Bitcoin Forum
May 17, 2024, 04:26:17 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Dúvida sobre microtransações  (Read 977 times)
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 19, 2017, 11:08:37 AM
 #1

Fala pessoal. Beleza?

Me surgiu uma dúvida agora...
Estava lendo, inclusive nos FAQ's do Bitcoin.org, que juntar o montante de várias microtransações, na hora de enviar o total, poderá gerar uma taxa de transação elevada.

Na Walltime eles recomendam o envio dos bitcoins adquiridos apenas para uma só carteira, (no caso, sempre o mesmo QR code).
Ando fazendo meus trades e sempre mando uns trocados pra Electrum, será que eu corro o risco de, quando for vender o montante, ter que pagar uma taxa absurda?
O Esquema das taxas elevadas por microtransações seria só para transações para endereços diferentes (porém na mesma carteira) ou até para o mesmo endereço?

" A taxa é definida por atributos como dados de transação e recorrência da transação. Por exemplo, se você está recebendo um grande número de pequenas quantidades seguidas, as taxas para o envio será maior. Esses pagamentos são comparáveis ​​a pagar uma conta de restaurante usando apenas alguns centavos"

https://bitcoin.org/pt_BR/faq#transacoes

Sei que algumas informações do FAQ estão desatualizadas, mas e em relação a esta?
Lembro que da última vez que mandei para a Exchange meu montante, consegui transferir pagando 0.0003, porém levou mais de 2 dias para confirmar.
sabotag3x
Legendary
*
Online Online

Activity: 2548
Merit: 2175


Crypto Swap Exchange


View Profile
May 19, 2017, 01:03:11 PM
 #2

Os bytes de uma transação depende do número de inputs/outputs, ou seja, se você receber 100 transações de $1 ao invés de 1 transação de $100, vai ter taxas mais caras quando for enviar.

"148 * numero_de_inputs + 34 * numero_de_outputs + 10"

aqui tem mais informações em pt: https://bitcoinpt.blogspot.com/2013/06/taxas-de-transferencia-na-rede-bitcoin.html



Mais em ingles:

"A) 1 input/1 output (sending exact balance of one input) = 191 bytes B) 1 input/2 output (sending money from single input with some change) = 258 bytes C) 2 input/1 output (consolidating two address balances to one output) = 404 bytes D) 12 input/2 output (sending from many inputs with change) = 1851 bytes"

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 19, 2017, 01:36:59 PM
 #3

Os bytes de uma transação depende do número de inputs/outputs, ou seja, se você receber 100 transações de $1 ao invés de 1 transação de $100, vai ter taxas mais caras quando for enviar.

"148 * numero_de_inputs + 34 * numero_de_outputs + 10"

aqui tem mais informações em pt: https://bitcoinpt.blogspot.com/2013/06/taxas-de-transferencia-na-rede-bitcoin.html



Mais em ingles:

"A) 1 input/1 output (sending exact balance of one input) = 191 bytes B) 1 input/2 output (sending money from single input with some change) = 258 bytes C) 2 input/1 output (consolidating two address balances to one output) = 404 bytes D) 12 input/2 output (sending from many inputs with change) = 1851 bytes"

Pelo visto, quando eu for vender, vou tomar uma facada...
Já devo ter uns 10 inputs...

Se, por acaso, eu envie essas 10 inputs (carteira) para uma output (exchange), e resolva voltar com o output para a carteira, após o montante se "juntar", os bytes diminuiriam?
sabotag3x
Legendary
*
Online Online

Activity: 2548
Merit: 2175


Crypto Swap Exchange


View Profile
May 19, 2017, 02:29:37 PM
 #4

Pelo visto, quando eu for vender, vou tomar uma facada...
Já devo ter uns 10 inputs...

Se, por acaso, eu envie essas 10 inputs (carteira) para uma output (exchange), e resolva voltar com o output para a carteira, após o montante se "juntar", os bytes diminuiriam?

Faz o seguinte, espera o número de transações não confirmadas baixar, e ai envia tudo pra outra carteira com uma fee bem pequena, ai tu não vai gastar tanto quando precisar enviar quando as fees da própria rede estiverem altas como agora...

