Bitcoin Forum
June 14, 2024, 01:52:50 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
Author Topic: Bitcoin na declaração  (Read 3095 times)
LuanX3 (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 756
Merit: 505



View Profile
March 27, 2016, 10:25:06 AM
Last edit: April 01, 2016, 04:45:58 PM by LuanX3
 #1

Estava lendo por aí quando li que a receita disse q qlqr pessoa q tenha uma carteira com mais de R$1000 em BTC é obrigada a declara-la, algm aqui, vai fzr isso? Ou vamo td mundo continuar impedindo o governo a agir sobre qlqr moeda virtual? Quero opiniões
jpdorn
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 429
Merit: 259


View Profile
March 27, 2016, 11:44:51 AM
 #2

Declarar bitcoins? HAHAH...
LuanX3 (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 756
Merit: 505



View Profile
March 27, 2016, 01:07:19 PM
 #3

Declarar bitcoins? HAHAH...

N entendi, tu nao vai, ou a noticia eh pura bosta? To boiando mt aq
Ubertroco
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 168
Merit: 100


View Profile
March 27, 2016, 04:09:46 PM
 #4

Rapaz, acredito que eles só te forcariam a declarar se os seus BTC's estiverem em alguma exchange brasileira. Se for em carteira ou exchange de fora eles nao tem nem como saber que tu tem isso

neolinkhati
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 980
Merit: 1000


Premium


View Profile
March 27, 2016, 04:14:00 PM
 #5

Cara eu só iria declarar Bitcoins se realmente eu fosse utilizar isso em algum futuro.
Prá falar a verdade não iria declarar nunca. Somente o que fosse trocar caso isso fosse necessário.
voos
Member
**
Offline Offline

Activity: 108
Merit: 10


View Profile
March 27, 2016, 04:57:03 PM
 #6

Rapaz, acredito que eles só te forcariam a declarar se os seus BTC's estiverem em alguma exchange brasileira. Se for em carteira ou exchange de fora eles nao tem nem como saber que tu tem isso

Bitcoin é aquilo que você controla com uma chave privada. O que você tem em exchange não é bitcoins, apenas uma IOU.
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
March 27, 2016, 07:40:34 PM
 #7

Estava lendo por aí quando li que a receita disse q qlqr pessoa q tenha uma carteira com mais de R$1000 em BTC é obrigada a declara-la, algm aqui, vai fzr isso? Ou vamo td mundo continuar impedindo o governo a agir sobre qlqr moeda virtual? Quero opiniões

Eu declaro (ou melhor, declarava... esse ano estou fazendo minha última declaraçao de IR no Brasil) todas as minhas compras... não custa nada e pode ser útil no futuro. Vale lembrar que declarar patrimônio não quer (necessariamente) dizer pagar imposto...

--
voos
Member
**
Offline Offline

Activity: 108
Merit: 10


View Profile
March 28, 2016, 12:41:14 AM
 #8

Estava lendo por aí quando li que a receita disse q qlqr pessoa q tenha uma carteira com mais de R$1000 em BTC é obrigada a declara-la, algm aqui, vai fzr isso? Ou vamo td mundo continuar impedindo o governo a agir sobre qlqr moeda virtual? Quero opiniões

Eu declaro (ou melhor, declarava... esse ano estou fazendo minha última declaraçao de IR no Brasil) todas as minhas compras... não custa nada e pode ser útil no futuro. Vale lembrar que declarar patrimônio não quer (necessariamente) dizer pagar imposto...

todas as compras literalmente?! Não sabia que tinha que fazer isso..

ou quer dizer aquisição de algum bem que foi pago com bitcoin?
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
March 28, 2016, 07:43:06 AM
 #9

Estava lendo por aí quando li que a receita disse q qlqr pessoa q tenha uma carteira com mais de R$1000 em BTC é obrigada a declara-la, algm aqui, vai fzr isso? Ou vamo td mundo continuar impedindo o governo a agir sobre qlqr moeda virtual? Quero opiniões

Eu declaro (ou melhor, declarava... esse ano estou fazendo minha última declaraçao de IR no Brasil) todas as minhas compras... não custa nada e pode ser útil no futuro. Vale lembrar que declarar patrimônio não quer (necessariamente) dizer pagar imposto...

todas as compras literalmente?! Não sabia que tinha que fazer isso..

ou quer dizer aquisição de algum bem que foi pago com bitcoin?

Na verdade o que declaro é a posição mantida em 31/12 do ano em questão e o custo de aquisição, se comprei 10 bitcoins no ano e gastei 17000 nessas compras, adiciono 10 a quantidade de bitcoins e 17000 ao custo de aquisição.  Isso "justifica" que transferi X reais do meu patrimônio para um ativo, mantendo o patrimônio inalterado... lembrando que o preço dos bens e direitos não deve ser corrigido ano a ano, ou seja, sempre é declarado com o preço que foi pago (é assim que eles conseguem saber qual foi o lucro que deveria ser tributado no momento da venda).

