Bitcoin Forum
May 28, 2024, 02:01:33 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Pergunta: Arrecadação de impostos no Brasil e bitcoins.  (Read 2746 times)
chicortiz (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 1
Merit: 0


View Profile
April 22, 2013, 10:44:12 PM
 #1

Olá pessoal!

Semana de entrega do imposto de renda pessoa física aqui no Brasil, achei a dúvida pertinente XD. Vasculhei o forum em busca de informações mais específicas, mas só encontrei informações gringas sobre o assunto. Existe alguma literatura sobre bitcoins e arrecadação de impostos ou recolhimento de taxas? Creio que só na conversão de bitcoins para Reais seria plausível cobrar impostos certo? (Ou seja compra e venda de bitcoins a partir de dinheiro "físico").

Muito obrigado por ler este post,

Ortiz
andrehorta
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1261
Merit: 1000


View Profile WWW
April 23, 2013, 01:36:23 AM
 #2

Umas das vantagens de movimentar btc é que não paga imposto.

o problema é quando sua conta começar a movimentar mais de 10mil por mês...
DanielBTC
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 788
Merit: 1001



View Profile WWW
April 23, 2013, 02:27:05 AM
 #3

Enquanto você não voltar pro Real, nao tem imposto.
Assim que voce voltar pro Real tem que declarar. Se não fizer isso corre alguns riscos.

Ou seja, não volte pro Real ;-)


[Daniel BTC] - 9 AB (after bitcoin)
http://www.usandobitcoin.com.br - Bitcoin para Iniciantes
OTC: DanielBTC Bitrated user: DanielBTC.
2501
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 868
Merit: 1000


Impossible is Nothing


View Profile WWW
April 23, 2013, 02:46:55 AM
 #4

pra informação geral

Movimentação bancaria, pode ser sim, considerado pelo leão como prova de renda.

Bitrated user: Allex.
diegodos
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 448
Merit: 251



View Profile
April 23, 2013, 12:45:03 PM
 #5

No caso de uma movimentação grande de vez em nunca? Já vendi um imóvel a um valor x, ficou em minha conta por um período , o banco me pediu uma explicação do valor e ponto final aparentemente ...
ThiagoCMC
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
April 23, 2013, 04:59:11 PM
 #6

Movimentações puramente em Bitcoins, são livres! Não declare nada.

Se mexer com Reais no seu Banco, daí você ainda TEM que declarar (mas isso irá acabar), deixa só o Governo cair e essa tal de democracia ficar para a história, que a vida em sociedade ficará muito melhor!

Abx!
Thiago
NiLO
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 14
Merit: 0


View Profile
April 24, 2013, 10:10:38 AM
 #7

E quanto ao paypal? Alguém sabe se é necessário declarar também?
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
April 24, 2013, 11:14:52 AM
 #8

E quanto ao paypal? Alguém sabe se é necessário declarar também?

Sem dúvida alguma, só não sei como pear as informações pra que seja colocada na declaração.

English <-> Brazilian Portuguese translations
2501
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 868
Merit: 1000


Impossible is Nothing


View Profile WWW
April 24, 2013, 04:58:35 PM
 #9

E quanto ao paypal? Alguém sabe se é necessário declarar também?

Sem dúvida alguma, só não sei como pear as informações pra que seja colocada na declaração.

Arrume um advogado tributarista para resolver esse caso. Só um advogado bom nessa area pode  t dar uma resposta mais exata.

Bitrated user: Allex.
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
April 24, 2013, 05:00:30 PM
 #10

E quanto ao paypal? Alguém sabe se é necessário declarar também?

Sem dúvida alguma, só não sei como pear as informações pra que seja colocada na declaração.

Arrume um advogado tributarista para resolver esse caso. Só um advogado bom nessa area pode  t dar uma resposta mais exata.

Ou algum consultor financeiro.

English <-> Brazilian Portuguese translations
Arbalest
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 2
Merit: 0


View Profile
April 25, 2013, 10:59:07 AM
 #11

Enquanto seus lucros com bitcoins forem dentro da sua margem de renda anual paga por CNPJ, acredito que não seja "preciso" declarar afinal tu tem como provar que aquilo já era sua renda.

EX: Recebeu do seu emprego tradicional 100 mil em 1 ano, desses 100mil tu gastou 90 mil com despezas e economizou 10mil, mas ganhou com bitcoins e afins 30 mil por exemplo e tem 40mil na sua conta bancária no final do ano.

SE a Receita não tem como saber que você gastou os 90 mil, afinal de contas muitos gastos não ficam vinculados ao seu CPF, e nem são rastreáveis, como vão saber que os 40 mil na sua conta 30mil desses são de outras fontes, a menos que quem negociou bitcoin com você declare a receita que te pagou X MIL nesse ano, acho que ninguem faz isso certo?

