Bitcoin Forum
May 24, 2024, 05:01:18 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
Author Topic: Fazenda de bitcoin  (Read 5599 times)
mateuskuhn (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 16
Merit: 0


View Profile
January 12, 2016, 12:19:31 AM
 #21

(...)
3. Se hoje bitcoin é inviável, acho que deveriam fechar este site e suspender a negociação em moedas.  Se é inviável de qualquer forma, por que tem tanta gente minerando? Pelo jeito que voce falou, bitcoin é a maior furada que existe e tanto o seu como o meu tempo aqui estão sendo jogados no lixo!
(...)

Vamos por partes porque tem muitas perguntas distintas aqui.
1- Bitcoin hoje é inviável?
- Não, bitcoin é uma das tecnologias mais promissoras que existe, tanto do ponto de vista financeiro, onde já está sendo usado pela industria financeira como forma de cortar custos, como do ponto de vista econômico, onde pode revolucionar a forma como os governos e a população se relacionam com a moeda, e também do ponto de vista tecnológico, onde se cria toda uma infraestrutura de criação de consenso e de confiança distribuída.

2- Mineração de bitcoin é inviável
- Essa pergunta pode ser quebrada em 3 partes:
2a- mineração de bitcoin amadora é inviável?
- Sim, é inviável. Os riscos envolvidos são muito altos sem um investimento alto na mitigação de riscos tanto tecnológicos como financeiros.
2b- Mineração no brasil é inviável
- De modo geral, sim. Nossa energia é ruim e cara, nossa infraestrutura de internet é ruim (com internet ruim vc tem perda na mineração por enviar um bloco minerado "atrasado", fazendo ele ficar órfão), e nossos impostos são altos. Não temos fabricação local de semicondutores, e dependemos de importação de equipamento.
2c- Mineração, feita em escala industrial, a nível global, é inviável?
- Não. Quem tem acesso a infraestrutura de energia e comunicação baratas e de boa qualidade, e tem facilidade de importação ou produção de eletrônicos, tem uma vantagem desproporcional sobre o resto do mundo. Em geral, o leste europeu, a china e o sudeste asiático se encaixam nessa categoria. Na america do sul,  a Venezuela tem energia barata e muita gente minera por lá, mas com riscos altos devido a infraestrutura deficiente e a dependência de contrabando pra obter os equipamentos. A Coinbr utiliza, no Paraguay, um parque industrial pertencente ao governo de Taiwan para garantir acessoa  essa infraestrutura.

Você se encaixa na categoria 2b, e está montando infraestrutura para contornar esses problemas. É uma boa iniciativa, mas muito custosa, que pode não trazer os benefícios esperados.

3- porque tem tanta gente minerando.
- No brasil não tem tanta gente. Na verdade, não tem ninguém que se saiba. A unica empresa brasileira de mineração tem seu CPD principal no Paraguay. No resto do mundo, sim, tem bastante gente, mas bem menos do que se esperava dado o tamanho da rede. O poder de processamento é hoje concentrado na mão de poucos.

4- bitcoin é a maior furada que existe e tanto o seu como o meu tempo aqui estão sendo jogados no lixo!
- Repare que esse forum não trata apenas de mineração, mas de todos os tipos de negócio que se pode construir em cima do bitcoin. O fato de mineração ser uma furada (exceto nas situações que eu falei ali em cima) não faz com que bitcoin seja uma furada. Analogamente ao ouro, ser garimpeiro é furada, ser ourives ou dono de joalheria não. Eu não minero desde 2013, nem por isso meu tempo no mundo bitcoin é desperdiçado. Eu presto outros serviços que me rendem bitcoins, sem precisar minerar. Meu tempo não está sendo jogado no lixo.

Muito obrigado Girino pela sua contribuição.

De uma forma ou de outra, vou estudar o mercado e montar minha própria infraestrutura a atuar sozinho no mercado, colhendo os lucros ou prejuízos que advirão do mesmo.

Em 2010 criei uma empresa na área de Química sendo que minha única remuneração, na época, era uma bolsa de mestrado. Meus pais são agricultores e não tem 1 centavo para dar a mim.

