Bitcoin Forum
May 06, 2024, 08:49:54 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Rastreabilidade do Bitcoin  (Read 2605 times)
RBF (OP)
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 212
Merit: 114



View Profile
December 25, 2015, 01:56:36 PM
 #1

Bom dia amigos,

Após uma boa leitura sobre o Bitcoin, de várias fontes, entre elas este fórum, fiquei com uma dúvida: o Bitcoin é rastreável? Por exemplo, é possível saber de quem eu os recebi, e para quem eu os mandei? Eu achava que o Bitcoin não pudesse ser rastreado, mas pelo que li, parece que é.

Pelas informações que obtive após minhas pesquisas, a moeda DASH seria a mais protegida, na questão da privacidade.

Os mais experientes no assunto poderiam responder essa minha dúvida?

Obrigado e um abraço a todos.

The Bitcoin network protocol was designed to be extremely flexible. It can be used to create timed transactions, escrow transactions, multi-signature transactions, etc. The current features of the client only hint at what will be possible in the future.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
filipwx
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 250



View Profile
December 25, 2015, 04:52:19 PM
 #2

Essa questão é muito relativa, por que tipo eu sei de onde saiu o bitcoin e pra onde foi mais eu não sei de quem pertence as carteiras que estão envolvidas nas transações.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
December 26, 2015, 12:14:01 AM
 #3

Bom dia amigos,

Após uma boa leitura sobre o Bitcoin, de várias fontes, entre elas este fórum, fiquei com uma dúvida: o Bitcoin é rastreável? Por exemplo, é possível saber de quem eu os recebi, e para quem eu os mandei? Eu achava que o Bitcoin não pudesse ser rastreado, mas pelo que li, parece que é.

Pelas informações que obtive após minhas pesquisas, a moeda DASH seria a mais protegida, na questão da privacidade.

Os mais experientes no assunto poderiam responder essa minha dúvida?

Obrigado e um abraço a todos.



Bitcoin é 100% rastreável. Você consegue saber toda a história de uma moeda, desde o momento em que foi emitida. Por isso ela não é considerada uma moeda "anonima" e sim uma moeda "psedonimica", ou seja, você nunca pode ser identificado pessoalmente, mas é possivel saber todo o histórico de um determinado endereço. E de descobrir que varios endereços pertencem a um mesmo dono atraves das transferencias feitas em comum entre eles.

A DASH é "dita" anonima, mas a anonimidade dela é fraca por usar um esquema centralizado (masternodes). Supostamente, nao há como desanonimizar a  moeda sem comprometer um numero grande de nodos, mas na pratica vc consegue desanonimizar uma pequena proporção das moedas ao comprometer apenas 3 ou 4 nodos...

A Monero promete resolver isso, mas nao existe uma analise de segurança mais estensa sobre ela, além dela valer bem menos e ser bem mais volatil que a DASH.

PAra todos os efeitos, a "pseudonimidade" da bicoin já costuma ser suficiente pra maioria das pessoas, só exige um pouco mais de cuidado do que essas outras moedas exigiriam.

Advertise Here - PM for more info!
filipwx
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 250



View Profile
December 26, 2015, 02:40:14 AM
 #4

Mais como o Girino disse não é possível ligar a carteira a uma pessoa  Grin
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
December 26, 2015, 03:09:49 AM
 #5

Mais como o Girino disse não é possível ligar a carteira a uma pessoa  Grin

mais ou menos. Se voce fizer uma compra presencial com bitcoins, ou se voce colocar um endereço de entrega em uma compra com bitcoins, você desanonimiza sua carteira, e toda e qualquer compra feita com ela dai em diante não é mais anonima (aomenos par aas pessoas que tiveram acesso a sua compra)

Advertise Here - PM for more info!
RBF (OP)
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 212
Merit: 114



View Profile
December 26, 2015, 03:46:56 PM
 #6

Bitcoin é 100% rastreável. Você consegue saber toda a história de uma moeda, desde o momento em que foi emitida. Por isso ela não é considerada uma moeda "anonima" e sim uma moeda "psedonimica", ou seja, você nunca pode ser identificado pessoalmente, mas é possivel saber todo o histórico de um determinado endereço. E de descobrir que varios endereços pertencem a um mesmo dono atraves das transferencias feitas em comum entre eles.

