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Author Topic: Exemplificando o Funcionamento do Blockchain  (Read 349 times)
Silvio_Carlos_Junior (OP)
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December 19, 2017, 10:23:36 AM
Last edit: May 24, 2018, 01:14:51 PM by Silvio_Carlos_Junior
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 #1

Olá colegas, com o atual Hype do Bitcoin, tenho recebido constantemente perguntas sobre o funcionamento da rede do Bitcoin.
Como muitas dessas pessoas não entendem de tecnologia, criei o modelo abaixo com Fluxograma para tentar exemplificar o funcionamento da Blockchain.

Vejam o que acham, fiquem livres para pontuar caso encontrem algum erro no exemplo.

Update: 24/05/2018 - Link para o Post Original: https://bitcointalk.org/index.php?topic=2613822.msg35514890#msg35514890

O objetivo desse modelo é apresentar a dinâmica do Fluxo que ocorre na Blockchain para registro de informações e como a descentralização é essencial para garantir a imutabilidade (segurança) dos dados.

Imagine uma sala de aula, onde ALUNOS e PROFESSORES irão gerenciar transações financeiras fictícias.
Para registrar todas as informações de uma transação (Ex. DE, PARA QUANTIDADE), cada ALUNO recebe um FICHÁRIO (desses escolares, que você pode adicionar/remover folhas).
Exemplo de Transação: DE: Silvio — PARA: Arthur — QUANTIDADE: 50 Unidades.

O primeiro trabalho dos PROFESSORES é:
- Receber as transações;
- Coloca-las em uma FILA DE ESPERA.

Já os ALUNOS são os responsáveis por:
- Pegar as transações da FILA DE ESPERA;
- Verificar se o Silvio possui o saldo de 50 unidades;
- Escrever nas linhas da FOLHA que 50 unidades foram retiradas da conta do Silvio e adicionadas na conta do Arthur;
- Pegar o CÓDIGO da última FOLHA com registro do FICHÁRIO e inserir essa informação (CÓDIGO) na FOLHA que ele está escrevendo.
Simultaneamente, o ALUNO precisa resolver um PROBLEMA MATEMÁTICO, que é baseado nas informações que ele está inserindo na FOLHA (CÓDIGO da FOLHA anterior e transações) ao encontrar a resposta do PROBLEMA MATEMÁTICO, um novo CÓDIGO é gerado e gravado nessa FOLHA que o ALUNO está escrevendo.

Como cada FOLHA do FICHÁRIO possui um CÓDIGO, que foi gerado baseado no CÓDIGO da FOLHA anterior, todo o FICHÁRIO é ligado sequencialmente entre suas FOLHAS.


Exemplo da ligação das Folhas pelo Código que é gerado na Resposta do Problema Matemático


Em uma sala de aula, todos os ALUNOS possuem uma cópia desse FICHÁRIO, e existe uma competição para saber quem é o ALUNO mais rápido, aquele que primeiro registra as transações e resolve cada PROBLEMA MATEMÁTICO.

Para confirmar que o ALUNO vencedor fez todas as tarefas acima, os PROFESSORES irão validar se o resultado do PROBLEMA MATEMÁTICOestá correto.

Estando tudo confirmado, esse ALUNO vencedor recebe alguns PRÊMIOS e sua FOLHA é copiada e inserida no FICHÁRIO de todos os outros ALUNOS e PROFESSORES.

Dessa forma, todos da sala possuem sempre a mesma cópia atualizada desse FICHÁRIO e é possível garantir que nenhum ALUNO consiga trapacear, inserindo transações falsas ou alterando transações passadas, pois ele teria que mudar as FOLHAS do FICHÁRIO de todos os outros ALUNOS e PROFESSORES.


Fluxograma do registro de uma transação

---

Traduzindo os termos do exemplo:
FICHÁRIO = BLOCKCHAIN
FILA DE ESPERA = MEMPOOL
FOLHA = BLOCK (BLOCO)
ALUNO = MINERADOR
PROBLEMA MATEMÁTICO = PROOF OF WORK
PROFESSOR = FULL NODE
PRÊMIOS = BITCOINS
CÓDIGO = HASH DO BLOCO ANTERIOR


Links para acesso externo:
https://medium.com/@silvio.carlos/como-funciona-da-blockchain-do-bitcoin-9c7d52f2fa12

https://steemit.com/pt/@silvio.carlos/como-funciona-a-blockchain-do-bitcoin
lramos7
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December 19, 2017, 10:54:50 AM
 #2

Parabéns! Melhor analogia que já li, assim qq criança compreende rsrs
cryptobaboon
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December 19, 2017, 01:52:18 PM
 #3

Interessante, realmente bem didático. Salvei aqui para quando o pessoal das novas vier com novos questionamentos sobre o funcionamento de block. Massa! Smiley
caneca
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December 19, 2017, 02:04:35 PM
 #4


[...]

