Bitcoin Forum
May 03, 2024, 12:47:23 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Demanda por BTC  (Read 1613 times)
leonardo-rj (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 3
Merit: 0


View Profile
July 20, 2013, 10:20:37 PM
 #1

Olá pessoal!

Esse é meu primeiro post. Estou com um olhar bem atendo ao mercado de biticoins. Estive olhando volume de negócios no Mercado Bitcoin e ele gira em média de 100 BTCs/dia. Isso não é muito pouco? Como está a demanda por BTCs no Brasil? Tem muita gente que compra aqui no fórum?
1714740443
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714740443

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714740443
Reply with quote  #2

1714740443
Report to moderator
Unlike traditional banking where clients have only a few account numbers, with Bitcoin people can create an unlimited number of accounts (addresses). This can be used to easily track payments, and it improves anonymity.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1714740443
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714740443

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714740443
Reply with quote  #2

1714740443
Report to moderator
1714740443
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714740443

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714740443
Reply with quote  #2

1714740443
Report to moderator
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
July 20, 2013, 10:47:24 PM
 #2

Oi Leonardo, seja bem vindo

Hoje temos 3 exchanges no brasil, mercadobitcoin, bitcointoyou e bitfication.

Mesmo somados os volumes das 3, ainda é bem baixo mesmo. Não é possível medir o volume das transações p2p (tanto aqui no forum como em outros lugares, por exemplo, há um grupo no facebook, além de outros foruns).

Há também quem consiga comprar ou negociar nas exchanges lá fora, é uma maneira muito barata de enviar dinheiro para fora do Brasil e tem muita gente que usa esse recurso.

Minha percepção é que a maioria das pessoas prefere comprar bitcoins e guardá-los do que negociá-los. Normalmente quem vende bitcoins ou compra lá de fora, ou minera. Eu tenho um tópico onde ofereço realizar compras em dinheiro e receber pagamento em bitcoins, mas poucas foram as vezes que prestei esse serviço. Essa semana incluí uma série de lojas onde posso comprar com descontos para ver se a procura aumenta, vamos ver.

O André Horta, dono da bitcointoyou tem um projeto de oferecer à lojistas opção de receber em bitcoins e em seguida converter os bitcoins em dinheiro, com isso deve aumentar bastante a liquidez nas exchanges, inclusive nas outras duas, pois se houver muita oferta de venda, há possibilidade de arbitragem.

Adriano

--
leonardo-rj (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 3
Merit: 0


View Profile
July 20, 2013, 11:19:22 PM
 #3

Obrigado pela resposta, Adriano.

Estou conhecendo o mercado e vejo possibilidade de crescimento nele. Mas para isso, as pessoas devem usar as BTCs em suas compras, pois só assim o sistema pode prosperar. vou ver essa lista de lojas depois.

Mas uma coisa que pode ajudar a aumentar a liquidez nas exchanges é se as mesmas reduzirem o apetite. O Mercado Bitcoin, por exemplo, cobra taxa por depósito, o que não existe. Fiz uma transferência eletrônica entre contas, algo que não tem custo nenhum, e já paguei taxa antes de começar a negociar.  Se as exchanges pretendem ser corretoras de bitcoins, então elas devem adotar as práticas usuais de mercado.
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
July 20, 2013, 11:46:07 PM
 #4

Concordo sobre a taxa de depósito, se for transferência pelo mesmo banco não faz o menor sentido. Já para bancos diferentes, na hora do saque entendo que tem que pagar DOC/TED ou mandar o office-boy fazer o depósito no caixa :-)

Já sobre as taxas, apesar de achar o percentual alto (na bovespa a maioria das corretoras cobra uma taxa fixa, e as que cobram taxa variável você consegue negociar fácil para ficar em 0,2%), se fizermos as contas "no volume atual", as corretoras não estão ganhando muito, vamos supor o caso do MB: 100 bitcoins x R$ 210,00 (preço médio suposto) = 21.000,00 de volume. As taxas são de 0,3% em uma ponta ( a ordem já estava na pedra) e 0,7% na outra ponta (que lançou ordem a mercado). Então as taxas são de 1% sobre o volume, ou R$ 210,00 no dia. Acho até pouco pelo trabalho que dá e considerando o risco que estão correndo, mas o que eles tem que pensar é que só vão aumentar esse volume se tornarem acessível o mercado, então deveriam trabalhar com taxas menores agora (quem sabe apenas para manter o ponto de equilíbrio) e adequar futuramente, se necessário.