A DASH é "dita" anonima, mas a anonimidade dela é fraca por usar um esquema centralizado (masternodes). Supostamente, nao há como desanonimizar a  moeda sem comprometer um numero grande de nodos, mas na pratica vc consegue desanonimizar uma pequena proporção das moedas ao comprometer apenas 3 ou 4 nodos...

A Monero promete resolver isso, mas nao existe uma analise de segurança mais estensa sobre ela, além dela valer bem menos e ser bem mais volatil que a DASH.

PAra todos os efeitos, a "pseudonimidade" da bicoin já costuma ser suficiente pra maioria das pessoas, só exige um pouco mais de cuidado do que essas outras moedas exigiriam.

Entendi girino, obrigado. Nesse caso, os cuidados que o bitcoin exigem são, além da segurança da carteira em si, a mudança constante do endereço de recebimento?
zepaulim
Member
**
Offline Offline

Activity: 84
Merit: 10


View Profile
December 26, 2015, 06:47:10 PM
 #7

Bitcoin é 100% rastreável. Você consegue saber toda a história de uma moeda, desde o momento em que foi emitida. Por isso ela não é considerada uma moeda "anonima" e sim uma moeda "psedonimica", ou seja, você nunca pode ser identificado pessoalmente, mas é possivel saber todo o histórico de um determinado endereço. E de descobrir que varios endereços pertencem a um mesmo dono atraves das transferencias feitas em comum entre eles.

A DASH é "dita" anonima, mas a anonimidade dela é fraca por usar um esquema centralizado (masternodes). Supostamente, nao há como desanonimizar a  moeda sem comprometer um numero grande de nodos, mas na pratica vc consegue desanonimizar uma pequena proporção das moedas ao comprometer apenas 3 ou 4 nodos...

A Monero promete resolver isso, mas nao existe uma analise de segurança mais estensa sobre ela, além dela valer bem menos e ser bem mais volatil que a DASH.

PAra todos os efeitos, a "pseudonimidade" da bicoin já costuma ser suficiente pra maioria das pessoas, só exige um pouco mais de cuidado do que essas outras moedas exigiriam.

Entendi girino, obrigado. Nesse caso, os cuidados que o bitcoin exigem são, além da segurança da carteira em si, a mudança constante do endereço de recebimento?

A mudança constante de endereço de bitcoin não é mandatória, mas é recomendável você criar mais de um endereço para determinadas finalidades. Por exemplo: Eu uso uma carteira online da blockchain para receber "tips", campanhas de assinatura do fórum, faucets e games. Nessa carteira, não mantenho um saldo maior do que 100 dólares. Uso uma carteira offline (cold storage) para manter a maior parte dos meus bitcoins.

Se for fazer negociações aqui no fórum ou em outros lugares, é recomendável você criar um endereço novo específico apenas para essa transação.

▲▼▲▼▲▼▲▼  No.1 Bitcoin Binary Options and Double Dice  ▲▼▲▼▲▼▲▼
████████████████████████████████  sec◔nds trade  ████████████████████████████████
↑↓ Instant Bets ↑↓ Flexible 1~1440 minutes Expiry time ↑↓ Highest Reward 190% ↑↓ 16 Assets [btc, forex, gold, 1% edge double dice] ↑↓
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
December 26, 2015, 09:05:54 PM
 #8

Bitcoin é 100% rastreável. Você consegue saber toda a história de uma moeda, desde o momento em que foi emitida. Por isso ela não é considerada uma moeda "anonima" e sim uma moeda "psedonimica", ou seja, você nunca pode ser identificado pessoalmente, mas é possivel saber todo o histórico de um determinado endereço. E de descobrir que varios endereços pertencem a um mesmo dono atraves das transferencias feitas em comum entre eles.

