Bitcoin Forum
April 19, 2024, 06:43:02 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 26.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
Author Topic: Dúvidas técnicas / Software de Código Aberto  (Read 2265 times)
Kromos (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 22
Merit: 1


View Profile WWW
May 12, 2017, 03:15:51 PM
 #1

Oi pessoal tenho algumas dúvidas que a princípio são bobas, mas pesquisei muitas delas e não ficaram claras para mim.

1 - O Software Bitcoin Core, sendo um software de código aberto onde pessoas podem contribuir com melhorias, isso não pode ser um problema? Eu queria saber como funciona a edição desse código, sendo público, qualquer um pode acessar e editar? Precisa de alguma autorização de alguém "maior"?

2 - Sendo o Bitcoin um software, as suas caracteristicas essenciais como por exemplo, apenas 21 milhões de unidades podem ser criadas, tamanho dos blocos minerados, entre outras caracteristicas, não poderiam simplesmente serem editadas? Alguém chega e diz agora podem ser criadas 42 milhões de unidades, isso é possível? Se sim ou não, porque?

3 - Por que os mineradores cobram taxas sendo que recebem um valor por bloco minerado? Já não seria suficiente o valor recebido por bloco?

Acho que por enquanto só isso, lembrando de mais coisa eu coloco aqui, obrigado!
1713552182
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713552182

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713552182
Reply with quote  #2

1713552182
Report to moderator
Whoever mines the block which ends up containing your transaction will get its fee.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
DeltaX
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 12, 2017, 03:20:45 PM
 #2

Oi pessoal tenho algumas dúvidas que a princípio são bobas, mas pesquisei muitas delas e não ficaram claras para mim.

1 - O Software Bitcoin Core, sendo um software de código aberto onde pessoas podem contribuir com melhorias, isso não pode ser um problema? Eu queria saber como funciona a edição desse código, sendo público, qualquer um pode acessar e editar? Precisa de alguma autorização de alguém "maior"?

2 - Sendo o Bitcoin um software, as suas caracteristicas essenciais como por exemplo, apenas 21 milhões de unidades podem ser criadas, tamanho dos blocos minerados, entre outras caracteristicas, não poderiam simplesmente serem editadas? Alguém chega e diz agora podem ser criadas 42 milhões de unidades, isso é possível? Se sim ou não, porque?

3 - Por que os mineradores cobram taxas sendo que recebem um valor por bloco minerado? Já não seria suficiente o valor recebido por bloco?

Acho que por enquanto só isso, lembrando de mais coisa eu coloco aqui, obrigado!

Algumas eu posso te ajudar.

Se não me engano, o protocolo funciona à base de consenso. Todos teriam que concordar. Os blocos levam em média 10 minutos, então acho que não seria possível minerar mais bitcoins do que o que já havia sido estipulado, pois a cada 4 anos a recompensa cai pela metade.
De acordo com o paper do Satoshi Nakamoto, os mineradores, além da recompensa de novos bitcoins, cobram taxas de transferência para que nenhum mal intencionado fique floodando a rede com transações gratuitas, e também é uma forma de estimular o trabalho dos mineradores mesmo quando a mineração de novos bitcoins acabar.
Se eu estiver errado, podem me corrigir.
Kromos (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 22
Merit: 1


View Profile WWW
May 12, 2017, 03:34:58 PM
 #3

Algumas eu posso te ajudar.

Se não me engano, o protocolo funciona à base de consenso. Todos teriam que concordar. [..]

Quem seriam esses "Todos". Mineradores, Full Nodes, Pessoas que possuem o Bitcoin?
Isso é através de algum tipo de votação, se sim como que é feita.

Desculpa as perguntas, mas se alguém também tiver algum artigo para eu ler, pode me enviar aqui também obrigado. É que não achei essas informações no Google.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
May 12, 2017, 03:56:48 PM
 #4

Oi pessoal tenho algumas dúvidas que a princípio são bobas, mas pesquisei muitas delas e não ficaram claras para mim.