Já a declaração das vendas é uma outra história, pois aí incide o fato gerador e o IR "pode" (dependendo de uma série de fatores), gerar imposto a pagar, mas declarar as compras não muda nada a este respeito.


Abraço,
Adriano

--
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
March 28, 2016, 01:38:03 PM
Last edit: March 28, 2016, 07:22:56 PM by girino
 #10


(...)
Já a declaração das vendas é uma outra história, pois aí incide o fato gerador e o IR "pode" (dependendo de uma série de fatores), gerar imposto a pagar, mas declarar as compras não muda nada a este respeito.

Abraço,
Adriano

Pelo contrário, ao declarar compras você dá um valor de "base" pro bitcoin, o que faz com que você pague MENOS imposto ao vender (caso atinja os valores minimos). Se você não declarar, o valor de "base" do seu bitcoin será de 0 reais, e vc vai ter de pagar imposto sobre o valor integral e não só o lucro obtido.

por exemplo:

- Compra de 100 BTC a 1000 BRL
- Venda de 100 BTC a 1700 BRL
- Valor total da venda: 1700 * 100 = 170000 BRL
- Lucro: (1700 - 1000) * 100 = 70000 BRL

Imposto se tiver declarado a compra:
(70000 - 35000) * 15% = 5250 BRL

Imposto caso não tenha declarado:
(170000 - 35000) * 15% = 20250 BRL

Edit: Corrigi erro de digitação, e veja o post do adriano porque a intepretação da faixa de isenção pode estar errada.

Advertise Here - PM for more info!
Ubertroco
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 168
Merit: 100


View Profile
March 28, 2016, 06:28:26 PM
 #11

Rapaz, acredito que eles só te forcariam a declarar se os seus BTC's estiverem em alguma exchange brasileira. Se for em carteira ou exchange de fora eles nao tem nem como saber que tu tem isso

Bitcoin é aquilo que você controla com uma chave privada. O que você tem em exchange não é bitcoins, apenas uma IOU.

Investidores nao precisam declarar AS quantias e valores nas ações que eles investem?

Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
March 28, 2016, 07:08:35 PM
Last edit: March 28, 2016, 07:37:22 PM by Adriano
 #12


(...)
Já a declaração das vendas é uma outra história, pois aí incide o fato gerador e o IR "pode" (dependendo de uma série de fatores), gerar imposto a pagar, mas declarar as compras não muda nada a este respeito.

Abraço,
Adriano

Pelo contrário, ao declarar compras você dá um valor de "base" pro bitcoin, o que faz com que você pague MENOS imposto ao vender (caso atinja os valores minimos). Se você não declarar, o valor de "base" do seu bitcoin será de 0 reais, e vc vai ter de pagar imposto sobre o valor integral e não só o lucro obtido.

por exemplo:

- Compra de 100 BTC a 1000 BRL
- Venda de 100 BTC a 1700 BRL
- Valor total da venda: 1700 * 100 = 170000 BRL
- Lucro: (1700 - 1000) * 100 = 70000 BRL

Imposto se tiver declarado a compra:
(70000 - 35000) * 15% = 5250 BRL

Imposto caso não tenha declarado:
(170000 - 35000) * 15% = 20250 BRL



Você está correto girino... eu quis simplificar falando que o fato de declarar a posse não faz com que a pessoa tenha que pagar imposto, porque este parece ser um erro frequente quando se fala em declarar bitcoins no imposto de renda (o que faz com que o imposto seja devido é o fato gerador, no caso, a venda) :-)

Mas já que entramos neste assunto, meu entendimento é que vendas (e não lucro) até R$ 35.000,00 no mês são isentas de IR, mas se passar de R$ 35.000,00 não se deve abater esse valor para calcular o IR devido. Ou seja, vendeu R$ 35.000,00 não se paga nada de IR, mas se vender 35.000,01 já precisa pagar 15% sobre o lucro de toda a operação (ou seja, não se pode simplesmente reduzir os R$ 35.000,00 como no exemplo acima para depois calcular o IR).

Adicionalmente, notei que o valor inicial possui um zero a mais R$ 700.000 ao invés de R$ 70.000.

Segundo minha interpretação, seu exemplo ficaria assim (considerando que a venda foi efetuada toda de uma vez):

Ao declarar a compra por R$ 1.000 por unidade (100.000 para o lote de 100 BTC), a venda por R$ 1.700 por unidade (R$ 170.000 para o lote) gera um lucro de R$ 70.000. Como a venda foi superior a R$ 35.000 no mês, "deve-se" pagar 15% sobre o lucro, ou seja, R$ 10.500.