A DASH é "dita" anonima, mas a anonimidade dela é fraca por usar um esquema centralizado (masternodes). Supostamente, nao há como desanonimizar a  moeda sem comprometer um numero grande de nodos, mas na pratica vc consegue desanonimizar uma pequena proporção das moedas ao comprometer apenas 3 ou 4 nodos...

A Monero promete resolver isso, mas nao existe uma analise de segurança mais estensa sobre ela, além dela valer bem menos e ser bem mais volatil que a DASH.

PAra todos os efeitos, a "pseudonimidade" da bicoin já costuma ser suficiente pra maioria das pessoas, só exige um pouco mais de cuidado do que essas outras moedas exigiriam.

Entendi girino, obrigado. Nesse caso, os cuidados que o bitcoin exigem são, além da segurança da carteira em si, a mudança constante do endereço de recebimento?

O reuso de endereços não é recomendado por questões de segurança dos algoritmos de criptografia. Caso voce reuse um endereco, voce fica vulneravel a ataques usando computadores quanticos. Para evitar problemas futuros (ou talves presentes, ja que o google anunciou seu computador quantico por esses dias), eh melhor nunca reusar um endereço.

Tem alguma outras pracauções: nao transferir fundos de um endereço que se tornou publico pra outro, e nao misturar moedas de um endereço publico com outro endereço no momento de fazer um pagamento. Mas isso se voce realmente qusier se esconder de alguem empenhado em te achar. Para manter a anonimidade "normal" basta a precaucao de nao reusar enderecos.

Advertise Here - PM for more info!
banqueiro
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 150
Merit: 100

cryptoPag.com


View Profile WWW
December 27, 2015, 10:08:24 AM
Last edit: December 27, 2015, 10:21:41 AM by banqueiro
 #9

...
A DASH é "dita" anonima, mas a anonimidade dela é fraca por usar um esquema centralizado (masternodes). Supostamente, nao há como desanonimizar a  moeda sem comprometer um numero grande de nodos, mas na pratica vc consegue desanonimizar uma pequena proporção das moedas ao comprometer apenas 3 ou 4 nodos...
...
se formos seguir essa lógica para classificar a dash como centralizada, somos forçados a classificar a bitcoin como centralizada (cada vez menos full nodes, mineração controlada por uma elite, etc...) <= ... apenas para tentar ser justo ... os masternodes da dash (mais de três mil nodes atualmente) nada mais são que full nodes que prestam serviços especializados (2nd tier) à rede p2p de usuários dash.
Wink
entretanto, como vocês sabem, existem moedas que se propõem a descentralizar tudo...

edit:
... na pratica vc consegue desanonimizar uma pequena proporção das moedas ao comprometer apenas 3 ou 4 nodos...

que eu saiba, até agora ninguém demonstrou ser possível desanonimizar o darksend... qualquer que seja a quantidade de dash. gostaria que me fosse apontada a fonte, pelo bem da minha segurança  Cheesy

girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
December 28, 2015, 02:05:49 AM
 #10

que eu saiba, até agora ninguém demonstrou ser possível desanonimizar o darksend... qualquer que seja a quantidade de dash. gostaria que me fosse apontada a fonte, pelo bem da minha segurança  Cheesy

http://cdn.anonymousbitcoinbook.com/darkcoin/darksend-paper/Atlas_Darksend-Analysis-v001.pdf

Advertise Here - PM for more info!
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
December 28, 2015, 02:06:57 AM
 #11

que eu saiba, até agora ninguém demonstrou ser possível desanonimizar o darksend... qualquer que seja a quantidade de dash. gostaria que me fosse apontada a fonte, pelo bem da minha segurança  Cheesy

http://cdn.anonymousbitcoinbook.com/darkcoin/darksend-paper/Atlas_Darksend-Analysis-v001.pdf

https://wiki.anoncoin.net/Anonymity_of_cryptocurrencies#Darksend_of_Darkcoin_.28Cousin_coins.C2.A0:_X11.2C_BlackCoin.29

