Bitcoin Forum
November 19, 2018, 02:11:40 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 0.17.0 [Torrent].
 
  Home Help Search Login Register More  
  Show Posts
Pages: [1] 2 3 4 5 »
1  Local / Português (Portuguese) / Re: Ledger Nano S: Unboxing e Resenha on: November 05, 2018, 07:48:37 PM
Tem como dar uma de brasileiro e usar um pen drive com a mesma segurança e finalidade economizando 10 vezes? Instalar um OS no pendrive e deixar as chaves privadas criptografadas?


Fui pesquisar sobre o preço e até a Kabum está vendendo.. Shocked

Você precisaria de um hardware com display e botões físicos para poder conferir as informações e confirmar elas, pois se for fazer isso no computador aí já perde o propósito de uma hard-wallet.

Acredito que conhecendo de programação e micro-eletrônica, você até poderia montar algo com um raspberry-pi.


[Edit 14:45]
Eu dei uma pesquisada beeem por cima no google e descobri que há diversos tutoriais prontos na internet sobre isso, em inglês é claro.
Então, pra quem é curioso e gosta dessas aventuras, é só cuidar pra não pegar um código malicioso e por as mãos na massa.


Tem o Bitkey.

https://github.com/bitkey/bitkey
2  Local / Português (Portuguese) / Re: Se você roda Bitcoin Core atualize para a versão mais recente: v0.16.3 agora. on: September 20, 2018, 07:10:59 PM
Essa era minha dúvida mesmo, 180gb é realmente muita coisa, acho que poderiam criar um jeito de otimizar, sei lá.
Você pode rodar o Core em modo "prune", o que deleta a grande maioria dos blocos anteriores e deixa apenas os mais recentes.

Adicionando prune=550 no seu arquivo bitcoin.conf, o Core utiliza apenas cerca de 2gb e 3gb de espaço.



Você pode saber mais sobre essa função aqui: https://coinguides.org/bitcoin-blockchain-pruning/

Nem citei essa possibilidade, mas ela existe mesmo, como nunca rodei o Core não sei como funciona, se tem algum tipo de limitação ou é só o registro mais recente do blockchain, mas acho que essa opção é só pra rodar a carteira do Core, e não um full node, mas posso estar enganado.

Se você está com o modo prune ativado e a função de mempool também, então você já está ajudando a rede retransmitindo essas transações, mas é sempre melhor e mais seguro você manter uma cópia inteira da blockchain.

Sobre o prune o que muitos não sabem é que você ainda precisa fazer o download da blockchain inteira para só depois começar a fazer a "poda" nos seus arquivos, isso porque ainda é preciso que você tenha a cadeia completa para fazer a verificação da cadeia que você está seguindo (se você tiver uma cadeia adulterada, é possível que você continue recebendo os blocos dela em vez da real), depois da verificação os blocos mais antigos podem ser descartados para otimizar o espaço. Então de qualquer jeito você vai precisar dos 180gb.

Não é mais seguro manter a blockchain inteira. A segurança de um nó pruned é a mesma, pois todas as transações foram validadas localmente.
Também não é preciso ter o espaço de 180 GB para usar o prune. O software vai descartando os dados à medida em que baixa novos.
3  Bitcoin / Development & Technical Discussion / Re: Mining reward "stealing" attack on: September 07, 2018, 05:37:04 PM
How a PoW system change would solve that?
4  Bitcoin / Development & Technical Discussion / Re: Mining reward "stealing" attack on: September 06, 2018, 10:11:07 PM
well thanks to the op  bitmain will have something to do.

Realistically they are the only company that could stand a shot to do it.

but they would need a lot of s-9's

46,740,917,366 GH/s/14,000ghs = 3,338,636  s9's

so say 4 million s-9's  power wise 5600 megawatts  which would be all of Niagara Falls x 2



https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_largest_hydroelectric_power_stations

at 5 cents a kwatt  a mega watt is 50 bucks an hour x 5600 = 280,000 an hour or  6,720,000  a day x 730 = 4,905,600,000

so at least 5 billion in power

and 4,000,000 x 300 = 1,200,000,000  in gear  so more then 6 billion  more likely 7 or 8 billion to get 1,800,000  worth 7500 each or

