Bitcoin Forum
July 04, 2024, 03:33:31 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Dinâmica de mercado para ganhos fora de especulação.  (Read 644 times)
Dr. Philip Gonzales (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 3
Merit: 0


View Profile
February 28, 2013, 10:21:26 PM
 #1

olá,
Peco desculpas se estiver postando no lugar errado.
Estive lendo tópicos e me parece que as pessoas estão tentando ganhar em cima de especulação somente,tive uma ideia
que representarei no exemplo para abaixo e gostaria da critica dos membros por favor...

Suponha que eu fundarei uma empresa que seria um centro comercial que suprisse todas as necessidades de um cidadão desde alimentação,
entretenimento, serviços,varejo,tudo mesmo...
Essa empresa teria por exemplo 100 funcionários (que obrigatoriamente pela lei deverão receber um salario minimo,mas convenhamos em um universo de 100 funcionários poucos no atual mercado iriam ganhar apenas isso).
Dada a situação seria interessante eu pagar por exemplo um salario de 3 mil reais a alguns funcionários,sendo um salario minimo em real e o restante em bitcoin.
Como a moeda não tem no seu valor intrínseco impostos, inflação,etc, isso daria aos meus hipotéticos funcionários um grande poder de compra(visto que meu centro comercial aceitaria bitcoin em todos os estabelecimentos internos) e ao mesmo tempo todo o grande salario voltaria para minha empresa quando o funcionário em questão consumisse na minha na mesma(unica a aceitar o bitcoin na região).
Por outro lado minha empresa economiza nos impostos sobre os empregados e nos impostos incidentes sobre a PJ,
seria incrível para os dois lados,além disso a moeda poderia circular com terceiros que teriam a opcao de consumir nesse espaco dando uma maior capilaridade a rede de circulação e aceitação!


o que vocês acham?
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
February 28, 2013, 11:46:58 PM
 #2

A ideia e' fantastica mas no Brasil enfrentaria varios problemas juridicos.

O primeiro e' a questao de remunerar grande parte do salario usando bitcoins, o que pela CLT 'e entendido como "salario utilidade", e fica limitado a 30% do salario total (somando os bitcoins). Para fazer uso de salario utilidade o valor do salario em R$ deve ser condizente com uma media do mercado para a funcao e a regiao, portanto pagar R$1000 e mais X%BTC equivalente a R$2000 e' pedir pra perder na justica do trabalho.

Outro problema serio e' vender produtos de balcao usando btc, podendo-se dizer com certeza que vai ter dificuldades pra apresentar seu SPED fiscal e o Imposto de Renda. Nao preciso nem falar sobre as baixas de estoque sem entrada no caixa.

Nao e' atoa que o SPED e' processado pelo governo num super-computador apelidado de T-REX e roda softwares com nomes tipo "Harpia".


+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
Dr. Philip Gonzales (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 3
Merit: 0


View Profile
March 01, 2013, 06:13:16 AM
 #3

Então basicamente acho que ate daria pra pensar um jeito de pagar os bitcoins dentro do 30%,pois os mesmos % são  relativos se considerarmos que o governo não considera bitcoin moeda(Agora sinceramente não entendo pq o governo impõe este percentual, não faz sentido algum limitar ganhos não financeiros a um % do trabalho,pq isso acontece?).

Agora o grande problema seria este fiscal...
 minhas duvidas>
Como o bitcoin vai se estabelecer por aqui se for considerado sonegação?Como as pessoas o contabilizam?Huh?e como pagam seus impostos(se bitcoin serve justo pra sair desse roubo)Huh?

No meu estoque sairia um produto não entraria nada na hora nos livros ,porem depois que receber o bitcoin,qdo troca-lo a grana vai entrar e pagarei os impostos infelizmente,Porem porque seria ilegal tirar estoque sem receber? não poderia passar essa conta para outra conta da contabilidade ,pois ela não ficaria grande já que está limitada a um valor x da minha folha de pagamento?/

preciso de ajuda quero fazer isso num futuro próximo,nem que seja com uma moeda privada que eu mesmo crie se for o caso!
a ideia e pagar um salario ótimo e recoloca-lo no bolso sendo unica fonte de aceitação da moeda,como expliquei ;timo para os dois lados!
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
March 01, 2013, 05:22:17 PM
 #4

Na parte fiscal/contabil a conta precisa fechar em R$, NF de entrada == NF/CF de saida, senão vc se dá mal. O governo criou dezenas de mecanismos pra cercar essas vendas de balcao e hj e' dificil comprar/vender um picole sequer sem receber/emitir um cupom fiscal.

Quanto a CLT, os 30% foram criados para dar ao empregador rural, maritimo ou de regioes ermas, a possibilidade de vender aos seus empregados os bens necessarios a sua subsistencia em regioes onde nao se tem onde adquirir comida, bebida etc. Existem gambiarras para se burlar isso, e' muito facil mesmo, voce nao pode reter o salario do cidadao, mas nada impede de fazer uma "caderneta" e cobra-lo logo que o pagamento sair.

Você precisa de um bom contador e um bom advogado e ensinar tudo sobre bitcoin pra eles e com certeza conseguira fazer isso. Claro que o TI sera muito necessario pra contornar os problemas. Basta lembrar que ja existem pseudo-moedas em circulacao legalmente no Brasil, exemplo: dotz.






+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!