Advertise Here - PM for more info!
banqueiro
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 150
Merit: 100

cryptoPag.com


View Profile WWW
December 28, 2015, 02:43:33 AM
Last edit: December 28, 2015, 03:07:16 AM by banqueiro
 #12


Olá, girino. Vale a pena voltar a pesquisar sobre a DASH. Muita coisa mudou desde que era Darkcoin, e não foi somente o nome.
Você cita:
Quote
Darksend of Darkcoin (Cousin coins : X11, BlackCoin)

    Dark send is a feature of the Darkcoin wallet that is based on CoinJoin. It uses limited number of "MasterNodes" to mix coins.

    One has to get 1000 DarkCoins and stake them in order to set up a MasterNode. The developpers' philosophy is to set a high cost to run Masternodes, so they're more difficult to compromise [[https://darkcointalk.org/threads/development-update-august-19-2014.2086]].

    The coin had several fork issues in its short history, and MasterNodes could have been be compromised at least once. See here: [http://thecoinfront.com/darkcoin-price-crashes-after-massive-blockchain-fork/]

    The code has just been open sourced, many months after its launch. [https://darkcointalk.org/threads/rc5-launching-september-22nd.2382/]. Yet, code flaws in "darksend" were found shortly after that: [https://bitcointalk.org/index.php?topic=816141.0]

    White paper : [http://www.darkcoin.io/downloads/DarkcoinWhitepaper.pdf]

Tratam-se de informações totalmente desatualizadas, e que por sinal não apontam qualquer desanonimização bem sucedida da darksend:
"MasterNodes could have been be compromised at least once. See here: [http://thecoinfront.com/darkcoin-price-crashes-after-massive-blockchain-fork/]"
Traduzindo:
"Masternodes podem ter sido comprometidos pelo menos uma vez. Veja aqui [link para página em branco]"

(edit) e quanto a
"code flaws in "darksend" were found shortly after that: [https://bitcointalk.org/index.php?topic=816141.0]"
Traduzindo:
"falhas no código foram encontradas logo após (o código ser aberto): [https://bitcointalk.org/index.php?topic=816141.0]"
Se tratou de um episódio em que um Masternode conseguiu burlar de forma a receber mais pagamentos que o devido, o que foi corrigido imediatamente notado o problema... Aliás, falhar em código de software são algo "normal". Os desenvolvedores está aí para corrigí-las.

Vale a pena a comunidade BTC brasileira voltar a pesquisar sobre a DASH, pois tenho notado uma "aversão" por aqui Wink

girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
December 28, 2015, 03:04:43 AM
 #13

(...)
Tratam-se de informações totalmente desatualizadas, e que por sinal não apontam qualquer desanonimização bem sucedida da darksend:
"MasterNodes could have been be compromised at least once. See here: [http://thecoinfront.com/darkcoin-price-crashes-after-massive-blockchain-fork/]"
Traduzindo:
"Masternodes podem ter sido comprometidos pelo menos uma vez. Veja aqui [link para página em branco]"

Vale a pena a comunidade BTC brasileira voltar a pesquisar sobre a DASH, pois tenho notado uma "aversão" por aqui Wink

falácia da inversão do onus da prova, você diz que minhas informações estão desatualizadas e que eu "preciso estudar"(aprendeu com a luciana genro?), mas nao apresenta evidencias em contrário.

O fato de ninguem ter tomado o trabalho de fazer nao quer dizer que eh impossivel. quem tem dinheiro investido em DASH nao vai tentar executr os ataques, porque tem muito a perder, e quem nao tem, nao vai gastar tempo com isso porque nao tem nada  a ganhar. Mas isso nao importa pra quem é serio em relacao a segurança, e não um mero torcedor. Pra esses basta a possibilidade da vulnerabilidade pra saber que ela será explorada quando alguem tiver algo a ganhar com isso.

