Bitcoin Forum
May 09, 2024, 11:53:33 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
Author Topic: Novo processador quântico da Intel pode acabar com o Bitcoin ?  (Read 1413 times)
squallw
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 504
Merit: 122


View Profile
November 14, 2017, 08:33:24 PM
 #21

Mas li em algum lugar que o computador quântico só quebraria as wallets que já tiveram transações, as papers estariam a salvo, alguma coisa assim. Não é, @girino?

Sim. Os endereços que não são reusados não tem a chave publica disponivel na blockchain, apenas o endereço, que é um hash da chave. O endereço usa o hash ripemd, que é resistente a computação quantica. Então se vc tem endereços que nunca foram gastos, eles estão "imunes" a computação quantica.

Nao entendi isso, se eu criei uma paper wallet, se eu vou depositar algo nela, ela vai constar na blockchain, que endereço X passou para a minha paper wallet endereço Y.
1715298813
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715298813

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715298813
Reply with quote  #2

1715298813
Report to moderator
1715298813
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715298813

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715298813
Reply with quote  #2

1715298813
Report to moderator
"With e-currency based on cryptographic proof, without the need to trust a third party middleman, money can be secure and transactions effortless." -- Satoshi
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1715298813
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715298813

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715298813
Reply with quote  #2

1715298813
Report to moderator
1715298813
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715298813

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715298813
Reply with quote  #2

1715298813
Report to moderator
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
November 14, 2017, 09:45:00 PM
 #22

Mas li em algum lugar que o computador quântico só quebraria as wallets que já tiveram transações, as papers estariam a salvo, alguma coisa assim. Não é, @girino?

Sim. Os endereços que não são reusados não tem a chave publica disponivel na blockchain, apenas o endereço, que é um hash da chave. O endereço usa o hash ripemd, que é resistente a computação quantica. Então se vc tem endereços que nunca foram gastos, eles estão "imunes" a computação quantica.

Nao entendi isso, se eu criei uma paper wallet, se eu vou depositar algo nela, ela vai constar na blockchain, que endereço X passou para a minha paper wallet endereço Y.

Sim, apenas endereço. A chave publica só precisa ser usada no saque, nao no deposito.

Advertise Here - PM for more info!
mdgabrielzim
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 1232
Merit: 143


View Profile
November 17, 2017, 04:09:32 AM
 #23

Teve uma pagina no facebook que estava discutindo isso porem antes dos processadores quânticos acabarem com o bitcoin ele tem que ser acessível a grande massa oque vai demorar muitos anos pode ter certeza alem disso acredito que não e uma tecnologia que esta 100% dominada.
Rodrigo Santos
Member
**
Offline Offline

Activity: 77
Merit: 10


View Profile
November 17, 2017, 10:20:19 AM
 #24

A resposta é SIM, pode acabar com o Bitcoin, tal como o conhecemos atualmente.

Mas de certo que os desenvolvedores do bitcoin já deverão estar a fazer progressos de forma a diminuir esse risco.

Poderão ver mais informação de como os processadores quanticos poderão afetar o modo de funcionamento do bitcoin neste site:
COMPUTADORES QUÂNTICOS PODEM ACABAR COM A MINERAÇÃO DE BITCOINS?
TheMateus
Member
**
Offline Offline

Activity: 322
Merit: 15


View Profile
November 18, 2017, 02:06:59 AM
 #25

Vi que bitcoin seria um desperdício de energia quando mineraso. Isso teria relação ao processador?

Warrlockk
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 76
Merit: 0


View Profile
November 18, 2017, 03:00:05 PM
 #26


Como diz na reportagem, "...o avanço do computador quântico é um sério problema para o Bitcoin.", embora seja 14 qubits, seria bom todos terem em mente que a tecnologia está se desenvolvendo bem mais rápido, 14 qubits pode ser um experimento para 50, 100, 150, o tanto que eles necessitem produzir em qubits, concordo com a reportagem, no facto de que a comunidade deva se preocupar e se mobilizar para não cair nesse bait caso esses computadores fiquem acessíveis e apresentem depois uns bem melhores..
fabiorem
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 1400
Merit: 347


View Profile
November 18, 2017, 03:46:06 PM
 #27

Vejam este vídeo do Mickey Mouse do hardware, onde ele mostra como é um computador quântico por dentro.

https://www.youtube.com/watch?v=60OkanvToFI

Vai levar pelo menos uns vinte anos pra isso ser miniaturizado e disponível para os mercados.