1 - O Software Bitcoin Core, sendo um software de código aberto onde pessoas podem contribuir com melhorias, isso não pode ser um problema? Eu queria saber como funciona a edição desse código, sendo público, qualquer um pode acessar e editar? Precisa de alguma autorização de alguém "maior"?

Código aberto não quer dizer que todo mundo pode enfiar o que quiser lá dentro, quer dizer que todo mundo pode COPIAR o codigo e modificar na sua propria versão. O código original continua sendo mantido por um grupo fechado de pessoas, que revisam e aceitam ou rejeitam qualquer sugestão dada por terceiros.

Quote
2 - Sendo o Bitcoin um software, as suas caracteristicas essenciais como por exemplo, apenas 21 milhões de unidades podem ser criadas, tamanho dos blocos minerados, entre outras caracteristicas, não poderiam simplesmente serem editadas? Alguém chega e diz agora podem ser criadas 42 milhões de unidades, isso é possível? Se sim ou não, porque?

Sim e não. O bitcoin não é um software, é um protocolo de obtenção de consenso em meios de comunicação inseguros. Caso você introduza uma regra que não seja consensual, ela vai ser rejeitada pelos outros usuários do protocolo, e portanto, vc vai ser "expulso" da rede bitcoin. Então você pode criar uma nova versão com quantas alterações você quiser, mas se ela não for adotada por todo mundo, o bitcoin não vaiser afetado.

Se você está falando em introduzir essa regra na distribuição "oficial" da carteira, veja a resposta anterior.

Quote
3 - Por que os mineradores cobram taxas sendo que recebem um valor por bloco minerado? Já não seria suficiente o valor recebido por bloco?

Porque um minerador validaria uma transação sua se vc não pagasse pra ele por isso? Sem essa recompensa, eu simplesmente mineraria blocos apenas com transações minhas, nunca as dos outros! Receberia a recompensa do mesmo jeito! Lembrando que validar transações é uma operação custosa computacionalmente, ninguem faria isso de graça.

Quote
Acho que por enquanto só isso, lembrando de mais coisa eu coloco aqui, obrigado!

Advertise Here - PM for more info!
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
May 12, 2017, 04:00:44 PM
 #5

Algumas eu posso te ajudar.

Se não me engano, o protocolo funciona à base de consenso. Todos teriam que concordar. [..]

Quem seriam esses "Todos". Mineradores, Full Nodes, Pessoas que possuem o Bitcoin?
Isso é através de algum tipo de votação, se sim como que é feita.

Desculpa as perguntas, mas se alguém também tiver algum artigo para eu ler, pode me enviar aqui também obrigado. É que não achei essas informações no Google.


O todos depende do contexto. Qualquer pessoa que quiser ter acesso a determinada funcionalidade precisa ter ela implementada na sua carteira. por exemplo, você quer aumentar as moedas para 42M. Se apenas os mineradores aceitarem ,mas os comerciantes não, o bitcoin "trava", porque os mineradores vão minerar algo que não podem vender, enquanto os vendedores tentarão vender algo que não será minerado. Então, se vc quer aumentar pra 42M de moedas, precisa convencer todas as pessoas importantes a aceitar isso. comerciantes, mineradores, prestadores de serviço, etc. Se um grupo (digamos os vendedores de altcoins) não aceitar, aquele serviço para de ser prestado. Se muitos grupos nãoaceitarem, a moeda perde a razão de existir.

Advertise Here - PM for more info!
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
May 12, 2017, 04:02:35 PM
 #6

Algumas eu posso te ajudar.

Se não me engano, o protocolo funciona à base de consenso. Todos teriam que concordar. [..]

Quem seriam esses "Todos". Mineradores, Full Nodes, Pessoas que possuem o Bitcoin?
Isso é através de algum tipo de votação, se sim como que é feita.

Desculpa as perguntas, mas se alguém também tiver algum artigo para eu ler, pode me enviar aqui também obrigado. É que não achei essas informações no Google.