Enfim, esse é apenas o começo, muitas das transações p2p não vão migrar para as exchanges, pois muitos não vão querer suas contas bancárias vinculadas à esta ou aquela exchange quando elas começarem a chamar a atenção da CVM e/ou Bacen... mas se as taxas forem suficientemente baixas, aqueles que não se importam com este detalhe com certeza não vão querer bancar o risco de liquidez e de contra-parte das operações p2p.

--
2501
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 868
Merit: 1000


Impossible is Nothing


View Profile WWW
July 21, 2013, 05:03:53 AM
 #5

Só vou adicionar alguns pontos

Taxas existem e são a fonte de renda de todas as exchanges, sem exceção. Bovespa, Mtgox, BTC-E. Não existe lanche de graça. Liquides não esta vinculada na taxa. Lembra que Liquides é a capacidade de transformar rapidamente um ativo em dinheiro. E para isso acontecer depende exclusivamente da atividade mercado, mais precisamente da atividade do Bitcoin no Brasil.

Um fator que impede e muito a difusão do Bitcoin no Brasil , é que o BTC não é user friendly. Voce precisa ser meio savvy para entender como funciona. E se vc somar ainda que o o nivel de educação no brasil é baixo, e não falamos Inglês. Tudo isso leva o uso do BTC apenas para alguns savvys.

O volume das exchanges no brasil não deve ser usado como parâmetro nesse exato momento. O link abaixo mostra como era o volume do mercadoBitcoin.com.br antes do "Ocorrido"
http://bitcoincharts.com/charts/mrcdBRL#rg60zigDailyzczsg2013-03-01zeg2013-03-31ztgSzm1g10zm2g25zv
É o volume do mês de março.
E nesse link vc pode ver como foi no mês de junho
http://bitcoincharts.com/charts/mrcdBRL#rg60zigDailyzczsg2013-06-01zeg2013-06-30ztgSzm1g10zm2g25zv

Com esses dois links vc pode tirar suas próprias conclusões.

Em breve vc vai sim poder medir o volume de compra e venda de BTCs no mercado P2P através do meu site https://p2pbitexchange.com
No momento apenas traders convidados irão poder usar. E depois será aberto ao publico geral. Vai funcionar na Alemanha, Argentina e Brasil.

Visite minha pagina do Bitcoin no reddit. ta cheio de informações e links de grande utilidade
http://www.reddit.com/r/BrasilBitcoin/

No Facebook
https://www.facebook.com/BrasilBitcoin

No twitter
https://twitter.com/BrasilBitcoin

Abs







Bitrated user: Allex.
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
July 21, 2013, 12:42:19 PM
 #6

Bom dia Alex, vou fazer alguns comentários só para deixar claro que temos opiniões semelhantes, se dei a entender o contrário anteriormente foi por não ter me expressado corretamente.

Taxas existem e são a fonte de renda de todas as exchanges, sem exceção. Bovespa, Mtgox, BTC-E. Não existe lanche de graça.

Concordo que as taxas são necessárias, o que eu queria dizer é que as taxas de nossas exchanges ainda são altas, e isso pode reduzir o ritmo de crescimento do volume. Os exemplos que você deu comprovam, BTC-E trabalha com 0,2%, mtgox começa com 0,6% mas reduz de acordo com o volume negociado, chegando também a 0,2%. Se pegarmos o modelo da bovespa, podemos ir ainda além: As taxas são fixas (entre R$ 5,00 e R$ 10,00 por ordem, independente do valor) ou variáveis (em torno de 0,2% sobre o volume do dia, independente do número de ordens), não há taxa para resgate mas há taxa de custódia, normalmente isenta para quem transaciona todo mês...

Liquides não esta vinculada na taxa. Lembra que Liquides é a capacidade de transformar rapidamente um ativo em dinheiro. E para isso acontecer depende exclusivamente da atividade mercado, mais precisamente da atividade do Bitcoin no Brasil.

Neste ponto eu discordo parcialmente. Quem dá liquidez normalmente é um especulador (não faz diferença se está fazendo arbitragem, análise técnica ou usando a bola de cristal). Não considere todo especulador como malvado (talvez só os que se alavancam por que incluem riscos adicionais ao mercado)... eles são como o óleo que lubrifica as engrenagens do motor. Já imaginou se todo mundo comprasse as ações para a aposentadoria e ninguém quisesse vender? Quando você tivesse uma emergência e precisasse se desfazer de alguns papéis seria dificil achar um comprador. Isso reduziria a liquidez.

