Bitcoin Forum
May 07, 2024, 04:15:03 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Declarar Bitocoins no IRPF.  (Read 250 times)
viniciushtx (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 27
Merit: 1


View Profile
March 08, 2018, 04:22:33 PM
Merited by Loganota (1)
 #1

Opa pessoal! fiz um video com o Eduardo Lemos, contador, administrador de empresas e sócio do Grupo Qualicont sobre como declara os Bitcoins no Imposto de Renda de Pessoa Física.

Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=bgYb4d82MIA

Um grande abraço!
1715098503
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715098503

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715098503
Reply with quote  #2

1715098503
Report to moderator
1715098503
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715098503

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715098503
Reply with quote  #2

1715098503
Report to moderator
"This isn't the kind of software where we can leave so many unresolved bugs that we need a tracker for them." -- Satoshi
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1715098503
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715098503

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715098503
Reply with quote  #2

1715098503
Report to moderator
1715098503
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715098503

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715098503
Reply with quote  #2

1715098503
Report to moderator
1715098503
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715098503

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715098503
Reply with quote  #2

1715098503
Report to moderator
jpouza
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2688
Merit: 1109


View Profile
March 13, 2018, 10:01:21 PM
 #2

Opa pessoal! fiz um video com o Eduardo Lemos, contador, administrador de empresas e sócio do Grupo Qualicont sobre como declara os Bitcoins no Imposto de Renda de Pessoa Física.

Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=bgYb4d82MIA

Um grande abraço!

Up pro video. Wink

Agora, declarar algo como BTC, que é fora dos padrões estabelecidos e com o nosso querido país de background, cheio de políticos honestos, leis justas e com risco moral zero, é quase se dar um tiro no pé, minha opinião, desde sempre.

A regra era declarar mais de 1k em BTC....além de pagar o lucro em vendas superiores a 35k mês, tudo pro Leão saborear 15%, cada um sabe o que faz.
Ailtontym
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 17
Merit: 0


View Profile
March 22, 2018, 07:33:00 PM
 #3

Boa tarde,

Obrigado pela ajuda mano e sucesso para vc!
Incognitox
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 8
Merit: 0


View Profile
March 31, 2018, 08:01:30 PM
 #4

viniciushtx, ou quem souber responder, e como faria exatamente pra declarar em bens e direitos as altcoins que foram adquiridas nas exchanges internacionais?
As moedas que estão na binance por ex., colocaria que estão em Hong Kong (sede da exchange)?
E esses valores, embora tenham sido enviados em bitcoins, não se enquadram como remessa de dinheiro para o exterior? Deve ser pago algum imposto só por ter feito a transação?
Outro problema também é declarar essas moedas em reais nos bens e direitos, já que o saldo comprado na corretora só aparece ou na própria moeda adquirida, ou em BTC, mas como não existe ainda uma regra legal clara, no caso estou convertendo em reais usando a cotação de fechamento do bitcoin na data da aquisição...
Grato a quem puder esclarecer...
phabulu
Member
**
Offline Offline

Activity: 238
Merit: 27


View Profile
April 10, 2018, 05:44:19 AM
 #5

Nao declare. haha
KyleSpades
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 85
Merit: 5


View Profile
April 17, 2018, 02:23:52 AM
 #6

viniciushtx, ou quem souber responder, e como faria exatamente pra declarar em bens e direitos as altcoins que foram adquiridas nas exchanges internacionais?
As moedas que estão na binance por ex., colocaria que estão em Hong Kong (sede da exchange)?
E esses valores, embora tenham sido enviados em bitcoins, não se enquadram como remessa de dinheiro para o exterior? Deve ser pago algum imposto só por ter feito a transação?
Outro problema também é declarar essas moedas em reais nos bens e direitos, já que o saldo comprado na corretora só aparece ou na própria moeda adquirida, ou em BTC, mas como não existe ainda uma regra legal clara, no caso estou convertendo em reais usando a cotação de fechamento do bitcoin na data da aquisição...
Grato a quem puder esclarecer...

Eu não sou versado no tema ao ponto de te dar uma resposta precisa, mas acho que podemos apontar alguns parâmetros referenciais, ao menos:

- Criptomoedas são, em essência, desreguladas. Talvez discordem de mim (especialmente nos EUA), mas insisto que "desreguladas" = tax free. Portanto, se você sentir segurança o suficiente para abandonar essa discussão e simplesmente não declarar, não vejo absolutamente nenhum princípio moral capaz de me fazer pensar que você estaria sendo desonesto ou coisas do tipo.

