Mas isso é questão de parceria entre várias empresas com a Microsoft, muito usuário prefere Windows e fica de bom grado já recebe-lo pré-instalado no computador. Fora que, nada impede de você remover e instalar a sua distribuição favorita do Linux, e ainda manter a key do Windows pra você.
Hoje o mercado necessita de parcerias, e não vejo problema em computadores já vierem com uma versão de SO que é a predominante no mercado.
Não digo que a pratica em sí seja "má", pq es una tecnica de mercado, mas a questão é o fim com o que se usa, exemplo, quando uma empresa compra a outra, dependendo do motivo ou razão de esta compra ambas empresas podem fazer uma fusão, ou uma ser destruida pela outra(Alguém lembra do Stacker??¿¿). Além que ai no BR, eu acredito que o pessoal possa desinstalar o windows e instalar o que quiser, só que em certos paises, españa por exemplo, é muito mais, mas muito mais dificil que alguem faça, e falo por experiencia propria, porcentualmente, não existe comparativa entre o Brasil e certos paises da europa(Sim, sim, to falando da España tambem). Assim que uma técnica, que n é nem positiva e nem negativa, pode mto bem ser usada con objetivos monopolistas.