Agora se a EXCHANGE for prestar contas a receita com o SEU CPF ferrou, ai a solução seria negociações mão-a-mão de bitcoins, mas dependendo dos valores ficaria completamente arriscado.

Não tenho nada contra pagar impostos, afinal muitos países tem impostos muito maiores que os do Brasil, o problema é que não temos absolutamente nada em retorno desse governo nojento.
ricardinho
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 2
Merit: 0


View Profile
April 26, 2013, 12:36:44 AM
 #12

Olá pessoal!

Semana de entrega do imposto de renda pessoa física aqui no Brasil, achei a dúvida pertinente XD. Vasculhei o forum em busca de informações mais específicas, mas só encontrei informações gringas sobre o assunto. Existe alguma literatura sobre bitcoins e arrecadação de impostos ou recolhimento de taxas? Creio que só na conversão de bitcoins para Reais seria plausível cobrar impostos certo? (Ou seja compra e venda de bitcoins a partir de dinheiro "físico").

Muito obrigado por ler este post,

Ortiz

Eu sempre me perguntei como trazer brl para gastar aqui sem o leão tentar me morder.

Bom, eu faço o seguinte (Lembrando que uso o btc como forma de ganhar um "extra").

Para trade uso Mtgox e o btc-e.

Quando o btc rende uma quantia considerável, transfiro btc para o virwox, vendo como linden dolar e vendo os linden em usd e transfiro para o neteller.

No Neteller tem o cartão Net+ pre pago que eu uso para sacar e para fazer compras onde tem POS mastercard.

Lembrando que nessa venda btc/linden/usd tem uma pequena perda com cotações e taxas de corretagem.

E tem também a taxa de conversão do Neteller (2.95%) e taxa sobre saque (12 ~ 15 brl).

Na minha opinião, o melhor jeito sem ter que ficar se preocupando com bancos que avisam a receita caso movimente mais de 10k brl em um mês.
akipfer
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 294
Merit: 250



View Profile WWW
April 26, 2013, 03:28:55 AM
 #13

Movimentações puramente em Bitcoins, são livres! Não declare nada.

Se mexer com Reais no seu Banco, daí você ainda TEM que declarar (mas isso irá acabar), deixa só o Governo cair e essa tal de democracia ficar para a história, que a vida em sociedade ficará muito melhor!

Abx!
Thiago
governo não há de cair amigo. Cheesy
se tem algo que pode cair, somos nós haha

BTC 1LDZwmLNULuEKPANry5DTbH5seLKwph8ua         | [WebSite off] coopersite.com.br | Aceitaremos Moedas como pgto | Procurando franqueados!
LTC  LYMQwZbBHK2kdD7SJnxCnn8NcwbiFAmgnV        | [Twitter] https://twitter.com/allankipfer
[M.B.] Rules - [M.B.]-[Mercado Bitcoin] Esta da hora!   | [Facebook] http://www.facebook.com/allan.kipfer.tbo
Mark_Twain
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 180
Merit: 100



View Profile
April 26, 2013, 08:05:57 AM
 #14

O governo é uma fraude: cabide de empregos, cargos comissionados, desvio de dinheiro, lavagem de dinheiro, roubo de dinheiro público, caixa 2, eleições compradas, compra de votos, influência política, pão e circo, monopólio da violência, hospitais sucateados, escolas sucateadas, prisões: escolas de criminosos, lei injusta, proibição da maconha entre outras substancias, 'guerra contra as drogas' - guerra contra os indivíduos, regulamentação insipiente, códigos florestais revisados -desmatamento acelerado, bancada de ruralistas, exploração e desperdício de recursos naturais, subsídio para corporações que são mais poderosas que países inteiros, destruição da biodiversidade -   criação de lixo desenfreadamente, "não há recursos" porém "mamam nas tetas", corrupção, mentiras, manipulações, oligarquias, concessões de rádio e tv, serviço público ineficiente, burocracia, bancos centrais, taxas de inflação, dívidas movendo a "economia": de indivíduos, de estados, de países - escravidão moderna, pobreza, contaminação dos lençóis freáticos, rios, lagoas, mares, resistência à tecnologias que ameaçam o status quo, establishment... revista veja... rede globo... ditadura...   E ainda vem me encher o saco para pagar impostos??? Sugestão: Mudar o título desse post para: "Pergunta: Como evitar a criminosa arrecadação de impostos do Brasil usando Bitcoins".