Agora em 2016, tenho em operação três negócios na área de prestação de serviços industriais e mais três em implantação sendo uma destas, uma indústria. Nesta última, entrei em sociedade com outra empresa de São Paulo. Todas as empresas de uma forma ou outra prestam serviços externos e para a própria cadeia interna.

Atualmente estou entrando no segmento de energia tendo em vista o meu elevado consumo e dependência da concessionária local.

Quanto ao meu tempo livre, tenho como hobby prospectar novas áreas para fazer testes e investimentos. Se tudo der certo, tenho a intenção de fazer investimento em escala na mineração de bitcoins. É a mesma fórmula que fiz com os outros negócios.

Sejam críticas construtivas ou destrutivas, estou conseguindo obter informações que vão balizar melhor o negócio futuro. Me chateia um pouco pois as vezes, devido a informalidade da rede, a forma com que as pessoas se dirigem as outras.

Eu tenho absoluta certeza que independente das dificuldades, o mercado de bitcoins é promissor e que valerá o investimento.
mateuskuhn (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 16
Merit: 0


View Profile
January 12, 2016, 01:44:41 AM
 #22

A propósito, gente reclamando do aumento da dificuldade tem deste o início como no post do link: https://bitcointalk.org/index.php?topic=361382.0.

Logo, temos é que reduzir os custos tal como energia e evitar máquinas obsoletas. Assim, podemos nos manter sempre com uma certa lucratividade.


h4pp3r
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 18
Merit: 0


View Profile
January 12, 2016, 10:51:43 AM
 #23

Querendo ou não, mesmo se a fazenda de bitcoins não for para frente esse tópico me ajudou e muito, foram varias duvidas sanadas apenas com o debate saudável de vocês. Parabéns, eu infelizmente não tenho este capital para investimento, porém, num futuro próximo espero sim conseguir investir, porque concordo plenamente que é um mercado emergente.
dive
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 194
Merit: 180


View Profile
January 12, 2016, 09:24:45 PM
 #24

1. Obrigado pela contribuição, ela é muito importante para que se ajuste um novo modelo de negócios que permita que todos os lados ganhem. Graças a ela, vou revisar meus cálculos haja visto que eu não sou da área de TI nem tenho profundos conhecimentos em bitcoins. Por isto estou aqui no fórum. Minha área é estritamente financeira/comercial.

Bem vindo e excelente postura em buscar entender melhor o mercado, a tecnologia e as oportunidades.

Sem essa projeção que você afirma ter feito, parece apenas mais um novo golpe ou péssima opção de investimento por render menos que poupança.
2. Por gentileza, peço que MEÇA suas palavras ao afirmar que estou aplicando um novo golpe. Nunca tive nada que desabonasse minha pessoa física nem jurídica então, só peço cuidado com injúrias ou calúnias. Acredito que todos aqui são adultos e não adolescentes brincando de minerar em seus PCs enquanto jogam em rede com a energia da casa dos pais.

Como comentei, prometer retornos incríveis sem detalhar o racional não inspirava confiança nenhuma. Estou há bastante tempo envolvido com Bitcoin para ver um grande número de pessoas perderem dinheiro com promessas.

3. Se hoje bitcoin é inviável, acho que deveriam fechar este site e suspender a negociação em moedas.  Se é inviável de qualquer forma, por que tem tanta gente minerando? Pelo jeito que voce falou, bitcoin é a maior furada que existe e tanto o seu como o meu tempo aqui estão sendo jogados no lixo!

O girino já respondeu de forma objetiva no post dele.

5. Perguntando: você está minerando o que atualmente ou que relação você tem diretamente com bitcoin? Gostei da sua experiência teórica mas na prática, gostaria muito de saber um pouco de sua trajetória. Isto pode ser motivador (ou não) para pessoas iniciantes como eu.