Imagem do Fluxograma:


Quote na imagem para ajudar o amigo.



Deixando também esse vídeo que mostra como a blockchain funciona de mode bem prático.

*ativem as legendas
Pumared
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December 19, 2017, 02:53:17 PM
 #5

Excelente análogia. Ficou bem legal, parabens pelo tópico qualquer um entende o funcionamento Cheesy

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trplzr
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December 19, 2017, 05:11:51 PM
 #6

Muito bom, sempre nice reforçar a idéia, alguém teria algo parecido para explicar o funcionamento do ETH? Tenho algumas dúvidas ainda...principalmente em torno do GAS.

Silvio_Carlos_Junior (OP)
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April 09, 2018, 03:58:27 PM
 #7

Galera,
Desculpa voltar esse tópico, mas eu estou tentando subir uma imagem para o Fórum e estou com o mesmo problema de quando criei esse.

Eu preciso estar em algum ranking minimo para carregar imagens?
Pumared
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April 09, 2018, 05:25:10 PM
 #8

Galera,
Desculpa voltar esse tópico, mas eu estou tentando subir uma imagem para o Fórum e estou com o mesmo problema de quando criei esse.

Eu preciso estar em algum ranking minimo para carregar imagens?

Você precisar se no minimo Jr. Member para que as fotos venham a aparecer. Do contrário fica apenas como link.

Veja esse tópico aqui: https://bitcointalk.org/index.php?topic=1607914.0

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Silenox
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April 09, 2018, 05:27:27 PM
 #9

Se quiser coloca o link da imagem, que alguém quota o post e assim ela aparece, ou envia o link por pm para alguém postar.
micloop
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April 09, 2018, 07:02:49 PM
 #10

Se quiser coloca o link da imagem, que alguém quota o post e assim ela aparece, ou envia o link por pm para alguém postar.
O @caneca já deu quote na imagem do Silvio, Silenox. Tudo certo. Agora só falta ele responder o negócio do ETH. Eu tenho algumas dúvidas também em relação a ele.

Gostei demais da explicação. ^^
lhvleao
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April 09, 2018, 08:55:12 PM
 #11

Belo exemplo mesmo. E o fluxograma também auxilia bastante o entendimento para leigos. Parabéns!
sabotag3x
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April 09, 2018, 11:24:35 PM
 #12

Assim você consegue garantir que nenhum ALUNO consiga trapacear, inserindo transações falsas, pois o PROBLEMA MATEMÁTICO daria erro, nem que um ALUNO altere transações passadas, pois ele teria que mudar o FICHÁRIO de todos os outros ALUNOS e PROFESSORES.

51% attack, metade+1 dos ALUNOS alteram os FICHÁRIOS. Grin

Galera,
Desculpa voltar esse tópico, mas eu estou tentando subir uma imagem para o Fórum e estou com o mesmo problema de quando criei esse.

Eu preciso estar em algum ranking minimo para carregar imagens?

Além da opção apresentada, você também pode comprar o status de Copper Member: https://bitcointalk.org/index.php?action=credit;promote
(Equivalente a 50 reais hoje)

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April 09, 2018, 11:58:35 PM
 #13

Muito bom, sempre nice reforçar a idéia, alguém teria algo parecido para explicar o funcionamento do ETH? Tenho algumas dúvidas ainda...principalmente em torno do GAS.

Ethereum é do mesmo jeito. Blockchain com proof of work.

Vai mudar com a implementação do casper, que será Proof of Stake.

Sobre gas eu fiz um topico ai esses dias explicando o funcionamento.
https://bitcointalk.org/index.php?topic=3260155.0

Resumindo GAS é uma unidade de medida de quanto ETH voce vai gastar na transação. Todo Gas é pago com ETH.

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Silvio_Carlos_Junior (OP)
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April 10, 2018, 06:36:39 PM
 #14

Assim você consegue garantir que nenhum ALUNO consiga trapacear, inserindo transações falsas, pois o PROBLEMA MATEMÁTICO daria erro, nem que um ALUNO altere transações passadas, pois ele teria que mudar o FICHÁRIO de todos os outros ALUNOS e PROFESSORES.

51% attack, metade+1 dos ALUNOS alteram os FICHÁRIOS. Grin


Nesse exemplo, para que se tenha um 51% Attack, o Aluno precisa ser asiático fera da matemática e resolver o problema sempre antes de todo mundo ou os Alunos formarem um Pool, resolvendo o mesmo problema kkkkkk.