- Caso insista em declarar, eu entenderia que trocas em exchanges internacionais devem seguir as mesmas regras de investimentos em bolsas de valores no exterior cujos lucros auferidos retornem ao Brasil (pagando IR e, dependendo do caso, IOF também). Se sua carteira também for sediada lá fora, o IR não tem nada a ver com você.

- Se você, por outro lado, já vendeu em uma exchange brasileira e já está com o dinheiro em conta bancária brasileira, poderá declarar como lucro em bolsa de valores nacional, seguindo as regras de profits de origem na ibovespa e similares (usando, contudo o CNPJ da exchange brasileira). Nunca fiz isso e não conheço o procedimento (posso estar bem errado inclusive e peço desculpas se estiver), mas é o que me parece mais lógico.

Espero ter ajudado!

▬▬▬ I'm part of a movement to help make the forums a better place and free it of spam:▬▬▬
█ █  http://bit.ly/SigFreeNew  █ █
Incognitox
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 8
Merit: 0


View Profile
April 18, 2018, 04:10:16 AM
 #7

phabulu e KyleSpades,

Grato pelas respostas, no entanto, em relação a simplesmente não declarar, vejo o seguinte problema, imagine se um dia as nossas criptos nas corretoras estrangeiras valorizarem uns 10.000% (quem sabe... rs), então, se não declararmos agora, como vamos justificar depois a origem de todo esse dinheiro entrando na conta bancária?

Eu ainda não vendi quase nada das minhas moedas, até hoje só comprei, mas quando vender acima do equivalente a 35 mil reais teria que recolher imposto sobre o ganho de capital, de forma análoga como lucro em bolsa de valores ou imóveis, como você bem colocou... As moedas estrangeiras provavelmente terão que ser convertidas antes da venda em bitcoins, e vendidas recebendo em reais através da exchange nacional...

Entretanto, sobre o IR não ter nada a ver com uma carteira depositada lá fora, receio que não seja tão simples assim, pois daí surgiu a minha dúvida se essas operações não se enquadram como remessa de dinheiro para o exterior...

Li também no site do banco central que não são permitidas transferências internacionais com moedas virtuais, então não sei se haverá algum problema após eu informar essas operações no imposto de renda. (https://www.bcb.gov.br/Pre/bc_atende/port/moedasvirtuais.asp#7)

Mas por outro lado, na dúvida acho melhor informar, até pra me resguardar legalmente, caso contrário, poderá parecer que estaria tentando ocultar essas transações financeiras lá fora...
jpouza
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2688
Merit: 1109


View Profile
April 18, 2018, 08:24:27 AM
 #8

phabulu e KyleSpades,

Grato pelas respostas, no entanto, em relação a simplesmente não declarar, vejo o seguinte problema, imagine se um dia as nossas criptos nas corretoras estrangeiras valorizarem uns 10.000% (quem sabe... rs), então, se não declararmos agora, como vamos justificar depois a origem de todo esse dinheiro entrando na conta bancária?

Eu ainda não vendi quase nada das minhas moedas, até hoje só comprei, mas quando vender acima do equivalente a 35 mil reais teria que recolher imposto sobre o ganho de capital, de forma análoga como lucro em bolsa de valores ou imóveis, como você bem colocou... As moedas estrangeiras provavelmente terão que ser convertidas antes da venda em bitcoins, e vendidas recebendo em reais através da exchange nacional...

Entretanto, sobre o IR não ter nada a ver com uma carteira depositada lá fora, receio que não seja tão simples assim, pois daí surgiu a minha dúvida se essas operações não se enquadram como remessa de dinheiro para o exterior...

Li também no site do banco central que não são permitidas transferências internacionais com moedas virtuais, então não sei se haverá algum problema após eu informar essas operações no imposto de renda. (https://www.bcb.gov.br/Pre/bc_atende/port/moedasvirtuais.asp#7)

Mas por outro lado, na dúvida acho melhor informar, até pra me resguardar legalmente, caso contrário, poderá parecer que estaria tentando ocultar essas transações financeiras lá fora...

É simples, se valorizar a coin do jeito que vc está falando é só não vender muito por mês, venda algo que seja compatível com a sua renda mensal e evite problemas.