Ou se for holdar por bastante tempo.. espera o segwit ou a LN serem ativados, ai acaba esse problema Wink

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 19, 2017, 04:18:00 PM
 #5

Pelo visto, quando eu for vender, vou tomar uma facada...
Já devo ter uns 10 inputs...

Se, por acaso, eu envie essas 10 inputs (carteira) para uma output (exchange), e resolva voltar com o output para a carteira, após o montante se "juntar", os bytes diminuiriam?

Faz o seguinte, espera o número de transações não confirmadas baixar, e ai envia tudo pra outra carteira com uma fee bem pequena, ai tu não vai gastar tanto quando precisar enviar quando as fees da própria rede estiverem altas como agora...

Ou se for holdar por bastante tempo.. espera o segwit ou a LN serem ativados, ai acaba esse problema Wink

Provavelmente vai ser o que eu vou fazer.
Pergunta: se eu criar um novo endereço de recebimento na Electrum e mandar, de dentro da própria electrum com saldo, uma transação para esse endereço, funciona?
Paredao
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3318
Merit: 1624


★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!


View Profile
May 19, 2017, 05:05:13 PM
 #6

Pelo visto, quando eu for vender, vou tomar uma facada...
Já devo ter uns 10 inputs...

Se, por acaso, eu envie essas 10 inputs (carteira) para uma output (exchange), e resolva voltar com o output para a carteira, após o montante se "juntar", os bytes diminuiriam?

Faz o seguinte, espera o número de transações não confirmadas baixar, e ai envia tudo pra outra carteira com uma fee bem pequena, ai tu não vai gastar tanto quando precisar enviar quando as fees da própria rede estiverem altas como agora...

Ou se for holdar por bastante tempo.. espera o segwit ou a LN serem ativados, ai acaba esse problema Wink

Provavelmente vai ser o que eu vou fazer.
Pergunta: se eu criar um novo endereço de recebimento na Electrum e mandar, de dentro da própria electrum com saldo, uma transação para esse endereço, funciona?

Para mim não funcionou. Tinha um saldo de uns 3 anos atrás, na época que era "fauceteiro". Mandei para um único endereço e como eram dezenas de micro-transações, a transação ficou bem cara.



.
.BIG WINNER!.
[15.00000000 BTC]


▄████████████████████▄
██████████████████████
██████████▀▀██████████
█████████░░░░█████████
██████████▄▄██████████
███████▀▀████▀▀███████
██████░░░░██░░░░██████
███████▄▄████▄▄███████
████▀▀████▀▀████▀▀████
███░░░░██░░░░██░░░░███
████▄▄████▄▄████▄▄████
██████████████████████

▀████████████████████▀
▄████████████████████▄
██████████████████████
█████▀▀█▀▀▀▀▀▀██▀▀████
█████░░░░░░░░░░░░░████
█████░░░░░░░░░░░░▄████
█████░░▄███▄░░░░██████
█████▄▄███▀░░░░▄██████
█████████░░░░░░███████
████████░░░░░░░███████
███████░░░░░░░░███████
███████▄▄▄▄▄▄▄▄███████

██████████████████████
▀████████████████████▀
▄████████████████████▄
███████████████▀▀▀▀▀▀▀
███████████▀▀▄▄█░░░░░█
█████████▀░░█████░░░░█
███████▀░░░░░████▀░░░▀
██████░░░░░░░░▀▄▄█████
█████░▄░░░░░▄██████▀▀█
████░████▄░███████░░░░
███░█████░█████████░░█
███░░░▀█░██████████░░█
███░░░░░░████▀▀██▀░░░░
███░░░░░░███░░░░░░░░░░

██░▄▄▄▄░████▄▄██▄░░░░
████████████▀▀▀▀▀▀▀██
█████████████░█▀▀▀█░███
██████████▀▀░█▀░░░▀█░▀▀
███████▀░▄▄█░█░░░░░█░█▄
████▀░▄▄████░▀█░░░█▀░██
███░▄████▀▀░▄░▀█░█▀░▄░▀
█▀░███▀▀▀░░███░▀█▀░███░
▀░███▀░░░░░████▄░▄████░
░███▀░░░░░░░█████████░░
░███░░░░░░░░░███████░░░
███▀░██░░░░░░▀░▄▄▄░▀░░░
███░██████▄▄░▄█████▄░▄▄

