Bitcoin Forum
June 22, 2024, 04:38:57 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Quero dar BITCOINS de PRESENTE. Mas como sacar daqui a 20 anos?  (Read 1272 times)
PortoInvest (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 4
Merit: 0


View Profile
August 18, 2017, 03:16:39 PM
 #1

Quero dar de presente para meu sobrinho.

Mas como confiar numa pen drive? Ela pode estragar, imagina daqui a 20 anos talvez nem exista mais PEN DRIVES ou USB's.

Carteiras on-line ? Também não, imagina de vão a falência no meio do caminho.

Como posso garantir que ele vai conseguir sacar os bitcoins daqui a 20 anos?

Paper Wallet ?

#GF20_BITCOIN_EF
LukkasG
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 574
Merit: 250


View Profile
August 18, 2017, 03:39:25 PM
 #2

quantos anos tem seu sobrinho..?? se ele tiver tipo 5 anos.. o que você pode fazer.. é dar em um USB.. e de tempos e tempos ir atualizando..

Trocando de Pendrive... ou o tipo de storage movel que estiver disponivel...

quando ele tiver uma idade que ele entenda o que está dentro do PenDrive... ensine para que ele saiba como realizar o processo...

acredito que seja um dos únicos jeitos que faça durar 20 anos...

boa sorte no enterro desse ouro... espero que consiga desenterrá-lo daqui 20 anos...

 Cool Grin Grin Grin
btrader
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 246
Merit: 103


View Profile
August 18, 2017, 03:50:26 PM
 #3

Quero dar de presente para meu sobrinho.

Mas como confiar numa pen drive? Ela pode estragar, imagina daqui a 20 anos talvez nem exista mais PEN DRIVES ou USB's.

Carteiras on-line ? Também não, imagina de vão a falência no meio do caminho.

Como posso garantir que ele vai conseguir sacar os bitcoins daqui a 20 anos?

Paper Wallet ?

#GF20_BITCOIN_EF

Creio que precisará atualizar tudo de tempos em tempos (seja paper wallet, usb, CD, etc...)  O melhor é usar mais de um meio diferente, e por favor faça backups! Tenha copias em locais destintos e pessoas sabendo!


Abs
PortoInvest (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 4
Merit: 0


View Profile
August 18, 2017, 04:15:25 PM
 #4

quantos anos tem seu sobrinho..?? se ele tiver tipo 5 anos.. o que você pode fazer.. é dar em um USB.. e de tempos e tempos ir atualizando..

Trocando de Pendrive... ou o tipo de storage movel que estiver disponivel...

quando ele tiver uma idade que ele entenda o que está dentro do PenDrive... ensine para que ele saiba como realizar o processo...

acredito que seja um dos únicos jeitos que faça durar 20 anos...

boa sorte no enterro desse ouro... espero que consiga desenterrá-lo daqui 20 anos...

 Cool Grin Grin Grin

Ele tem 1 ano, quase dois.

Eu vi o disquete morrer não posso confiar nessas tecnologias.

Certamente em 20 anos a USB vai estar morta e a pen drive também!

Não entendi bem como o PAPER WALLET funciona, sei que dá para imprimir a chave pública e a chave secreta(senha), mas não sei se só com isso seria suficiente para ele recuperar a carteira.

Se for suficiente beleza, imprimo em papel e plastifico umas 3 vezes, vai durar pois minha certidão de nascimento tem bem mais de 20 anos e dá pra ler só está amarelada.

Tem essa ferramenta da https://www.bitaddress.org/ mas não sei como ela funciona, ela deve interagir com a block chain, mas não confio nesse site !

Vou pesquisando se achar a solução posto aqui!

Valeu

#GF20_BITCOIN_EF

StrikeBr
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
August 19, 2017, 04:36:04 AM
 #5

Para você dar de presente daqui a 20 anos você pode utilizar o https://coinb.in/#newTimeLocked
Nesse site você pode escolher quando o bitcoin vai ser liberado alem de poder deixar um vídeo ou mensagem explicando como retirar e dando os parabéns etc
jhkmjnhamster
Member
**
Offline Offline

Activity: 116
Merit: 101



View Profile
August 19, 2017, 10:08:43 AM
 #6

Voce pode fazer varios backups dessa mesma carteira em varias pendrives e HDs externos. quando passar 20 anos voce coloca em uma pendrive e da para ele.
DeltaX
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
August 19, 2017, 10:23:00 AM
 #7

quantos anos tem seu sobrinho..?? se ele tiver tipo 5 anos.. o que você pode fazer.. é dar em um USB.. e de tempos e tempos ir atualizando..

