Bitcoin Forum
June 20, 2024, 07:25:37 AM *
News: Voting for pizza day contest
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Whatsapp bloqueado com uma simples canetada ! Agora tentem bloquear o Bitcoin :D  (Read 1873 times)
algorista (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
December 17, 2015, 06:15:37 PM
 #1

Uma simples canetada bloqueou o Whatsapp em todo o Brasil, o Youtube já havia passado pelo mesmo problema em 2007.

Por isso que o Bitcoin é tão especial, pois é tecnicamente impossível te impedir de usá-lo.

O Bitcoin é imparável, e vai ensinar o mundo a construir tecnologias resistentes as arbitrariedades.




WhatsApp bloqueado: operadoras são intimadas a barrar app no país por 48h
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/12/operadoras-sao-intimadas-bloquear-whatsapp-no-brasil-por-48-horas.html

WhatsApp bloqueado: Zuckerberg diz que 'este é um dia triste' para o Brasil
http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2015/12/estamos-trabalhando-para-reverter-bloqueio-do-whatsapp-diz-zuckerberg.html

UOL 10/01/2007 - 11h54 - Cicarelli se explica; acesso ao YouTube é normalizado
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2007/01/10/ult4213u12.jhtm


+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
December 17, 2015, 07:24:57 PM
 #2

Como a solução é centralizada, fizeram sumir com o DNS deles nas ISPs.

Mas e se bloquearem a porta padrão do Bitcoin dentro das ISPs, isso iria gerar um certo stress não?
Eu sei que se fizerem isso basta mudar a porta e pronto, tudo volta a funcionar, mas é que assim como acontecem com o traffic shaping de Torrents, ele se baseiam pelas portas padrões do aplicativo pra fazer essa pertubação não?

English <-> Brazilian Portuguese translations
algorista (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
December 17, 2015, 10:07:59 PM
 #3

Como a solução é centralizada, fizeram sumir com o DNS deles nas ISPs.

Mas e se bloquearem a porta padrão do Bitcoin dentro das ISPs, isso iria gerar um certo stress não?
Eu sei que se fizerem isso basta mudar a porta e pronto, tudo volta a funcionar, mas é que assim como acontecem com o traffic shaping de Torrents, ele se baseiam pelas portas padrões do aplicativo pra fazer essa pertubação não?

Li em algum lugar que a AT&T até já faz isso de bloquear as portas.

Mas o fato é que eles conseguem no máximo incomodar um pouco, enquanto que nos sistemas centralizados uma ordem judicial alcança um exito total com pouquíssimo esforço.

+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
vilain
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 126
Merit: 100


View Profile
December 18, 2015, 12:37:26 AM
 #4

Como a solução é centralizada, fizeram sumir com o DNS deles nas ISPs.

Mas e se bloquearem a porta padrão do Bitcoin dentro das ISPs, isso iria gerar um certo stress não?
Eu sei que se fizerem isso basta mudar a porta e pronto, tudo volta a funcionar, mas é que assim como acontecem com o traffic shaping de Torrents, ele se baseiam pelas portas padrões do aplicativo pra fazer essa pertubação não?

Li em algum lugar que a AT&T até já faz isso de bloquear as portas.

Mas o fato é que eles conseguem no máximo incomodar um pouco, enquanto que nos sistemas centralizados uma ordem judicial alcança um exito total com pouquíssimo esforço.


quanto ao bloqueio das portas, isso é facilmente contornável. Pra torrents vc tem os seedboxes. Pra criptomoedas vc tem as carteiras virtuais. É impossível bloquear a tecnologia.
lcharles123
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1698
Merit: 1074


View Profile
December 18, 2015, 11:23:49 PM
 #5

Há várias maneiras de burlar essas e várias outras medidas restritivas com o uso dos recursos da "deep web".
Porém no caso do WhatsApp, a maioria de seus usuários não sabem como burlar o bloqueio, então ele se torna efetivo.
No caso do bitcoin é possível bloquear portas, sites de carteiras, Exchanges, fechar contas bancárias, processar pessoas, etc. tudo baseado no fato dele ser uma potencial ameaça ao Sistema Financeiro Nacional.
E todas essas restrições podem ser burladas, mas o usuário que entende pouco do funcionamento de tecnologias desse tipo terá problemas em fazer isso. Apesar disso, acredito que o perfil médio do usuário de bitcoin é bem mais avançado que do WhatsApp.

You have no power here. -"Bitcoin on Governments"
algorista (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
December 19, 2015, 04:55:21 AM
 #6

Concordo.

De fato o ecossistema inteiro é vulnerável de N maneiras, mas o protocolo é resiliente, e persistiria com o nível do usuário atual.