██░████████░███████░█
▄████████████████████▄
████████▀▀░░░▀▀███████
███▀▀░░░░░▄▄▄░░░░▀▀▀██
██░▀▀▄▄░░░▀▀▀░░░▄▄▀▀██
██░▄▄░░▀▀▄▄░▄▄▀▀░░░░██
██░▀▀░░░░░░█░░░░░██░██
██░░░▄▄░░░░█░██░░░░░██
██░░░▀▀░░░░█░░░░░░░░██
██░░░░░▄▄░░█░░░░░██░██
██▄░░░░▀▀░░█░██░░░░░██
█████▄▄░░░░█░░░░▄▄████
█████████▄▄█▄▄████████

▀████████████████████▀




Rainbot
Daily Quests
Faucet
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 19, 2017, 05:13:54 PM
 #7

Tem algum jeito de se livrar disso?
E a galera que compra várias frações de bitcoins, digamos, por mês? Na hora de vender, pagam high fee?

Karpeles
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1162
Merit: 1000


View Profile
May 19, 2017, 06:54:24 PM
 #8

Eu usava para a tipster championp uma carteira do electrum, daí a taxa sugerida era absurda quando eu ia mover os fundos, de vários mBTC(dezenas de transações razoavelmente pequenas). Eu arriscava mandar com fee quase normal e acabava confirmando em algumas horas no máximo, mas isso era antes do tamanho do bloco ser um problema. Hoje em dia eu nem uso bitcoins pra aposta.

Uma alternativa é mandar as frações pequenas pra alguma exchange ou carteira online e quando der uma fração considerável você manda pra uma carteira normal que você tem instalado, ou pra uma carteira offline.

E a recomendação de mandar sempre para o mesmo endereço é o oposto do que o Satoshi recomendou no whitepaper, de nunca reusar endereços. Qual a justificativa deles?
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
May 19, 2017, 07:00:30 PM
 #9

(...)
E a recomendação de mandar sempre para o mesmo endereço é o oposto do que o Satoshi recomendou no whitepaper, de nunca reusar endereços. Qual a justificativa deles?

O satoshi não pode ter recomendado isso no white paper porque no whitepaper o conceito de endereço não existia ainda...

Advertise Here - PM for more info!
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 19, 2017, 07:15:23 PM
 #10

Quanto a mandar sempre para o mesmo endereço, como utilizo a Walltime, é recomendação deles.

Mas, acredito eu que, caso eu crie diversos endereços diferentes pela Electrum, por exemplo. Quando eu for juntar todos os satoshis recebidos por endereços diferentes e mandá-los todos juntos, daria o mesmo problema. Então, creio que o problema das high fees permaneceria.
Eu faço muitos daytrades, então estou sempre alimentando a carteira, mas me surgiu essa dúvida de quando eu for vender, ter que pagar uma taxa que inviabilizaria a venda...
Na última vez, eu mandei o montante de 4 entradas para o mesmo endereço. Paguei 0.0003. Levou 2 dias, mas confirmou.
Não sei como vai ser por agora.
sabotag3x
Legendary
*
Online Online

Activity: 2548
Merit: 2175


Crypto Swap Exchange


View Profile
May 19, 2017, 10:06:26 PM
 #11

Quanto a mandar sempre para o mesmo endereço, como utilizo a Walltime, é recomendação deles.

Mas, acredito eu que, caso eu crie diversos endereços diferentes pela Electrum, por exemplo. Quando eu for juntar todos os satoshis recebidos por endereços diferentes e mandá-los todos juntos, daria o mesmo problema. Então, creio que o problema das high fees permaneceria.
Eu faço muitos daytrades, então estou sempre alimentando a carteira, mas me surgiu essa dúvida de quando eu for vender, ter que pagar uma taxa que inviabilizaria a venda...
Na última vez, eu mandei o montante de 4 entradas para o mesmo endereço. Paguei 0.0003. Levou 2 dias, mas confirmou.
Não sei como vai ser por agora.

Depende mais de como ta a fila do que das entradas, hoje qualquer pessoa está pagando um absurdo de fees..