Trocando de Pendrive... ou o tipo de storage movel que estiver disponivel...

quando ele tiver uma idade que ele entenda o que está dentro do PenDrive... ensine para que ele saiba como realizar o processo...

acredito que seja um dos únicos jeitos que faça durar 20 anos...

boa sorte no enterro desse ouro... espero que consiga desenterrá-lo daqui 20 anos...

 Cool Grin Grin Grin

Ele tem 1 ano, quase dois.

Eu vi o disquete morrer não posso confiar nessas tecnologias.

Certamente em 20 anos a USB vai estar morta e a pen drive também!

Não entendi bem como o PAPER WALLET funciona, sei que dá para imprimir a chave pública e a chave secreta(senha), mas não sei se só com isso seria suficiente para ele recuperar a carteira.

Se for suficiente beleza, imprimo em papel e plastifico umas 3 vezes, vai durar pois minha certidão de nascimento tem bem mais de 20 anos e dá pra ler só está amarelada.

Tem essa ferramenta da https://www.bitaddress.org/ mas não sei como ela funciona, ela deve interagir com a block chain, mas não confio nesse site !

Vou pesquisando se achar a solução posto aqui!

Valeu

#GF20_BITCOIN_EF





O bitaddress é de confiança, porém deve seguir algumas instruções. Dica: a walltime.info confecciona um cartão com chave publica e privada, em plastico de muito boa qualidade, e te fornece ajuda necessaria para criar sua cold wallet (o mesmo que paper wallet, mas num formato melhorzinho).
Tem também um video do alexandre porto ensinando como criar uma wallet com o bitaddress. Só dar uma olhada que tem no youtube. Como você pretende dar um presente de longo prazo, recomendo fazer da maneira "paranoica" (partição com linux, gerar a wallet offline, tem mais que não lembro).
Espero ter ajudado.
White sugar
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1232
Merit: 1005


View Profile
August 19, 2017, 11:54:36 PM
 #8

Faça que nem os Sumérios e registre a chave privada em um pedaço de rocha ou em uma tábua de argila
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
August 20, 2017, 01:31:30 AM
 #9

Faça que nem os Sumérios e registre a chave privada em um pedaço de rocha ou em uma tábua de argila

Argila pode quebrar com o tempo... melhor é rocha mesmo... basalto idealmente!

Advertise Here - PM for more info!
PortoInvest (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 4
Merit: 0


View Profile
August 20, 2017, 02:09:11 AM
 #10

Voce pode fazer varios backups dessa mesma carteira em varias pendrives e HDs externos. quando passar 20 anos voce coloca em uma pendrive e da para ele.

Eu não tenho 20 anos de vida, tenho que fazer agora!
?
Member
**
Offline Offline

Activity: 124
Merit: 10


View Profile
August 20, 2017, 03:28:09 PM
 #11

Quero dar de presente para meu sobrinho.

Mas como confiar numa pen drive? Ela pode estragar, imagina daqui a 20 anos talvez nem exista mais PEN DRIVES ou USB's.

Carteiras on-line ? Também não, imagina de vão a falência no meio do caminho.

Como posso garantir que ele vai conseguir sacar os bitcoins daqui a 20 anos?

Paper Wallet ?

#GF20_BITCOIN_EF
pen drive não acho confiavél para um longo tempo
carteiras online nem pensar
paper wallet é bom mas tem que ser em papel laminado para resistir ao tempo
ou voce pode gravar a chave privada em metal etc
PortoInvest (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 4
Merit: 0


View Profile
August 20, 2017, 03:46:40 PM
 #12

Para você dar de presente daqui a 20 anos você pode utilizar o https://coinb.in/#newTimeLocked
Nesse site você pode escolher quando o bitcoin vai ser liberado alem de poder deixar um vídeo ou mensagem explicando como retirar e dando os parabéns etc

Interessante, vou ver como funciona. Valeu
Adamastor888
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 2
Merit: 0


View Profile
August 22, 2017, 07:02:37 PM
 #13




Alguém indicaria a LEDGER NANO S. ?

Obrigado
tublo
Member
**
Offline Offline

Activity: 103
Merit: 31


View Profile
August 22, 2017, 10:16:17 PM
 #14

Pode criar uma nova carteira no electrum e anotar as palavras. O seu sobrinho pode até acabar decorando depois de alguns anos.

