Olá pessoal,
Provavelmente ainda estou me equivocando com alguma coisa, porém não consigo compreender o uso do blockchain para transações/smart contracts.
Mineradores e empresas de mineração funcionam 24h/dia, porém as GPU's e afins trabalham sozinhas, sem supervisão humana, ou seja, não tem ninguém conferindo as transações/validações de informações uma a uma (mesmo se tivessem, são informações do mundo todo, milhares de km's de distância), certo?
Então supondo que fiz um smart contract dizendo que comprei um carro de fulano, daí então alguns mineradores de todas as partes do mundo disputam pra validar essa informação dentro do bloco. Como que eles sabem q eu realmente realizei essa compra? Eu poderia informar que comprei 2 carros, como q saberiam se eu estaria falando a verdade para confirmar essa informação? Além disso não faz sentido, pq seria impossível os mineradores ficarem conferindo validações uma a uma.
Peço desculpas pela ignorância kkkk.
Contratos escritos no papel e registrados em cartório também não conferem se vc entregou o carro que vendeu. O que eles conferem é se você é realmente dono do carro e se está com todos os documentos necessários para que a venda seja feita, de acordo com a lei.
Smart contracts também não verificam se vc realmente entregou o carro. Eles só validam (se for o caso) se vc não tentou vender o mesmo carro duas vezes, se vc realmente é dono dele, etc. E só validam isso se essa informação estiver disponivel na blockchain. Se vc registrou um carro na blockchain, você pode usar um smart contract para vendê-lo. Se registrou apenas em papel (no cartório ou detran, ou orgao semelhante do seu pais) o smart contract também não pode te ajudar.
Outra coisa importante, o uso de smart contracts como "contrato de compra e venda" é bem limitado. Eles são úteis para outros tipos de contratos, onde há um controle de diversas etapas que podem ser realizados de forma eletronica (contratos de distribuição de fundos em um investimento cooperativo, por exemplo, ou contratos de distribuição de lucros de um empreendimento), contratos de fixação preços para vendas de mercado futuro (ou mesmo para bolsas de apostas)
Pensar num "smart contract" como um "contrato de compra e venda" não faz muito sentido. Não foi pra isso que eles foram criados.