência do Bitcoin, demora 7 segundos para ser propagada por toda a rede e confirmada no bloco em +- 10 minutos. Usando a LN, uma transferência acontece de forma praticamente instantânea.
|
|
|
Ok, a utilização da LN melhorou em sobremaneira o desempenho das transações, contudo, conforme falei, ainda existe um delay de 30 minutos a 2 horas por transação, e, o pior é que estamos falando de uma escala de 1% de usuários no mundo.......se aumentássemos para o dobro de usuários o que acontece com LN? Creio que as transações vão ficar cada vez mais lentas.
Não entendi bem onde está esse delay de quase 2 horas por transação que você mencionou, está na LN ou na Blockchain do Bitcoin? Se for na LN, desconheço tal delay. Se for na Blockchain, também desconheço esse delay. De qualquer forma, a LN está em fase beta, operando em torno de 116 BTCs na rede, isso representa menos de 0,0006% do supply do Bitcoin. A quantidade de transações à espera de confirmação caiu drasticamente, claro que outros fatores contribuíram para isso, não somente o Segwit, LN e Transações em Lote, mas de qualquer forma, não consigo observar esse delay mencionado. Quantidade de Transações aguardando confirmação. 
|
|
|
Esee negócio de satélites é algo que vai depender muito do avanço científico, se eu não me engano, existe algum projeto onde você consegue ter acesso à algumas páginas da internet com sinal de satélite, mas o problema desse meio de comunicação é igual ao da transmissão de rádio no solo: você não consegue se comunicar com a estação. Então o máximo que conseguimos dos satélites hoje em dia é fazer com que ele transmita os sinais poucamente para uma região do globo e esperando que alguém tenha recursos para capturar e decodificar essa informação.
Sobre os cubesats, lançar qualquer coisa bo espaço é muito caro e que exige muita burocracia e tempo (afinal, você está lançando uma máquina que vai transmitir informações para países inteiros em cima de nossas cabeças), seria sim possível que algumas empresas começasse a fazer isso como makreting, mas por enquanto a própria tecnologia não é tão boa pra isso.
Eu acho já estamos nos distanciando demais do assunto do tópico, sugiro a criação de um novo tópico apenas para discussões do tipo.
Eu gostaria de debater mais esse assunto. Como foi o @wilwxk que acertadamente sugeriu a criação de um tópico sobre isso, vou aguardar a criação do mesmo para continuar a conversa sobre esse assunto. Sugestão para o Tópico: Formas de Propagação da Blockchain. Nele, poderíamos discutir os principais meios (físicos/lógicos) de propagação da rede.
|
|
|
se um computador quântico for usado para minerar, a moeda terminará rapidamente na mina e poderá acabar e depois disso vender moeda no mercado e fazer os preços descerem
Especificamente para o Bitcoin, isso não é um problema. Não tem como adiantar a mineração, pois o target é ajustado à cada +-14 dias. A dificuldade iria aumentar para manter a mineração do bloco na média de 10 min.
|
|
|
Acho que esse é o grande "problema" do Bitcoin hoje em dia, é muito mais fácil comprar BTC em uma exchange do que participar da rede e ter a sua recompensa. Mas caso um ataque de 51% venha a acontecer (ou alguma tentativa como os forks do BCash e Segwit2X) já teve várias manifestações favoráveis a uma mudança no algoritmo (o Bitcoin Gold fez isso, mas falo de uma mudança vinda do Core) para seguir a cadeia atual.
O "único" poder quer os mineradores tem no Bitcoin é poder escolher quais transações vão adicionar no bloco. Por isso, não vejo necessidade de mudança do algoritmo, mineração tem que ser com maquina dedicada para isso (ASIC), isso faz os interessados em minerar imobilizarem seus investimentos. A melhor forma de trazer segurança para rede é tornar o ataque mais custoso do que manter a rede integra. Prova disso, são essas moedas que sofreram ataque de 51%. Ou elas não detinham o maior share de hashpower do algortmo, ou não eram mineradas por ASIC.
|
|
|
Fui pesquisar mais sobre o Andreas Antonopoulos e acabei encontrando uma história interessante.. Ele escreve livros técnicos sobre o Bitcoin e também faz discursos sobre o tema e sua renda vem dos royalties dos livros e de doações no Patreon.. Então um belo dia alguém perguntou para ele no Twitter se ele era milionário, já que estava envolvido com o Bitcoin desde os primórdios, e ele respondeu que não, que trabalhava de graça e não investiu nos dois primeiros anos.. Então o Roger Ver entrou no papo e disse que o Andreas era um dos palestrantes mais eloquentes, e que seria milionário hoje se tivesse investido 300 dólares em 2012.. Andreas retweetou novamente, explicando que ele comprou, porém teve que vender para pagar o aluguel, e que seria irresponsável em relação a sua família caso tivesse se endividado ainda mais na época. Então várias pessoas começaram a doar dinheiro para ele como uma forma de agradecimento pelo seu trabalho, fazendo com que recebesse mais de 100 BTCs em poucos dias, virou milionário da noite pro dia! Após isso ele ficou uns dias offline para pensar um pouco.. Defender e estar tão envolvido com o Bitcoin quando se tem 10.000 BTCs na carteira é fácil, porém são poucos que se dedicam tanto pela ideia e não apenas pelo dinheiro.. Quem quiser ler a matéria original completa, em inglês: https://qz.com/1151233/andreas-antonopoulos-got-1-5-million-in-bitcoin-donations-after-roger-ver-bitshamed-him/Indico à todos lerem seu livro, está disponível pela licença CC-BY-SA de graça aqui: https://bitcoinbook.info/translations-of-mastering-bitcoin/ Ele, junto com o Fernando Ulrich, foram de longe quem mais me ajudou à entender os conceitos técnicos e econômicos do Bitcoin.
