Ainda sou novata nisto. Uso a Blockchain.info para guardar o bitcoin. O que acham?
Lamento mas nesse caso não tens bitcoins.
As chaves não te pertencem, não tens controlo sobre elas.
Recomendo-te vivamente a exportares as chaves para o teu computador, de preferência 3x guardando em dispositivos diferentes de cada vez (disco local + pen drive + disco externo ou noutro computador) - para teres a certeza que tens um ficheiro seguro - importares numa carteira local (
https://bitcoin.org/en/choose-your-wallet - opção Desktop->OS que usas) e depois de a carteira ter sincronizado desligas a mesma e fazes novamente 3 cópias de segurança dos ficheiros dessa carteira.
A título de exemplo, deixo o meu plano para desastres (infelizmente por falta de atenção minha, já utilizado com sucesso):
Sistema operativo: Linux
Carteira: Bitcoin Core (
https://bitcoin.org/en/download)
Software adicional:
- Simple Backup
- Cliente Dropbox
- Ferramentas várias do sistema operativo
- encFS
O sistema está configurado de maneira a ter uma partição encriptada com encFS num disco secundário.
A partição é montada pelo sistema operativo como é normal mas é atribuida a uma subpasta dentro da pasta DropBox dentro da minha homedir - esta é a pasta que o conteúdo aparece encriptado.
Numa pasta "Cópias" na minha homedir é montada a mesma partição mas desencriptada. Esta é a pasta raíz dos meus dados não encriptados.
Dentro desta "Cópias" tenho duas pastas: uma para backups da wallet, outra para backups da minha homedir.
Pelo sim, pelo não, a wallet.dat está devidamente protegida por password - pesquisem porquê: exemplos não faltam no google.
Uma vez por dia, graças a um script cron.daily (ou seja, não importa a que horas é executado) é feito:
- define o limite de upload do dropbox para zero bytes por segundo (para impedir o upload de ficheiros que ainda não estão fechados)
- um backup da minha homedir (que exclui pastas que não tem interesse guardar) - guardada na pasta ~/Dropbox/Cópias/Home
- um backup da pasta .bitcoin (que contém a wallet.dat) - guardada na pasta ~/Dropbox/Cópias/Bits
- define o limite de upload do dropbox para ilimitado.
Nota: o dropbox guarda o conteúdo da pasta ~/Dropbox/Cópias o qual surge encriptado (e como tal, inacessível) a seja quem for que por algum azar venha a ver acesso...
O azar que já tive foi precisamente ter-me enganado no famoso comando DD. Em vez de escrever numa SD troquei as patas e escrevi no disco...
O processo de recuperação foi simples e rápido (3h para ter tudo como estava na manhã desse dia - não perdi nada que não tinha feito nada de especial):
- Reinstalação do OS (nota, o conteúdo do disto havia sido totalmente destruído. É preferível sempre recuperar a reínstalar - isto não é windows!!!)
- Reínstalação do cliente de Dropbox
- Esperar pela sincronização
- Refazer a estructura de montagem da partição
- Montar a pasta desencriptada
- Recuperar com o Simple Backup restauration
- Reíniciar et voilá, até o wallpaper e outras preferências.
Atenção, quando aconteceu este acidente só ainda tinha um disco. A partição estava estúpidamente contida no mesmo disco...
Actualmente com dois discos não preciso de esperar pelo download do DropBox o que reduzirá o tempo perdido para uma mísera horinha.
Espero ter esclarecido o porquê da necessidade de ter cópias BOAS de segurança, como usar serviços online para ter uma cópia das mesmas (em segurança) e dado ideias para quem queira levar esta situação a sério e ter uma cópia decente de tudo o que lhe é indispensável.
Relembro que pens/discos além de serem fácilmente roubadas, têm uma certa tendência a avariarem.