Bitcoin Forum
May 04, 2024, 11:37:37 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: « 1 2 [3] 4 5 6 7 8 »  All
  Print  
Author Topic: Receita federal  (Read 5204 times)
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
September 20, 2017, 01:02:37 AM
 #41

galera se trabalhar e receber em bitcoin, eu tenho que pagar imposto de renda sobre os bitcoins?

Você trabalha com ou sem vinculo empregatício ? Está parecendo que é freelancer e não tem vinculo empregatício. Se for esse o seu caso, até um salário de R$ 1.903,98 por mês estará isento de pagar e declarar imposto. Caso ganhe mais do que isso, terá que pagar o chamado carne-leão mensalmente. Neste site tem a calculadora do imposto: http://www.infomoney.com.br/ferramentas/calcule-quanto-deve-recolher-no-carne-leao

Vamo lá ao exemplo: Fiz um serviço ganho 10 BTC. dai vendo os BTC. Qual imposto eu pago ? e se eu nao vender?

Se você fez um serviço você paga carnê leão sobre o valor do serviço convertido em reais, e declara no ajuste anual os bitcoins recebidos ao preço do serviço prestado. Paga a aliquota progressiva do IRPF (0, 5, 15 ou 27,5%, dependendo do valor). Quando vender esses bitcoins, caso venda por preço maior que o declarado quando recebeu, paga ainda ganho de capital (15% sobre a diferença de preço) se a venda, no mes, passar de 35 mil reais.

Advertise Here - PM for more info!
1714865857
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714865857

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714865857
Reply with quote  #2

1714865857
Report to moderator
1714865857
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714865857

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714865857
Reply with quote  #2

1714865857
Report to moderator
Even in the event that an attacker gains more than 50% of the network's computational power, only transactions sent by the attacker could be reversed or double-spent. The network would not be destroyed.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1714865857
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714865857

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714865857
Reply with quote  #2

1714865857
Report to moderator
1714865857
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714865857

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714865857
Reply with quote  #2

1714865857
Report to moderator
Moedas
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 670
Merit: 511


View Profile
September 20, 2017, 01:05:14 AM
 #42

galera se trabalhar e receber em bitcoin, eu tenho que pagar imposto de renda sobre os bitcoins?

Você trabalha com ou sem vinculo empregatício ? Está parecendo que é freelancer e não tem vinculo empregatício. Se for esse o seu caso, até um salário de R$ 1.903,98 por mês estará isento de pagar e declarar imposto. Caso ganhe mais do que isso, terá que pagar o chamado carne-leão mensalmente. Neste site tem a calculadora do imposto: http://www.infomoney.com.br/ferramentas/calcule-quanto-deve-recolher-no-carne-leao

Vamo lá ao exemplo: Fiz um serviço ganho 10 BTC. dai vendo os BTC. Qual imposto eu pago ? e se eu nao vender?

Vamos lá. 10 BTCs na cotação de hoje é igual a 144 mil reais. A receita cobrará 27,5% sobre esse valor já que foi por serviço prestado. Se você não vender, não tem como a receita saber que você tem esse dinheiro na sua wallet. Se vender e mesmo pagando o imposto, a receita vai querer saber o motivo do seu patrimônio ter aumentado já que vc não tinha declarado esses bitcoins em outros anos. Se você alegar que ganhou em serviço prestado, a receita vai querer saber qual serviço que vc prestou que lhe rendeu esse valor. Simples. Se tiver como comprovar tudo isso. Aqui tem a calculadora da receita: http://www26.receita.fazenda.gov.br/irpfsimulaliq/private/pages/simuladoraliquota.jsf
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
September 20, 2017, 01:09:18 AM
 #43

galera se trabalhar e receber em bitcoin, eu tenho que pagar imposto de renda sobre os bitcoins?