Ainda acho bizarro declarar crypto.
KyleSpades
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 85
Merit: 5


View Profile
April 18, 2018, 02:48:57 PM
 #9

phabulu e KyleSpades,

Grato pelas respostas, no entanto, em relação a simplesmente não declarar, vejo o seguinte problema, imagine se um dia as nossas criptos nas corretoras estrangeiras valorizarem uns 10.000% (quem sabe... rs), então, se não declararmos agora, como vamos justificar depois a origem de todo esse dinheiro entrando na conta bancária?

Eu ainda não vendi quase nada das minhas moedas, até hoje só comprei, mas quando vender acima do equivalente a 35 mil reais teria que recolher imposto sobre o ganho de capital, de forma análoga como lucro em bolsa de valores ou imóveis, como você bem colocou... As moedas estrangeiras provavelmente terão que ser convertidas antes da venda em bitcoins, e vendidas recebendo em reais através da exchange nacional...

Entretanto, sobre o IR não ter nada a ver com uma carteira depositada lá fora, receio que não seja tão simples assim, pois daí surgiu a minha dúvida se essas operações não se enquadram como remessa de dinheiro para o exterior...

Li também no site do banco central que não são permitidas transferências internacionais com moedas virtuais, então não sei se haverá algum problema após eu informar essas operações no imposto de renda. (https://www.bcb.gov.br/Pre/bc_atende/port/moedasvirtuais.asp#7)

Mas por outro lado, na dúvida acho melhor informar, até pra me resguardar legalmente, caso contrário, poderá parecer que estaria tentando ocultar essas transações financeiras lá fora...

Eu entendo a sua preocupação. Há um detalhe importante que também pode te ajudar: você é isento de declarar rendimentos genéricos que não ultrapassem aproximadamente 29 mil reais/ano. Pode incluir os rendimentos de cripto nessa categoria, caso precise.

Também penso igual ao @jpouza. Mas temos um outro problema - será que as exchanges estão declarando as transações e vinculando CPFs? A contabilidade delas pode estar declarando nas contas da empresa cada uma das vendas de BTC por real realizadas e indicando o CPF/CNPJ responsável pela transação. Se a receita cruzar, chega nas nossas declarações rapidinho. Se isso acontecer mesmo, devemos ver alguns usuários reclamando de cair na malha fina entre esse ano e 2019-2020...

▬▬▬ I'm part of a movement to help make the forums a better place and free it of spam:▬▬▬
█ █  http://bit.ly/SigFreeNew  █ █
jpouza
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2688
Merit: 1109


View Profile
April 18, 2018, 09:46:42 PM
 #10

phabulu e KyleSpades,

Grato pelas respostas, no entanto, em relação a simplesmente não declarar, vejo o seguinte problema, imagine se um dia as nossas criptos nas corretoras estrangeiras valorizarem uns 10.000% (quem sabe... rs), então, se não declararmos agora, como vamos justificar depois a origem de todo esse dinheiro entrando na conta bancária?

Eu ainda não vendi quase nada das minhas moedas, até hoje só comprei, mas quando vender acima do equivalente a 35 mil reais teria que recolher imposto sobre o ganho de capital, de forma análoga como lucro em bolsa de valores ou imóveis, como você bem colocou... As moedas estrangeiras provavelmente terão que ser convertidas antes da venda em bitcoins, e vendidas recebendo em reais através da exchange nacional...

Entretanto, sobre o IR não ter nada a ver com uma carteira depositada lá fora, receio que não seja tão simples assim, pois daí surgiu a minha dúvida se essas operações não se enquadram como remessa de dinheiro para o exterior...

Li também no site do banco central que não são permitidas transferências internacionais com moedas virtuais, então não sei se haverá algum problema após eu informar essas operações no imposto de renda. (https://www.bcb.gov.br/Pre/bc_atende/port/moedasvirtuais.asp#7)

Mas por outro lado, na dúvida acho melhor informar, até pra me resguardar legalmente, caso contrário, poderá parecer que estaria tentando ocultar essas transações financeiras lá fora...

Eu entendo a sua preocupação. Há um detalhe importante que também pode te ajudar: você é isento de declarar rendimentos genéricos que não ultrapassem aproximadamente 29 mil reais/ano. Pode incluir os rendimentos de cripto nessa categoria, caso precise.