Você precisar se no minimo Jr. Member para que as fotos venham a aparecer. Do contrário fica apenas como link.

Veja esse tópico aqui: https://bitcointalk.org/index.php?topic=1607914.0

Entendi, obrigado pessoal, vou tentar contribuir no que puder com o Fórum para subir no Ranking.
BrazilianGuy
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April 24, 2018, 07:05:00 PM
 #15

Mto bom! ctza a melhor explicação que já li sobre a  blockchain hahaha  Shocked Shocked
cap_spock
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April 24, 2018, 08:07:39 PM
 #16

Olá, muito bem explicado. Parabéns pela iniciativa e seja bem vindo
Aline_Bitcoin
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April 24, 2018, 11:54:44 PM
 #17

Olá colegas, com o atual Hype do Bitcoin, tenho recebido constantemente perguntas sobre o funcionamento da rede do Bitcoin.
Como muitas dessas pessoas não entendem de tecnologia, criei o modelo abaixo com Fluxograma para tentar exemplificar o funcionamento da Blockchain.

Vejam o que acham, fiquem livres para pontuar caso encontrem algum erro no exemplo.

-=EXPLICANDO A TECNOLOGIA DO BITCOIN=-
Imagine um FICHÁRIO (desses escolares, que você pode adicionar/remover folhas) onde é feito o registro de qualquer tipo de transação.
Exemplo de Transação: Silvio envia 10 unidade (de qualquer coisa) para Arthur.
Quando uma transação acontece, ela fica em uma FILA DE ESPERA, aguardando ser registrada nesse FICHÁRIO.

O ALUNO é o responsável por, pegar as transações dessa FILA DE ESPERA, verificar se o Silvio possui as 10 unidades, escrever que 10 unidades foram retiradas da conta do Silvio e adicionada na conta do Arthur, e escrever essa transação nas linhas da FOLHA do FICHÁRIO.

Quando a FOLHA atinge seu limite, ou seja, acabaram as linhas disponíveis para escrever, o ALUNO adiciona uma nova FOLHA ao FICHÁRIO, para que novas transações sejam registradas.

Para adicionar essa nova FOLHA, o ALUNO precisa resolver um PROBLEMA MATEMÁTICO, que é baseado nas informações das transações registradas (Ex.: Silvio, Arthur, 10 unidades) na FOLHA atual.
O resultado desse PROBLEMA MATEMÁTICO gera um código que será gravado na nova FOLHA adicionada.
Dessa forma todas as FOLHA do FICHÁRIO possuem uma ligação sequencial entre elas, bem parecido como uma corrente.

Em uma sala de aula, todos os ALUNOS tem uma cópia desse FICHÁRIO, e existe uma competição para saber quem é o ALUNO mais rápido, aquele que primeiro realiza a tarefa de:
- Pegar a transação da FILA DE ESPERA;
- Confirmar o saldo do Silvio e retirar a quantidade para inserir na conta do Arthur;
- Escrever essa transação na FOLHA do FICHÁRIO;
- Resolver o PROBLEMA MATEMÁTICO;
- Inserir a nova FOLHA no FICHÁRIO.

Para confirmar que o ALUNO vencedor fez todas as tarefas acima, os PROFESSORES irão validar se o resultado do PROBLEMA MATEMÁTICO está correto.
Estando tudo confirmado, esse ALUNO vencedor recebe alguns PRÊMIOS e sua FOLHA é copiada e inserida no FICHÁRIO de todos os outros ALUNOS e PROFESSORES.

Dessa forma, todos da sala possuem sempre a mesma cópia atualizada desse FICHÁRIO.

Assim você consegue garantir que nenhum ALUNO consiga trapacear, inserindo transações falsas, pois o PROBLEMA MATEMÁTICO daria erro, nem que um ALUNO altere transações passadas, pois ele teria que mudar o FICHÁRIO de todos os outros ALUNOS e PROFESSORES.
---
Traduzindo os termos do exemplo:
FICHÁRIO = BLOCKCHAIN
FILA DE ESPERA = MEMPOOL
FOLHA = BLOCK (BLOCO)
ALUNO = MINERADOR
PROBLEMA MATEMÁTICO = PROOF OF WORK
PROFESSOR = FULL NODE
PRÊMIOS = BITCOINS

Imagem do Fluxograma:


Muito bom exemplo
Gustavo Livecoins
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Criptorevolution


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April 25, 2018, 05:02:42 PM
 #18

No face um cara compartilhou uma entrevista dele hoje tbm que gostei da abordagem.

https://g1.globo.com/al/alagoas/edicao/2018/04/25/videos-bom-dia-alagoas-de-quarta-feira-25-de-abril.ghtml#video-6688360-idhttps://g1.globo.com/al/alagoas/edicao/2018/04/25/videos-bom-dia-alagoas-de-quarta-feira-25-de-abril.ghtml

resumindo, ele comparou o blockchain a um jogo de dominó, que as pessoas vão jogando e encaixando as peças no local correto, e quando alguém tentar burlar o consenso impede a ação do que está fazendo errado. Essa abordagem dele tbm é muito interessante ao explicar para pessoas que estão no início.

