Bitcoin Forum
May 03, 2024, 04:40:04 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: 'Economia & Mercado', uma sugestão.  (Read 1296 times)
Zhuravlick (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
April 20, 2013, 07:21:57 AM
Last edit: April 20, 2013, 01:00:29 PM by Zhuravlick
 #1

Caros,

Antes de mais nada, quero esclarecer que sou novo por aqui. Como tal, tudo que eu disser é baseado em minha observação e não é de modo algum um julgamento do status quo. Eu sou a favor do debate, sempre.

Percebi que o subfórum 'Economia & Mercado' está praticamente tomado pelos registros de transações entre os foristas. Considero estes registros de extrema importância para a comunidade.

Entretanto, não pude deixar de notar que na raiz do Bitcointalk.org esses dois temas possuem seus fóruns bem separados, a saber: 'Economics' e 'Marketplace'.

O fórum 'Economics' possui uma extensa lista de tópicos sobre a economia do BTC, seus aspectos financeiros e as informações relevantes para os que vêem no BTC um negócio não só de oportunidade, mas também de longo prazo.

Já o fórum 'Marketplace' possui tudo o que se refere ao mercado de BTC em si, principalmente o que tange a troca de outras moedas por BTC.

Apesar do pouco tempo que tenho na comunidade, pude notar que há três grandes grupos de usuários:

  • Especuladores: enxergam o BTC sob a luz do lucro com a volatilidade e rápida adoção.
  • Tecnólogos: foco nos bit & bytes, mining e outras tecnicidades.
  • Economistas: tratam todo o tema do BTC como algo de longo prazo, da teoria ao teorema.

Todos eles são importantes e complementares entre si. Um não vive sem o outro. E a partir desta complementaridade vem a minha sugestão.

Qual a possibilidade de haver uma separação do subfórum 'Economia & Mercado' em dois, um 'Economia' e outro 'Mercado'?

Como está hoje, o pessoal tecnólogo já possui o seu espaço no subfórum 'Garimpo de Bitcoins'. Já o subfórum 'Economia & Mercado' tem sido usado quase que completamente pelos especuladores. Deste modo, os economistas ficam com o fórum 'Português' para, em meio a muitas outras coisas bastante genéricas, pulverizar um conhecimento que pode ser de grande valia para toda a comunidade se for feita de modo mais organizado.

A criação dos subfóruns 'Economia' e 'Mercado' poderia resolver esta questão.

Fica a sugestão para o debate. Ainda que nada mude na organização dos fóruns a partir dela, a discussão sobre o tema será saudável.

Atenciosamente,

Atualização: eu não faço a mínima idéia da dificuldade ou negociações necessárias para criar um novo subfórum em um fórum local. Portanto, se os moderadores considerarem minha sugestão absurda em função disso, simplesmente desconsiderem-na.
1714754404
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714754404

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714754404
Reply with quote  #2

1714754404
Report to moderator
Each block is stacked on top of the previous one. Adding another block to the top makes all lower blocks more difficult to remove: there is more "weight" above each block. A transaction in a block 6 blocks deep (6 confirmations) will be very difficult to remove.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1714754404
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714754404

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714754404
Reply with quote  #2

1714754404
Report to moderator
DzK
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 12
Merit: 0


View Profile
April 20, 2013, 11:29:27 AM
 #2

Acho uma ótima idéia  Smiley
TioBit
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 126
Merit: 100


View Profile
April 20, 2013, 11:59:32 AM
 #3

+ 1
moises0194
Member
**
Offline Offline

Activity: 98
Merit: 10


View Profile
April 20, 2013, 02:02:29 PM
 #4

+2
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
April 20, 2013, 05:14:48 PM
 #5

Sugiro além dessa proposta também criar outros dois grupos:

1. Novatos: qualquer usuario com menos de 50 posts só pode postar aqui.
2. Tema Livre: pra comentar qualquer coisa, e assim livrar o forum principal de tanta bagunça.


+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
2501
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 868
Merit: 1000


Impossible is Nothing


View Profile WWW
April 20, 2013, 07:22:16 PM
 #6

Devido ao aumento do numero de membros do fórum (português), em breve teremos mais um subgrupo

Bitrated user: Allex.
rudrigorc2
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1064
Merit: 1000



View Profile
April 20, 2013, 07:28:49 PM
 #7

Opinião: acho sensato que traders profissionais evitem se cadidatar ou ser moderador/staff neste fórum.
ThiagoCMC
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
April 20, 2013, 07:44:30 PM
 #8


....

Compartilho da mesma.