E especulador quer facilidades:

  • API para implementar o robô,
  • limites baseados em sua custódia para ganhar agilidade (lembre que na bovespa, você compra sem precisar de dinheiro na conta e faz a transferência depois, para pagar em D+3 desde que dê garantias)
  • baixo custo para reduzir o risco de prejuizo
  • um monte de outras coisas, que podemos pegar exemplos de outras exchanges, forex, bolsa de valores... claro que nem todas são boas para o eco-sistema bitcoins, precisamos analisar cada uma

Um fator que impede e muito a difusão do Bitcoin no Brasil , é que o BTC não é user friendly. Voce precisa ser meio savvy para entender como funciona. E se vc somar ainda que o o nivel de educação no brasil é baixo, e não falamos Inglês. Tudo isso leva o uso do BTC apenas para alguns savvys.

Concordo com você. Se alguém quer investir tempo para difundir o bitcoin no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, deve investir esse tempo visando o usuário comum.

Este usuário não precisa do cliente comum instalado no PC (talvez um aplicativo para celular já atenda suas necessidades básicas, no máximo um cliente leve e user-friendly), muito menos precisa saber sobre mineração (só precisa saber que isso faz o processamento das transações e é distribuido, qualquer coisa a mais é apenas ruído para esse público).

Ele precisa de aplicativos bem desenhados e com explicações claras. Chega de colocar o video do site weusecoins.org e achar que o usuário tem obrigação de entender tudo por si só. Temos que gastar tempo escrevendo explicações claras, pedir para outros revisarem. É uma boa ideia tentar explicar para nossas avós, mães e irmãs e ver onde são os pontos de dificuldade, pois o que já é básico para nós que respiramos bitcoins todos os dias pode não ser para o público geral.

O volume das exchanges no brasil não deve ser usado como parâmetro nesse exato momento. O link abaixo mostra como era o volume do mercadoBitcoin.com.br antes do "Ocorrido"
http://bitcoincharts.com/charts/mrcdBRL#rg60zigDailyzczsg2013-03-01zeg2013-03-31ztgSzm1g10zm2g25zv
É o volume do mês de março.
E nesse link vc pode ver como foi no mês de junho
http://bitcoincharts.com/charts/mrcdBRL#rg60zigDailyzczsg2013-06-01zeg2013-06-30ztgSzm1g10zm2g25zv

Com esses dois links vc pode tirar suas próprias conclusões.

Mesmo o histórico anterior é muito, mas muito baixo comparado com o potencial. Mesmo com esse volume não vejo o negócio atraente com as taxas atuais considerando os riscos que eles estão correndo.

Em breve vc vai sim poder medir o volume de compra e venda de BTCs no mercado P2P através do meu site https://p2pbitexchange.com
No momento apenas traders convidados irão poder usar. E depois será aberto ao publico geral. Vai funcionar na Alemanha, Argentina e Brasil.

Acho a iniciativa boa para ajudar quem tá começando, dando garantia na negociação, leve em consideração meus comentários acima sobre a interface E os textos explicativos.

Mas, talvez o site sirva apenas de amostragem do volume na falta de um método melhor, mas não acho que nenhuma forma de "centralização" possa ser utilizada como referência do volume deste mercado, nem localbitcoins, nem o seu site nem este forum, nenhum. Alguém consegue medir hoje quantos reais trocam de mão diariamente ? não. Pra encerrar, uma piadinha para nos fazer pensar sobre o papel do dinheiro na sociedade e ilustrar esse exemplo. Desculpem os que já viram.