Advertise Here - PM for more info!
banqueiro
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 150
Merit: 100

cryptoPag.com


View Profile WWW
December 28, 2015, 03:09:11 AM
 #14

(...)
Tratam-se de informações totalmente desatualizadas, e que por sinal não apontam qualquer desanonimização bem sucedida da darksend:
"MasterNodes could have been be compromised at least once. See here: [http://thecoinfront.com/darkcoin-price-crashes-after-massive-blockchain-fork/]"
Traduzindo:
"Masternodes podem ter sido comprometidos pelo menos uma vez. Veja aqui [link para página em branco]"

Vale a pena a comunidade BTC brasileira voltar a pesquisar sobre a DASH, pois tenho notado uma "aversão" por aqui Wink

falácia da inversão do onus da prova, você diz que minhas informações estão desatualizadas e que eu "preciso estudar"(aprendeu com a luciana genro?), mas nao apresenta evidencias em contrário.

O fato de ninguem ter tomado o trabalho de fazer nao quer dizer que eh impossivel. quem tem dinheiro investido em DASH nao vai tentar executr os ataques, porque tem muito a perder, e quem nao tem, nao vai gastar tempo com isso porque nao tem nada  a ganhar. Mas isso nao importa pra quem é serio em relacao a segurança, e não um mero torcedor. Pra esses basta a possibilidade da vulnerabilidade pra saber que ela será explorada quando alguem tiver algo a ganhar com isso.

Então desculpe.

Aliás, não precisa se convencer, se não quiser... (mas geralmente quem acusa é que deve provar. E exigir do acusado provar que é "inocente" é a chamada inversão do ônus da prova.)

Não existe a necessidade de brigar. Se não gosta da dash, em nada afeta minhas convicções Wink

paz

girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
December 28, 2015, 03:17:02 AM
 #15

(...)
Então desculpe.

Aliás, não precisa se convencer, se não quiser... (mas geralmente quem acusa é que deve provar. E exigir do acusado provar que é "inocente" é a chamada inversão do ônus da prova.)
exato. voce me acusa de usar informações desatualizadas e não prova isso. Exige que eu estude mais. Isso é a inversão do onus da prova. Quando solicitado a provar minhas afirmações (não são acusações, pois a moeda não é culpada de nada), eu o fiz.

Quote
Não existe a necessidade de brigar. Se não gosta da dash, em nada afeta minhas convicções Wink

paz

Não é questão de gostar ou não. A verdade não é afetada pelo meu gosto pessoal, apesar do que vc parece acreditar.

Advertise Here - PM for more info!
banqueiro
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 150
Merit: 100

cryptoPag.com


View Profile WWW
December 28, 2015, 04:18:49 AM
 #16

(...)
Então desculpe.

Aliás, não precisa se convencer, se não quiser... (mas geralmente quem acusa é que deve provar. E exigir do acusado provar que é "inocente" é a chamada inversão do ônus da prova.)
exato. voce me acusa de usar informações desatualizadas e não prova isso. Exige que eu estude mais. Isso é a inversão do onus da prova. Quando solicitado a provar minhas afirmações (não são acusações, pois a moeda não é culpada de nada), eu o fiz.

Quote
Não existe a necessidade de brigar. Se não gosta da dash, em nada afeta minhas convicções Wink

paz

Não é questão de gostar ou não. A verdade não é afetada pelo meu gosto pessoal, apesar do que vc parece acreditar.

"Não é questão de gostar ou não. A verdade não é afetada pelo meu gosto pessoal, apesar do que vc parece acreditar."

Certamente que não Wink

É por isso que preferi fazer meu comentário, para que eventuais "novatos" tenham clara noção disso.

E aqueles que tiverem interesse, poderão fazer suas próprias pesquisas, e consequentes decisões Smiley

Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!