O todos depende do contexto. Qualquer pessoa que quiser ter acesso a determinada funcionalidade precisa ter ela implementada na sua carteira. por exemplo, você quer aumentar as moedas para 42M. Se apenas os mineradores aceitarem ,mas os comerciantes não, o bitcoin "trava", porque os mineradores vão minerar algo que não podem vender, enquanto os vendedores tentarão vender algo que não será minerado. Então, se vc quer aumentar pra 42M de moedas, precisa convencer todas as pessoas importantes a aceitar isso. comerciantes, mineradores, prestadores de serviço, etc. Se um grupo (digamos os vendedores de altcoins) não aceitar, aquele serviço para de ser prestado. Se muitos grupos nãoaceitarem, a moeda perde a razão de existir.

Pense no seguinte: cada regra nova cria uma nova moeda. Uma moeda só vale se todo mundo aceita ela. Se eu tentar usar reais nos EUA, ninguem vai aceitar. Isso é consenso!

Advertise Here - PM for more info!
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2520
Merit: 2161


Crypto Swap Exchange


View Profile
May 12, 2017, 04:10:25 PM
 #7

e a 3 também tem um pouco a ver com o final das moedas mineráveis(em 2140?), não vai mais ter o que minerar, mineiros vão viver só de taxas mesmo.. muitos forks até lá  Cheesy

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
Kromos (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 22
Merit: 1


View Profile WWW
May 12, 2017, 04:54:58 PM
 #8

Obrigado girino, DeltaX e sabotag3x.

1. Em uma única palavra "Sim ou Não". É possível então aumentar a quantidade máxima de Bitcoins?

2. A Blockchain (Blockchain.info) é exclusiva para transações em Bitcoin? Existe alguma coisa a mais que se transaciona pela Blockchain.info ou outras moedas alternativas possuem os seus próprios "Blockchains"?

Obrigado mesmo pessoal pela força.
dive
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 194
Merit: 179


View Profile
May 12, 2017, 05:16:39 PM
 #9

1. Em uma única palavra "Sim ou Não". É possível então aumentar a quantidade máxima de Bitcoins?

Não, sem consenso.
Sim, com consenso.

2. A Blockchain (Blockchain.info) é exclusiva para transações em Bitcoin? Existe alguma coisa a mais que se transaciona pela Blockchain.info ou outras moedas alternativas possuem os seus próprios "Blockchains"?

Blockchain.info é uma empresa. Não é a "Blockchain do Bitcoin".
Cada moeda tem sua própria blockchain. A Blockchain.info (empresa) poderia oferecer serviços e produtos relacionados a qualquer moeda, inclusive bitcoin. Para isso precisa usar a blockchain equivalente.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
May 12, 2017, 05:39:26 PM
 #10

Obrigado girino, DeltaX e sabotag3x.

1. Em uma única palavra "Sim ou Não". É possível então aumentar a quantidade máxima de Bitcoins?
(...)

Uma vez um reporter perguntou ao Churchill porque ele nunca respondia uma pergunta com "sim ou não". Ele disse: vou te fazer uma pergunta que vai te ajudar a entender:

- Você sente prazer quando espanca sua mulher?

responder perguntas com sim ou não tem esse problema. Sem um contexto para definir o escopo exato da pergunta e da resposta, não tem como responder com sim ou não. Ai a gente dá respostas como a do dive:

Não, sem consenso.
Sim, com consenso.

Advertise Here - PM for more info!
Kromos (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 22
Merit: 1


View Profile WWW
May 12, 2017, 05:48:27 PM
 #11

Obrigado girino, DeltaX e sabotag3x.

