Bitcoin Forum
May 14, 2024, 03:45:32 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Bitcoin é anticapitalista  (Read 227 times)
schiavonxv (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 770
Merit: 515


Guto Schiavon / FOXBIT


View Profile WWW
January 06, 2018, 02:17:29 PM
 #1

Dei uma entrevista pra Revista PEGN, edição Janeiro/18, e provavelmente o jornalista se confundiu nos termos e acabou escrevendo "anticapitalista".

No caso, eu disse anarcocapitalistas.

Na próxima vez, uso libertários que fica mais compreensível rs







███████████   ▄▄███████▄▄    ▄█▄      ▄█▄   █████████▄▄   ████  ██████████████
████▀▀▀▀▀▀▀  █████████████  ▀████▄  ▄████▀  ████▀▀▀▀████  ████  ▀▀▀▀▀████▀▀▀▀▀
████        ███████████████   ▀████████▀    ████    ▄███  ████       ████
█████████   ███████████████     ██████      ███████████   ████       ████
████▀▀▀▀▀   ███████████████   ▄████████▄    ████    ▀███  ████       ████
████        ▄█████████████  ▄████▀  ▀████▄  ████▄▄▄▄████  ████       ████
████      ▄███ ▀▀██████▀▀    ▀█▀      ▀█▀   █████████▀▀   ████       ████
         ▐███▌       ▄▄▄▄
         ▐█████▄▄▄███▀  ▀█▄
          ▀██████████▄▀▀▀▀█▄
            ▀█████▀▀
██
║║
║║
║║
██
██
██
║║
║║
║║
██
██
║║
║║
║║
██
██
██
║║
║║
║║
██

▄████████████████▄
███████████▀▀▀▀███
█████████▀     ███
█████████   ██████
███████        ███
█████████   ██████
█████████   ██████
▀████████   █████▀



 █████████████████
████████▀██████████
████████   ▀███████
████████   ▄███████
████████▄██████████
 █████████████████
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1715701532
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715701532

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715701532
Reply with quote  #2

1715701532
Report to moderator
fabiorem
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 1400
Merit: 347


View Profile
January 06, 2018, 02:46:52 PM
 #2

Veja por outro lado, o capitalismo implicado na reportagem poderia ser o capitalismo clientelista (crony capitalism), o qual os libertários costumam ser contra.

dmlopes
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 9
Merit: 0


View Profile
January 07, 2018, 11:41:11 PM
 #3

Olá, boa noite. Primeiramente parabens pela entrevista, como já comentaram e eu repito, acho que esse tipo de "marketing" é fundamental para a ascensão dos bitcoins aqui no BR...valeu! Mas mesmo tu errando o termo, fiquei matutando aqui que o termo anticapitalista não deixa de ser verdade para descrever o Bitcoin, né? (Deve ser por que esses dias tenho pensado que a tecnologia é algo novo que surgiu para modificar alguns padrões pré-estabelecidos na soc. contemporânea, bem Black Mirror né?)

As moedas digitais essencialmente não contam com a presença de um capitalista absorvendo os meios de produção nem a força de trabalho dos que precisam dela para sobreviver, além disso elas dão a liberdade para administrar nosso dinheiro e manda-lo para onde quiser sem impostos, isso é bem anarquista para o sistema bancário vigente...
DeltaX_Slayer
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 532
Merit: 152


View Profile
January 08, 2018, 10:01:42 AM
 #4

Olá, boa noite. Primeiramente parabens pela entrevista, como já comentaram e eu repito, acho que esse tipo de "marketing" é fundamental para a ascensão dos bitcoins aqui no BR...valeu! Mas mesmo tu errando o termo, fiquei matutando aqui que o termo anticapitalista não deixa de ser verdade para descrever o Bitcoin, né? (Deve ser por que esses dias tenho pensado que a tecnologia é algo novo que surgiu para modificar alguns padrões pré-estabelecidos na soc. contemporânea, bem Black Mirror né?)

