Bitcoin Forum
May 21, 2024, 09:56:45 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
Author Topic: Bem que podia ter uma versão do BitcoinCore q não precisa baixar toda blockchain  (Read 1530 times)
tublo
Member
**
Offline Offline

Activity: 103
Merit: 31


View Profile
August 19, 2017, 11:54:13 PM
 #21

Não, ele já vai cortando à medida que baixa. Quando acabar tudo, faça um backup.

Tublo,

Qual o tamanho da sua base?

Valeu

Está com 3,3 GB.


Quote
Criei um atalho, fui em propriedades do icone da carteira, e em destino eu digitei: -prune=550M
Fiz certo? ele está baixando tudo de novo.

Acho que funciona assim. Eu coloquei a opção no arquivo bitcoin.conf.
Prune habilitado! aogra minha pergunta é a seguinte: eu tenho que passar os blocos para um pen drive para rodar em outro PC pois vou viajar e vou ficar algum tempo fora, será que se eu passar os blocos para a outra máquina e baixar o core ele vai continuar fazendo o prunning ou tem que criar o atalho de novo e dar o comando -prune=550M ? ou editar alguma coisa no arquivo .config ? obrigado pelas respostas.

Dá pra fazer sim. Só não tenho certeza se você precisa botar o prune=550M no outro computador ou ele descobre isso sozinho. Na dúvida, é melhor colocar.
tublo
Member
**
Offline Offline

Activity: 103
Merit: 31


View Profile
August 19, 2017, 11:56:03 PM
 #22


Realmente o qt vai na contramão da praticidade do bitcoin, baixar toda blockchain é inviável.
Talvez se criassem uma maneira de "dar vencimento" aos blocos mais velhos, tirando-os por exemplo da blockchain, seria uma boa.

Então você teria que confiar em uma autoridade central para garantir que antes daquele ponto realmente nada foi modificado. Ou então como fazer isso e manter tudo tão decentralizado como agora?

Exatamente, baixar tudo é a única forma de garantir que você tem a blockchain mais extensa e válida sem precisar confiar em ninguém.
arthurbonora
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1078
Merit: 529


View Profile WWW
August 20, 2017, 12:30:49 PM
 #23


Realmente o qt vai na contramão da praticidade do bitcoin, baixar toda blockchain é inviável.
Talvez se criassem uma maneira de "dar vencimento" aos blocos mais velhos, tirando-os por exemplo da blockchain, seria uma boa.

Então você teria que confiar em uma autoridade central para garantir que antes daquele ponto realmente nada foi modificado. Ou então como fazer isso e manter tudo tão decentralizado como agora?

Não faço ideia, só imagino uma situação onde seja armazenado os últimos dois anos por exemplo na wallet, mas o restante com os mineradores por exemplo, ou uma situação onde se uma transação já foi realizada a muito tempo e aqueles bitcoins já escalaram de bloco, talves não precisaria manter aquele registro.

Mas realmente não sei se é viável, apenas imaginei essa situação.
arthurbonora
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1078
Merit: 529


View Profile WWW
August 20, 2017, 12:31:58 PM
 #24


Realmente o qt vai na contramão da praticidade do bitcoin, baixar toda blockchain é inviável.
Talvez se criassem uma maneira de "dar vencimento" aos blocos mais velhos, tirando-os por exemplo da blockchain, seria uma boa.

Então você teria que confiar em uma autoridade central para garantir que antes daquele ponto realmente nada foi modificado. Ou então como fazer isso e manter tudo tão decentralizado como agora?

Exatamente, baixar tudo é a única forma de garantir que você tem a blockchain mais extensa e válida sem precisar confiar em ninguém.

De fato, como é válido a blockchain mais extensa, cai por terra essa minha ideia, kk
Forsyth Jones (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1176
Merit: 629


Press F for Leo


View Profile WWW
August 20, 2017, 02:44:44 PM
 #25

 A minha pergunta é: Se o prunning faz com que os blocos baixados anteriormente são cortados, restando apenas os blocos mais recentes da blockchain (o que dá em torno de 4gb). Se eu precisar dar rescan e alguns dos endereços da carteira que receberam bitcoins e ficou registrado nos blocos anteriores que foram cortados pelo prunning, como os blocos anteriores foram cortados, a wallet não vai mais enxergar o saldo ou tem tipo só os cabeçalhos dos blocos armazenados na pasta bitcoin? (assim como a maioria das carteiras SPV que verificam só o cabeçalho da blockchain)

