Bitcoin Forum
April 26, 2024, 08:05:45 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: O que é um fork e Hardfork  (Read 3267 times)
PH300R (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 41
Merit: 0


View Profile
October 21, 2016, 01:25:53 AM
 #1

Olá pessoal ,



Vejo bastante o pessoal falar de Fork e Hardfork, alguém pode explica por favor .
Se tiver algum material de estudo agradeço.
1714161945
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714161945

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714161945
Reply with quote  #2

1714161945
Report to moderator
1714161945
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714161945

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714161945
Reply with quote  #2

1714161945
Report to moderator
1714161945
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714161945

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714161945
Reply with quote  #2

1714161945
Report to moderator
"The nature of Bitcoin is such that once version 0.1 was released, the core design was set in stone for the rest of its lifetime." -- Satoshi
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1714161945
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714161945

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714161945
Reply with quote  #2

1714161945
Report to moderator
1714161945
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714161945

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714161945
Reply with quote  #2

1714161945
Report to moderator
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
October 21, 2016, 02:12:21 AM
 #2

Olá pessoal ,



Vejo bastante o pessoal falar de Fork e Hardfork, alguém pode explica por favor .
Se tiver algum material de estudo agradeço.

Eu tenho uma série de blog posts sobre isso: http://blog.girino.org/2015/08/19/bitcoin-xt-forks-e-tudo-mais/ e http://blog.girino.org/2015/08/22/bitcoin-xt-forks-e-tudo-mais-parte-2/

versão TL;DR:

Fork é quando duas pessoas mineram o mesmo bloco ao mesmo tempo e ficam dois blocos validos como sendo o bloco mais recente da blockchain. Isso acontece o tempo todo, e assim que o bloco seguinte é minerado, ele indica qual é o bloco "certo" e o outro vira "órfão".

Hard-fork é quando alguma atualização do software da carteira cria um fork e um dos blocos novos minerados não é compativel com a carteira antiga. É o caso da ETH vs. ETC. A carteira antiga (ETC) não aceita os blocos novos minerados pela ETH (e vice versa).

Advertise Here - PM for more info!
springgers
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 294
Merit: 250


View Profile
October 21, 2016, 09:56:23 PM
 #3

Também estava procurando explicações sobre o assunto...

Já existe esse Bitcoin XT? Alguém utiliza?

Vou ler os dois artigos...
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
October 21, 2016, 10:05:13 PM
 #4

Também estava procurando explicações sobre o assunto...

Já existe esse Bitcoin XT? Alguém utiliza?

Vou ler os dois artigos...

O XT foi "natimorto". Não teve a adoção que esperavam. Ainda existe, mas sem chances de fazerem o fork. O que está "na moda" agora é o bitcoin classic. Os chineses estão apostando nele, mas mesmo assim, acho que não sai o fork não, nem mesmo com ele.

Advertise Here - PM for more info!
Loganota
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1764
Merit: 881


View Profile
October 22, 2016, 03:25:48 AM
 #5

Olá pessoal ,



Vejo bastante o pessoal falar de Fork e Hardfork, alguém pode explica por favor .
Se tiver algum material de estudo agradeço.

Eu tenho uma série de blog posts sobre isso: http://blog.girino.org/2015/08/19/bitcoin-xt-forks-e-tudo-mais/ e http://blog.girino.org/2015/08/22/bitcoin-xt-forks-e-tudo-mais-parte-2/

versão TL;DR:

Fork é quando duas pessoas mineram o mesmo bloco ao mesmo tempo e ficam dois blocos validos como sendo o bloco mais recente da blockchain. Isso acontece o tempo todo, e assim que o bloco seguinte é minerado, ele indica qual é o bloco "certo" e o outro vira "órfão".

Hard-fork é quando alguma atualização do software da carteira cria um fork e um dos blocos novos minerados não é compativel com a carteira antiga. É o caso da ETH vs. ETC. A carteira antiga (ETC) não aceita os blocos novos minerados pela ETH (e vice versa).