Ta tirando o lucro dos daytrades? isso? começa a retirar quantias maiores e em mais tempo, por exemplo, em vez de 1 dia, retirar 1 vez por semana ou 15 dias..

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 21, 2017, 01:14:34 PM
 #12

Quanto a mandar sempre para o mesmo endereço, como utilizo a Walltime, é recomendação deles.

Mas, acredito eu que, caso eu crie diversos endereços diferentes pela Electrum, por exemplo. Quando eu for juntar todos os satoshis recebidos por endereços diferentes e mandá-los todos juntos, daria o mesmo problema. Então, creio que o problema das high fees permaneceria.
Eu faço muitos daytrades, então estou sempre alimentando a carteira, mas me surgiu essa dúvida de quando eu for vender, ter que pagar uma taxa que inviabilizaria a venda...
Na última vez, eu mandei o montante de 4 entradas para o mesmo endereço. Paguei 0.0003. Levou 2 dias, mas confirmou.
Não sei como vai ser por agora.

Depende mais de como ta a fila do que das entradas, hoje qualquer pessoa está pagando um absurdo de fees..

Ta tirando o lucro dos daytrades? isso? começa a retirar quantias maiores e em mais tempo, por exemplo, em vez de 1 dia, retirar 1 vez por semana ou 15 dias..

Sim, eu retiro o lucro dos daytrades e deixo meu capital nas exchanges pra continuar fazendo os trades.
Acho que o jeito será largar por lá mesmo, e sacar em períodos maiores, como você disse.
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 25, 2017, 03:03:19 PM
 #13

Pessoal, mandei minhas diversas inputs para a exchange. Paguei 0,0033 por isso.
Agora tenho outra dúvida: sobrou uns satoshis de troco da transação, coisa de 0,0001. Se eu mandar bitcoins novamente para este mesmo endereço (mesmo que for apenas uma ou duas entradas) pagarei essa taxa elevada ou depois de ter juntado as inputs anteriores, o endereço "volta ao normal" na hora de enviar bitcoins novamente?
Googlulinks
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1274
Merit: 1000


View Profile
June 03, 2017, 04:13:38 AM
 #14

Muitas vezes micro-pagamentos ou micro-transações não compensam serem realizadas. Taxas muito altas inviabilizam esse tipo de negócio.
Loganota
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1778
Merit: 882


View Profile
June 03, 2017, 05:01:35 PM
 #15

Pessoal, mandei minhas diversas inputs para a exchange. Paguei 0,0033 por isso.
Agora tenho outra dúvida: sobrou uns satoshis de troco da transação, coisa de 0,0001. Se eu mandar bitcoins novamente para este mesmo endereço (mesmo que for apenas uma ou duas entradas) pagarei essa taxa elevada ou depois de ter juntado as inputs anteriores, o endereço "volta ao normal" na hora de enviar bitcoins novamente?

Esse troco que voltou vai contar apenas como 1 input agora, não deve pagar uma taxa tão alta assim não. Por isso é interessante quando você tem um número muito grande de inputs, reenviar esse valor pra você mesmo pagar uma fee baixa só pra juntar eles em 1 só e aí quando precisar usar pagar uma fee menor.
White sugar
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1232
Merit: 1005


View Profile
June 03, 2017, 05:38:41 PM
 #16

Muitas vezes micro-pagamentos ou micro-transações não compensam serem realizadas. Taxas muito altas inviabilizam esse tipo de negócio.

para isso existem as altcoins

e quem sabe isso não mude em agosto
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
June 04, 2017, 11:22:13 AM
 #17

Pessoal, mandei minhas diversas inputs para a exchange. Paguei 0,0033 por isso.
Agora tenho outra dúvida: sobrou uns satoshis de troco da transação, coisa de 0,0001. Se eu mandar bitcoins novamente para este mesmo endereço (mesmo que for apenas uma ou duas entradas) pagarei essa taxa elevada ou depois de ter juntado as inputs anteriores, o endereço "volta ao normal" na hora de enviar bitcoins novamente?

Esse troco que voltou vai contar apenas como 1 input agora, não deve pagar uma taxa tão alta assim não. Por isso é interessante quando você tem um número muito grande de inputs, reenviar esse valor pra você mesmo pagar uma fee baixa só pra juntar eles em 1 só e aí quando precisar usar pagar uma fee menor.

