Grato pela força dos que tem pensamento positivo e informado.
O Mercado voltar é uma resposta que ainda não me dei.
Empreender no Brasil é uma labuta que em 99% das vezes não dá em nada. Ainda mais quando se trata de algo tão novo e polêmico como o bitcoin.
Nos sites que administro/administrava tenho clientes tanto do Brasil quando de vários países do mundo.
Da última vez que contei, eu vinha trabalhando com clientes de mais de 15 países.
Vamos ver quem adivinha de qual país que vem "ameaças" e posts de "crianças de 15 anos" sobre o problema que aconteceu? E por incrível que possa parecer, só de qual país?
Durante os tempos de Mercado óbvio que sempre recebi ataques no site, no email e até na minha conta do face.
O Mercado já sofreu erros de código, erros de servidor e outras coisas que não posso lembrar agora. Infelizmente este último foi fatal.
Vi em outro post um forista comentar que "tal site é internacional então tem mais credibilidade". Lamento se vou ofender, mas tenho certeza que esta foi a frase que os indios brasileiros utilizaram pra dar suas esposas, com o perdão da palavra, para os portugueses "comerem" quando chegaram aqui pela primeira vez. E tem sido assim até hoje!
Parece que cada Brasileiro nasce com uma estigma de que ninguém aqui presta e que tudo que vem de fora é bom. Isto esclarece porque o país está onde está.
Não precisa ser internacional pra trazer credibilidade!
Sabe qual grande exchange de bitcoin hoje que nunca sofreu o que estou sofrendo agora??? NENHUMA! Todas tiveram o seu pesadelo e se recuperaram.
Quem sabe não quebramos a regra e sejamos a única do mundo que não vai recuperar! Se depender de alguns, com certeza isto se realiza. Mas se depender da maioria, graças a Deus, não!
Não quero devagar muito, só quero compartilhar 3 aprendizados que obtive em meus 30 e tantos anos de humilde experiência de vida:
- Já morei fora do país e sei do seguinte: O brasileiro é o povo mais desunido que existe! Quando você sai do país você vê grupos de italianos, africanos, chineses e etc que tendem a se agrupar pra ficar mais seguros e etc. Os brasileiros não se agrupam, tendem a querer sempre prejudicar o outro.... isto é triste em todos os sentidos.
- Somos colônia desde o nascimento: somos colônia de países, de empresas e de idéias. Pra colonizar o Brasil só precisa de um quesito: vir de fora! Qualquer coisa que vem de fora aceitamos e até pagamos mais caro do que os mesmos que tem aqui, pq vem de fora! ...triste também.
- No Mercado o que normalmente via era o seguinte: quando alguém conhecia o Mercado e queria comprar começava a sapecar posts "muito caro", "brasileiro é especulador por isto nada vai pra frente", "por isto que nada anda no brasil", "todo mundo quer roubar todo mundo" e aí vai. Quando esta mesma pessoa tinhas bitcoins pra vender, advinha o que fazia?
Puxava os preços pra cima. Ou seja, o círculo não era quebrado. Acho que é muito parecido com a nossa política hoje. Quando está embaixo: "político ladrão", "safado fdp". Mas se tem a chance de subir, o que faz?!?!?!
Não quero devagar muito, foi só um desabafo. Doa a quem doer, agrade a quem agradar e ofenda a quem ofender.
O futuro do Mercado ainda não posso dizer. Os próximos dias dirão.
O Brasil precisa de um exchange nacional, claro que sim! A exchange é que faz o ciclo fechar. Só comprar no fórum ou site gringo não fecha o ciclo. Quem não entendeu estas últimas frases, não se preocupe, não era pra você. Quem entendeu vai concordar.
Se o Mercado fechar vai acabar o bitcoin para o Brasil? Não. Mas infelizmente tudo vai voltar com se fosse a 1 ano e meio atrás...
Sobre julgamentos que sofro aqui só tenho o seguinte a dizer: O bom julgador por si julga.
Desabafo fechado, senão vão achar que eu sou o Thiago (brincadeira Thiago).
Grato pela força e paciência.
Apenas lembrando:
O Mercado foi o que mais ficou no ar sem ser comprometido, no mundo... Isto é orgulho 100% brasileiro!
Abraços.
L.