Obrigado pelo link. A discussão é interessante.
Logo que terminei a faculdade eu ainda tinha como objetivo passar num concurso público, garantir meu salario mensal e deixar o "burro na sombra". Por um capricho do acaso, fui passar umas férias no interior e "quase sem querer" começaram a pintar clientes, e, nessa cidadezinha remota, peguei meu primeiro trabalho, meu segundo, meu terceiro... fui esquecendo a idéia de me tornar um funcionário público, e (sem nem mesmo pensar no que estava acontecendo) fui me tornando um profissional liberal.
Passaram-se um, dois, dez anos... e eu aqui: profissional liberal. A idéia do concurso público já nem passa pela minha cabeça e, pra falar a verdade, tornei-me uma espécie de
escravo do trabalho libertário radical, contra todo o estatismo que só faz mamar nossos impostos hehe
Mas acho que "dei sorte", pois hoje em dia não é fácil tornar-se um profissional liberal ou empreendedor, haja vista o quase inexistente incentivo de nossa sociedade (não que tenha sido fácil para mim).
Para ser sincero, se eu fosse começar tudo de novo, eu teria
emigrado. Olhando para trás, sofri e sofro muito a troco de quase nada, e não sei se eu teria a energia necessária para passar por tudo que já passei novamente, até chegar na relativa estabilidade que tenho hoje.
Para aqueles que não tem a disposição de emigrar, o conselho é: faça concurso público. Tenho amigos (que inclusive se formaram junto comigo) que se tornaram funcionários públicos. Eles tem ótimos salários, estabilidade, e uma carga de trabalho
ínfima bem mais leve. (um desses amigos chegou a afirmar que no começo tentou trabalhar com seriedade, mas os colegas de "repartição" começaram a repreendê-lo, até que ele foi "obrigado" a render-se à lei do menor esforço...)
(infelizmente, idealismo não enche barriga )