Também penso igual ao @jpouza. Mas temos um outro problema - será que as exchanges estão declarando as transações e vinculando CPFs? A contabilidade delas pode estar declarando nas contas da empresa cada uma das vendas de BTC por real realizadas e indicando o CPF/CNPJ responsável pela transação. Se a receita cruzar, chega nas nossas declarações rapidinho. Se isso acontecer mesmo, devemos ver alguns usuários reclamando de cair na malha fina entre esse ano e 2019-2020...

Mesmo que cruzem um dia, é como se fosse uma venda normal...contanto que não passemos dos limites estipulados, acho que tudo ok...é só não abusar nas quantidades e tornar saques coisas rotineiras em exchanges.
thms
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 427
Merit: 250


View Profile
April 21, 2018, 05:46:30 PM
 #11


Li também no site do banco central que não são permitidas transferências internacionais com moedas virtuais, então não sei se haverá algum problema após eu informar essas operações no imposto de renda. (https://www.bcb.gov.br/Pre/bc_atende/port/moedasvirtuais.asp#7)

Mas por outro lado, na dúvida acho melhor informar, até pra me resguardar legalmente, caso contrário, poderá parecer que estaria tentando ocultar essas transações financeiras lá fora...

É mas como é possível definir o que seria remessa para o exterior no caso do Bitcoin. Porque os bitcoins não estão em um lugar específico. Não tem como vc pegar bitcoins no Brasil e mandar para os EUA, por exemplo, porque o bitcoin não está no Brasil e também nunca vai estar nos EUA, logo, não pode ser transferido de um lugar para outro.

phabulu
Member
**
Offline Offline

Activity: 238
Merit: 27


View Profile
April 23, 2018, 07:34:37 AM
 #12

phabulu e KyleSpades,

Grato pelas respostas, no entanto, em relação a simplesmente não declarar, vejo o seguinte problema, imagine se um dia as nossas criptos nas corretoras estrangeiras valorizarem uns 10.000% (quem sabe... rs), então, se não declararmos agora, como vamos justificar depois a origem de todo esse dinheiro entrando na conta bancária?

Eu ainda não vendi quase nada das minhas moedas, até hoje só comprei, mas quando vender acima do equivalente a 35 mil reais teria que recolher imposto sobre o ganho de capital, de forma análoga como lucro em bolsa de valores ou imóveis, como você bem colocou... As moedas estrangeiras provavelmente terão que ser convertidas antes da venda em bitcoins, e vendidas recebendo em reais através da exchange nacional...

Entretanto, sobre o IR não ter nada a ver com uma carteira depositada lá fora, receio que não seja tão simples assim, pois daí surgiu a minha dúvida se essas operações não se enquadram como remessa de dinheiro para o exterior...

Li também no site do banco central que não são permitidas transferências internacionais com moedas virtuais, então não sei se haverá algum problema após eu informar essas operações no imposto de renda. (https://www.bcb.gov.br/Pre/bc_atende/port/moedasvirtuais.asp#7)

Mas por outro lado, na dúvida acho melhor informar, até pra me resguardar legalmente, caso contrário, poderá parecer que estaria tentando ocultar essas transações financeiras lá fora...

Use varias contas, a menos que voce fique milionario, o pai da minha ex namorada tinha sacolao, e tinha mais de 6 casas 3 carros, e tirava mais de  5 mil por mes, porem nunca declarou nem nada, ele ia sempre colocando sei la, 2 mil em uma conta mil em outra, nunca aconteceu nada, e outra, senao me engano a poupanca e isenta ao IRPF.
fabiorem
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 1400
Merit: 347


View Profile
April 23, 2018, 04:11:13 PM
 #13

se não declararmos agora, como vamos justificar depois a origem de todo esse dinheiro entrando na conta bancária?


Não tem como, pois este país é dirigido por dinossauros.

Você pode até pagar a DARF se passar de 35 mil, mas se não estiver na declaração (ou se você for isento de declaração), você será multado pela receita.

O jeito é sacar em pequenas quantidades, abaixo de 2 mil por dia e de 35 mil por mês. Ou seja, você só pode sacar quando o valor-alvo estiver consolidado (não em picos).

Se quiser comprar uma casa ou um carro, terá que usar os bitcoins diretamente na compra.

Se for pra recomprar os bitcoins numa eventual queda, aí você deixa na exchange mesmo e aguarda a queda acontecer. É pra isso que serve o tether.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!