13,500,000,000

a lot to risk  8 billion for 13.5 billion


Yes, it is a lot of risk now. But what I am trying to say is that, in general, 51% attacks are not incentivized because the eventual attacker earns more if he mines the original chain. But, in this case it is different. In 15 years, the yearly reward will be less than 100,000 bitcoins. The attack would be more profitable.
5  Bitcoin / Development & Technical Discussion / Mining reward "stealing" attack on: September 05, 2018, 12:23:23 AM
As there are more than 1.8 million bitcoins that have not been moved since they were mined, isn't it possible that someone rebuilds the entire blockchain in order to claim those bitcoins? This attacker could even keep all transactions made till today, so people would not lose their balance.
It would take 200 days with the present hashrate to rebuild the entire blockchain. So, for instance, if someone invest in mining facilities equivalent to double the present hashrate (a lot of money, but not impossible), it would take 200 days to create a new blockchain with more work than the original one (100 days to have the same work as it has today and other 100 days as the blockchain would be bigger by then).
Comparing the alternatives, with that amount of hash rate:
1) If the attacker mined in the original blockchain, he would obtain 240,000 bitcoins in 200 days (1,800 btc/day * 200 days * 2/3 of total hash rate), probably at a loss.
2) If he performs the attack, he would obtain 1,800,000 bitcoins.
So, the incentives are pro-attack. Also, those incentives are expected to be greater in the future, as the block reward gets smaller.

What do you think about this? Is there something I am missing here? 
6  Local / Brasil / Re: Empíricus - Alguém leva a sério o que publicam? on: July 05, 2018, 09:15:14 PM
O que escreveram no ano passado:

https://br.investing.com/analysis/bitcoin-n%C3%A3o-recomendo-para-ningu%C3%A9m-200171158

Quote
"E o Bitcoin, Ricardo?"

Eu juro que não queria falar isso. Já perdi a conta de quantas vezes me escreveram perguntando a respeito, e sempre me evadi de responder. Mas vamos lá arranjar a primeira briga do ano…

Começo fazendo questão de esclarecer que eu adoro a ideia de uma divisa na qual governo nenhum pode botar o bedelho e fazer besteira.

Volto no tempo e me lembro do primeiro ano de faculdade. Todo calouro de Economia aprende que são três as funções primordiais de uma moeda: unidade de conta, meio de troca e reserva de valor.

O Bitcoin foi apresentado ao mundo no final de 2008 e implementado no começo de 2009. Somente em 2014 alguns negócios “legítimos” passaram a aceitar a moeda como meio de troca — e, tipicamente, a convertem em moedas “tradicionais” quase instantaneamente. Estimativas (cuja precisão ignoro) apontam algo como 100 mil empresas mundo afora que aceitam a cripto-moeda em suas transações — o que, por mais impressionante que pareça, é pouco em escala mundial. Concluo, assim, que no momento é restrita a aceitação do Bitcoin como meio de troca. Pode mudar? Pode, mas esta é a situação atual.

E como unidade de conta? O fato de até mesmo os maiores entusiastas da cripto-moeda tipicamente a valorarem em relação a outras divisas — e não o contrário —, bem como a ausência de evidência (que não equivale à evidência de ausência, ressalto) de contratos (no sentido amplíssimo) firmados em Bitcoin sugerem que a divisa, na melhor das hipóteses, é pouco usada com essa finalidade. Tem exceção? Deve ter, mas não é a situação predominante.

Aí chegamos à função de reserva de valor. A ideia de reserva se associa a certa invariabilidade ante outros fatores. É o que se busca, por exemplo, com uma cesta de moedas — a expectativa de que, entre valorizações e desvalorizações das diferentes divisas, o poder de compra do estoque de capital permanecerá tão constante quanto possível. Uma rápida olhada no histórico de preços demonstra que a Bitcoin foi, até aqui, extremamente volátil. A julgar pelo passado (com todas as limitações que esse tipo de julgamento impõe), não se presta como reserva de valor.

Dirão os defensores: “ah, mas quem comprou ganhou dinheiro”. Sim! Em 2016, contra o dólar, a valorização foi da ordem de 130 por cento. Mas até mesmo isso reforça a ideia de que a cripto-moeda não está se prestando a nenhuma das funções tradicionais de moeda, mas sim a um “investimento” altamente especulativo. A maciça maioria dos compradores simplesmente espera que o valor continue subindo… até o dia que parar de subir.