Litecoins donations: LUNrACL2GoC8RhHqJbd4k2GnqX2xjixooY
Bitcoins donations: 1AWcSjq96oa5tqLyqPG2U729AzGPZW9aW4
djonifilho
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 14
Merit: 0



View Profile
May 07, 2013, 02:49:27 AM
 #15

Enquanto você não vai pro Real, tá no céu.

Sobre a movimentação bancária, os bancos e empresas de cartão de crédito são obrigado, por meio da DIMOF (Declaração de informações sobre movimentação financeira) e DCRED (declaração de operação com cartão de crédito), a declarar operações com valores maiores que 5.000 reais. A principal aplicação chama-se Evolução Patrimonial. Ela cruza com seus rendimentos e bens na Declaração de Imposto de Renda, e inclusive para saber se você era obrigado ou não a declarar.

Ex: eu ganho 678,00 por mês. Meu banco informou pra Receita que eu realizei 3 depósitos de 5 mil reais, totalizando 15.000,00, durante o ano. 678 * 12, desconsiderando os gastos, dá um pouco mais de 8 mil. E os outros 7 mil vieram de onde? Se eu não declarei, a Receita me chama pras conversas, me dá multa e ainda tenho de pagar o imposto sobre esse valor com juros.

Ah, mas eu emprestei minha conta pra alguns amigos... então chame-os pra pagar esse imposto e multa, porque a Receita não quer saber disso, rs. O mesmo vale pra cartão de crédito, que é muito mais comum.

Sobre o PagSeguro/Paypal, esse valor tem de ser declarado, como rendimento tributável. Mas se eu ganho 2.000 no PagSeguro, transfiro 500,00 a título de corretagem, por exemplo, esse imposto deve incidir apenas sobre 1.500.

Acho que, assim como os bancos, eles estão obrigados a DCRED e DIMOF, informando valores acima de 5 mil reais, e se você teve dois recebimentos de 6.000 por exemplo, e declarou que recebeu nos rendimentos 15.000, eles não vão atrás, pois os valores vão bater.
akipfer
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 294
Merit: 250



View Profile WWW
May 07, 2013, 05:10:24 AM
 #16

Movimentações puramente em Bitcoins, são livres! Não declare nada.

Se mexer com Reais no seu Banco, daí você ainda TEM que declarar (mas isso irá acabar), deixa só o Governo cair e essa tal de democracia ficar para a história, que a vida em sociedade ficará muito melhor!

Abx!
Thiago

governo cair? hehe tais é loko Cheesy

BTC 1LDZwmLNULuEKPANry5DTbH5seLKwph8ua         | [WebSite off] coopersite.com.br | Aceitaremos Moedas como pgto | Procurando franqueados!
LTC  LYMQwZbBHK2kdD7SJnxCnn8NcwbiFAmgnV        | [Twitter] https://twitter.com/allankipfer
[M.B.] Rules - [M.B.]-[Mercado Bitcoin] Esta da hora!   | [Facebook] http://www.facebook.com/allan.kipfer.tbo
akipfer
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 294
Merit: 250



View Profile WWW
May 07, 2013, 05:24:36 AM
 #17

O governo é uma fraude: cabide de empregos, cargos comissionados, desvio de dinheiro, lavagem de dinheiro, roubo de dinheiro público, caixa 2, eleições compradas, compra de votos, influência política, pão e circo, monopólio da violência, hospitais sucateados, escolas sucateadas, prisões: escolas de criminosos, lei injusta, proibição da maconha entre outras substancias, 'guerra contra as drogas' - guerra contra os indivíduos, regulamentação insipiente, códigos florestais revisados -desmatamento acelerado, bancada de ruralistas, exploração e desperdício de recursos naturais, subsídio para corporações que são mais poderosas que países inteiros, destruição da biodiversidade -   criação de lixo desenfreadamente, "não há recursos" porém "mamam nas tetas", corrupção, mentiras, manipulações, oligarquias, concessões de rádio e tv, serviço público ineficiente, burocracia, bancos centrais, taxas de inflação, dívidas movendo a "economia": de indivíduos, de estados, de países - escravidão moderna, pobreza, contaminação dos lençóis freáticos, rios, lagoas, mares, resistência à tecnologias que ameaçam o status quo, establishment... revista veja... rede globo... ditadura...   E ainda vem me encher o saco para pagar impostos??? Sugestão: Mudar o título desse post para: "Pergunta: Como evitar a criminosa arrecadação de impostos do Brasil usando Bitcoins".

Enquanto você escreveu isso, poderia ter feito algo útil, sei la oque, talvez algo do tipo, greve, ou coisa do tipo, porque FALAR MAL? só isso NÃO AJUDA.