Então não teremos mais nenhum moderador/staff, em todo o fórum... Dúvido que alguém aqui, não negocia Bitcoins em um momento ou outro.
midasolimpo
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 35
Merit: 0


View Profile
April 20, 2013, 07:46:32 PM
 #9

boa ideia  Grin
2501
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 868
Merit: 1000


Impossible is Nothing


View Profile WWW
April 20, 2013, 07:47:41 PM
 #10

Opinião: acho sensato que traders profissionais evitem se cadidatar ou ser moderador/staff neste fórum.


Rudrigorc2

Todos aqui compram e vendem! De uma forma ou de outra todos somos traders

Agora me chamar de profissional, nem tenho como responder.... Acho que só posso agradecer!!

Bitrated user: Allex.
duduqa
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 303
Merit: 250


View Profile
April 20, 2013, 08:11:55 PM
 #11

Uma seção exclusiva de economia seria deveras apreciada.

Si vis pacem, para bellum
ThiagoCMC
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
April 20, 2013, 08:19:03 PM
 #12

Sugiro além dessa proposta também criar outros dois grupos:

1. Novatos: qualquer usuario com menos de 50 posts só pode postar aqui.
2. Tema Livre: pra comentar qualquer coisa, e assim livrar o forum principal de tanta bagunça.


Sub-grupo "Novatos" em processo de configuração.
person
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 315
Merit: 250



View Profile WWW
April 20, 2013, 09:31:46 PM
 #13

Sugiro além dessa proposta também criar outros dois grupos:

1. Novatos: qualquer usuario com menos de 50 posts só pode postar aqui.
2. Tema Livre: pra comentar qualquer coisa, e assim livrar o forum principal de tanta bagunça.


Sub-grupo "Novatos" em processo de configuração.

O limite vai ser 50? to ferrado Smiley
2501
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 868
Merit: 1000


Impossible is Nothing


View Profile WWW
April 20, 2013, 09:34:49 PM
 #14

Sugiro além dessa proposta também criar outros dois grupos:

1. Novatos: qualquer usuario com menos de 50 posts só pode postar aqui.
2. Tema Livre: pra comentar qualquer coisa, e assim livrar o forum principal de tanta bagunça.


Sub-grupo "Novatos" em processo de configuração.

O limite vai ser 50? to ferrado Smiley

vai escrevendo ae rs

Bitrated user: Allex.
Zhuravlick (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
April 21, 2013, 12:56:24 AM
 #15

Fico feliz ao ver que o debate ganhou tração. Como newbie e com menos de 50 posts eu vou ficar restrito ao novo subfórum 'novatos' por um tempo. Fui mordido pela minha própria proposta. Mas se é para o bem maior, não tenho argumentos para rebater a nova regra e devo considerá-la bem-vinda.

Sobre a sugestão de deixar os 'traders profissionais' fora do escopo de moderação/admin, devo dizer que não concordo com ela. Essas pessoas, em tese, conhecem mais a fundo o tema. Podem até não caracterizarem os perfis ideais para tais funções (li a palavra 'cartel' no #bitcon-bra noite passada), mas isso é discutível. O fato é que elas tem um envolvimento diário com o tema e, per se, esse argumento as qualifica para administrar e moderar os demais. A liderança não me preocupa... o que me preocupa é o congelamento da liderança, o que vai contra os princípios anárquicos e distribuídos embutidos na essência do P2P (bittorrent, bitcoin etc).

That's my two satoshis.
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
April 21, 2013, 01:24:53 AM
 #16

Fico feliz ao ver que o debate ganhou tração. Como newbie e com menos de 50 posts eu vou ficar restrito ao novo subfórum 'novatos' por um tempo. Fui mordido pela minha própria proposta. Mas se é para o bem maior, não tenho argumentos para rebater a nova regra e devo considerá-la bem-vinda.

Sobre a sugestão de deixar os 'traders profissionais' fora do escopo de moderação/admin, devo dizer que não concordo com ela. Essas pessoas, em tese, conhecem mais a fundo o tema. Podem até não caracterizarem os perfis ideais para tais funções (li a palavra 'cartel' no #bitcon-bra noite passada), mas isso é discutível. O fato é que elas tem um envolvimento diário com o tema e, per se, esse argumento as qualifica para administrar e moderar os demais. A liderança não me preocupa... o que me preocupa é o congelamento da liderança, o que vai contra os princípios anárquicos e distribuídos embutidos na essência do P2P (bittorrent, bitcoin etc).

That's my two shitoshi dice.

Sem alongar no assunto, apenas com proposito de esclarecer, deixem-me explicar o contexto em que a palavra "cartel" comumente aparece no canal #bitcoin-bra.

Logo que o MB saiu do ar o comercio de bitcoins praticamente paralisou no Brasil, e para não cessar de vez, um grupo de usuários iniciaram de forma anarquica, a comercialização independente de bitcoins pelo forum e pelo chat.
Como estavamos sem referencia de preço em BRL houve uma reunião no chat e foi sugerido adotar o preço estimado de 18% acima do valor em USD.
O valor de 18% foi calculado levando em consideração a dificuldade e morosidade para envio de dinheiro para o MTGOX, de onde os bitcoins são importados para venda no Brasil, além do lucro minimo esperado.

