Uma boa maneira de recuperar data é usando o sistema operativo da linux, o ubuntu. Já me salvou o computador várias vezes. Ou contactares o manufactorador do teu computador e explicares que precisas de recuperar data do disco, é um serviço pago que muitos oferecem.
E os próprios manufaturadores conseguem recuperar o conteúdo? A 100%? Perdi um offline wallet com algum valor lá dentro e não consegui recuperar de todo o .pdf . No entanto com os softwares recuperei outros ficheiros.
Que grande confusão vai para aqui...
Linux não é uma empresa que fabrica sistemas operativos.
Linux é o nome que se dá a um tipo de sistema operativo "construido" à volta de um kernel em específico criado por Linus Torvalds com base num posix.
MacOS X é um Linux.
Recuperar conteúdo? A questão é assim: os "dados" são como grãos de pó ordenados em cima de uma mesa.
Quando se formata (dependendo da forma como se formata mas considerando a tradicional) o que alguém faz é passar o pano do pó nessa mesa. Adeus dados.
É diferente de apagar que por norma, marca o ficheiro apenas como apagado na tabela de alocação de ficheiros. O conteúdo na realidade continua no mesmo sitio até algum programa se lembrar de lá escrever.
O que por vezes acontece é quando formatam, formatam de forma rápida. E isso é o equivalente a apagar. Mas o conteúdo da tabela de alocação de ficheiros, ao contrário de apagar, é mesmo realmente totalmente limpo. Os Recuva e outros programas do género, só vão vasculhar o disco e tentar perceber onde começa e acaba cada ficheiro (informação essa que foi removida da tal tabela) indo depois coloca-los nalgum sitio. A alguns ficheiros, consegue ainda determinar o seu conteúdo. Outros não.
E esta capacidade é independente do sistema operativo.
O sucesso depende já, isso sim, da forma como o disco foi "apagado" e do que foi feito ao disco depois de o formatarem.
Se formataram o disco e o puseram na máquina e instalaram o sistema operativo, esqueçam, nem vale a pena tentar, não há milagres.
Mas sem esta informação em específico, posso ir ao google buscar uma lista de programas para "unformat" ou "undelete" ou "data recovery" e despejar aqui e o resultado será nulo ou ainda será pior.
Portanto a pergunta essencial é esta: como foi formatado e que aconteceu ao disco depois de formatado?