Ao não se declarar, a venda de R$ 170.000 seria considerada todo lucro e "deve-se" pagar 15% sobre o lucro pois a venda foi superior a R$ 35.000 no mês. Isso dá um IR de R$ 25.500

Dá uma olhada se concorda e qualquer coisa vamos discutindo.

Abraço,
Adriano

--
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
March 28, 2016, 07:20:54 PM
 #13


(...)
Já a declaração das vendas é uma outra história, pois aí incide o fato gerador e o IR "pode" (dependendo de uma série de fatores), gerar imposto a pagar, mas declarar as compras não muda nada a este respeito.

Abraço,
Adriano

Pelo contrário, ao declarar compras você dá um valor de "base" pro bitcoin, o que faz com que você pague MENOS imposto ao vender (caso atinja os valores minimos). Se você não declarar, o valor de "base" do seu bitcoin será de 0 reais, e vc vai ter de pagar imposto sobre o valor integral e não só o lucro obtido.

por exemplo:

- Compra de 100 BTC a 1000 BRL
- Venda de 100 BTC a 1700 BRL
- Valor total da venda: 1700 * 100 = 170000 BRL
- Lucro: (1700 - 1000) * 100 = 70000 BRL

Imposto se tiver declarado a compra:
(700000 - 35000) * 15% = 99750 BRL

Imposto caso não tenha declarado:
(170000 - 35000) * 15% = 249750 BRL



Você está correto girino... eu quis simplificar falando que o fato de declarar a posse não faz com que a pessoa tenha que pagar imposto, porque este parece ser um erro frequente quando se fala em declarar bitcoins no imposto de renda (o que faz com que o imposto seja devido é o fato gerador, no caso, a venda) :-)

Mas já que entramos neste assunto, meu entendimento é que vendas (e não lucro) até R$ 35.000,00 no mês são isentas de IR, mas se passar de R$ 35.000,00 não se deve abater esse valor para calcular o IR devido. Ou seja, vendeu R$ 35.000,00 não se paga nada de IR, mas se vender 35.000,01 já precisa pagar 15% sobre o lucro de toda a operação (ou seja, não se pode simplesmente reduzir os R$ 35.000,00 como no exemplo acima para depois calcular o IR).

Adicionalmente, notei que o valor inicial possui um zero a mais R$ 700.000 ao invés de R$ 70.000.

Segundo minha interpretação, seu exemplo ficaria assim (considerando que a venda foi efetuada toda de uma vez):

Ao declarar a compra por R$ 1.000 por unidade (100.000 para o lote de 100 BTC), a venda por R$ 1.700 por unidade (R$ 170.000 para o lote) gera um lucro de R$ 70.000. Como a venda foi superior a R$ 35.000 no mês, "deve-se" pagar 15% sobre o lucro, ou seja, R$ 10.500.

Ao não se declarar, a venda de R$ 170.000 seria considerada todo lucro e "deve-se" pagar 15% sobre o lucro pois a venda foi superior a R$ 35.000 no mês. Isso dá um IR de R$ 25.500

Dá uma olhada se concorda e qualquer coisa vamos discutindo.

Abraço,
Adriano

Acho que vc tem razão nas duas correções (eu realmente coloquei um zero  amais sem querer e ele se propagou na conta), e provavelmente a minha interpretação do limite de isenção estava errado.

De qualquer forma, a ideia é que ao declarar vc está pagando bem menos imposto do que ao não declarar... Claro que se você pretende sonegar e enganar a receita, tanto faz se vc declara ou não!

P.S.: vou editar o meu post pra corrigir os zeros

Advertise Here - PM for more info!
jpouza
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2716
Merit: 1116


View Profile
March 28, 2016, 11:49:15 PM
 #14

Já abri um thread desse ( https://bitcointalk.org/index.php?topic=1018152.0 ), levando este tema à discussão, resumindo:

- Não declare se vc for peixe pequeno/mero usuário  (p. ex.  aprox. 1BTC na wallet), a chance de vc se enrolar e de dar me*** é gigante, não há pq declarar algo não regulamentado e que dizem estar mencionado numa nota técnica da Fazenda neste caso.

Fez alguma transação em Exchange nacional? Não seja monstro, não venda mais que R$ 990,00/ano por exemplo...simples assim...quanto ao comprar BTC, não vejo problema em comprar em exchanges nacionais, novamente, não seja monstro, tipo comprar 80BTC numa golada só né, vai parecer lavagem de dinheiro ou outro esquema sujo....prefira comprar e vender de particulares de confiança, são momentos inciais do BTC, todo cuidado é pouco pra vc não se ferrar e acabar tendo que pagar multa absurda no futuro ou coisa pior como penalidade quando houver regulamentação e se ela agir de forma retroativa.

