Caro Mark Twain, você não está fazendo jús a sabedoria do autor de o Estranho Desconhecido, um dos melhores livros que já lí!
Não coloque tudo e todos no mesmo balaio. Bitcoin é coisa séria e precisa ser tratada como tal.
Eu espero que Bitification e B2U não contratem Edson Celulari, Tiazinha, Porta dos Fundos nem pessoa alguma desta lista de 10+. Isto é excelente para promover scam, golpes, extorsões e otras cositas mas, algo bem de acordo com um Mercado Bitcoin, sem dúvida. Mas sem qualquer serventia para gente séria e responsável. Espero que Bitification e B2U se dêem o devido respeito e respeitem também a seus consumidores não rebaixando o nível.
A propósito de scam, não se pode falar do episódio do Mercado Bitcoin como se tratasse de letra morta, coisa do passado. Aconteceu em março e decorrido todos estes meses muita gente ainda está sendo prejudicada. Não bastasse, algo leva a crer que continuarão sendo prejudicados por mais um bocado de tempo. Deve, portanto, continuar a ser debatido com tanto ou mais fervor. E francamente não faz cabimento assumir um discurso derrotista de que este problema não será resolvido de forma adequada. Eu sou da opnião de que precisamos abandonar de vez todas as concepções do tipo vira-latas e subdesenvolvidas (de que isto é Brasil, termina em pizza, a justiça não funciona, ninguém irá entender o que se passou).
Analisando o mercado, não é diferencial ser o primeiro a iniciar algo. Isto nada significa exceto para o ego de uns poucos. A história é prova viva. Fazer PR em eventos da área tampouco é diferencial. O pessoal que está dando start em outros exchanges marca presença nestes mesmos eventos como simples participantes, como palestrantes e até mesmo como expositores em áreas correlatas. Não são um grupelho de geeks early adopters, sem background e que ninguém conhece. E certamente, mostrarão presença também como felizes proprietários de uma exchange de btc. Não acho que esteja fazendo justiça ao falar da meia dúzia porque, na minha opnião, está considerando apenas a quantidade e ignorando a qualidade. Está ignorando quem de fato é esta meia dúzia e o papel que jogaram e jogam para elevar o potencial do btc no Brasil.
Em todo caso, não tem absolutamente a menor importância ser ou não o primeiro, ter ou não investimento em publicidade (da forma como você propõe, evidentemente). Se as pessoas forum afora se encantam com estas coisas, é tanto direito quanto problema delas. Tenho a convicção plena de que elas saberão discernir em momento oportuno o joio do trigo. Porque no Brasil não é o "povão" o responsável pelas mazelas históricas. Ao contrário, são as classes abastadas, que julgam ser as donas da verdade, mas que de forma absolutamente irresponsável e leviana trucidaram e destruiram esta nação por 500 anos consecutivos. E no final, sempre foi este "povão" quem reconstruiu tudo. É preciso ter discernimento e racionalidade para reconstruir as coisas.
Finalmente eu sou da opnião, que da parte desta meia dúzia de gatos pingados que não formam a opnião de ninguém, cabe ao menos a responsabilidade por auxiliar a formar a opnião de todos aqueles que adentrem esta comunidade. Não custa nada e menos ainda tem que ver com trollismo. É o que se deve esperar de todos aqueles que torcem pelo btc no Brasil.
[/quote]
Eu particularmente não acho produtivo ficar analisando os motivos pelos quais o Mercado Bitcoin é o maior do Brasil, mas certamente o fato de ter sido o primeiro (
first mover advantage) e investir em RP/propaganda ajuda. Além disso, convenhamos, a plataforma não é ruim. Não se compara com as melhores nos EUA e na Europa, mas cumpre sua tarefa. E finalmente, como estamos no Brasil, suas taxas são uma das mais caras no mundo (se não for a mais cara).
Fique satisfeito de saber hoje que o Coinsetter (de NY, com um time de Wall Street), irá entrar no Brasil:
http://www.coinsetter.com.br/Caro BTCetera, o caso do Bitcoinrain-Mercado Bitcoin está mais vivo do que nunca e cada um está se movimentando do jeito que acha conveniente. Alegadamente, o Leandro está pagando os investimentos que deve (existe até provas disso, usuários reportaram pagamentos). Alem disso todos os Clientes do Mercado foram pagos (com dinheiro do Rodrigo Batista, afirmação dele). O que aconteceu com as nossas BTC? Não sabemos. Alegadamente roubadas. Por quem? Um hacker? Leandro? Um grupo de pessoas atuando em BH e SP? Tem gente que disse que foram perdidas. Ninguém sabe (só o Leandro).
Se alguns de nós temos dúvidas de sua procedência temos que buscar as provas do que nós alegamos. Todas as teorias não refletem a realidade até que se prove o contrário. Quer me convencer? Me mostre "provas" (pode mandar mensagem por PM ou me add no Skype), até lá é tudo trollagem e debates improdutivos. A forma adequada de se resolver um problema? Chamando papai e mamãe (o estado) ? Pode ser que resolva, mas eu prefiro evitar essa possibilidade.
Quanto a qualidade dos frequentadores desse Fórum, eu respeito muita gente aqui e suas opiniões. É um lugar maravilhoso pra colher informações fresquinhas. E é uma ótima notícia que o pessoal de NY vai entrar no Brasil e com a garra da galera de lá suspeito que eles possam fazer um bom trabalho, estimular e diversificar o mercado o que é muito mais saudável do que monopolizar.
Quanto ao BTC, espero que ele vá "Mainstream", minhas coins vão valer muito mais e o mundo terá uma sistema financeiro mais justo do que o atual. Mainstream significa: o povão também tem que usar (e achar vantagem nisso).
Abraço,
Mark