Precisariam miniaturizar câmaras criogênicas, pois o negócio não funciona sem elas.
trplzr
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 532
Merit: 168


hello there


View Profile
November 18, 2017, 03:54:28 PM
 #28

Teve uma pagina no facebook que estava discutindo isso porem antes dos processadores quânticos acabarem com o bitcoin ele tem que ser acessível a grande massa oque vai demorar muitos anos pode ter certeza alem disso acredito que não e uma tecnologia que esta 100% dominada.

Será que viveremos para fazer "umas play" em um computador quântico caseiro?!kkk.
Olhando a história, todas tecnologias encolheram, afinaram, baratearam.... não seria surpresa.

TheMateus
Member
**
Offline Offline

Activity: 322
Merit: 15


View Profile
November 20, 2017, 01:12:34 AM
 #29

Teve uma pagina no facebook que estava discutindo isso porem antes dos processadores quânticos acabarem com o bitcoin ele tem que ser acessível a grande massa oque vai demorar muitos anos pode ter certeza alem disso acredito que não e uma tecnologia que esta 100% dominada.

Será que viveremos para fazer "umas play" em um computador quântico caseiro?!kkk.
Olhando a história, todas tecnologias encolheram, afinaram, baratearam.... não seria surpresa.


Magina nois minerando 25satoshi que vale 5k real em 2020 kkk

squallw
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 504
Merit: 122


View Profile
November 21, 2017, 05:10:49 AM
 #30

Mas li em algum lugar que o computador quântico só quebraria as wallets que já tiveram transações, as papers estariam a salvo, alguma coisa assim. Não é, @girino?

Sim. Os endereços que não são reusados não tem a chave publica disponivel na blockchain, apenas o endereço, que é um hash da chave. O endereço usa o hash ripemd, que é resistente a computação quantica. Então se vc tem endereços que nunca foram gastos, eles estão "imunes" a computação quantica.

Nao entendi isso, se eu criei uma paper wallet, se eu vou depositar algo nela, ela vai constar na blockchain, que endereço X passou para a minha paper wallet endereço Y.

Sim, apenas endereço. A chave publica só precisa ser usada no saque, nao no deposito.

Acredito que vc esteja se confundindo entre os termos chave PUBLICA e chave PRIVADA. A chave privada so precisa ser usada no saque, no deposito somente a chave publica.
A chave publica passa sim, ambas as partes pela blockchain e fica registrada, se houver no futuro alguma maneira de obter a chave privada atraves da chave publica, seria o fim das criptos.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
November 21, 2017, 01:29:00 PM
 #31

Mas li em algum lugar que o computador quântico só quebraria as wallets que já tiveram transações, as papers estariam a salvo, alguma coisa assim. Não é, @girino?

Sim. Os endereços que não são reusados não tem a chave publica disponivel na blockchain, apenas o endereço, que é um hash da chave. O endereço usa o hash ripemd, que é resistente a computação quantica. Então se vc tem endereços que nunca foram gastos, eles estão "imunes" a computação quantica.

Nao entendi isso, se eu criei uma paper wallet, se eu vou depositar algo nela, ela vai constar na blockchain, que endereço X passou para a minha paper wallet endereço Y.

Sim, apenas endereço. A chave publica só precisa ser usada no saque, nao no deposito.

Acredito que vc esteja se confundindo entre os termos chave PUBLICA e chave PRIVADA. A chave privada so precisa ser usada no saque, no deposito somente a chave publica.
A chave publica passa sim, ambas as partes pela blockchain e fica registrada, se houver no futuro alguma maneira de obter a chave privada atraves da chave publica, seria o fim das criptos.


Não estou confundindo. Leia melhor sobre como funciona o protocolo do bitcoin!

Advertise Here - PM for more info!
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
November 21, 2017, 09:01:58 PM
 #32

(...)
Quote
Acredito que vc esteja se confundindo entre os termos chave PUBLICA e chave PRIVADA. A chave privada so precisa ser usada no saque, no deposito somente a chave publica.
A chave publica passa sim, ambas as partes pela blockchain e fica registrada, se houver no futuro alguma maneira de obter a chave privada atraves da chave publica, seria o fim das criptos.


Não estou confundindo. Leia melhor sobre como funciona o protocolo do bitcoin!

Agora com tempo, explicando melhor.
No momento de receber, você não repassa a sua chave publica, e sim o seu ENDEREÇO, que é um hash da chave pública usando RIPEMD160. É esse hash que fica registrado na blockchain, e nunca a chave pública.
no momento de gastar, você precisa registrar na blockchain uma assinatura feita com uma chave pública cujo hash seja igual ao endereço. Nesse momento vc precisa provar duas coisas:
1- que possui uma chave publica cujo hash é igual ao endereço, e
2- que possui a chave privada correspondente.