▄▄███████████████████▄▄
▄█████████▀█████████████▄
███████████▄▐▀▄██████████
███████▀▀███████▀▀███████
██████▀███▄▄████████████
█████████▐█████████▐█████
█████████▐█████████▐█████
██████████▀███▀███▄██████
████████████████▄▄███████
███████████▄▄▄███████████
█████████████████████████
▀█████▄▄████████████████▀
▀▀███████████████████▀▀
Peach
BTC bitcoin
Buy and Sell
Bitcoin P2P
.
.
▄▄███████▄▄
▄████████
██████▄
▄██
█████████████████▄
▄███████
██████████████▄
███████████████████████
█████████████████████████
████████████████████████
█████████████████████████
▀███████████████████████▀
▀█████████████████████▀
▀██████████████████▀
▀███████████████▀
▀▀███████▀▀

▀▀▀▀███▀▀▀▀
EUROPE | AFRICA
LATIN AMERICA
▄▀▀▀











▀▄▄▄


███████▄█
███████▀
██▄▄▄▄▄░▄▄▄▄▄
████████████▀
▐███████████▌
▐███████████▌
████████████▄
██████████████
███▀███▀▀███▀
.
Download on the
App Store
▀▀▀▄











▄▄▄▀
▄▀▀▀











▀▄▄▄


▄██▄
██████▄
█████████▄
████████████▄
███████████████
████████████▀
█████████▀
██████▀
▀██▀
.
GET IT ON
Google Play
▀▀▀▄











▄▄▄▀
yzhi
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 121
Merit: 100


View Profile
August 20, 2017, 08:28:06 PM
 #26

isso pode ser um problema, no futuro bitcoin pode ter bilhões de transações diárias. A cadeia de blocos acabaria ficando muito grande para as pessoas comuns hospedarem
Forsyth Jones (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1176
Merit: 629


Press F for Leo


View Profile WWW
August 21, 2017, 01:12:32 PM
 #27

Não tem como dar -rescan quando o prunning estiver habilitado, primeira desvantagem, estou pensando em baixar um node de novo...

▄▄███████████████████▄▄
▄█████████▀█████████████▄
███████████▄▐▀▄██████████
███████▀▀███████▀▀███████
██████▀███▄▄████████████
█████████▐█████████▐█████
█████████▐█████████▐█████
██████████▀███▀███▄██████
████████████████▄▄███████
███████████▄▄▄███████████
█████████████████████████
▀█████▄▄████████████████▀
▀▀███████████████████▀▀
Peach
BTC bitcoin
Buy and Sell
Bitcoin P2P
.
.
▄▄███████▄▄
▄████████
██████▄
▄██
█████████████████▄
▄███████
██████████████▄
███████████████████████
█████████████████████████
████████████████████████
█████████████████████████
▀███████████████████████▀
▀█████████████████████▀
▀██████████████████▀
▀███████████████▀
▀▀███████▀▀

▀▀▀▀███▀▀▀▀
EUROPE | AFRICA
LATIN AMERICA
▄▀▀▀











▀▄▄▄


███████▄█
███████▀
██▄▄▄▄▄░▄▄▄▄▄
████████████▀
▐███████████▌
▐███████████▌
████████████▄
██████████████
███▀███▀▀███▀
.
Download on the
App Store
▀▀▀▄











▄▄▄▀
▄▀▀▀











▀▄▄▄


▄██▄
██████▄
█████████▄
████████████▄
███████████████
████████████▀
█████████▀
██████▀
▀██▀
.
GET IT ON
Google Play
▀▀▀▄











▄▄▄▀
tubainaman
Member
**
Offline Offline

Activity: 130
Merit: 32


View Profile
August 21, 2017, 04:24:36 PM
 #28

Não é todo mundo que tem um hd de 500gb ou 1tb ou hd externo, deveria ter uma opção mais thin client

Eu tava pensando em montar um node usando um raspberry pi 3 que tenho parado aqui porém depois que vi o tamanho do blockchain eu desisti. Minha nossa.
VoinSveta
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 218
Merit: 100


View Profile
August 21, 2017, 10:43:42 PM
 #29

eu tentei baixar uma vez e desisti, fica inviável principalmente com essa nossa internet de terceiro mundo
Forsyth Jones (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1176
Merit: 629


Press F for Leo


View Profile WWW
August 21, 2017, 11:22:57 PM
 #30

 Alguma coisa tem que ser investava pois senão no futuro vai ficar inviável baixar um full node, pois com essa net lixo do brasil vai demorar 1-2 anos pra baixar, aguma tecnologia que compacte o tamanho dos dados tem que ser inventada o quanto antes... So to speak.