Em resumo, não recomendo para ninguém. Quer se proteger de governos? Diversifique entre ativos e geografias tanto quanto possível. Quer comprar algo universalmente aceito? Ouro, prata e outros metais hão de funcionar. Nada será perfeito, mas são todas alternativas mais seguras que a Bitcoin para as finalidades que apontei.

Hoje, é assim que penso. Se mudar de opinião, aviso sem qualquer problema.

(E haverá quem, diante de tudo que escrevi, “refutará” meus argumentos simplesmente mostrando que, entre dois pontos no tempo, a Bitcoin se valorizou X por cento e eu "deixei passar a oportunidade"…)
7  Local / Economia & Mercado / Re: Exchange [FOXBIT] - Tópico Oficial on: June 26, 2018, 01:09:56 AM
Alguma previsão de quando vai ter suporte a endereços bech32?
8  Local / Brasil / Re: Novo usecase - BTC para pagar passagens de ônibus on: June 08, 2018, 02:26:24 PM
Boa notícia, mas é importante saber a cotação que é usada. Se for uma valor muito baixo, não tem muita utilidade.
9  Local / Português (Portuguese) / Re: Quantum - arbitragem automatizada on: May 30, 2018, 12:17:00 AM
O cara do mercado bitcoin também botou a cara. Isso não o impediu de levar o dinheiro de todo mundo que confiou nele.
10  Local / Brasil / Re: Ajudo você a resgatar/vender seus forks. on: May 10, 2018, 09:55:57 PM
Que estranho. Será que não está tendo algum erro na digitação?
Você pode também tentar perguntar pro pessoal no próprio chat.
11  Local / Brasil / Re: Ajudo você a resgatar/vender seus forks. on: May 10, 2018, 02:49:57 PM
Qual a mensagem de erro?
12  Local / Brasil / Re: Ajudo você a resgatar/vender seus forks. on: May 03, 2018, 03:13:56 AM
Prezados,

Quem precisar de algum tipo de ajuda para resgatar forks, pode falar comigo.

Minha reputação foi toda construída no Reddit, então segue o link do post mais recente.

https://www.reddit.com/r/BitcoinAirdrops/comments/8946ue/i_can_help_you_claim_and_sell_your_forked_coins/

Abraço a todos, e contem comigo para qualquer dúvida.

eu tenho uma duvida eu tinha uma carteira esquecida na blockchain.info e fui ver se tinha direito a algum fork dai entrei no site btcdiv e diz que tenho 4.6 clam um fork antigo será que pode me ajudar a recupera-las?

Primeiro, certifique-se de que não tem mais nenhum bitcoin nessa carteira velha. Depois, vai neste site: https://just-dice.com/. Na aba chat, escreva "/dig ENDEREÇO". Vai mostrar se tem CLAM. Se tiver, digite "/dig ENDEREÇO CHAVE".
13  Local / Português (Portuguese) / Re: Recuperando Forks do Bitcoin na Carteira da Coinomi (bem fácil) on: April 04, 2018, 12:12:26 AM
Hoje eu reinstalei o coinomi e tentei de novo. Agora, eu consegui pegar bitcoin gold a partir de endereços segwit. Acho que a nova versão já está com o suporte, pelo menos pra BTG, porque para as outras moedas não deu nenhum saldo disponível.
14  Local / Português (Portuguese) / Re: Recuperando Forks do Bitcoin na Carteira da Coinomi (bem fácil) on: April 03, 2018, 12:17:02 AM
Já tentei usar o coinomi para resgatar forks de endereços Segwit P2SH (que começam com 3), mas não deu certo. Tem algum passo extra que deve ser feito?
15  Bitcoin / Electrum / Re: Newbie question about cold storage electrum wallet: how secure my method is? on: March 28, 2018, 06:27:49 PM

I haven't really heard about bitkey before. Is there a widespread use of it? Again I ask this question because of trust. For electrum, I can be pretty sure that (due to its widespread use) its source code has been thoroughly vetted before. So I just have to trust the signature. Sure, as you indicated, there's the source code of bitkey, but how many people have gone through the code to check it?

On the other hand,  bitkey seems to be similar to tails, which I have been considering to use as a form of more secure linux. How different bitkey is with respect to tails?


Bitkey is a very limited system and is not supposed to be the installed in hard drive. You'll only boot from a DVD or flash drive and sign the transaction in offline mode.
This way, you are do not have to trust anyone. If there is something wrong, you would know, as you can check if the transaction is correct before broadcasting it using computer B.
16  Bitcoin / Electrum / Re: Newbie question about cold storage electrum wallet: how secure my method is? on: March 28, 2018, 12:27:44 AM
As a beginner in the world of bitcoin, I wanted to ask the more experienced members of this forum how secure my cold storage method for keeping bitcoin is.