Dessa maneira você insere na blockchain essas duas informações: a chave publica, e a assinatura, mas isso é feito APENAS no momento de gastar a transação, não no recebimento! O recebimento é sempre feito apenas pelo endereço RIPEMD (que é resistente a computação quantica).

Advertise Here - PM for more info!
caneca
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 147



View Profile
November 22, 2017, 01:12:16 AM
 #33


[...]

Agora com tempo, explicando melhor.
No momento de receber, você não repassa a sua chave publica, e sim o seu ENDEREÇO, que é um hash da chave pública usando RIPEMD160. É esse hash que fica registrado na blockchain, e nunca a chave pública.
no momento de gastar, você precisa registrar na blockchain uma assinatura feita com uma chave pública cujo hash seja igual ao endereço. Nesse momento vc precisa provar duas coisas:
1- que possui uma chave publica cujo hash é igual ao endereço, e
2- que possui a chave privada correspondente.

Dessa maneira você insere na blockchain essas duas informações: a chave publica, e a assinatura, mas isso é feito APENAS no momento de gastar a transação, não no recebimento! O recebimento é sempre feito apenas pelo endereço RIPEMD (que é resistente a computação quantica).

Interessante, não sabia dessa informação. Semprei pensei que com o endereço (que eu associava como um “resumo” da chave pública) era possível de se voltar na chave pública, já que não há problema dela ser compartilhada, apenas a privada (e ser impossível de se voltar nela usando o endereço ou chave pública) ter de ser mantida em segredo. Então estou parcialmente ou totalmente errado?

Tem algum bom link onde eu possa ler mais sobre o protocolo do BTC, @girino?
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
November 22, 2017, 01:30:29 AM
 #34


[...]

Agora com tempo, explicando melhor.
No momento de receber, você não repassa a sua chave publica, e sim o seu ENDEREÇO, que é um hash da chave pública usando RIPEMD160. É esse hash que fica registrado na blockchain, e nunca a chave pública.
no momento de gastar, você precisa registrar na blockchain uma assinatura feita com uma chave pública cujo hash seja igual ao endereço. Nesse momento vc precisa provar duas coisas:
1- que possui uma chave publica cujo hash é igual ao endereço, e
2- que possui a chave privada correspondente.

Dessa maneira você insere na blockchain essas duas informações: a chave publica, e a assinatura, mas isso é feito APENAS no momento de gastar a transação, não no recebimento! O recebimento é sempre feito apenas pelo endereço RIPEMD (que é resistente a computação quantica).

Interessante, não sabia dessa informação. Semprei pensei que com o endereço (que eu associava como um “resumo” da chave pública) era possível de se voltar na chave pública, já que não há problema dela ser compartilhada, apenas a privada (e ser impossível de se voltar nela usando o endereço ou chave pública) ter de ser mantida em segredo. Então estou parcialmente ou totalmente errado?

Tem algum bom link onde eu possa ler mais sobre o protocolo do BTC, @girino?

A melhor fonte de informação ainda é a bitcoin wiki, creio eu. https://en.bitcoin.it/wiki/Main_Page
Mas o nível dela é meio "misto", tem coisa muito técnica, muito detalhada, e tem coisa bem básica, tudo meio misturado.

Advertise Here - PM for more info!
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
November 22, 2017, 01:33:05 AM
 #35

(...)
Interessante, não sabia dessa informação. Semprei pensei que com o endereço (que eu associava como um “resumo” da chave pública) era possível de se voltar na chave pública, já que não há problema dela ser compartilhada, apenas a privada (e ser impossível de se voltar nela usando o endereço ou chave pública) ter de ser mantida em segredo. Então estou parcialmente ou totalmente errado?

Tem algum bom link onde eu possa ler mais sobre o protocolo do BTC, @girino?

A melhor fonte de informação ainda é a bitcoin wiki, creio eu. https://en.bitcoin.it/wiki/Main_Page
Mas o nível dela é meio "misto", tem coisa muito técnica, muito detalhada, e tem coisa bem básica, tudo meio misturado.

esse artigo aqui é um bom exemplo disso: https://en.bitcoin.it/wiki/Protocol_documentation#Transaction_Verification
Tem trechos super básicos, outros bem explicados e outros onde o cara entra em detalhe da posição dos bits no protocolo Wink

Advertise Here - PM for more info!
caneca
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 147



View Profile
November 22, 2017, 01:58:38 AM
 #36

Valeu pelos links, @girino. Quando eu tiver um tempo livre irei lê-los. Já dei uma fuçada pela wiki, mas sempre lia por cima, ler uma linguagem mais técnica em outra língua requer um esforço maior e por preguiça acabo ficando no raso. Apesar de não ter o interesse de saber a miúdos, acho importante saber o conceito do que está acontecendo. Até pra não passar informação errada pra frente.