Você trabalha com ou sem vinculo empregatício ? Está parecendo que é freelancer e não tem vinculo empregatício. Se for esse o seu caso, até um salário de R$ 1.903,98 por mês estará isento de pagar e declarar imposto. Caso ganhe mais do que isso, terá que pagar o chamado carne-leão mensalmente. Neste site tem a calculadora do imposto: http://www.infomoney.com.br/ferramentas/calcule-quanto-deve-recolher-no-carne-leao

Vamo lá ao exemplo: Fiz um serviço ganho 10 BTC. dai vendo os BTC. Qual imposto eu pago ? e se eu nao vender?

Vamos lá. 10 BTCs na cotação de hoje é igual a 144 mil reais. A receita cobrará 15% sobre esse valor. Se você não vender, não tem como a receita saber que você tem esse dinheiro na sua wallet. Se vender e mesmo pagando o imposto, a receita vai querer saber o motivo do seu patrimônio ter aumentado já que vc não tinha declarado esses bitcoins em outros anos. Se você alegar que ganhou em serviço prestado, a receita vai querer saber qual serviço que vc prestou que lhe rendeu esse valor. Simples. Se tiver como comprovar tudo isso.

lembrando que se foi serviço prestado e vc NÃO pagou o carnê leão na época, a receita vai cobrar de vc com juros e multa o valor do carnê leão!

Advertise Here - PM for more info!
Moedas
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 670
Merit: 511


View Profile
September 20, 2017, 01:12:10 AM
 #44

galera se trabalhar e receber em bitcoin, eu tenho que pagar imposto de renda sobre os bitcoins?

Você trabalha com ou sem vinculo empregatício ? Está parecendo que é freelancer e não tem vinculo empregatício. Se for esse o seu caso, até um salário de R$ 1.903,98 por mês estará isento de pagar e declarar imposto. Caso ganhe mais do que isso, terá que pagar o chamado carne-leão mensalmente. Neste site tem a calculadora do imposto: http://www.infomoney.com.br/ferramentas/calcule-quanto-deve-recolher-no-carne-leao

Vamo lá ao exemplo: Fiz um serviço ganho 10 BTC. dai vendo os BTC. Qual imposto eu pago ? e se eu nao vender?

Vamos lá. 10 BTCs na cotação de hoje é igual a 144 mil reais. A receita cobrará 15% sobre esse valor. Se você não vender, não tem como a receita saber que você tem esse dinheiro na sua wallet. Se vender e mesmo pagando o imposto, a receita vai querer saber o motivo do seu patrimônio ter aumentado já que vc não tinha declarado esses bitcoins em outros anos. Se você alegar que ganhou em serviço prestado, a receita vai querer saber qual serviço que vc prestou que lhe rendeu esse valor. Simples. Se tiver como comprovar tudo isso.

lembrando que se foi serviço prestado e vc NÃO pagou o carnê leão na época, a receita vai cobrar de vc com juros e multa o valor do carnê leão!

Sim. Por isso é melhor ele alegar que ganhou o Bitcoins com trade ou mineração e TENTAR pagar 15% de imposto retificando declarações anteriores para incluir os Bitcoins.
lmillert85
Member
**
Offline Offline

Activity: 101
Merit: 10


View Profile
September 20, 2017, 12:46:06 PM
 #45

Muito complicado isso.

Comecei minerando ether, joguei na poloniex e faço exchange.

A receita não entende o ato de "minerar"?

Mesmo caso seria eu pegar uma picareta e sair por ai procurando ouro. Como seria nesse caso?
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
September 20, 2017, 02:43:02 PM
 #46

Muito complicado isso.

Comecei minerando ether, joguei na poloniex e faço exchange.

A receita não entende o ato de "minerar"?

Mesmo caso seria eu pegar uma picareta e sair por ai procurando ouro. Como seria nesse caso?