1. Em uma única palavra "Sim ou Não". É possível então aumentar a quantidade máxima de Bitcoins?
(...)

Uma vez um reporter perguntou ao Churchill porque ele nunca respondia uma pergunta com "sim ou não". Ele disse: vou te fazer uma pergunta que vai te ajudar a entender:

- Você sente prazer quando espanca sua mulher?

responder perguntas com sim ou não tem esse problema. Sem um contexto para definir o escopo exato da pergunta e da resposta, não tem como responder com sim ou não. Ai a gente dá respostas como a do dive:

Não, sem consenso.
Sim, com consenso.

Mas se já sabemos que existe um consenso, poderia ser respondida com um sim. Minha dúvida era se existia algo "além de uma aprovação geral" que impedia essa quantidade ser aumentada.

Nenhum Político/Economista responde com sim ou não eheh, tem sempre um "Depende" na frente mas no mundo das exatas ou 0 ou é 1. Resumo, é possível SIM aumentar a quantidade máxima de Bitcoins.

Obrigado! Grin
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
May 12, 2017, 06:28:16 PM
 #12

(..)
Mas se já sabemos que existe um consenso, poderia ser respondida com um sim. Minha dúvida era se existia algo "além de uma aprovação geral" que impedia essa quantidade ser aumentada.

Nenhum Político/Economista responde com sim ou não eheh, tem sempre um "Depende" na frente mas no mundo das exatas ou 0 ou é 1. Resumo, é possível SIM aumentar a quantidade máxima de Bitcoins.

Obrigado! Grin

No mundo das exatas NADA é 0 ou 1. Você tem uma concepção bem errada do que sejam as ciencias exatas.

Advertise Here - PM for more info!
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
May 12, 2017, 06:29:41 PM
 #13

(..)
Mas se já sabemos que existe um consenso, poderia ser respondida com um sim. Minha dúvida era se existia algo "além de uma aprovação geral" que impedia essa quantidade ser aumentada.

Nenhum Político/Economista responde com sim ou não eheh, tem sempre um "Depende" na frente mas no mundo das exatas ou 0 ou é 1. Resumo, é possível SIM aumentar a quantidade máxima de Bitcoins.

Obrigado! Grin

No mundo das exatas NADA é 0 ou 1. Você tem uma concepção bem errada do que sejam as ciencias exatas.

E na verdade, não sabemos se existe um consenso. E o consenso é algo mutável. Então a resposta não tem como ser sim!

Advertise Here - PM for more info!
Kromos (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 22
Merit: 1


View Profile WWW
May 12, 2017, 06:32:10 PM
 #14

No mundo das exatas NADA é 0 ou 1. Você tem uma concepção bem errada do que sejam as ciencias exatas.

Sendo Engenheiro Elétrico acho que não tenho não.
Meu próximo passo é Economia, todas as perguntas são em função da minha monografia.

O problema de ser "novo" no fórum é que todo mundo acha que você é novo na VIDA. ehehe..

Mas OK, bola pra frente.
Kromos (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 22
Merit: 1


View Profile WWW
May 12, 2017, 06:33:39 PM
 #15

E na verdade, não sabemos se existe um consenso. E o consenso é algo mutável. Então a resposta não tem como ser sim!

BR sempre tem dessas, melhor perguntar no fórum dos "gringa"...  Tongue
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2520
Merit: 2161


Crypto Swap Exchange


View Profile
May 12, 2017, 06:35:12 PM
 #16

Resumo, é possível SIM aumentar a quantidade máxima de Bitcoins.

O problema de responder com um "sim" é que alguma pessoa leiga pode entender que a qualquer momento podem imprimir mais moedas, "basta ficar com vontade".

Da pra diminuir a quantidade, da pra mudar o nome pra Brasilcoin, da pra mudar os blocos, da pra mudar o tempo, da pra transformar o bitcoin em um unicórnio verde, a questão é que não vão transformar em um unicórnio verde por motivos óbvios. segwit/LN/unlimited é uma prova da novela que é para MELHORAR a moeda, imagine então para piorar, ninguém aceitaria.

mais: aquela blockchain.info deveria ser fechada ou mudar de nome, a grande maioria das pessoas(no começo) relaciona a empresa como "criadora do btc" ou "controladora", com a tecnologia ou algo do tipo por conta do nome..