Girino, aproveitando seu conhecimento, poderia explicar o que seria o "51% attack"? Procurei tanto na parte em inglês, como aqui e não entendi de forma total o que aconteceria se algum minerador detivesse a maioria do poder de mineração. Ele poderia realmente manipular a blockchain à sua maneira?
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
October 22, 2016, 01:56:25 PM
 #6

(...)
Girino, aproveitando seu conhecimento, poderia explicar o que seria o "51% attack"? Procurei tanto na parte em inglês, como aqui e não entendi de forma total o que aconteceria se algum minerador detivesse a maioria do poder de mineração. Ele poderia realmente manipular a blockchain à sua maneira?

Ataque de 51% é assim:

O BTC soluciona o problema de confiança de forma probabilistica. você nunca tem certeza absoluta que um atacante vai fazer um gasto duplo e invalidar sua transação, mas vc sabe que a cada confirmação, o trabalho que ele precisa pra fazer isso aumenta, e a probabilidade dele conseguir diminui. O limite de 6 confirmações é pra garantir que um atacante com 10% do poder de processamento da rede tem uma probabilidade de menos de 1% de conseguir fazer um gasto duplo.

Essa probabilidade aumenta com o poder de processamento dele, e diminui com o numero de confirmações. Com zero confirmações a probabilidade é de 50%.

Agora entram os forks. Um cara que tenha mais de 50% do processamento da rede consegue fazer um fork dele ficar mais longo que a blockchain "principal" simplesmente porque ele minera mais rapido que o resto todo junto. Então sempre que ele quiser fazer um double spending, ele só precisa fazer um fork, mas não publicar ele. Fica minerando esse fork até ter uma cadeia longa o suficiente pra vitima aceitar a transação, então ele publica o fork todo de uma vez. O fork é mais longo que a cadeia original, então ele é automaticamente aceito como consenso, e todas as transações que estavam na blockchain original são revertidas!

Ele SEMPRE consegue isso porque ele SEMPRE minera mais rapido que os outros. A situação piora, porque, com tempo suficiente, ele pode reescrever a história da blockchain, minerando novamente blocos "passados" e construindo a cadeia desde aquele bloco até ela ficar mais longa que a principal.

Por exemplo, se ele minera 10 blocos a mais por dia que os outros, a cada dia ele consegue rescrever o passado em até 10 blocos. Se ele precisa reescrever 1 semana do passado (cerca de 1000 blocos), ele precisa de cerca de 100 dias minerando "fora da blockchain",e então publicar a chain paralela dele. Dado tempo suficiente, ele rouba inclusive os blocos que o satoshi nakamoto minerou em 2009.

Advertise Here - PM for more info!
Loganota
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1764
Merit: 881


View Profile
October 22, 2016, 07:08:22 PM
 #7

Caramba, entendi. Obrigado pela explicação. Lembro que teve alguma época ai que uma farm chinesa tinha conseguido mais de 50% e li alguma notícia sobre esse problema.
sabotag3x
Legendary
*
Online Online

Activity: 2520
Merit: 2162


Crypto Swap Exchange


View Profile
October 22, 2016, 08:02:46 PM
 #8

O loco... Então se o bitcoin que, imagino eu, deve ter um número alto de mineradores, corre este risco.. Outras altcoins "pequenas" são muito vulneráveis a isso? Isso só ocorre com PoW? e qual a solução?

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
October 22, 2016, 08:08:55 PM
 #9

O loco... Então se o bitcoin que, imagino eu, deve ter um número alto de mineradores, corre este risco.. Outras altcoins "pequenas" são muito vulneráveis a isso? Isso só ocorre com PoW? e qual a solução?

Ocorre com PoS também, basta alguem ter mais de 50% do capital para fazer stake.

A solução é mais simples que parece: quem tem 50% do poder de processamento não quer perder a galinha dos ovos de ouro, então prefere abrir mão do poder de processamento a "matar" o bitcoin com um ataque desses.

Já aconteceu com uma vez com uma exchange (não lembro qual) e ela fechou as inscrições até cair de 50% pra menos de 40%.

Em altcoins é mais complicado porque elas vivem de hype e especulação, e não tem utilidade real. Então um atacante desses pode conseguir roubar toda a blockchain e ainda assim manter o preço da moeda alto pra conseguir lucrar com isso!