*Eu sinceramente acho que esse valor de 18% é muito aquém da realidade, deveria ser 30%, mas por enquanto estamos apenas tentando manter a chama acesa, até o OTC entrar em operação.

A esse acordo deu-se o nome jocoso de "bitcartel", mas se trata apenas de uma piada, nada realmente sério.

Um cartel de verdade impediria outras pessoas de vender abaixo do preço praticado, o que obviamente é impossível.

Obs: para aqueles que ainda acham que 18% é caro, sugiro um experimento, compre R$1000 no chat a 18% e no mesmo dia pague um boleto de R$1000 no bitinstant, quando você receber seus bitcoins do bitinstant saberá que fez ótimo negócio a 18%.


+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
Zhuravlick (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
April 21, 2013, 01:38:09 AM
 #17

O valor de 18% foi calculado levando em consideração a dificuldade e morosidade para envio de dinheiro para o MTGOX, de onde os bitcoins são importados para venda no Brasil, além do lucro minimo esperado.

*Eu sinceramente acho que esse valor de 18% é muito aquém da realidade, deveria ser 30%, mas por enquanto estamos apenas tentando manter a chama acesa, até o OTC entrar em operação.

Muito obrigado pela contextualização, algorista!

Eu realmente desconhecia a origem da correlação da expressão 'cartel' com o cenário interno ao qual ela é aplicada. Acredito que muitos novatos também desconhecem, e sua explicação é bastante elucidativa neste sentido.

Devo concordar com você que 18%, neste contexto, é uma margem relativamente baixa. Não teria problemas em compreender uma margem livre de até 35% neste negócio. (mesmo estando certo de que muitos vão me crucificar por esta afirmação.)

Atenciosamente,
2501
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 868
Merit: 1000


Impossible is Nothing


View Profile WWW
April 21, 2013, 01:39:30 AM
 #18

Fico feliz ao ver que o debate ganhou tração. Como newbie e com menos de 50 posts eu vou ficar restrito ao novo subfórum 'novatos' por um tempo. Fui mordido pela minha própria proposta. Mas se é para o bem maior, não tenho argumentos para rebater a nova regra e devo considerá-la bem-vinda.

Sobre a sugestão de deixar os 'traders profissionais' fora do escopo de moderação/admin, devo dizer que não concordo com ela. Essas pessoas, em tese, conhecem mais a fundo o tema. Podem até não caracterizarem os perfis ideais para tais funções (li a palavra 'cartel' no #bitcon-bra noite passada), mas isso é discutível. O fato é que elas tem um envolvimento diário com o tema e, per se, esse argumento as qualifica para administrar e moderar os demais. A liderança não me preocupa... o que me preocupa é o congelamento da liderança, o que vai contra os princípios anárquicos e distribuídos embutidos na essência do P2P (bittorrent, bitcoin etc).

That's my two shitoshi dice.

Sem alongar no assunto, apenas com proposito de esclarecer, deixem-me explicar o contexto em que a palavra "cartel" comumente aparece no canal #bitcoin-bra.

Logo que o MB saiu do ar o comercio de bitcoins praticamente paralisou no Brasil, e para não cessar de vez, um grupo de usuários iniciaram de forma anarquica, a comercialização independente de bitcoins pelo forum e pelo chat.
Como estavamos sem referencia de preço em BRL houve uma reunião no chat e foi sugerido adotar o preço estimado de 18% acima do valor em USD.
O valor de 18% foi calculado levando em consideração a dificuldade e morosidade para envio de dinheiro para o MTGOX, de onde os bitcoins são importados para venda no Brasil, além do lucro minimo esperado.

*Eu sinceramente acho que esse valor de 18% é muito aquém da realidade, deveria ser 30%, mas por enquanto estamos apenas tentando manter a chama acesa, até o OTC entrar em operação.

A esse acordo deu-se o nome jocoso de "bitcartel", mas se trata apenas de uma piada, nada realmente sério.

Um cartel de verdade impediria outras pessoas de vender abaixo do preço praticado, o que obviamente é impossível.

Obs: para aqueles que ainda acham que 18% é caro, sugiro um experimento, compre R$1000 no chat a 18% e no mesmo dia pague um boleto de R$1000 no bitinstant, quando você receber seus bitcoins do bitinstant saberá que fez ótimo negócio a 18%.



Algorista

Como sempre muito claro e obejtivo.

Faço minhas as suas palavras.

Bitrated user: Allex.
Capri
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 56
Merit: 0



View Profile
April 21, 2013, 11:54:53 AM
 #19

Novatos \o
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!