Informações aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fOVRI11BuLs

6. Bitcoin ou você acompanha a capacidade de processamento ou inevitavelmente fica para trás. Este negócio é (seria) somente para 16 meses. Se os cotistas ficarem no prejuízo como você afirmou (rendimento menor que a poupança) imagine a mim que arcarei desde o início com o custo da energia, infraestrutura, manutenção etc. O que eu teria de rendimento após o vencimento do contrato não cobriria nem o aluguel da área.

Exatamente - e o que costuma acontecer em 99% das vezes que esse tipo de negócio é oferecido sem a devida análise, é quem oferta quebrar antes dos x meses, ou desaparecer com as mineradoras, bitcoins e investimentos.

8.  Mais uma vez, muito obrigado pela contribuição e pelo seu tempo. Seus cálculos foram muito esclarecedores mas, mesmo assim, ainda vejo um GRANDE POTENCIAL no BITCOIN.

Sim, existe um grande potencial em muitas áreas e eu acredito que mineração, exceto em escala industrial e fora do Brasil, é a que tem pior potencial.
Os grandes mineradores estão trabalhando inclusive com o desenvolvimento dos chips e não oferecem eles para o mercado. A tecnologia normalmente é vendida quando é mais rentável vender do que operar a mineradora.

Agora em 2016, tenho em operação três negócios na área de prestação de serviços industriais e mais três em implantação sendo uma destas, uma indústria. Nesta última, entrei em sociedade com outra empresa de São Paulo. Todas as empresas de uma forma ou outra prestam serviços externos e para a própria cadeia interna.

Como que essas empresas se relacionam com fornecedores? Não existe uma oportunidade de transações entre essas empresas em bitcoins?
Pense no mercado de bitcoins como o mercado industrial. Mineração tende a virar infra-estrutura e portanto, commodity. Alto investimento, alto volume, baixa margem.
Serviços, capital intelectual, geração de valor para empresas (com por ex agilidade em transferencia ou reducao de risco e custo em operações financeiras) é onde estão as maiores oportunidades do mercado.
kizilsakal
Member
**
Offline Offline

Activity: 112
Merit: 10


View Profile
January 21, 2016, 05:59:40 PM
 #25

(...)
3. Se hoje bitcoin é inviável, acho que deveriam fechar este site e suspender a negociação em moedas.  Se é inviável de qualquer forma, por que tem tanta gente minerando? Pelo jeito que voce falou, bitcoin é a maior furada que existe e tanto o seu como o meu tempo aqui estão sendo jogados no lixo!
(...)

Vamos por partes porque tem muitas perguntas distintas aqui.
1- Bitcoin hoje é inviável?
- Não, bitcoin é uma das tecnologias mais promissoras que existe, tanto do ponto de vista financeiro, onde já está sendo usado pela industria financeira como forma de cortar custos, como do ponto de vista econômico, onde pode revolucionar a forma como os governos e a população se relacionam com a moeda, e também do ponto de vista tecnológico, onde se cria toda uma infraestrutura de criação de consenso e de confiança distribuída.

2- Mineração de bitcoin é inviável
- Essa pergunta pode ser quebrada em 3 partes:
2a- mineração de bitcoin amadora é inviável?
- Sim, é inviável. Os riscos envolvidos são muito altos sem um investimento alto na mitigação de riscos tanto tecnológicos como financeiros.
2b- Mineração no brasil é inviável
- De modo geral, sim. Nossa energia é ruim e cara, nossa infraestrutura de internet é ruim (com internet ruim vc tem perda na mineração por enviar um bloco minerado "atrasado", fazendo ele ficar órfão), e nossos impostos são altos. Não temos fabricação local de semicondutores, e dependemos de importação de equipamento.
2c- Mineração, feita em escala industrial, a nível global, é inviável?
- Não. Quem tem acesso a infraestrutura de energia e comunicação baratas e de boa qualidade, e tem facilidade de importação ou produção de eletrônicos, tem uma vantagem desproporcional sobre o resto do mundo. Em geral, o leste europeu, a china e o sudeste asiático se encaixam nessa categoria. Na america do sul,  a Venezuela tem energia barata e muita gente minera por lá, mas com riscos altos devido a infraestrutura deficiente e a dependência de contrabando pra obter os equipamentos. A Coinbr utiliza, no Paraguay, um parque industrial pertencente ao governo de Taiwan para garantir acessoa  essa infraestrutura.