As moedas digitais essencialmente não contam com a presença de um capitalista absorvendo os meios de produção nem a força de trabalho dos que precisam dela para sobreviver, além disso elas dão a liberdade para administrar nosso dinheiro e manda-lo para onde quiser sem impostos, isso é bem anarquista para o sistema bancário vigente...


Quem errpu o termo não foi o guto, foi o jornalista kk
DeltaX_Slayer
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 532
Merit: 152


View Profile
January 08, 2018, 10:03:00 AM
 #5

Se levarmos em consideração o sentido marxista de capitalismo, (onde depende de um estado que garanta a propriedade e possua o monopólio da emissão de moeda), podemos dizer que, sim, o bitcoin é anticapitalista, pois não precisa de nada disso kk
TheMateus
Member
**
Offline Offline

Activity: 322
Merit: 15


View Profile
January 10, 2018, 11:41:36 PM
 #6

Se levarmos em consideração o sentido marxista de capitalismo, (onde depende de um estado que garanta a propriedade e possua o monopólio da emissão de moeda), podemos dizer que, sim, o bitcoin é anticapitalista, pois não precisa de nada disso kk


Bitcoin é uma afronta a todo o sistema capitalista. Desde o estado a todos os derivados economicos como os bancos.

girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
January 11, 2018, 12:02:22 AM
 #7

Se levarmos em consideração o sentido marxista de capitalismo, (onde depende de um estado que garanta a propriedade e possua o monopólio da emissão de moeda), podemos dizer que, sim, o bitcoin é anticapitalista, pois não precisa de nada disso kk


Bitcoin é uma afronta a todo o sistema capitalista. Desde o estado a todos os derivados economicos como os bancos.

Sempre depende da definição de "capitalismo" que você usa. Em geral, associa-se capitalismo a liberalismo econômico, e nesse caso o bitcoin seria mais capitalista do que  o sistema bancário e governos nacionais. Já se vc usa a definição estrita de capitalismo = poder do capital, então o bitcoin é sim anti-capitalista, pois ele dá mais liberdade ao individuo e tira o poder dos concentradores de capital (e do governo, normalmente manipulado por eles através de propinas, etc).

Advertise Here - PM for more info!
TheMateus
Member
**
Offline Offline

Activity: 322
Merit: 15


View Profile
January 15, 2018, 05:07:04 AM
 #8

Se levarmos em consideração o sentido marxista de capitalismo, (onde depende de um estado que garanta a propriedade e possua o monopólio da emissão de moeda), podemos dizer que, sim, o bitcoin é anticapitalista, pois não precisa de nada disso kk


Bitcoin é uma afronta a todo o sistema capitalista. Desde o estado a todos os derivados economicos como os bancos.

Sempre depende da definição de "capitalismo" que você usa. Em geral, associa-se capitalismo a liberalismo econômico, e nesse caso o bitcoin seria mais capitalista do que  o sistema bancário e governos nacionais. Já se vc usa a definição estrita de capitalismo = poder do capital, então o bitcoin é sim anti-capitalista, pois ele dá mais liberdade ao individuo e tira o poder dos concentradores de capital (e do governo, normalmente manipulado por eles através de propinas, etc).


Entendo, mas me referi ao termo, como você mesmo disse, poder do capital. Já que o próprio bitcoin é descentralizado e foge de todos os sistemas financeiros.

mdgabrielzim
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 1232
Merit: 143


View Profile
January 18, 2018, 06:11:22 PM
 #9

Quando sair poste a entrevista na integra. As vezes eu vejo alguns reportagens sobre a moeda eu imagino Eneas falando sobre o  btc se ele tivesse vivo  Grin Grin
iakas
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 73
Merit: 0


View Profile
January 19, 2018, 06:26:39 PM
 #10

Se considerar que o Bitcoin é a implementação dos trabalhos desenvolvidos pelos membros do movimento cyberpunk, o termo anticapitalista até que é +-adequado.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!