Ajuda em fazer algo.
se você não quer isso que você disse, não seja corrupto em primeiro lugar(não estou dizendo que que é, só uma expressão).
Não vote em tiririca também, não aceite sacolão, não aceita NADA, NADA que não seja algo que deve feito.
Jamais votar em alguém que tem fixa suja, que ja provo não prestar, Bahia ta igual faz tempo...quem ta la faz tempo....?
mesma 'família' a mais de 15-20 anos.
Não façam isso, não ajudem vizinho se candidatar por ajudar, se votou cobra oque foi prometido, mas cobra mesmo, faça até greve se preciso.
NÃO SEJA PARTIDÁRIO TAMBÉM, isso aqui deveria ser a primeira coisa eu acho. Votem em quem faz algo, não no partido(lembra de Bahia? acabei de falar...) entra alguém do partido, fazem um jeito pra 'tirar' o moço do caminho, e la se volta tudo igual...como faz a alguns anos..
Bahia foi referencia,a existe isso em TODO Brasil, inclusive em  minha Santa Catarina.
o cara aqui é fiscal da fazenda, e passa em TODAS empresas, pedindo voto. Se ele não ganhar, ta todos ferrado...sempre ganhou ele, porque sera?
Esse tipo de pessoas(lê-se cargo) não poderia de maneira alguma, ter esse tipo de candidatura, não poderia deixar alguém com influencia tomar conta do poder, JAMAIS ISSO, JAMAIS!

Então antes de falar, só falar mal do nosso pais, por favor se olhar no espelho.
Brasil ta feio sim, mas não é por isso que vamos deixar ele de lado e só falar mal dele, Vamos fazer algo por ele então.
Do contrario, melhor ficar quieto que vez!

BTC 1LDZwmLNULuEKPANry5DTbH5seLKwph8ua         | [WebSite off] coopersite.com.br | Aceitaremos Moedas como pgto | Procurando franqueados!
LTC  LYMQwZbBHK2kdD7SJnxCnn8NcwbiFAmgnV        | [Twitter] https://twitter.com/allankipfer
[M.B.] Rules - [M.B.]-[Mercado Bitcoin] Esta da hora!   | [Facebook] http://www.facebook.com/allan.kipfer.tbo
Mark_Twain
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 180
Merit: 100



View Profile
May 07, 2013, 11:33:48 PM
 #18


Enquanto você escreveu isso, poderia ter feito algo útil, sei la oque, talvez algo do tipo, greve, ou coisa do tipo, porque FALAR MAL? só isso NÃO AJUDA.

Ajuda em fazer algo.
se você não quer isso que você disse, não seja corrupto em primeiro lugar(não estou dizendo que que é, só uma expressão).
Não vote em tiririca também, não aceite sacolão, não aceita NADA, NADA que não seja algo que deve feito.
Jamais votar em alguém que tem fixa suja, que ja provo não prestar, Bahia ta igual faz tempo...quem ta la faz tempo....?
mesma 'família' a mais de 15-20 anos.
Não façam isso, não ajudem vizinho se candidatar por ajudar, se votou cobra oque foi prometido, mas cobra mesmo, faça até greve se preciso.
NÃO SEJA PARTIDÁRIO TAMBÉM, isso aqui deveria ser a primeira coisa eu acho. Votem em quem faz algo, não no partido(lembra de Bahia? acabei de falar...) entra alguém do partido, fazem um jeito pra 'tirar' o moço do caminho, e la se volta tudo igual...como faz a alguns anos..
Bahia foi referencia,a existe isso em TODO Brasil, inclusive em  minha Santa Catarina.
o cara aqui é fiscal da fazenda, e passa em TODAS empresas, pedindo voto. Se ele não ganhar, ta todos ferrado...sempre ganhou ele, porque sera?
Esse tipo de pessoas(lê-se cargo) não poderia de maneira alguma, ter esse tipo de candidatura, não poderia deixar alguém com influencia tomar conta do poder, JAMAIS ISSO, JAMAIS!

Então antes de falar, só falar mal do nosso pais, por favor se olhar no espelho.
Brasil ta feio sim, mas não é por isso que vamos deixar ele de lado e só falar mal dele, Vamos fazer algo por ele então.
Do contrario, melhor ficar quieto que vez!

Eu não falei mal apenas do Brasil, me referi ao sistema político econômico vigente no mundo. Discordo com os políticos, acredito que meu voto neles é passivo, indiferente, inútil e em vão. Prefiro votar com o meu dinheiro: meu voto vai para as criptomoedas.

Litecoins donations: LUNrACL2GoC8RhHqJbd4k2GnqX2xjixooY
Bitcoins donations: 1AWcSjq96oa5tqLyqPG2U729AzGPZW9aW4
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!