Você se encaixa na categoria 2b, e está montando infraestrutura para contornar esses problemas. É uma boa iniciativa, mas muito custosa, que pode não trazer os benefícios esperados.

3- porque tem tanta gente minerando.
- No brasil não tem tanta gente. Na verdade, não tem ninguém que se saiba. A unica empresa brasileira de mineração tem seu CPD principal no Paraguay. No resto do mundo, sim, tem bastante gente, mas bem menos do que se esperava dado o tamanho da rede. O poder de processamento é hoje concentrado na mão de poucos.

4- bitcoin é a maior furada que existe e tanto o seu como o meu tempo aqui estão sendo jogados no lixo!
- Repare que esse forum não trata apenas de mineração, mas de todos os tipos de negócio que se pode construir em cima do bitcoin. O fato de mineração ser uma furada (exceto nas situações que eu falei ali em cima) não faz com que bitcoin seja uma furada. Analogamente ao ouro, ser garimpeiro é furada, ser ourives ou dono de joalheria não. Eu não minero desde 2013, nem por isso meu tempo no mundo bitcoin é desperdiçado. Eu presto outros serviços que me rendem bitcoins, sem precisar minerar. Meu tempo não está sendo jogado no lixo.

Girino, faço minha as sua palavras. É exatamente isso que eu penso sobre as criptomoedas.

Girino, eu te amo cara.

Falando sério, esse resumo é o que eu consegui montar aqui aqui desse desafiador quebra-cabeças que são as cryptos.

Não há dúvida que mineração no BR como negócio é totalmente inviável.

Aproveito pra deixar o meu relato

Importei uma ASIC scrypt 110 Mh/s por um redirecionador, com a papelada toda correta. Ele está parado há uns 20 dias na nossa querida alfândega. Observe que mesmo disposto a pagar todos os impostos, eu estou com um capital significativo parado por conta de mais esse entrave que enfrentamos aqui no BR, que é a dificuldade absurda de importação.

Naturalmente é possível importar por atravessadores, mas aí o risco total da operação fica maior ainda, porque estaríamos entrando na ilegalidade.

Como o custo da energia está altissimo, eu estava tentando trazer essa máquina pra estudá-la, verificar questões como temperatura, estabilidade da rede elétrica e a interferência disso no desempenho, qual refrigeração é realmente necessária, qual a melhor forma de trabalhar com os pools e, principalmente no caso de scrypt, que alt minerar e como operar isso nas exchanges pra que, ao invés de isso ser um custo adicional da operação, seja uma vantagem e traga mais lucratividade. Acertando uma alt no início e que depois cresça em valor, é possível recuperar o valor investido em poucos meses (de novo, com SORTE).

Aparentemente, nem estudá-la eu vou conseguir, porque provavelmente a receita vai querer me cobrar uma nota (já que simplesmente nao tributou os 60% padrão).

Isso me deixa bem desanimado em relação a empreendimentos no BR relacionados à moeda. Ainda temos a gigantesca dificuldade que é a falta de conhecimento que é um grande gargalo à expansão do btc no BR. De todas as pessoas que conheço, apenas umas 2 ou 3 têm uma mínima ideia do que é bitcoin. Ou seja, se o crescimento desse mercado for mais lendo do que supõe-se por conta dessa "barreira da ignorância", muitos empreendimentos podem não conseguir o retorno esperado na velocidade esperada.

Não está fácil morar no br para crypto fanáticos rsrs
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
January 21, 2016, 06:22:55 PM
 #26

(...)
Girino, eu te amo cara.

desculpa, eu sou casado Wink

Quote
Falando sério, esse resumo é o que eu consegui montar aqui aqui desse desafiador quebra-cabeças que são as cryptos.

Não há dúvida que mineração no BR como negócio é totalmente inviável.