This is something I picked up on the internet, while searching for an affordable but relatively secure solution. I know that hard wallets are supposed to be super secure (or at least majority of people think so), but the up-front investment was too much for me at this time.

The method I am describing below is based on this guide http://docs.electrum.org/en/latest/coldstorage.html but I have no idea if I'm doing everything right.

For this, I basically used 2 electrum wallets and 2 computers.

Computer A + Wallet A --> for cold storage, always disconnected from internet
Computer B + Wallet B --> for broadcasting transactions and as "watching-only wallet"

So here it goes:

1) Set up computer A: In my case, this was an old laptop nobody uses any more to be used as cold storage.

2) Install electrum A: Here I installed electrum, just the way one would normally do. After installing it, but before creating my wallet, I disconnected the network. I decided never to connect it to internet again. I even turned off the wireless connection in the BIOS, so that there's no back door that could potentially be exploited.

3) Create wallet A: Now I created my NEW cold storage wallet A. Then I exported its Master PUBLIC Key (MPK), and stored it in a file on a USB stick, so I can transfer it to computer B.

4) Install electrum B on computer B: This is my normal computer that I use every day, always connected to the internet. Here I installed electrum again, but I didn't create any new wallets.

5) Import MPK on computer B, wallet B: This time, rather than creating new wallet, I imported the Master Public Key of wallet A, and created a " watching-only wallet".

So far so good, everything seems to work great.

In particular I can watch my funds, knowing that electrum B wallet doesn't contain my private keys.

The only downside to this approach (that I can see on my own) is that there's a little bit of hustle when I have to make a transaction.

It goes like this:

Create my transaction as unsigned on wallet B -->save it on USB stick --> transfer to computer A --> import in wallet A --> sign the transaction by wallet A --> save the signed transaction on USB --> transfer back to computer B --> open by watching wallet B --> broadcast by wallet B.

Now to my question again: how secure do you think this is? Is this juggling with files and USB's something that could pose a danger? For example, is it possible that I somehow transfer a virus via USB to my cold storage computer? Any suggestions to improve on this solution? Thanks.



You can try Bitkey: https://github.com/bitkey/bitkey and https://bitkey.io/.
17  Local / Brasil / Re: Hardware wallet no Brasil on: February 27, 2018, 08:45:06 PM
Pois é. O único problema é que os desenvolvedores não atualizam muito. Mas tem um fork, inclusive feito por um brasileiro, com mais funcionalidades: https://github.com/estevaocm/bitkey.
A última versão é https://github.com/estevaocm/bitkey/releases/tag/14.2.0-qrscan-altcoins-1.09.
18  Bitcoin / Development & Technical Discussion / Re: Try to understand Segwit. I Found it's not easy... on: December 20, 2017, 12:17:19 AM
Electrum is one.  There are probably others.  I haven't built a list yet.
OK Thanks for the reply. that's awesome.

my next question is

is there any segwit wallet give you address start with 3 and not a multi-sig wallet and give you the private key?
seems electrum's address is not compatible with some other system.
some wallet or exchange may not able transfer to your address?

or
is there any segwit wallet allow you control a segwit paper wallet.


Samourai wallet supports segwit address starting with 3.
19  Local / Brasil / Re: Hardware wallet no Brasil on: November 28, 2017, 09:59:39 PM
Se quiser uma funcionalidade parecida, sem pagar nada, recomendo o Bitkey: https://bitkey.io/.
20  Local / Brasil / Re: Planilha comparação exchanges BTC/BRL on: November 28, 2017, 09:47:57 PM
bliKz, a planilha atualiza os valores a cada minuto, mas quando fiz uma cópia dela, a cópia não atualiza. Em que parte está esse comando de atualizações automáticas?

Então amigo, ela utiliza scripts para realizar as atualizações. Acredito que realizando uma copia, os scripts não são copiados junto.

Basicamente os scripts são chamadas get à api de desenvedor disponiblizada em cada exchange.

Os scripts foram copiados, mas não sei o que faz com que eles sejam ativados a cada minuto.
Pages: [1] 2 3 4 5 »
Sponsored by , a Bitcoin-accepting VPN.
Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!