Advertise Here - PM for more info!
sabotag3x
Legendary
*
Online Online

Activity: 2520
Merit: 2162


Crypto Swap Exchange


View Profile
October 23, 2016, 01:37:08 AM
 #10

O loco... Então se o bitcoin que, imagino eu, deve ter um número alto de mineradores, corre este risco.. Outras altcoins "pequenas" são muito vulneráveis a isso? Isso só ocorre com PoW? e qual a solução?

Ocorre com PoS também, basta alguem ter mais de 50% do capital para fazer stake.

A solução é mais simples que parece: quem tem 50% do poder de processamento não quer perder a galinha dos ovos de ouro, então prefere abrir mão do poder de processamento a "matar" o bitcoin com um ataque desses.

Já aconteceu com uma vez com uma exchange (não lembro qual) e ela fechou as inscrições até cair de 50% pra menos de 40%.

Em altcoins é mais complicado porque elas vivem de hype e especulação, e não tem utilidade real. Então um atacante desses pode conseguir roubar toda a blockchain e ainda assim manter o preço da moeda alto pra conseguir lucrar com isso!

Então, visto que para fazer um 51% attack no PoS, seria necessário comprar muita moeda e no final, não valeria a pena pelas minhas contas...

Então, o PoS também não deve ser perfeito, qual a fragilidade desse sistema girino? Além do 51% attack, claro...

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
Loganota
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1764
Merit: 881


View Profile
October 23, 2016, 02:14:29 AM
 #11

O loco... Então se o bitcoin que, imagino eu, deve ter um número alto de mineradores, corre este risco.. Outras altcoins "pequenas" são muito vulneráveis a isso? Isso só ocorre com PoW? e qual a solução?

Ocorre com PoS também, basta alguem ter mais de 50% do capital para fazer stake.

A solução é mais simples que parece: quem tem 50% do poder de processamento não quer perder a galinha dos ovos de ouro, então prefere abrir mão do poder de processamento a "matar" o bitcoin com um ataque desses.

Já aconteceu com uma vez com uma exchange (não lembro qual) e ela fechou as inscrições até cair de 50% pra menos de 40%.

Em altcoins é mais complicado porque elas vivem de hype e especulação, e não tem utilidade real. Então um atacante desses pode conseguir roubar toda a blockchain e ainda assim manter o preço da moeda alto pra conseguir lucrar com isso!

Pensei também nas pequenas altcoins, complicado demais isso né. Mas realmente o bitcoin parece estar mais protegido quanto a isso. O que despertou minha curiosidade sobre isso também é uma notícia que vi de o pessoal do ETH tentar fazer um 51% attack no ETC quando ele tava com aquele hype pra derrubar o ETC. Enfim, é uma coisa a se pensar.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
October 23, 2016, 03:36:44 AM
 #12

(...)

Então, visto que para fazer um 51% attack no PoS, seria necessário comprar muita moeda e no final, não valeria a pena pelas minhas contas...

Então, o PoS também não deve ser perfeito, qual a fragilidade desse sistema girino? Além do 51% attack, claro...

PoS tem um problema sério: ninguem até hoje conseguiu provar que ele é matematicamente seguro. Basicamente, suspeita-se que existam ataques diretos ao PoS que independem de vc ter 51%. Existem ataques de DoS contra PoS hoje que não são possíveis contra PoW, mas são também difíceis de serem executados. As moedas em geral criam controles pra detectar os ataques conhecidos, mas não existe uma forma de impedí-los em definitivo, até onde eu sei.

Mas realmente, PoS não é meu forte. Nunca estudei a fundo a ponto de compreender os conceitos criptográficos por trás do PoS, então só posso repassar informação de "segunda mão".

Advertise Here - PM for more info!
manoel
Member
**
Offline Offline

Activity: 72
Merit: 10


View Profile
October 28, 2016, 07:41:44 PM
 #13

(...)

Então, visto que para fazer um 51% attack no PoS, seria necessário comprar muita moeda e no final, não valeria a pena pelas minhas contas...

Então, o PoS também não deve ser perfeito, qual a fragilidade desse sistema girino? Além do 51% attack, claro...

