Bitcoin Forum
May 17, 2024, 12:58:19 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Minerar as proprias transacoes  (Read 445 times)
hidedocscom (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 48
Merit: 0


View Profile
June 29, 2017, 04:24:07 PM
Last edit: July 07, 2017, 07:10:22 AM by hidedocscom
 #1

Pessoal, Tudo bem?

Estou com uma dúvida e gostaria da opinião de vocês.
Hoje, se alguém enviar uma transacao com uma taxa zero ou menor que 5 Reais não aparece 1 minerador pra efetivar essa transacao.

Eu entendo que o motivo é que há valores maiores a serem minerados e que ao ordenar, os mineiros decidam ignorar transacoes abaixo de determinado valor, entretanto, ignorar essas transacoes nao podem gerar um risco para a rede bitcoin?

Vejam o raciocinio:

Suponha que eu coloque zero em duas transacoes com destinos diferentes (double spend) e eu faça um programa que localize as transacoes por nós diferentes e efetive as duas transacoes seis vezes cada.
As carteiras de destino irão apresentar as duas como sendo validas e uma delas vai para uma exchange X e a outra exchange Y. Chegando na exchange, eu decida trocar as moedas e faço um withdraw com outra moeda e deixo que a primeira que transferir para outra carteira seja a sortuda.

Existe este risco? Aonde está o erro?
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
June 29, 2017, 05:25:29 PM
 #2

Pessoal, Tudo bem?

Faz um tempo que eu nao participo das discussões, eu estava guardado  Grin (mentira).

Agora entretanto, estou com uma dúvida e gostaria da opinião de vocês.
Hoje, se alguém enviar uma transacao com uma taxa zero ou menor que 5 Reais não aparece 1 minerador pra efetivar essa transacao.

Eu entendo que o motivo é que há valores maiores a serem minerados e que ao ordenar, os mineiros decidam ignorar transacoes abaixo de determinado valor, entretanto, ignorar essas transacoes nao podem gerar um risco para a rede bitcoin?

Vejam o raciocinio:

Suponha que eu coloque zero em duas transacoes com destinos diferentes (double spend) e eu faça um programa que localize as transacoes por nós diferentes e efetive as duas transacoes seis vezes cada.
As carteiras de destino irão apresentar as duas como sendo validas e uma delas vai para uma exchange X e a outra exchange Y. Chegando na exchange, eu decida trocar as moedas e faço um withdraw com outra moeda e deixo que a primeira que transferir para outra carteira seja a sortuda.

Existe este risco? Aonde está o erro?

O erro está aqui: "faça um programa que localize as transacoes por nós diferentes e efetive as duas transacoes seis vezes cada."

Pra você "efetivar" as transações 6 vezes cada você precisa minerar 12 blocos MAIS RAPIDO do que a rede bitcoin minera 6 blocos!

Aqui também: "As carteiras de destino irão apresentar as duas como sendo validas e uma delas vai para uma exchange X e a outra exchange Y"

As carteiras de destino vão receber as duas transações, a menos que você consiga cortar a conexão delas da rede, de forma a controlar o que elas recebem. Isso antes assim que uma delas receber a primeira confirmação, a outra será marcada como gasto duplo (e você provavelmente banido da exchange).

"Existe esse risco?"
Existe, chama ataque de 51%. Ele só é possível de realizar se você possui mais de 50% do poder de processamento da rede bitcoin. Foi apontado no paper original do Satoshi Nakamoto. Felizmente, o que ele não previu foi que qualquer pessoa que tenha 51% do poder de mineração do bitcoin está tão fortemente investido na moeda que fará de tudo pra evitar até mesmo a suspeita de que um ataque desse seja possível (aconteceu uma vez quando uma pool chinesa chegou a 40% da rede; ela fechou o cadastro de novos usuários e incentivou que alguns deles migrassem pra outras pools de forma a evitar até mesmo a suspeita de que um ataque de 51% fosse possível através dela.)

Advertise Here - PM for more info!
hidedocscom (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 48
Merit: 0


View Profile
June 29, 2017, 06:32:21 PM
 #3

Pra você "efetivar" as transações 6 vezes cada você precisa minerar 12 blocos MAIS RAPIDO do que a rede bitcoin minera 6 blocos!

** Imagine que não quero concorrer com a rede... Suponha que ninguem queira essa transação especifica, está com taxa zero a mais de dois dias parada. A transacao no bloco vai receber 1 efetivacao na primeira hora/momento, outra depois, outra depois até formar as 6.

As carteiras de destino vão receber as duas transações, a menos que você consiga cortar a conexão delas da rede, de forma a controlar o que elas recebem. Isso antes assim que uma delas receber a primeira confirmação, a outra será marcada como gasto duplo (e você provavelmente banido da exchange).
** Por que só duas transacoes? Quem marca o gasto duplo nao é o minerador? Neste caso, sou só eu processando essa transacao.. Ninguém quer processa-la.

Existe, chama ataque de 51%.
** Este ataque de 51% nao é sobre uma transacao? Imagine que ninguem quer essa transacao, entao, tenho 100% dela. Será?
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
June 29, 2017, 06:35:24 PM
 #4

Pra você "efetivar" as transações 6 vezes cada você precisa minerar 12 blocos MAIS RAPIDO do que a rede bitcoin minera 6 blocos!

** Imagine que não quero concorrer com a rede... Suponha que ninguem queira essa transação especifica, está com taxa zero a mais de dois dias parada. A transacao no bloco vai receber 1 efetivacao na primeira hora/momento, outra depois, outra depois até formar as 6.

As carteiras de destino vão receber as duas transações, a menos que você consiga cortar a conexão delas da rede, de forma a controlar o que elas recebem. Isso antes assim que uma delas receber a primeira confirmação, a outra será marcada como gasto duplo (e você provavelmente banido da exchange).
** Por que só duas transacoes? Quem marca o gasto duplo nao é o minerador? Neste caso, sou só eu processando essa transacao.. Ninguém quer processa-la.

Existe, chama ataque de 51%.
** Este ataque de 51% nao é sobre uma transacao? Imagine que ninguem quer essa transacao, entao, tenho 100% dela. Será?


Sua ideia de como funciona o bitcoin é bastante equivocada. Não consigo corrigir todos os conceitos errados que você tem em um post aqui. Sugiro que leia o artigo do satoshi nakamoto caso tenha background de computação ou matemática.

Advertise Here - PM for more info!
hidedocscom (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 48
Merit: 0


View Profile
June 29, 2017, 07:48:20 PM
 #5

Certo.
Foi só uma dúvida boba mesmo.
Sou iniciante no assunto.
Obrigado pelo tempo despendido.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!