Mas o que acontece se eu enviar com uma taxa mais barata, digamos 0.001, para mim mesmo? Tem o risco de nunca confirmar...
No caso, se eu enviei para mim mesmo e nunca confirmou, o que poderia acontecer? Os bitcoins voltarem para a carteira?

No caso, supondo que esperei uma semana e não confirmou, poderia tentar forçar um gasto duplo, ou então tentar enviar novamente com uma taxa maior, no esquema "child pays for parents". Talvez funcione, né.
Loganota
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1778
Merit: 882


View Profile
June 04, 2017, 04:53:04 PM
 #18

Pessoal, mandei minhas diversas inputs para a exchange. Paguei 0,0033 por isso.
Agora tenho outra dúvida: sobrou uns satoshis de troco da transação, coisa de 0,0001. Se eu mandar bitcoins novamente para este mesmo endereço (mesmo que for apenas uma ou duas entradas) pagarei essa taxa elevada ou depois de ter juntado as inputs anteriores, o endereço "volta ao normal" na hora de enviar bitcoins novamente?

Esse troco que voltou vai contar apenas como 1 input agora, não deve pagar uma taxa tão alta assim não. Por isso é interessante quando você tem um número muito grande de inputs, reenviar esse valor pra você mesmo pagar uma fee baixa só pra juntar eles em 1 só e aí quando precisar usar pagar uma fee menor.

Mas o que acontece se eu enviar com uma taxa mais barata, digamos 0.001, para mim mesmo? Tem o risco de nunca confirmar...
No caso, se eu enviei para mim mesmo e nunca confirmou, o que poderia acontecer? Os bitcoins voltarem para a carteira?

No caso, supondo que esperei uma semana e não confirmou, poderia tentar forçar um gasto duplo, ou então tentar enviar novamente com uma taxa maior, no esquema "child pays for parents". Talvez funcione, né.

Bem, como é pra você mesmo você pode gastar sem confirmar com uma transação mais alta pra confirmar, ou usar o acelerador da ViaBTC como eu faço. Grin  Eu já estou enviando tudo com taxa baixa e acelerando na Via, pagar 10 reais de taxa é foda. 
Googlulinks
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1274
Merit: 1000


View Profile
June 05, 2017, 03:18:05 AM
 #19

Pessoal, mandei minhas diversas inputs para a exchange. Paguei 0,0033 por isso.
Agora tenho outra dúvida: sobrou uns satoshis de troco da transação, coisa de 0,0001. Se eu mandar bitcoins novamente para este mesmo endereço (mesmo que for apenas uma ou duas entradas) pagarei essa taxa elevada ou depois de ter juntado as inputs anteriores, o endereço "volta ao normal" na hora de enviar bitcoins novamente?

Esse troco que voltou vai contar apenas como 1 input agora, não deve pagar uma taxa tão alta assim não. Por isso é interessante quando você tem um número muito grande de inputs, reenviar esse valor pra você mesmo pagar uma fee baixa só pra juntar eles em 1 só e aí quando precisar usar pagar uma fee menor.

Mas o que acontece se eu enviar com uma taxa mais barata, digamos 0.001, para mim mesmo? Tem o risco de nunca confirmar...
No caso, se eu enviei para mim mesmo e nunca confirmou, o que poderia acontecer? Os bitcoins voltarem para a carteira?

No caso, supondo que esperei uma semana e não confirmou, poderia tentar forçar um gasto duplo, ou então tentar enviar novamente com uma taxa maior, no esquema "child pays for parents". Talvez funcione, né.
Bem, como é pra você mesmo você pode gastar sem confirmar com uma transação mais alta pra confirmar, ou usar o acelerador da ViaBTC como eu faço. Grin  Eu já estou enviando tudo com taxa baixa e acelerando na Via, pagar 10 reais de taxa é foda. 

Com certeza. Pagar uma taxa de 10 reais para uma pequena transação é totalmente impraticável. Vou tentar acelerar minhas próximas transações e pagar o mínimo de taxas.
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
June 06, 2017, 11:09:24 AM
 #20

Se fosse 10 tava bom. Paguei 33 kkkkkkkkkkkkkk
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!