▄▄███████████████████▄▄
▄█████████▀█████████████▄
███████████▄▐▀▄██████████
███████▀▀███████▀▀███████
██████▀███▄▄████████████
█████████▐█████████▐█████
█████████▐█████████▐█████
██████████▀███▀███▄██████
████████████████▄▄███████
███████████▄▄▄███████████
█████████████████████████
▀█████▄▄████████████████▀
▀▀███████████████████▀▀
Peach
BTC bitcoin
Buy and Sell
Bitcoin P2P
.
.
▄▄███████▄▄
▄████████
██████▄
▄██
█████████████████▄
▄███████
██████████████▄
███████████████████████
█████████████████████████
████████████████████████
█████████████████████████
▀███████████████████████▀
▀█████████████████████▀
▀██████████████████▀
▀███████████████▀
▀▀███████▀▀

▀▀▀▀███▀▀▀▀
EUROPE | AFRICA
LATIN AMERICA
▄▀▀▀











▀▄▄▄


███████▄█
███████▀
██▄▄▄▄▄░▄▄▄▄▄
████████████▀
▐███████████▌
▐███████████▌
████████████▄
██████████████
███▀███▀▀███▀
.
Download on the
App Store
▀▀▀▄











▄▄▄▀
▄▀▀▀











▀▄▄▄


▄██▄
██████▄
█████████▄
████████████▄
███████████████
████████████▀
█████████▀
██████▀
▀██▀
.
GET IT ON
Google Play
▀▀▀▄











▄▄▄▀
tubainaman
Member
**
Offline Offline

Activity: 130
Merit: 32


View Profile
August 28, 2017, 11:31:31 PM
 #31


Realmente o qt vai na contramão da praticidade do bitcoin, baixar toda blockchain é inviável.
Talvez se criassem uma maneira de "dar vencimento" aos blocos mais velhos, tirando-os por exemplo da blockchain, seria uma boa.


Realmente, eu tenho vários Raspberrys pi 3 parados aqui e queria montar um node porém desisti devido o tamanho do bc.

Porém essa opção do prune é muito boa. Coloquei prune=550 no bitcoin.conf e tô baixando ainda porém menos que os cento e pouco.

Outra coisa, será que um "node lite" seria aceito na rede? Eu li algo no reddit mas não me aprofundei, tava pensando em montar um no meu RP3.
tubainaman
Member
**
Offline Offline

Activity: 130
Merit: 32


View Profile
August 28, 2017, 11:32:28 PM
 #32

Alguma coisa tem que ser investava pois senão no futuro vai ficar inviável baixar um full node, pois com essa net lixo do brasil vai demorar 1-2 anos pra baixar, aguma tecnologia que compacte o tamanho dos dados tem que ser inventada o quanto antes... So to speak.


Já tem a solução, o compactador do pessoal do piedpiper hauahauajauauauauja desculpe mas não resisti.
btrader
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 246
Merit: 103


View Profile
August 29, 2017, 03:19:06 PM
 #33


Realmente o qt vai na contramão da praticidade do bitcoin, baixar toda blockchain é inviável.
Talvez se criassem uma maneira de "dar vencimento" aos blocos mais velhos, tirando-os por exemplo da blockchain, seria uma boa.

Então você teria que confiar em uma autoridade central para garantir que antes daquele ponto realmente nada foi modificado. Ou então como fazer isso e manter tudo tão decentralizado como agora?

Neste ponto estou com voce!!!

Duvida: Hoje rodo tudo no meu desktop (tenho uma maquina virtual com o Core). Já no meu laptop não tenho espaço, teria que usar HD externo o que é absurdamente lento.

Eu consigo rodar o core no meu laptop sem o banco local porém, em vez de confiar em um terceiro, apontar p/ ele so consultar o meu desktop? Se sim, como?

Valeu
henriquecof
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 1
Merit: 0


View Profile
August 31, 2017, 02:25:25 PM
 #34

Pessoal bom dia, o bitcoin core é somente para fazer transações ou também para mineração, pergunto pois não achei na internet essa informação ou a minha busca não foi correta, fico desde já agradecido.
btrader
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 246
Merit: 103


View Profile
August 31, 2017, 03:48:20 PM
 #35

Pessoal bom dia, o bitcoin core é somente para fazer transações ou também para mineração, pergunto pois não achei na internet essa informação ou a minha busca não foi correta, fico desde já agradecido.

Ele não minera! Apenas transação

Abs
tublo
Member
**
Offline Offline

Activity: 103
Merit: 31


View Profile
August 31, 2017, 09:38:24 PM
 #36


Realmente o qt vai na contramão da praticidade do bitcoin, baixar toda blockchain é inviável.
Talvez se criassem uma maneira de "dar vencimento" aos blocos mais velhos, tirando-os por exemplo da blockchain, seria uma boa.

Então você teria que confiar em uma autoridade central para garantir que antes daquele ponto realmente nada foi modificado. Ou então como fazer isso e manter tudo tão decentralizado como agora?

Neste ponto estou com voce!!!

Duvida: Hoje rodo tudo no meu desktop (tenho uma maquina virtual com o Core). Já no meu laptop não tenho espaço, teria que usar HD externo o que é absurdamente lento.

Eu consigo rodar o core no meu laptop sem o banco local porém, em vez de confiar em um terceiro, apontar p/ ele so consultar o meu desktop? Se sim, como?

Valeu

Também gostaria de saber.
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!