Ainda comentou em uma emissora filiada a globo no jornal da manhã, creio ter sido bom isso..
Silvio_Carlos_Junior (OP)
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May 24, 2018, 12:52:50 PM
 #19

Estou dando Quote nesse Texto, para manter o histórico para assim poder atualizar o post original.

Olá colegas, com o atual Hype do Bitcoin, tenho recebido constantemente perguntas sobre o funcionamento da rede do Bitcoin.
Como muitas dessas pessoas não entendem de tecnologia, criei o modelo abaixo com Fluxograma para tentar exemplificar o funcionamento da Blockchain.

Vejam o que acham, fiquem livres para pontuar caso encontrem algum erro no exemplo.

-=EXPLICANDO A TECNOLOGIA DO BITCOIN=-
Imagine um FICHÁRIO (desses escolares, que você pode adicionar/remover folhas) onde é feito o registro de qualquer tipo de transação.
Exemplo de Transação: Silvio envia 10 unidade (de qualquer coisa) para Arthur.
Quando uma transação acontece, ela fica em uma FILA DE ESPERA, aguardando ser registrada nesse FICHÁRIO.

O ALUNO é o responsável por, pegar as transações dessa FILA DE ESPERA, verificar se o Silvio possui as 10 unidades, escrever que 10 unidades foram retiradas da conta do Silvio e adicionada na conta do Arthur, e escrever essa transação nas linhas da FOLHA do FICHÁRIO.

Quando a FOLHA atinge seu limite, ou seja, acabaram as linhas disponíveis para escrever, o ALUNO adiciona uma nova FOLHA ao FICHÁRIO, para que novas transações sejam registradas.

Para adicionar essa nova FOLHA, o ALUNO precisa resolver um PROBLEMA MATEMÁTICO, que é baseado nas informações das transações registradas (Ex.: Silvio, Arthur, 10 unidades) na FOLHA atual.
O resultado desse PROBLEMA MATEMÁTICO gera um código que será gravado na nova FOLHA adicionada.
Dessa forma todas as FOLHA do FICHÁRIO possuem uma ligação sequencial entre elas, bem parecido como uma corrente.

Em uma sala de aula, todos os ALUNOS tem uma cópia desse FICHÁRIO, e existe uma competição para saber quem é o ALUNO mais rápido, aquele que primeiro realiza a tarefa de:
- Pegar a transação da FILA DE ESPERA;
- Confirmar o saldo do Silvio e retirar a quantidade para inserir na conta do Arthur;
- Escrever essa transação na FOLHA do FICHÁRIO;
- Resolver o PROBLEMA MATEMÁTICO;
- Inserir a nova FOLHA no FICHÁRIO.

Para confirmar que o ALUNO vencedor fez todas as tarefas acima, os PROFESSORES irão validar se o resultado do PROBLEMA MATEMÁTICO está correto.
Estando tudo confirmado, esse ALUNO vencedor recebe alguns PRÊMIOS e sua FOLHA é copiada e inserida no FICHÁRIO de todos os outros ALUNOS e PROFESSORES.

Dessa forma, todos da sala possuem sempre a mesma cópia atualizada desse FICHÁRIO.

Assim você consegue garantir que nenhum ALUNO consiga trapacear, inserindo transações falsas, pois o PROBLEMA MATEMÁTICO daria erro, nem que um ALUNO altere transações passadas, pois ele teria que mudar o FICHÁRIO de todos os outros ALUNOS e PROFESSORES.
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Traduzindo os termos do exemplo:
FICHÁRIO = BLOCKCHAIN
FILA DE ESPERA = MEMPOOL
FOLHA = BLOCK (BLOCO)
ALUNO = MINERADOR
PROBLEMA MATEMÁTICO = PROOF OF WORK
PROFESSOR = FULL NODE
PRÊMIOS = BITCOINS

Edit 30/04/2018
Agora com a imagem do fluxograma:

ilss1
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June 14, 2018, 07:39:11 PM
 #20

Olá colegas, com o atual Hype do Bitcoin, tenho recebido constantemente perguntas sobre o funcionamento da rede do Bitcoin.
Como muitas dessas pessoas não entendem de tecnologia, criei o modelo abaixo com Fluxograma para tentar exemplificar o funcionamento da Blockchain.