Aproveito pra deixar o meu relato

Importei uma ASIC scrypt 110 Mh/s por um redirecionador, com a papelada toda correta. Ele está parado há uns 20 dias na nossa querida alfândega. Observe que mesmo disposto a pagar todos os impostos, eu estou com um capital significativo parado por conta de mais esse entrave que enfrentamos aqui no BR, que é a dificuldade absurda de importação.

Naturalmente é possível importar por atravessadores, mas aí o risco total da operação fica maior ainda, porque estaríamos entrando na ilegalidade.

Como o custo da energia está altissimo, eu estava tentando trazer essa máquina pra estudá-la, verificar questões como temperatura, estabilidade da rede elétrica e a interferência disso no desempenho, qual refrigeração é realmente necessária, qual a melhor forma de trabalhar com os pools e, principalmente no caso de scrypt, que alt minerar e como operar isso nas exchanges pra que, ao invés de isso ser um custo adicional da operação, seja uma vantagem e traga mais lucratividade. Acertando uma alt no início e que depois cresça em valor, é possível recuperar o valor investido em poucos meses (de novo, com SORTE).

Aparentemente, nem estudá-la eu vou conseguir, porque provavelmente a receita vai querer me cobrar uma nota (já que simplesmente nao tributou os 60% padrão).

Isso me deixa bem desanimado em relação a empreendimentos no BR relacionados à moeda. Ainda temos a gigantesca dificuldade que é a falta de conhecimento que é um grande gargalo à expansão do btc no BR. De todas as pessoas que conheço, apenas umas 2 ou 3 têm uma mínima ideia do que é bitcoin. Ou seja, se o crescimento desse mercado for mais lendo do que supõe-se por conta dessa "barreira da ignorância", muitos empreendimentos podem não conseguir o retorno esperado na velocidade esperada.

Não está fácil morar no br para crypto fanáticos rsrs

É triste demais ver esse tip ode relato, mas infelizmente, muito além dos impostos, nosso maior entrave ao desenvolvimento e a inovação sempre foi a burrocracia. Se gasta muito tempo e muito trabalho se desvencilhando da burocracia governamental, tempo que poderia ser melhor utilizado produzindo e inovando.

As startups brasileiras de e-comerce receberam mais uma paulada burocratica esses dias: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/nova-regra-de-icms-afeta-e-commerce-e-complica-a-vida-de-pequenas-empresas-cyetx8b3f8ovakjelp8rmjf1s

Advertise Here - PM for more info!
Paredao
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3332
Merit: 1624


View Profile
January 22, 2016, 02:04:46 AM
 #27

Quote

Aparentemente, nem estudá-la eu vou conseguir, porque provavelmente a receita vai querer me cobrar uma nota (já que simplesmente nao tributou os 60% padrão).


Quanto que a receita quer tributar a sua máquina ?? Como você importou ??
Paredao
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3332
Merit: 1624


View Profile
January 22, 2016, 02:06:46 AM
 #28

Quote

Essa é a famosa "guerra fiscal" entre os Estados brasileiros. Já passou da hora de termos um Icms Nacional, estilo ao IVA de outros países.
mateuskuhn (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 16
Merit: 0


View Profile
January 22, 2016, 02:13:35 AM
 #29

Quote

Essa é a famosa "guerra fiscal" entre os Estados brasileiros. Já passou da hora de termos um Icms Nacional, estilo ao IVA de outros países.

Termos um IVA implicaria em uma ampla reforma tributária e política. Do jeito que o BR está atualmente, nada mais é viável aqui. Não vejo outra maneira de importar do que utilizar algum tipo de atravessador ou tentar evitar os impostos. Uma máquina que é vendida a aproximadamente 2k USD nos Estados Unidos, chegaria atualmente aqui custando mais de 13 mil reais. Detalhe, se o INMETRO ou ANATEL ou qualquer um destes órgãos complicarem, você poderá pagar uma multa elevada, ter problemas com a Polícia Federal além de perder o equipamento.

kizilsakal
Member
**
Offline Offline

Activity: 112
Merit: 10


View Profile
January 22, 2016, 11:46:32 AM
 #30

Quote

Aparentemente, nem estudá-la eu vou conseguir, porque provavelmente a receita vai querer me cobrar uma nota (já que simplesmente nao tributou os 60% padrão).