|
|
|
Os dois maiores Pools, BTC.com e AntPool, pertencem ao grupo Bitmain fundada por Jihan Wu. Se não me engano, a Bitmain tem participação minoritária no SlushPool, terceira maior Pool. Ou seja, um homem (Jihan Wu) possui virtualmente mais de 51% do HashRate da rede. Mas como o @bitmover disse, 3 Pools não são 3 computadores. Entendo que os incentivos das Pools em manter a rede integra, minerando os blocos da cadeia mais longa, são muito maiores do que eles tentarem um ataque de 51%. Pois qualquer sinalização que as Pools possam não estarem trabalhando para o consenso, eles poderiam perder os HashPowers que lhes foram concedido, fazendo não terem mais 51%. Apenas atualizando e confirmando. 3 Pools não são 3 Computadores. O Share do Hashpower está mais descentralizado, tendo 15% só de Pools independentes. 
|
|
|
Tô aqui pra ajudar no teste 
|
|
|
Não entendo praticamente nada de Trade, por isso a pergunta pode ser bem newbie.
Esse volume da Bitmex que você menciona é de Bitcoin, ou de Contratos Futuros de Bitcoin? Pois movimentação de Contratos, não é a mesma coisa que compra e venda diretas de Bitcoins.
Logo, não daria para comparar Laranjas, com Fotografias de Laranjas.
|
|
|
Parabéns pela iniciativa @bitmover, você é exemplo de dedicação para a comunidade portuguesa local do BitcoinTalk e um excelente candidato à MeritsSource. Não que eu esteja puxando teu saco, mas você de fato merece trazer isso pra cá. Como não sou perito em Inglês, vou esperar o desenrolar do tópico, se ele cair ajudo a dar um UP. Concordo com o alegotardo, bitmover é um exemplo de dedicação. Parabéns! Tem um Post meu lá (#7), vlw 
|
|
|
bom eu acho esse sistema de merit ruim, não sei como está aqui no forum portugues mas o que eu vejo por aí é que quem geralmente recebe Merits é usuário mais famosinho e querido geralmente Hero members e acima, a galera aqui tem sim preconceito com novatos
Estou no forum há alguns meses, meus poucos merits foram recebidos aqui na aba HUE.BR. Vou dar um QUOTE na mensagem que fiz no post Bitcoin - Perguntas e Respostas: PS: Incrível como existem membros do Forum, principalmente os mais novos, que reclamam dos Merits, mas além de não postarem algo de qualidade, também não se dão ao trabalho de participarem de tópicos como esse, onde você pode aprender muito sobre a tecnologia, lendo as respostas ou pesquisando para responder e ainda ganhar uns Merits.
|
|
|
Complementando a resposta do @mdgabrielzim. BIP39: Foi a atualização que permitiu as Carteiras gerarem os Mnemonic code para as Deterministic wallet. Um Mnemonic code, é um auxiliar de memória, um método de você memorizar informações extensas de forma simples. Uma Deterministic wallet, possui a capacidade de gerar as Privates Keys derivadas do Mnemonic code (SEED). Ou seja, com o BIP 39, foi possível gerar os endereços de Bitcoin a partir da seed, um conjunto de palavras, pre-definidas em uma lista ( ver lista aqui). E guardar/memorizar uma Seed é humanamente mais fácil do que memorizar um extenso código hexadecimal. Pergunta: Ao longo da historia e notável que os meios de pagamentos evoluíram, você consegue imaginar algo mais pratico que o btc e como funcionaria ?
Consigo imaginar algumas formas mais fáceis de realizar um pagamento do que da forma atual, MAS isso é apenas Experiência do Usuário, o que acredito ser a camada mais fácil e menos critica para ser desenvolvida/aprimorada. O ponto extremamente critico e que vai fundamentar uma possível adoção do Bitcoin é sua segurança. Com o protocolo e camadas sendo consideradas seguras, pois estamos falando de Dinheiro, podemos conjecturas infinitas formas eficientes de realizar transações. Acho que não respondi sua pergunta diretamente rsss. PS: Incrível como existem membros do Forum, principalmente os mais novos, que reclamam dos Merits, mas além de não postarem algo de qualidade, também não se dão ao trabalho de participarem de tópicos como esse, onde você pode aprender muito sobre a tecnologia, lendo as respostas ou pesquisando para responder e ainda ganhar uns Merits.
|
|
|
O vídeo de onde você tirou esse texto é antigo e com informações erradas. Fernando Ulrich e até o Andrea Antonopoulos já fizeram vídeo resposta à ele: https://youtu.be/3M-kqh0pBLs
|
|
|
|