A analogia de mineração de BTC seria mais a loteria do que a mineração física de ouro. Ouro pertence automaticamente a união e depende de autorização para extração do ouro. é um processo bem mais complexo do que isso.

na mineração, vc pode tratar como serviço de profisisonal liberal, e declarar o carnê leão, descontando o valor dos insumos consumidos. Aqui tem algumas dicas: https://www.mongeralaegon.com.br/blog/dinheiro/infografico/como-profissional-liberal-declara-imposto-de-renda

Mas antes de mais nada, se vc está fora da faixa de isenção (cerca de 1800 reais mensais), eu te aconselho a procurar um contador para ele determinar qual a melhor forma de declarar isso.

Advertise Here - PM for more info!
Eddyc
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 1013
Merit: 391


View Profile
September 20, 2017, 02:59:14 PM
 #47

E se eu fiz um pequeno trampo na internet para um gringo e ele pagou em BTC, até nesse caso é necessário pagar imposto? Se eu não possuo emprego formal e nenhum bem, mesmo assim é necessário declarar? E se a pessoa que participou de um airdrop e recebeu 0.5 BTC por exemplo? Ela precisa declarar? Eu não posso me apegar na lei atual dos 35 mil reais? Ao que parece essa lei foi alterada também.
Moedas
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 670
Merit: 511


View Profile
September 20, 2017, 04:19:35 PM
 #48

E se eu fiz um pequeno trampo na internet para um gringo e ele pagou em BTC, até nesse caso é necessário pagar imposto? Se eu não possuo emprego formal e nenhum bem, mesmo assim é necessário declarar? E se a pessoa que participou de um airdrop e recebeu 0.5 BTC por exemplo? Ela precisa declarar? Eu não posso me apegar na lei atual dos 35 mil reais? Ao que parece essa lei foi alterada também.

Dependendo do valor e também se você quiser converter o BTC em reais e não ter problemas no futuro, o ideal seria declarar sim para comprovar sua evolução patrimonial.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
September 20, 2017, 10:02:29 PM
 #49

E se eu fiz um pequeno trampo na internet para um gringo e ele pagou em BTC, até nesse caso é necessário pagar imposto? Se eu não possuo emprego formal e nenhum bem, mesmo assim é necessário declarar? E se a pessoa que participou de um airdrop e recebeu 0.5 BTC por exemplo? Ela precisa declarar? Eu não posso me apegar na lei atual dos 35 mil reais? Ao que parece essa lei foi alterada também.

sempre que for menos de 1800 reais, não precisa declarar (a menos que vc já declare IR por outros motivos). Depois, quando vender, é mais fácil explicar a origem do dinheiro: ganhei menos de 1800 reais durante X anos por serviços prestados a clientes no exterior. Guarde recibos e emails que comprovem que vc realizou esses serviços. O airdrop cai na regra do 35 mil. guarde emails, prints ou outras formas de comunicação que mostrem que vc participou do airdrop.

Advertise Here - PM for more info!
jaimesantos
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 7
Merit: 0


View Profile
September 21, 2017, 09:29:03 PM
 #50

axo q a receita nao tem como provar que comprei vareos bitcoins quando valia 1 real Smiley
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
September 21, 2017, 10:46:00 PM
 #51

axo q a receita nao tem como provar que comprei vareos bitcoins quando valia 1 real Smiley

Ach oque vc está entendendo errado como funciona a receita federal. Quem tem de provar é você, e não ela! Se você não provar, além do imposto paga multa. Se provar paga só o imposto Wink

Advertise Here - PM for more info!
Moedas
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 670
Merit: 511


View Profile
September 22, 2017, 12:21:57 AM
 #52

axo q a receita nao tem como provar que comprei vareos bitcoins quando valia 1 real Smiley

Ach oque vc está entendendo errado como funciona a receita federal. Quem tem de provar é você, e não ela! Se você não provar, além do imposto paga multa. Se provar paga só o imposto Wink