Fica a dica de leitura também pra galera que ta chegando ai no fórum, vocês não precisam saber fazer a sua própria blockchain, mas aprendam os conceitos pos trás dela. Assim fica muito mais fácil de interpretar notícias como essas, que num primeiro momento parecem apocalípticas e causam um certo FUD.
squallw
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 504
Merit: 122


View Profile
November 22, 2017, 04:21:12 AM
 #37

(...)
Quote
Acredito que vc esteja se confundindo entre os termos chave PUBLICA e chave PRIVADA. A chave privada so precisa ser usada no saque, no deposito somente a chave publica.
A chave publica passa sim, ambas as partes pela blockchain e fica registrada, se houver no futuro alguma maneira de obter a chave privada atraves da chave publica, seria o fim das criptos.


Não estou confundindo. Leia melhor sobre como funciona o protocolo do bitcoin!

Agora com tempo, explicando melhor.
No momento de receber, você não repassa a sua chave publica, e sim o seu ENDEREÇO, que é um hash da chave pública usando RIPEMD160. É esse hash que fica registrado na blockchain, e nunca a chave pública.
no momento de gastar, você precisa registrar na blockchain uma assinatura feita com uma chave pública cujo hash seja igual ao endereço. Nesse momento vc precisa provar duas coisas:
1- que possui uma chave publica cujo hash é igual ao endereço, e
2- que possui a chave privada correspondente.

Dessa maneira você insere na blockchain essas duas informações: a chave publica, e a assinatura, mas isso é feito APENAS no momento de gastar a transação, não no recebimento! O recebimento é sempre feito apenas pelo endereço RIPEMD (que é resistente a computação quantica).

Interessante na minha 'leiguisse' o que vejo o pessoal explicando basicamente é que existe a chave publica que é o que vc pode publicar a vontade e a chave privada que é sua senha e nunca deve informar a ninguem. Por exemplo quando se cria uma paper wallet, supostamente la tem a chave publica e a chave privada.
O que vc esta me dizendo é que em termos mais profundos e técnicos, o que eu pensava ser a chave publica na verdade é um apenas o hash dela, isso?
Mas entao onde esta a chave publica em questao se o que informamos para deposito é apenas o hash dela?
Ja a chave privada creio que nao tenha muito segredo é aquilo mesmo, entao estou supondo que ao gastar, a blockchain nao registra a minha chave privada mas registra a chave publica completa, ao qual a principio nao é informada numa paper wallet e um computador quantico, em poucas palavras, poderia ser capaz de descobrir a chave publica completa registrada na blockchain e possivelmente descobrir a privada atraves dela, seria isso ou to viajando?
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
November 22, 2017, 04:33:57 PM
 #38

(...)
Interessante na minha 'leiguisse' o que vejo o pessoal explicando basicamente é que existe a chave publica que é o que vc pode publicar a vontade e a chave privada que é sua senha e nunca deve informar a ninguem. Por exemplo quando se cria uma paper wallet, supostamente la tem a chave publica e a chave privada.
O que vc esta me dizendo é que em termos mais profundos e técnicos, o que eu pensava ser a chave publica na verdade é um apenas o hash dela, isso?
Mas entao onde esta a chave publica em questao se o que informamos para deposito é apenas o hash dela?

A Chave Publica pode ser "deduzida" a partir da chave privada, então vc não precisa ter ela anotada. Basta ter a chave privada, e quando vc assinar uma transação, vc gera novamente a chave publica e a "anexa" na assinatura.

Quote
Ja a chave privada creio que nao tenha muito segredo é aquilo mesmo, entao estou supondo que ao gastar, a blockchain nao registra a minha chave privada mas registra a chave publica completa, ao qual a principio nao é informada numa paper wallet e um computador quantico, em poucas palavras, poderia ser capaz de descobrir a chave publica completa registrada na blockchain e possivelmente descobrir a privada atraves dela, seria isso ou to viajando?

Seria isso. Se vc não gastou ainda, a chave publica não está na Blockchain, apenas um hash "quantum resistant" dela. Ao gastar, sua assinatura contem a chave publica, e portanto um computador quantico pode derivar a chave privada a partir dela.

Advertise Here - PM for more info!
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!