Quote
Um viajante chega numa cidade e entra num pequeno hotel. Na recepção, entrega duas notas de R$100,00 e pede para ver um quarto.
Enquanto o viajante inspeciona os quartos, o gerente do hotel sai correndo com as duas notas de R$100,00 e vai até o açougue pagar suas dívidas com o açougueiro.
O açougueiro pega as duas notas e vai até um criador de suínos a quem, coincidentemente, também deve R$200,00 e quita a dívida.
O criador, por sua vez, pega também as duas notas e corre ao veterinário para liquidar uma dívida de… R$200,00.
O veterinário, com a duas notas em mãos, vai até a zona quitar a dívida com uma prostituta. cooincidentemente, a dívida era de R$200,00. A prostituta sai com o dinheiro em direção ao hotel, lugar onde, às vezes, levava seus clientes e que ultimamente não havia pago pelas acomodações. Valor total da dívida: R$200,00. Ela avisa ao gerente que está pagando a conta e coloca as notas em cima do balcão.
Nesse momento, o viajante retorna dos quartos, diz não ser o que esperava, pega as duas notas de volta, agradece e sai do hotel.
Ninguém ganhou ou gastou nenhum centavo, porém agora a cidade vive sem dívidas, com o crédito restaurado e começa a ver o futuro com confiança!

Um Abraço,


Adriano

--
2501
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 868
Merit: 1000


Impossible is Nothing


View Profile WWW
July 21, 2013, 06:44:31 PM
 #7

Vamos la


Quote
Concordo que as taxas são necessárias, o que eu queria dizer é que as taxas de nossas exchanges ainda são altas, e isso pode reduzir o ritmo de crescimento do volume. Os exemplos que você deu comprovam, BTC-E trabalha com 0,2%, mtgox começa com 0,6% mas reduz de acordo com o volume negociado, chegando também a 0,2%. Se pegarmos o modelo da bovespa, podemos ir ainda além: As taxas são fixas (entre R$ 5,00 e R$ 10,00 por ordem, independente do valor) ou variáveis (em torno de 0,2% sobre o volume do dia, independente do número de ordens), não há taxa para resgate mas há taxa de custódia, normalmente isenta para quem transaciona todo mês...

Elas não são altas, elas estão de acordo com o volume. É lógico que a taxa do BTC-e, GOX, Bovespa é mais baixa, o volume e ridiculamente maior. Por isso as taxas são melhores.
Eu faço uma aposta aqui e agora. Se uma dia q acontecer de o volume baixar dessas exchanges as taxas tb irão aumentar.

Quote
Neste ponto eu discordo parcialmente. Quem dá liquidez normalmente é um especulador

Ha um equivoco no seu comentario acima que vc se quase contradiz aqui no quote abaixo.

Quote
Concordo com você. Se alguém quer investir tempo para difundir o bitcoin no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, deve investir esse tempo visando o usuário comum.

Um esta ligado no outro. lembrando que o mercado de Bitcoin é por enquanto um mercado de pessoas comuns. O exemplos ou comparações q vc esta dando são baseados em no mercado financeiro atual tradicional. Se todos esses conceitos do mercado financeiro servem também para o mercado Bitcoin, eu acredito só daqui a um tempo nós podemos dizer com certeza. lembrando que o o mercado bitcoin (não o exchange) tem apenas 4 indo pra 5 anos.

"Eu vou dar um exemplo próprio. Eu não tenho problemas de liquides quando quero vender Bitcoins. Nenhum problema. Mas isso acontece porque eu conheço o mercado muito bem."

 
Quote
mas não acho que nenhuma forma de "centralização" possa ser utilizada como referência do volume deste mercado, nem localbitcoins, nem o seu site nem este forum, nenhum

Discordo mas não posso falar pq ainda. Estamos desenvolvendo um sistema q vai dar para medir sim o volume do mercado P2P. Em breve vc ira ver.

Se quiser comprar bitcoin em qualquer quantidade é só mandar um email rs
https://bitcointalk.org/index.php?topic=203600.0
Abs




 
 

Bitrated user: Allex.
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
July 21, 2013, 07:31:36 PM
 #8


Estou gostando de ver a troca de opiniões de maneira pacífica, o que possibilita a cada leitor analisar opiniões em alguns pontos divergentes e pensar a respeito, quem sabe escolhendo uma das linhas de raciocinio, quem sabe estabelecendo uma terceira.


Vamos la


Quote
Concordo que as taxas são necessárias, o que eu queria dizer é que as taxas de nossas exchanges ainda são altas, e isso pode reduzir o ritmo de crescimento do volume. Os exemplos que você deu comprovam, BTC-E trabalha com 0,2%, mtgox começa com 0,6% mas reduz de acordo com o volume negociado, chegando também a 0,2%. Se pegarmos o modelo da bovespa, podemos ir ainda além: As taxas são fixas (entre R$ 5,00 e R$ 10,00 por ordem, independente do valor) ou variáveis (em torno de 0,2% sobre o volume do dia, independente do número de ordens), não há taxa para resgate mas há taxa de custódia, normalmente isenta para quem transaciona todo mês...