+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
vilain
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 126
Merit: 100


View Profile
December 19, 2015, 06:23:43 AM
 #7

Há várias maneiras de burlar essas e várias outras medidas restritivas com o uso dos recursos da "deep web".
Porém no caso do WhatsApp, a maioria de seus usuários não sabem como burlar o bloqueio, então ele se torna efetivo.
No caso do bitcoin é possível bloquear portas, sites de carteiras, Exchanges, fechar contas bancárias, processar pessoas, etc. tudo baseado no fato dele ser uma potencial ameaça ao Sistema Financeiro Nacional.
E todas essas restrições podem ser burladas, mas o usuário que entende pouco do funcionamento de tecnologias desse tipo terá problemas em fazer isso. Apesar disso, acredito que o perfil médio do usuário de bitcoin é bem mais avançado que do WhatsApp.

Concordo plenamente! E ainda acho que esse usuário é muito mais conectado e encontraria rapidamente as maneiras de burlar. A comunidade também produziria tutoriais, manuais, etc etc, pra não deixar ninguém na mão. Acho que isso é o principal pilar dessa coisa toda, a força da comunidade.
filipwx
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 250



View Profile
December 20, 2015, 01:44:57 AM
 #8

O triste é que a definição de VPN pra as pessoas leigar é: Aplicativo que faz o whatsapp voltar a funcionar  Sad
Ubertroco
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 168
Merit: 100


View Profile
December 21, 2015, 11:19:49 AM
 #9

O triste é que a definição de VPN pra as pessoas leigar é: Aplicativo que faz o whatsapp voltar a funcionar  Sad

Hahahaha pois é. Todo mundo que me pergutava pela VPN eu indicava para nao baixar... melhor esperar ou usar o telegram do que deixar todas as informacoes da tua rede passando por computadores de terceiros.

filipwx
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 250



View Profile
December 21, 2015, 03:30:44 PM
 #10

O triste é que a definição de VPN pra as pessoas leigar é: Aplicativo que faz o whatsapp voltar a funcionar  Sad

Hahahaha pois é. Todo mundo que me pergutava pela VPN eu indicava para nao baixar... melhor esperar ou usar o telegram do que deixar todas as informacoes da tua rede passando por computadores de terceiros.
è a parte ruim é esse detalhe da segurança né
Ubertroco
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 168
Merit: 100


View Profile
December 21, 2015, 05:16:12 PM
 #11

Exatamente, ainda mais que tudo meu é no cel. Senha de banco, senha de exchange, tuudo. hahah nuunca que usaria VPN de terceiros desse jeito. ta loks

nachoig
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 252
Merit: 250


View Profile
December 21, 2015, 10:49:35 PM
 #12

O triste é que a definição de VPN pra as pessoas leigar é: Aplicativo que faz o whatsapp voltar a funcionar  Sad

Hahahaha pois é. Todo mundo que me pergutava pela VPN eu indicava para nao baixar... melhor esperar ou usar o telegram do que deixar todas as informacoes da tua rede passando por computadores de terceiros.
è a parte ruim é esse detalhe da segurança né

Se o tráfego é criptografado em trânsito desde a origem, a princípio  não há problema, independentemente do VPN.

Mas de fato o pessoal se meteu a indicar VPNs de origem duvidosa, e ainda com TLS, isso não é uma boa ideia. Bons VPNs geralmente são pagos, têm suporte ao OpenVPN e política anti-logs.

Uma outra alternativa seria o uso da rede Tor.
vilain
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 126
Merit: 100


View Profile
December 22, 2015, 02:35:18 PM
 #13

O triste é que a definição de VPN pra as pessoas leigar é: Aplicativo que faz o whatsapp voltar a funcionar  Sad

Hahahaha pois é. Todo mundo que me pergutava pela VPN eu indicava para nao baixar... melhor esperar ou usar o telegram do que deixar todas as informacoes da tua rede passando por computadores de terceiros.
è a parte ruim é esse detalhe da segurança né

Se o tráfego é criptografado em trânsito desde a origem, a princípio  não há problema, independentemente do VPN.

Mas de fato o pessoal se meteu a indicar VPNs de origem duvidosa, e ainda com TLS, isso não é uma boa ideia. Bons VPNs geralmente são pagos, têm suporte ao OpenVPN e política anti-logs.

Uma outra alternativa seria o uso da rede Tor.

Aliás, esses VPN's gratuitos devem ser justamente pra fim de captar esses dados... There's no free lunch.
Ubertroco
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 168
Merit: 100


View Profile
December 22, 2015, 03:47:58 PM
 #14

Com certeza, ja diz aquela frase: 'Quando o serviço é de graça o produto é você"

Articlepro
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 276
Merit: 100


View Profile WWW
December 28, 2015, 01:11:34 AM
 #15

Chegando um pouco atrasado mas...

“O homem pode ser livre à medida que o governo tenha limites; quando cresce o governo, diminui a liberdade.”


Earn Passive Icome with the best Perpetual Dex: https://gmx.io/#/?ref=claim
 *Image Removed*
filipwx
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 250



View Profile
December 28, 2015, 03:25:44 AM
 #16

Falar o que do nosso saudoso governo não é senhores?
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!