PoS tem um problema sério: ninguem até hoje conseguiu provar que ele é matematicamente seguro. Basicamente, suspeita-se que existam ataques diretos ao PoS que independem de vc ter 51%. Existem ataques de DoS contra PoS hoje que não são possíveis contra PoW, mas são também difíceis de serem executados. As moedas em geral criam controles pra detectar os ataques conhecidos, mas não existe uma forma de impedí-los em definitivo, até onde eu sei.

Mas realmente, PoS não é meu forte. Nunca estudei a fundo a ponto de compreender os conceitos criptográficos por trás do PoS, então só posso repassar informação de "segunda mão".

girino, você entende demais cara. Tem algo que eu posso ler para entender melhor como funciona a rede? Ou até mesmo essas informações, de onde tira, além do forúm?
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
October 28, 2016, 08:39:14 PM
 #14

(...)

Então, visto que para fazer um 51% attack no PoS, seria necessário comprar muita moeda e no final, não valeria a pena pelas minhas contas...

Então, o PoS também não deve ser perfeito, qual a fragilidade desse sistema girino? Além do 51% attack, claro...

PoS tem um problema sério: ninguem até hoje conseguiu provar que ele é matematicamente seguro. Basicamente, suspeita-se que existam ataques diretos ao PoS que independem de vc ter 51%. Existem ataques de DoS contra PoS hoje que não são possíveis contra PoW, mas são também difíceis de serem executados. As moedas em geral criam controles pra detectar os ataques conhecidos, mas não existe uma forma de impedí-los em definitivo, até onde eu sei.

Mas realmente, PoS não é meu forte. Nunca estudei a fundo a ponto de compreender os conceitos criptográficos por trás do PoS, então só posso repassar informação de "segunda mão".

girino, você entende demais cara. Tem algo que eu posso ler para entender melhor como funciona a rede? Ou até mesmo essas informações, de onde tira, além do forúm?

A melhor fonte é a wiki do bitcoin: https://en.bitcoin.it/wiki/Main_Page

Agora acompanhar discussões tecnicas no forum e nos foruns das diversas moedas ajuda também. As vezes aparece uma duvida, vc googla e ela te manda pra alguma discussão antiga do forum que fala sobre o assunto. Mas tem de ter paciencia e saber procurar, porque tem muito lixo que vc tem de fuçar até achar a informação útil...

Na wiki é mais tranquilo, a informação já vem "limpa", então se tiver por lá é o lugar ideal pra aprender.

Advertise Here - PM for more info!
manoel
Member
**
Offline Offline

Activity: 72
Merit: 10


View Profile
October 28, 2016, 11:50:34 PM
 #15

(...)

Então, visto que para fazer um 51% attack no PoS, seria necessário comprar muita moeda e no final, não valeria a pena pelas minhas contas...

Então, o PoS também não deve ser perfeito, qual a fragilidade desse sistema girino? Além do 51% attack, claro...

PoS tem um problema sério: ninguem até hoje conseguiu provar que ele é matematicamente seguro. Basicamente, suspeita-se que existam ataques diretos ao PoS que independem de vc ter 51%. Existem ataques de DoS contra PoS hoje que não são possíveis contra PoW, mas são também difíceis de serem executados. As moedas em geral criam controles pra detectar os ataques conhecidos, mas não existe uma forma de impedí-los em definitivo, até onde eu sei.

Mas realmente, PoS não é meu forte. Nunca estudei a fundo a ponto de compreender os conceitos criptográficos por trás do PoS, então só posso repassar informação de "segunda mão".

girino, você entende demais cara. Tem algo que eu posso ler para entender melhor como funciona a rede? Ou até mesmo essas informações, de onde tira, além do forúm?

A melhor fonte é a wiki do bitcoin: https://en.bitcoin.it/wiki/Main_Page

Agora acompanhar discussões tecnicas no forum e nos foruns das diversas moedas ajuda também. As vezes aparece uma duvida, vc googla e ela te manda pra alguma discussão antiga do forum que fala sobre o assunto. Mas tem de ter paciencia e saber procurar, porque tem muito lixo que vc tem de fuçar até achar a informação útil...

Na wiki é mais tranquilo, a informação já vem "limpa", então se tiver por lá é o lugar ideal pra aprender.

Obrigado de verdade. Espero aprender mais.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!