Nossa a quantidade disponível se for verdade segunda a matéria e muito pouca. Porem sem nenhum incentivo e difícil manter algo assim, alem de requerer 125 GB de HD ainda requer que ele fique ligado 6 horas a fio no minimo (isso não seria um problema pra mim 24/7 o meu) e tudo isso sem ganhar nenhum centavo, muito pouco atrativo para o publico que apenas quer o lucro. Talvez num futuro distante quando eu trocar meu computador eu possa contribuir com isso, enquanto isso muito obrigado a aqueles que fazem esse papel.
Acredito que um dos problemas futuros que o Bitcoin vai enfrentar é este de ninguém querer rodar um Full node na sua máquina pessoal. A corrente já está ficando grande demais. É muito espaço para nenhuma contrapartida. É somente para aqueles aficionados mesmo. =(
É possível rodar um node configurado para deletar os blocos mais antigos, mantendo a utilização de disco dentro de um range "aceitável" para o usuário... claro que não funcionará para manter um arquivo completo da blockchain mas irá colaborar com a validação e propagação das transações e novos blocos. Quanto ao arquivo da blockchain completa, existem nós que a mantém, mas também é muito barato armazenar versões "linearlizadas" para fins históricos.
É possível rodar um full node em um [https://www.raspberrypi.org/ raspberry pi] (mini computador do tamanho de um maço de cigarros que consome pouquissima energia), desde que se utilize um HD externo para armazenar a blockchain.
É, não da pra tirar a razão, requer energia, maquina internet... Se tivesse alguma recompensa, acredito que não estaria esse aperto todo.
Talvez o uso do lightening faça esse incentivo aparecer, vamos acompanhar como será o desenvolvimento em 2018. De qualquer maneira, qualquer pessoa que detenha bitcoins tem incentivo (indireto) de garantir o funcionamento da rede, sob o risco de ter seu investimento sujeito às intenções de outros players.
Que desespero é esse, não é nenhum pouco viável fazer isso, ainda mais no Brasil, como citaram acima, ter um bom espaço de HD liberado e ainda lidar com as contas de energia. A tecnologia do Bitcoin está começando a ficar engessada.
A energia gasta é mínima, não se compara nem um pouco a mineração (full node e mineração não são a mesma coisa, caso algum novato esteja se perguntando, é justamente por isso que várias pessoas nessa thread comentaram que não há incentivo a rodar um full node). Quanto ao tamanho da blockchain, dá uma olhada no meu comentário acima.
Da pra fazer um projeto com isso. Cria uma Ico ou sei la que incetiva-se o cara a rodar um full la em troca ele ganhava tantas coins e vendia depois, uma boa n?
Havia uma iniciativa (se não me engano da bitnode) onde os mantenedores de fullnodes se cadastravam e eles faziam algum pagamento, mas não me lembro dos detalhes e não encontrei nada agora em uma rápida busca.
Eu rodo alguns nodes (em casa e em alguns servidores que tenho acesso) e também um servidor do electrum, que roda junto com o fullnode e "fala" um protocolo especial com os a carteira do electrum, para que ela funcione sem a necessidade de um fullnode.
Adriano