É isso mesmo. Quem tem que provar é o contribuinte. Quando há uma evolução patrimonial não compatível com os rendimentos chama-se acréscimo patrimonial a descoberto. Dependendo do valor ficará sujeito a aplicação de alíquota de 27,5% de IR, multa de 75% a 150% (no caso de fraude) e juros. Fora que pode dar margem a abertura de inquérito por crime de sonegação fiscal e, dependendo da origem do dinheiro, por crime de lavagem de dinheiro.
pagoto
Member
**
Offline Offline

Activity: 67
Merit: 10


View Profile
September 22, 2017, 05:54:53 PM
 #53

Esse é o Problema.. Não é pagar as multas
é o Crime de Sonegação e Lavagem de dinheiro.

hahahaha somos estuprados pela Receita Federal, e ficamos calado.
Triste demais.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
September 22, 2017, 11:11:28 PM
 #54

Esse é o Problema.. Não é pagar as multas
é o Crime de Sonegação e Lavagem de dinheiro.

hahahaha somos estuprados pela Receita Federal, e ficamos calado.
Triste demais.

Se falar apanha! Wink

Advertise Here - PM for more info!
Moedas
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 670
Merit: 511


View Profile
September 24, 2017, 02:20:06 AM
 #55

Como o Bitcoin é algo novo, muitas regras da receita terão que ser adaptadas para se adequar as normas já existentes. Só o tempo dirá se darão certo as mudanças.
pagoto
Member
**
Offline Offline

Activity: 67
Merit: 10


View Profile
September 24, 2017, 03:20:53 AM
 #56

Depois que regulamentar ai você vai ver que receita vai colocar imposto até no nome !
thms
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 427
Merit: 250


View Profile
September 24, 2017, 12:55:25 PM
Last edit: September 24, 2017, 07:48:31 PM by thms
 #57

Isso tudo é interessante, mas acho bem esquisito essa história de isenção dos 35 mil reais repetida várias vezes aqui no fórum. Quer dizer que se ficar sacando 35 mil por mês está livre de impostos?
CostaRibeiro
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 171
Merit: 103


View Profile
September 24, 2017, 02:52:08 PM
 #58

Isso tudo é interessante, mas acho bem esquisito essa isenção dos 35 mil reais repetidas várias vezes aqui no fórum. Quer dizer que se ficar sacando 35 mil por mês está livre de impostos?

Sim, 35 mil mês em vendas está isento.
R4V3NX
Member
**
Offline Offline

Activity: 73
Merit: 10


View Profile
September 24, 2017, 04:30:56 PM
 #59

O que eu pesquisei e entendi:
1) Se tiver criptomoeda: tem que declarar como "bem" baseado no valor da compra.
2) Se vender até 35K no mês: tem declarar o lucro como "isento", mas, não precisa pagar IR.
3) Se vender acima de 35K no mês: tem que pagar 15% sobre o lucro até o final do mês seguinte e declarar como "tributável".

Sobre remessas internacionais, você paga o IR+IOF no ato da remessa. O IOF é 0,38%, já o IR pode variar dependendo do motivo. Se você mandar para uma conta sua no exterior o IR é ZERO.
Agora minha dúvida: se mandar direto para uma Exchange, paga IR?

 Wink
jaimesantos
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 7
Merit: 0


View Profile
September 24, 2017, 04:42:59 PM
 #60

axo q a receita nao tem como provar que comprei vareos bitcoins quando valia 1 real Smiley

Ach oque vc está entendendo errado como funciona a receita federal. Quem tem de provar é você, e não ela! Se você não provar, além do imposto paga multa. Se provar paga só o imposto Wink

então quando é um crime eu sou inocente até que se prove o contrário, já na receita eu sou culpado até que se prove o contrário?
http://mrwgifs.com/wp-content/uploads/2013/08/Will-Smith-Thinking-As-The-Fresh-Prince-Of-Bel-Air_408x408.jpg
Pages: « 1 2 [3] 4 5 6 7 8 »  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!