Quanto que a receita quer tributar a sua máquina ?? Como você importou ??

Cara, eu importei por Courier expresso normal, como já fiz com outros produtos

Acabo de descobrir que o auditor da receita determinou a descaracterização da encomenda

Ou seja, eu preciso contratar um despachante aduaneiro para fazer o desembaraço (OLHA ESSA MERDA).

A maior parte dos despachantes não trabalha com PF, e eu fiz a importação por PF

Os que trabalham, cobram caro.

E porque ela caiu nesse processo, além dos 60% que seriam o normal, eu teria que pagar IPI, ICMS, e provavelmente multa.

E preciso resolver tudo isso em dois dias úteis ou eles determinam a volta da mercadoria pro remetende (que é o meu redirecionador nos EUA).

Provavelmente não vou ter a grana suficiente e vou deixar a máquina voltar.

4 mil reais perdidos.

Se alguém tiver sugestões e puder sugerir o que fazer eu ficaria muito grato.



Paredao
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3332
Merit: 1624


View Profile
January 22, 2016, 02:32:17 PM
 #31

Quote

Aparentemente, nem estudá-la eu vou conseguir, porque provavelmente a receita vai querer me cobrar uma nota (já que simplesmente nao tributou os 60% padrão).


Quanto que a receita quer tributar a sua máquina ?? Como você importou ??

Cara, eu importei por Courier expresso normal, como já fiz com outros produtos

Acabo de descobrir que o auditor da receita determinou a descaracterização da encomenda

Ou seja, eu preciso contratar um despachante aduaneiro para fazer o desembaraço (OLHA ESSA MERDA).

A maior parte dos despachantes não trabalha com PF, e eu fiz a importação por PF

Os que trabalham, cobram caro.

E porque ela caiu nesse processo, além dos 60% que seriam o normal, eu teria que pagar IPI, ICMS, e provavelmente multa.

E preciso resolver tudo isso em dois dias úteis ou eles determinam a volta da mercadoria pro remetende (que é o meu redirecionador nos EUA).

Provavelmente não vou ter a grana suficiente e vou deixar a máquina voltar.

4 mil reais perdidos.

Se alguém tiver sugestões e puder sugerir o que fazer eu ficaria muito grato.






Entendi. O problema é que você importou a máquina como PF e pelo valor abaixo. Isso é bastante comum. Pelo valor dela, deve ter caindo numa "espécie" de malha fina que a RF tem para produtos importados. Pode ser, não tenho certeza, dependendo do caso, a mercadoria não volta para o remetente, mas sim acaba indo para leilão aqui mesmo no Brasil. Vai depender de alguns procedimentos que eu não tenho muita ideia como funcionam e também da "sorte". Infelizmente.
jwcoins
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 2
Merit: 0


View Profile
January 27, 2016, 02:41:28 PM
 #32

(...)
Por favor publique esse material ou encontre onde está o erro do cálculo acima. Abaixo da poupança e altissimo risco não é "resultado extremamente satisfatório".
Sem essa projeção que você afirma ter feito, parece apenas mais um novo golpe ou péssima opção de investimento por render menos que poupança.

Calma, eu estava exatamente levantando os parametros que ele usou no calculo e mostrando que ele precisa levar em conta o halving e o aumento da dificuldade, que ele não estava levando. Ele já tinha entendido isso, tanto que pediu ajuda pra entender os aspectos técnicos aqui:

Boa noite Girino,
Voce poderia me ajudar com isto? Tenho dificuldades técnicas relacionadas ao bitcoin mas n?o em variáveis financeiras.
(...)

ele ainda tem a oportunidade de ajustar o plan ode negócios dele, afinal a coisa está bem incipiente ainda.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Melhor coisa é apostar no DASHCOIN que está no início e mais rápido para se fazer 1. Para comprar um BTC precisa de 90.000 e como tem poucos minerando é mais fácil. Vai valorizar mais hein! P qm tem visão no futuro e não pensa como qse todo o brasileiro de querer ganhar de um dia p o outro é uma boa.
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!