Elas não são altas, elas estão de acordo com o volume. É lógico que a taxa do BTC-e, GOX, Bovespa é mais baixa, o volume e ridiculamente maior. Por isso as taxas são melhores.
Eu faço uma aposta aqui e agora. Se uma dia q acontecer de o volume baixar dessas exchanges as taxas tb irão aumentar.

Tostines vende mais porque é fresquinho ou é fresquinho porque vende mais? Não dá para saber.

Aliás, não vamos esquecer que quando falamos de corretagem na bovespa, na verdade estamos falando das corretoras e não da bolsa em sí. As taxas que a bolsa cobra são infinitamente menores.  Além do que se considerarmos o nível de burocracia que a bolsa e corretoras sofrem, vamos ver que este volume não é lá estas coisas.

Quote
Neste ponto eu discordo parcialmente. Quem dá liquidez normalmente é um especulador

Ha um equivoco no seu comentario acima que vc se quase contradiz aqui no quote abaixo.

Quote
Concordo com você. Se alguém quer investir tempo para difundir o bitcoin no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, deve investir esse tempo visando o usuário comum.

Um esta ligado no outro. lembrando que o mercado de Bitcoin é por enquanto um mercado de pessoas comuns. O exemplos ou comparações q vc esta dando são baseados em no mercado financeiro atual tradicional. Se todos esses conceitos do mercado financeiro servem também para o mercado Bitcoin, eu acredito só daqui a um tempo nós podemos dizer com certeza. lembrando que o o mercado bitcoin (não o exchange) tem apenas 4 indo pra 5 anos.


Os exemplos eram do mercado financeiro por dizerem respeito ao post inicial.
Não há contradição, mas sim a segmentação entre "mercado financeiro" e "vida real".
Quando falo no primeiro quote sobre o especulador (cujo grupo você e eu fazemos parte, fornecendo liquidez através das suas vendas e eu das minhas compras) você deveria concordar até mesmo baseado no volume de vendas que faz. Este é o cenário atual e pode deixar de ser tão importante quando as pessoas entenderem "a real utilidade do bitcoin" _E_ quando este estiver sendo utilizado em larga escala na economia real.

No segundo quote minha intenção é dizer que as exchanges não são a razão de existir, elas só existem para possibilitar o mundo real. Não precisamos (neste momento)  de novas exchanges, as que temos já dão conta do recado (elas tem alguma lição de casa mas acredito que estão fazendo, até pelos comentários do André e do Thiago aqui no fórum) mas precisamos sim de pessoas que invistam seu tempo pensando na economia real, como permitir que o verdadeiro valor do bitcoin possa ser visto e este tenha o ganho de escala que é necessário.

"Eu vou dar um exemplo próprio. Eu não tenho problemas de liquides quando quero vender Bitcoins. Nenhum problema. Mas isso acontece porque eu conheço o mercado muito bem."

Pois é, você se enquadra na categoria de especulador, market maker, arbitrador, qualquer nome que seja. Seu papel é muito importante no estágio atual em que estamos, mas você não é a pessoa ideal para analisar se um negócio está ou não simples o suficiente para atingir as massas. Neste quesito nós (a grande maioria dos participantes deste forum) precisamos de ajuda para simplificar as coisas.
Quanto mais entendemos de um assunto maiores são as chances de que não nos expressemos corretamente por deixar coisas implicitas por achar que são de amplo conhecimento do destinatário. Foi nesse sentido que eu disse para tentarmos explicar para pessoas que não conhecem bitcoin (e/ou mercado financeiro), mas que usam dinheiro no dia a dia, percebem a inflação e o estrago que o (des)governo pode causar na nossa economia e então fazer bom uso dos comentários que vamos receber.


Quote
mas não acho que nenhuma forma de "centralização" possa ser utilizada como referência do volume deste mercado, nem localbitcoins, nem o seu site nem este forum, nenhum

Discordo mas não posso falar pq ainda. Estamos desenvolvendo um sistema q vai dar para medir sim o volume do mercado P2P. Em breve vc ira ver.

Fico muito feliz se vocês conseguirem atingir este objetivo. Até fui olhar o site mas meu cadastro não é mais válido, acho que era ainda do site antigo.