De qualquer forma, todas essas ferramentas faladas aqui estão no BitKey (http://bitkey.io/). É um liveCD com modo de boot sem acesso à internet, ideal para criar novos endereços.
mdgabrielzim
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 1232
Merit: 143


View Profile
August 23, 2017, 05:41:57 PM
 #15

Caraca que presentão cara, realmente você foi bem criativo em relação a isso. Sobre a duvida e muito difícil confiar nos sites ativos hoje pois a maioria nem tem nem meia década de vida e muito difícil prever quais ainda estarão funcionando daqui 20 anos.
btrader
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 246
Merit: 103


View Profile
August 23, 2017, 07:56:34 PM
 #16

Voce pode fazer varios backups dessa mesma carteira em varias pendrives e HDs externos. quando passar 20 anos voce coloca em uma pendrive e da para ele.

Eu não tenho 20 anos de vida, tenho que fazer agora!

De novo: use mais de um meio (USB, Paper Wallet, etc). Não use time locks, pode ser necessário resgatar antes (hard forks, etc). E vai precisar de algum p/ acompanhar. Se não confia totalmente, precisará de mais pessoas. O jeito mais simples é dividir a PVT key entre eles, de modo que isoladamente nenhum conseguirá acessar.

Incrivel, acho que ainda não tem um "bitcoin trustee" para esta task.
vrap.pm
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 490
Merit: 106



View Profile
August 30, 2017, 05:14:42 AM
 #17

Bom dia,

Eu acho melhor esperar uns bons anos para que o sobrimho já seja um adulto, e dar nessa altura, doutro modo como jovem ainda vai torrar tudo em chachaça e mulhé...
Também pode dar uma cold wallet em papel. E daqui a uns anos também explicar-lhe o que é, e como funciona.
O problema é que com as tecnologias tudo altera rapidamente e quem sabe se daqui a uns anos as cold wallets offline não são retiradas do lefger de alguma forma, por julgarem que são bitcoins perdidos...


Guarde você, dê na altura certa, isto é, quando o sobrinho for adulto. Faça um testamento e deixe essa vontade escrita, e instruções de como aceder às cryptocoins que possui, se você infelizmente não vir seu sobrimho a chegar a adulto.

Uma última nota, você não quer ser meu tio?

Smiley

LaoShanLung
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
August 30, 2017, 05:26:05 PM
 #18

Bom dia,

Eu acho melhor esperar uns bons anos para que o sobrimho já seja um adulto, e dar nessa altura, doutro modo como jovem ainda vai torrar tudo em chachaça e mulhé...
Também pode dar uma cold wallet em papel. E daqui a uns anos também explicar-lhe o que é, e como funciona.
O problema é que com as tecnologias tudo altera rapidamente e quem sabe se daqui a uns anos as cold wallets offline não são retiradas do lefger de alguma forma, por julgarem que são bitcoins perdidos...


Guarde você, dê na altura certa, isto é, quando o sobrinho for adulto. Faça um testamento e deixe essa vontade escrita, e instruções de como aceder às cryptocoins que possui, se você infelizmente não vir seu sobrimho a chegar a adulto.

Uma última nota, você não quer ser meu tio?

Smiley



O amigo falou tudo! Guarde e dê no momento certo. Se precisar atualizar qualquer coisa vai ser a sua carteira, é só não gastar o quanto quiser dar para ele.
fczuardi
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 34
Merit: 0


View Profile WWW
September 05, 2017, 03:15:55 AM
 #19

Faz algo que funcione hoje, tipo anotar uma WIF ou seed BIP39/44 em papeis e guarde em diferentes localizacoes.

Coloca algum serviço de lembrete para rever se algo melhor surgiu e se vc ainda tem o que precisa para movimentar o dinheiro a cada x anos (todo aniversario dele talvez?).

Escrever em papel a prova dagua, ou plastificar o papel, ou gravar em metal, ou ter algum letreiro de aço tipo https://cryptosteel.com/ pode ser uma boa ideia.

Existe um protocolo sobre como guardar grandes quantidades de forma relativamente segura por longos periodos chamado Glacier Protocol, é um documento de 90 páginas que cobre várias das preocupações e cuidados para cold storage. Seguir todo o protocolo à risca pode ser um exagero dependendo do tanto que vc quer proteger as moedas, mas ainda assim vale dar uma lida mesmo que por cima para adotar algumas ideias e práticas desse documento. https://glacierprotocol.org
vb17
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 5
Merit: 0


View Profile
December 08, 2017, 04:00:09 PM
 #20

Pra uma coisa assim de 20 anos eu recomendaria isso:

https://www.indiegogo.com/projects/cryptosteel-the-ultimate-cold-storage-wallet#/

É basicamente uma placa de metal
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!