Vejam o que acham, fiquem livres para pontuar caso encontrem algum erro no exemplo.

Update: 24/05/2018 - Link para o Post Original: https://bitcointalk.org/index.php?topic=2613822.msg35514890#msg35514890

O objetivo desse modelo é apresentar a dinâmica do Fluxo que ocorre na Blockchain para registro de informações e como a descentralização é essencial para garantir a imutabilidade (segurança) dos dados.

Imagine uma sala de aula, onde ALUNOS e PROFESSORES irão gerenciar transações financeiras fictícias.
Para registrar todas as informações de uma transação (Ex. DE, PARA QUANTIDADE), cada ALUNO recebe um FICHÁRIO (desses escolares, que você pode adicionar/remover folhas).
Exemplo de Transação: DE: Silvio — PARA: Arthur — QUANTIDADE: 50 Unidades.

O primeiro trabalho dos PROFESSORES é:
- Receber as transações;
- Coloca-las em uma FILA DE ESPERA.

Já os ALUNOS são os responsáveis por:
- Pegar as transações da FILA DE ESPERA;
- Verificar se o Silvio possui o saldo de 50 unidades;
- Escrever nas linhas da FOLHA que 50 unidades foram retiradas da conta do Silvio e adicionadas na conta do Arthur;
- Pegar o CÓDIGO da última FOLHA com registro do FICHÁRIO e inserir essa informação (CÓDIGO) na FOLHA que ele está escrevendo.
Simultaneamente, o ALUNO precisa resolver um PROBLEMA MATEMÁTICO, que é baseado nas informações que ele está inserindo na FOLHA (CÓDIGO da FOLHA anterior e transações) ao encontrar a resposta do PROBLEMA MATEMÁTICO, um novo CÓDIGO é gerado e gravado nessa FOLHA que o ALUNO está escrevendo.

Como cada FOLHA do FICHÁRIO possui um CÓDIGO, que foi gerado baseado no CÓDIGO da FOLHA anterior, todo o FICHÁRIO é ligado sequencialmente entre suas FOLHAS.


Exemplo da ligação das Folhas pelo Código que é gerado na Resposta do Problema Matemático


Em uma sala de aula, todos os ALUNOS possuem uma cópia desse FICHÁRIO, e existe uma competição para saber quem é o ALUNO mais rápido, aquele que primeiro registra as transações e resolve cada PROBLEMA MATEMÁTICO.

Para confirmar que o ALUNO vencedor fez todas as tarefas acima, os PROFESSORES irão validar se o resultado do PROBLEMA MATEMÁTICOestá correto.

Estando tudo confirmado, esse ALUNO vencedor recebe alguns PRÊMIOS e sua FOLHA é copiada e inserida no FICHÁRIO de todos os outros ALUNOS e PROFESSORES.

Dessa forma, todos da sala possuem sempre a mesma cópia atualizada desse FICHÁRIO e é possível garantir que nenhum ALUNO consiga trapacear, inserindo transações falsas ou alterando transações passadas, pois ele teria que mudar as FOLHAS do FICHÁRIO de todos os outros ALUNOS e PROFESSORES.


Fluxograma do registro de uma transação

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Traduzindo os termos do exemplo:
FICHÁRIO = BLOCKCHAIN
FILA DE ESPERA = MEMPOOL
FOLHA = BLOCK (BLOCO)
ALUNO = MINERADOR
PROBLEMA MATEMÁTICO = PROOF OF WORK
PROFESSOR = FULL NODE
PRÊMIOS = BITCOINS
CÓDIGO = HASH DO BLOCO ANTERIOR


Links para acesso externo:
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https://steemit.com/pt/@silvio.carlos/como-funciona-a-blockchain-do-bitcoin

Cara muito explicativo, muito didático, simples até de mais hahhaha. O legal quando você "entende" a analogia em termos mais complicados, você tenta acertar quem é quem em toda a simplicidade hahahaha, muito foda, só uma questão, talvez seja bom ou não, faça um vídeo sobre isso, é conteúdo muito simples, muitas pessoas entende, ou acham que entendem, esses termos simples, porém quando o mercado der outro boom, e começar a corrida maluca, isso pode achar muito iniciantes, porque aqui no fórum, você limita teu conteúdo a somente  a um público, e o youtube, qualquer criança, utiliza.

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