Agora se vc é quem nem alguns marajás aqui, que nadam em BTC (100BTC/ano p. ex) e lucram com isso, aí o problema é mais embaixo, ou pior ainda, usou BTC na compra de um imóvel (alá Tecnisa / até 100BTC) ou vendeu seu Camaro em BTCs, aí vc vai ter que rebolar e declarar tudo amigo.

A coisa piora mais ainda quando falamos em mineração de Bitcoin, como vc vai declarar isso?!? kkk

Essa é a minha opinião.

girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
March 29, 2016, 01:08:00 AM
 #15

(...)

A coisa piora mais ainda quando falamos em mineração de Bitcoin, como vc vai declarar isso?!? kkk

(...)

Mineração vc tem de declarar como artesão autonomo, e pode deduzir o custo de eletricidade do valor do BTC pra determinar o lucro. (já teve uma discussão dessa por aqui também e um cara que minerava grandes quantidades postou sobre isso). O ideal pra mineradores é declarar mensalmente e pagar "carnê leão" quando couber.

Advertise Here - PM for more info!
jpdorn
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 429
Merit: 259


View Profile
March 29, 2016, 11:17:41 AM
 #16

Agora eu pergunto, e quem tem Ethereum e outras altcoins, precisa declarar?
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
March 29, 2016, 11:38:28 AM
 #17

Agora eu pergunto, e quem tem Ethereum e outras altcoins, precisa declarar?

Depende, se você pretende vendê-las em troca de Real no futuro, sim. Eu converteria o valor em bitcoin e declararia como bitcoin, já que o bitcoin é mais conhecido, e provavelmente você trocaria por BTC antes de vender por reais. Mas no fundo, dá na mesma, é só um "placeholder" pra dizer que vc investiu aquele valor do seu patrimonio e não sofrer bi-tributação. Você pode dizer que tem 100 mil em tampinhas de garrafa e que depois vendeu as tampinhas de garrafa. Pra receita tanto faz...

Advertise Here - PM for more info!
voos
Member
**
Offline Offline

Activity: 108
Merit: 10


View Profile
March 29, 2016, 04:42:25 PM
 #18

Rapaz, acredito que eles só te forcariam a declarar se os seus BTC's estiverem em alguma exchange brasileira. Se for em carteira ou exchange de fora eles nao tem nem como saber que tu tem isso

Bitcoin é aquilo que você controla com uma chave privada. O que você tem em exchange não é bitcoins, apenas uma IOU.

Investidores nao precisam declarar AS quantias e valores nas ações que eles investem?

São Exchange reconhecidas como bolsa e as ExchangeCoin que elas oferecem o mesmo que uma ação do ponto de vista do governo?
voos
Member
**
Offline Offline

Activity: 108
Merit: 10


View Profile
March 29, 2016, 04:43:25 PM
 #19

Agora eu pergunto, e quem tem Ethereum e outras altcoins, precisa declarar?

Provavelmente não porque elas nunca irão valer nada.
voos
Member
**
Offline Offline

Activity: 108
Merit: 10


View Profile
March 29, 2016, 04:48:55 PM
 #20

Estava lendo por aí quando li que a receita disse q qlqr pessoa q tenha uma carteira com mais de R$1000 em BTC é obrigada a declara-la, algm aqui, vai fzr isso? Ou vamo td mundo continuar impedindo o governo a agir sobre qlqr moeda virtual? Quero opiniões

Eu declaro (ou melhor, declarava... esse ano estou fazendo minha última declaraçao de IR no Brasil) todas as minhas compras... não custa nada e pode ser útil no futuro. Vale lembrar que declarar patrimônio não quer (necessariamente) dizer pagar imposto...

todas as compras literalmente?! Não sabia que tinha que fazer isso..

ou quer dizer aquisição de algum bem que foi pago com bitcoin?

Na verdade o que declaro é a posição mantida em 31/12 do ano em questão e o custo de aquisição, se comprei 10 bitcoins no ano e gastei 17000 nessas compras, adiciono 10 a quantidade de bitcoins e 17000 ao custo de aquisição.  Isso "justifica" que transferi X reais do meu patrimônio para um ativo, mantendo o patrimônio inalterado... lembrando que o preço dos bens e direitos não deve ser corrigido ano a ano, ou seja, sempre é declarado com o preço que foi pago (é assim que eles conseguem saber qual foi o lucro que deveria ser tributado no momento da venda).

Já a declaração das vendas é uma outra história, pois aí incide o fato gerador e o IR "pode" (dependendo de uma série de fatores), gerar imposto a pagar, mas declarar as compras não muda nada a este respeito.


Abraço,
Adriano

Ah sim, declarar a compra do bitcoin. Tinha entendido declarar compras usando bitcoin.

Por que acha que seria útil no futuro informar ao governo quantos bitcoins você tem?
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!