Se quiser comprar bitcoin em qualquer quantidade é só mandar um email rs
https://bitcointalk.org/index.php?topic=203600.0
Abs

Pode deixar, precisando vamos conversar. Pois você é uma das referências quando se fala em venda p2p aqui no brasil.


Abraço,

Adriano

--
2501
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 868
Merit: 1000


Impossible is Nothing


View Profile WWW
July 21, 2013, 10:06:51 PM
 #9

Quote
Fico muito feliz se vocês conseguirem atingir este objetivo. Até fui olhar o site mas meu cadastro não é mais válido, acho que era ainda do site antigo.

Não, não vale mais. Mas se vc tiver BTC pra vender me avisa q eu mando o convite pra vc.

Bitrated user: Allex.
duduqa
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 303
Merit: 250


View Profile
July 22, 2013, 03:06:05 AM
 #10

Bom dia Alex, vou fazer alguns comentários só para deixar claro que temos opiniões semelhantes, se dei a entender o contrário anteriormente foi por não ter me expressado corretamente.

Taxas existem e são a fonte de renda de todas as exchanges, sem exceção. Bovespa, Mtgox, BTC-E. Não existe lanche de graça.

Concordo que as taxas são necessárias, o que eu queria dizer é que as taxas de nossas exchanges ainda são altas, e isso pode reduzir o ritmo de crescimento do volume. Os exemplos que você deu comprovam, BTC-E trabalha com 0,2%, mtgox começa com 0,6% mas reduz de acordo com o volume negociado, chegando também a 0,2%. Se pegarmos o modelo da bovespa, podemos ir ainda além: As taxas são fixas (entre R$ 5,00 e R$ 10,00 por ordem, independente do valor) ou variáveis (em torno de 0,2% sobre o volume do dia, independente do número de ordens), não há taxa para resgate mas há taxa de custódia, normalmente isenta para quem transaciona todo mês...

Liquides não esta vinculada na taxa. Lembra que Liquides é a capacidade de transformar rapidamente um ativo em dinheiro. E para isso acontecer depende exclusivamente da atividade mercado, mais precisamente da atividade do Bitcoin no Brasil.

Neste ponto eu discordo parcialmente. Quem dá liquidez normalmente é um especulador (não faz diferença se está fazendo arbitragem, análise técnica ou usando a bola de cristal). Não considere todo especulador como malvado (talvez só os que se alavancam por que incluem riscos adicionais ao mercado)... eles são como o óleo que lubrifica as engrenagens do motor. Já imaginou se todo mundo comprasse as ações para a aposentadoria e ninguém quisesse vender? Quando você tivesse uma emergência e precisasse se desfazer de alguns papéis seria dificil achar um comprador. Isso reduziria a liquidez.

E especulador quer facilidades:

  • API para implementar o robô,
  • limites baseados em sua custódia para ganhar agilidade (lembre que na bovespa, você compra sem precisar de dinheiro na conta e faz a transferência depois, para pagar em D+3 desde que dê garantias)
  • baixo custo para reduzir o risco de prejuizo
  • um monte de outras coisas, que podemos pegar exemplos de outras exchanges, forex, bolsa de valores... claro que nem todas são boas para o eco-sistema bitcoins, precisamos analisar cada uma

Um fator que impede e muito a difusão do Bitcoin no Brasil , é que o BTC não é user friendly. Voce precisa ser meio savvy para entender como funciona. E se vc somar ainda que o o nivel de educação no brasil é baixo, e não falamos Inglês. Tudo isso leva o uso do BTC apenas para alguns savvys.

Concordo com você. Se alguém quer investir tempo para difundir o bitcoin no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo, deve investir esse tempo visando o usuário comum.

Este usuário não precisa do cliente comum instalado no PC (talvez um aplicativo para celular já atenda suas necessidades básicas, no máximo um cliente leve e user-friendly), muito menos precisa saber sobre mineração (só precisa saber que isso faz o processamento das transações e é distribuido, qualquer coisa a mais é apenas ruído para esse público).

Ele precisa de aplicativos bem desenhados e com explicações claras. Chega de colocar o video do site weusecoins.org e achar que o usuário tem obrigação de entender tudo por si só. Temos que gastar tempo escrevendo explicações claras, pedir para outros revisarem. É uma boa ideia tentar explicar para nossas avós, mães e irmãs e ver onde são os pontos de dificuldade, pois o que já é básico para nós que respiramos bitcoins todos os dias pode não ser para o público geral.