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
May 12, 2017, 06:45:04 PM
 #17

Resumo, é possível SIM aumentar a quantidade máxima de Bitcoins.

O problema de responder com um "sim" é que alguma pessoa leiga pode entender que a qualquer momento podem imprimir mais moedas, "basta ficar com vontade".
(...)

Na verdade, dizer sim ou não depende do que você usa como premissas iniciais. Por exemplo, hoje considera-se que o Bitcoin Unlimited seria uma outra moeda pois alteraria as regras de consenso, mas outros hardforks que alteraram as regras de consenso não foram considerados como uma nova moeda no passado. Porque o contexto era outro. Então MESMO tendo consenso, a resposta ainda assim pode ser "não"!

Advertise Here - PM for more info!
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
May 12, 2017, 06:53:31 PM
 #18

Resumo, é possível SIM aumentar a quantidade máxima de Bitcoins.

O problema de responder com um "sim" é que alguma pessoa leiga pode entender que a qualquer momento podem imprimir mais moedas, "basta ficar com vontade".
(...)

Na verdade, dizer sim ou não depende do que você usa como premissas iniciais. Por exemplo, hoje considera-se que o Bitcoin Unlimited seria uma outra moeda pois alteraria as regras de consenso, mas outros hardforks que alteraram as regras de consenso não foram considerados como uma nova moeda no passado. Porque o contexto era outro. Então MESMO tendo consenso, a resposta ainda assim pode ser "não"!

Alias, até o uso da palavra "consenso" precisa ser melhor definido aqui. Existem dois usos aqui pra ela:
- consenso da blockchain, que são as regras que definem oque entra ou não na blockchain
- consenso da comunidade, que é o que as pessoas acreditam ser verdade num determinado momento.

O aumento da quantidade de moedas entraria em vigor caso houvesse consenso da blockchain, mas não necessariamente consenso da comunidade. E em não havendo consenso da comunidade, esse moeda com esse novo consenso da blockchain pode, ou não ,ser considerado como sendo a mesma moeda anterior (o caso do Bitcoin Unlimited, onde mesmo que ele eventualmente tenha o consenso da blockchain, não haveria consenso da comunidade).

Advertise Here - PM for more info!
Kromos (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 22
Merit: 1


View Profile WWW
May 12, 2017, 07:27:07 PM
 #19

Outras respostas:

1 - The Bitcoin Core, beeing an open source software where people can contribute and make changes, isn't it and issue? I would like to know how the changes are made on the code? Anyone can access and make changes? Is necessary any approval? If yes, from who?
Bitcoin Core is developed on github here: https://github.com/bitcoin/bitcoin. If you want to contribute, you make a fork of the repository (which goes to your account), make your changes, and then open a Pull Request on Bitcoin Core's repo. Then other Core contributors review your code and indicate whether they support the change or not. If a lot of the reviewers think the change is something that they want in Core, the maintainers of the repo will merge the change and it will be a part of Bitcoin Core.

2 - Is it possible to change the maximum supply of coins? For instance, instead of 21 million coins, from now on the community decides to supply the system with 42 millions. Is it possible?
Yes, but it requires a hard fork. It would require every single person running a Bitcoin node to update their software to accept that new rule.

3 - Why do miners charge for verifying the transactions? Once they receive new bitcoins for each block that is mined, why is it necessary to charge?
Because the block subsidy will go to 0 over time (and it decreases very quickly). Transaction fees are to pay miners so that they keep mining in the future as the block subsidy goes to 0. Otherwise there would be no incentive to mine blocks.

Caso queiram acompanhar a conversa:

https://bitcointalk.org/index.php?topic=1914746.msg18992937#msg18992937

Obrigado!
Kromos (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 22
Merit: 1


View Profile WWW
May 12, 2017, 07:58:31 PM
 #20

De qualquer forma. Muito obrigado a todos!
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!