Josué,
Pelo que vejo dos seus comentários o Brasil tá fazendo um papel melhor em se vender aí fora do que em gerenciar aqui dentro. Minha intenção é tentar passar então um pouco da realidade.
Se tiver um tempinho, dá uma olhada nesse vídeo, tem aproximadamente 9 minutos e é do Romário (que foi jogador de futebol e agora é deputado):
http://www.youtube.com/watch?v=JcBEfj-gLysNão concordo com tudo que ele diz, e sinceramente acho que ele está só querendo levar vantagem da situação toda, mas algumas verdades ele disse ali.
Mas, acho um pouco exagerado o que esta acontecer no Brasil. E digo porque... Na altura em Portugal, a única coisa que se construiu foram os estádios. Alem de que Portugal não tinha (tem) nem um quinto do dinheiro que o Brasil tem.
Talvez agora portugal esteja em crise, mas do jeito que a situação do Brasil está mudando rápido (digo do descontrole das contas públicas, inflação, mal uso da máquina pública) logo logo seremos nós com problemas sérios.
De qualquer maneira, o dinheiro é do povo brasileiro e deve ser utilizado em prol desse mesmo povo.
Nós temos uma carga tributária de primeiro mundo, o problema é que não há nenhum retorno desse "investimento" que fazemos. Apesar de pagar quase 40% em impostos (renda e consumo), temos que pagar nosso próprio plano de saúde privado, nossas faculdades privadas, quem pode tem que ter um carro porque o transporte público não funciona (e olha que sou de Curitiba, cidade modelo em vários aspectos, inclusive transporte público, como alguns dizem).
Não quero nada de graça, mas o governo tem que escolher:
a) Prestar serviço de qualidade, proporcional a carga tributária atual;
b) Reduzir a carga tributária e deixar que a iniciativa privada atenda as necessidades, ficando o governo com uma estrutura fiscalizadora e regulamentadora apenas;
O problema é que o dinheiro é mal-utilizado, o custo de qualquer projeto aqui sempre estoura em 2 vezes ou mais e o prazo em pelo menos 5 vezes mais. E olha que ambos já são superdimensionados na projeção inicial.
Com o Mundial e o Jogos Olímpicos o Brasil alem de estádios, segundo sei, esta a fazer:
- Barragens para resolver os grandes problemas de falta de energia, e isso vai beneficiar a população
Estas barragens estão a ser feitas desde 2002 mais ou menos, no inicio do governo lula... já custaram muito mais do que foi previsto, muito mais do que seria aceitável e o pouco que saiu do papel está lá, pela metade, sendo destruido pelo descaso. Quando forem recomeçar, terão que consertar muito do que já se perdeu.
- Esta a melhor a rede móvel de telecomunicação (3G/4G) levando assim Internet de alta velocidade e as telecomunicações a locais onde não tinham nada
Onde não tinha, continua não tendo... Mal estão conseguindo levar rede de qualidade ruim para as cidades sede da copa.
Outro ponto é que esse investimento tem sido feito pela iniciativa privada, telefonia aqui funciona mais ou menos bem por ter sido privatizada a muito tempo... Claro que os preços são absurdos e não há fiscalização/regulamentação/punição como deveria.
- A construção civil esta em crescimento, o emprego começa aumentar
Este é um segmento onde não há mais mão de obra disponível, o que está a mais de dois anos causando alta exagerada nos preços, desde insumos até o custo final dos imóveis. Se você precisar de alguma reforma, prepare-se para esperar um bom tempo até que consiga tempo disponível pela pessoa que vai realizar o serviço.
- A segurança da população esta aumentar nas grandes cidades
Não conheço o Rio de Janeiro onde se fala das unidades pacificadoras nas favelas, mas aqui na minha cidade a segurança só piora a muito tempo. Ahh, mas agora temos viaturas novas, elas ficam em cima da calçada com dois policiais do lado, imóveis o dia todo. Já houve casos relatados pela midia aqui onde pessoas sendo assaltadas foram procurar ajuda destes policiais, mas eles tem ordens para ficar alí, exibindo a viatura nova.
- Esta a haver um aumento de apoio a instituições de ensino
Este ponto sou obrigado a concordar, embora isso aconteceu bem antes da copa, e independente dela. No governo Lula foi criado um programa onde o governo "subcontrata" universidades particulares e coloca estudantes supostamente de baixa-renda lá... Sai muito mais barato do que se fossem construir uma universidade nova e o resultado é muito mais rápido. Há diversas irregularidades, mas já é um bom começo.
Acredito, que ainda esta muito trabalho para fazer, como melhorar os Hospitais, Centros de Saúde, Escolas, etc...
E talvez as coisas que eu disse, estejam um pouco exageradas, mas é a informação que chega a Portugal.
Com isso passo a acreditar que precisamos de uma impressa p2p também :-)
Nos ajude a divulgar a real face do Brasil.
Entendo claramente os protestos.
O Brasil tem dinheiro (principalmente devido ao Petróleo), se errar hoje, consegue corrigir amanha, por isso não façam o mesmo que se fez em Portugal.
O problema é que até esse dinheiro estão conseguindo destruir.
A algum tempo se anunciou a autosuficiência brasileira de petróleo. O presidente Lula foi lá num campo da Petrobras, sujou as mãos de oleo, tirou fotos, fez discursos. Pouco tempo depois fomos saber (e alguns ainda não sabem) que essa dita autosuficiencia era apenas em número de barris de oleo... mas que nosso oleo era de baixa qualidade (oleo pesado) e nossas refinarias não estavam preparadas para processá-lo.
Resumindo, exportamos o oleo pesado por X e importamos oleo leve por 2X para usar em nossas refinarias. Resultado, não tinhamos autosuficiencia real e gastavamos muito dinheiro importando petróleo.
Além do que, foram feitas parcerias com Venezuela e outros paises para construção de refinarias. Por razoes politicas essas refinarias foram colocadas em lugares longe do ideal (onde a demanda está) causando custos elevados de transporte quando (e se) a refinaria ficar pronta. A Venezuela nunca colocou um centavo no projeto, que já foi adaptado para usar petróleo que não seja da Venezuela (pois é, apesar da autosuficiencia do brasil, o projeto previa refinar o oleo da venezuela, estranho não?)
Notem, Hospitais e Escolas (por exemplo), não dão dinheiro. Primeiro deve-se construir coisas, que gerem receitas, para se poder arranjar as outras que não gerem dinheiro. Porque se não daqui a 20/30 anos o problema volta a repetir-se e depois não há como resolver. Ou seja, se agora gastar o dinheiro que tenho APENAS em projectos que não gerem receita (como hospitais), é verdade que ficamos com hospitais muito bons... então e daqui a 20 anos? O Hospital precisa de obras, mas não há dinheiro para arranjar e como não se investiu dinheiro em projectos que dão dinheiro... não há dinheiro em entrar. No fim, não se tem nem dinheiro para arranjar os hospitais, nem dinheiro para investir em projectos que darão lucro.
Logicamente os estádios não dão dinheiro a longo prazo, mas outras coisas dão.
Ué, mas o Brasil já não tem o dinheiro, como você comentou no inicio e eu até concordei?
Um Abraço,
Adriano