O volume das exchanges no brasil não deve ser usado como parâmetro nesse exato momento. O link abaixo mostra como era o volume do mercadoBitcoin.com.br antes do "Ocorrido"
http://bitcoincharts.com/charts/mrcdBRL#rg60zigDailyzczsg2013-03-01zeg2013-03-31ztgSzm1g10zm2g25zv
É o volume do mês de março.
E nesse link vc pode ver como foi no mês de junho
http://bitcoincharts.com/charts/mrcdBRL#rg60zigDailyzczsg2013-06-01zeg2013-06-30ztgSzm1g10zm2g25zv

Com esses dois links vc pode tirar suas próprias conclusões.

Mesmo o histórico anterior é muito, mas muito baixo comparado com o potencial. Mesmo com esse volume não vejo o negócio atraente com as taxas atuais considerando os riscos que eles estão correndo.

Em breve vc vai sim poder medir o volume de compra e venda de BTCs no mercado P2P através do meu site https://p2pbitexchange.com
No momento apenas traders convidados irão poder usar. E depois será aberto ao publico geral. Vai funcionar na Alemanha, Argentina e Brasil.

Acho a iniciativa boa para ajudar quem tá começando, dando garantia na negociação, leve em consideração meus comentários acima sobre a interface E os textos explicativos.

Mas, talvez o site sirva apenas de amostragem do volume na falta de um método melhor, mas não acho que nenhuma forma de "centralização" possa ser utilizada como referência do volume deste mercado, nem localbitcoins, nem o seu site nem este forum, nenhum. Alguém consegue medir hoje quantos reais trocam de mão diariamente ? não. Pra encerrar, uma piadinha para nos fazer pensar sobre o papel do dinheiro na sociedade e ilustrar esse exemplo. Desculpem os que já viram.


Quote
Um viajante chega numa cidade e entra num pequeno hotel. Na recepção, entrega duas notas de R$100,00 e pede para ver um quarto.
Enquanto o viajante inspeciona os quartos, o gerente do hotel sai correndo com as duas notas de R$100,00 e vai até o açougue pagar suas dívidas com o açougueiro.
O açougueiro pega as duas notas e vai até um criador de suínos a quem, coincidentemente, também deve R$200,00 e quita a dívida.
O criador, por sua vez, pega também as duas notas e corre ao veterinário para liquidar uma dívida de… R$200,00.
O veterinário, com a duas notas em mãos, vai até a zona quitar a dívida com uma prostituta. cooincidentemente, a dívida era de R$200,00. A prostituta sai com o dinheiro em direção ao hotel, lugar onde, às vezes, levava seus clientes e que ultimamente não havia pago pelas acomodações. Valor total da dívida: R$200,00. Ela avisa ao gerente que está pagando a conta e coloca as notas em cima do balcão.
Nesse momento, o viajante retorna dos quartos, diz não ser o que esperava, pega as duas notas de volta, agradece e sai do hotel.
Ninguém ganhou ou gastou nenhum centavo, porém agora a cidade vive sem dívidas, com o crédito restaurado e começa a ver o futuro com confiança!

Um Abraço,


Adriano
Adriano,

Seja bem-vindo!
Mesmo que o bitcoin não seja usado como meio de troca para o dia-a-dia, pode ainda assim ter uma estúpida valorização, desde que seja empregado como reserva de valor. Algo como ouro digital.
Quanto à piada, não passa de um sofisma. Os habitantes da cidade estariam livres de dívidas, mas não contariam com os créditos pendentes dos seus vizinhos. Ou seja, segue tudo igual, ninguém estará mais confiante.

Si vis pacem, para bellum
tionil
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 234
Merit: 100


View Profile
July 23, 2013, 05:53:37 PM
Last edit: July 23, 2013, 07:46:29 PM by tionil
 #11

Sinceramente, eu acho até muito. Se as pessoas percebessem a roubada que é depender de exchanges centralizadas, não movimentariam nem 1 btc nelas!
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
July 23, 2013, 08:26:53 PM
 #12

Sinceramente, eu acho até muito. Se as pessoas percebessem a roubada que é depender de exchanges centralizadas, não movimentariam nem 1 btc nelas!

IMO, o principal furo é o controle do preço.

English <-> Brazilian Portuguese translations
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!