Oi pessoal
Bacana o movimento que está começando a surgir quanto aos BTCs em geral e em específico na comunidade brasileira/de língua portuguesa.
Gostei da ideia de montar uma bolsa local para aumentar a liquidez em BTC/BRL. Tenho um background em computação e trabalho com mercado financeiro. Acho que, como vocês mencionaram, juntos podemos contribuir nesta direção. Um pouquinho de cada um acaba se tornando algo relevante.
Alguns pontos que acredito que possamos analisar:
- Que meios de pagamento podem ser utilizados? (Transferência bancária, boleto, PayPal, PagSeguro, etc.)
Transferência bancária e boleto são essenciais! Paypal/etc são um risco, por causa da chance de pedir o dinheiro de volta...
- Quais as questões legais disto NO BRASIL?
O lance é registrar como comércio mesmo, ao invés de casa de câmbio (até mesmo pq BTC ainda nem é considerada como moeda aqui no Brasil). Fora isso, acho que é só esperar pra ver oq acontece, pois nossos políticos ainda não perceberam oq é um BTC, ao contrário dos congressistas norte-americanos...
- Que tecnologia melhor se adequaria a este contexto? (PHP, Rails, LISP, alguma solução Open Source já existente etc.)
o.0
- Como dar credibilidade às transações realizadas através desta bolsa? (custódia, OTC, market data etc.)
O jeito que eu vejo mais significante é a "casa" arcar com os riscos. Os vendedores disponibilizam seus BTCs na casa e os compradores tb disponibilizam o dinheiro na casa. A troca então, é totalmente regulada pela casa de câmbio.
- Como financiar a operação? (estrutura de fees, manutenção tecnológica etc.)
Ae é só deixar a criatividade fluir...
[/list]
O que acham?
--
Sellaro
P-)