Sou novo por aqui e todo novato apanha (não por má fé, mas pela inexperiência de como funciona o fórum) e por causa de alguns tocos que levei, hoje tenho medo de postar coisas aqui no fórum e de ser banido. Esses dias fiz uma pergunta em uma postagem, alguém respondeu eu respondi de volta agradecendo e o moderador me deu toco e deletou minha mensagem
(Não entendi nada!). Esses dias fiz um poste aqui sobre uma matéria: Será que a BTC está pronta para adoção em massa de novos investidores e seu uso no cotidiano? Teve bastante gente mais velho aqui do fórum que participou e tirou nossas dúvidas, mas tem uns (poucos graças a Deus) que é só no "coice", não sei se é porque sou Newbie. Só quero aprender com vocês e saber me comportar aqui no fórum diante de todos, tento ler todos os posts desde os mais antigos aos mais novos e tenho aprendido muito com vocês, esse é meu melhor merit. Valeu gente!
vou tentar dar algumas dicas:
1- perguntas são OK, mas se podem ser respondidas pela primeira página do google, deixam de ser OK.
1.a - perguntas originais e de coisas que ninguem pensou antes, que geram respostas informativas merecem merit.
2- spam não é OK. Repetir assuntos, copiar noticias irrelevantes, postar coisas "off topic" (sobre assuntos que não são de bitcoin) não são OK. A regra do google continua valendo: se é algo que está na primeir apagina de uma pesquisa do google, não poste. Se não for sobre bitcoin ou criptomoedas, não poste.
3- preste atenção nos locais onde posta. Cada local é dedicado a um assunto. Não poste coisas especificas do brasil (ou de portugal) nas abas gerais. Use a aba correta. Não poste sobre altcoins fora da aba de altcoins, não poste sobre mineração fora da area de mineração, etc.
3.a - Idioma é importante. Não poste em ingles na aba em portugues, nem em portugues na aba em inglês. Dependendo de onde postar, dá até Ban. (além de ser uma puta falta de educação).
4- Antes de postar sobre uma empresa, mesmo que fazendo perguntas simples, pesquise no google se ela não é golpe ("scam" em ingles). Se na primeira pagina do google tiver qualquer indicação de que ela seja golpe, não poste. Você vai ser taxado de ajudar golpistas, e isso é imperdoável por aqui.
5- Não mendigue, não peça, não tente ganhar dinheiro as custas dos outros. Se for vender ou oferecer serviços, use a aba de negócios. Se quiser emprestimo, dê uma garantia em troca e use a aba de negócios (ainda assi mvai ser mal visto).
6- Não crie novos tópicos se não for extremamente necessário. Se já existe um topico sobre o assunto, pergunte suas dúvidas nele.
6.a - CUIDADO com posts antigos. Antes de responder num post, verifique quando foi a ultima resposta nele. Se for mais de 1 mes, e não é um tópico proprio para suporte de um produto ou empresa, é melhor abrir um novo tópico do que reviver o antigo.
6.a.I - E de novo, repense se é realmente necessário um topico sobre o assunto ou se dá pra perguntar em outro lugar. Não crie fora da aba temática correta.
7- Tente não ligar demais para os que xingam. Interprete as criticas feitas de forma construtiva e ignore os insultos. Sempre vai ter gente (eu incluso) que vai ser grossa ou mais incisiva. Tente sempre relevar a grosseria, ou vc vai se estressar a toa.
8- Respeite o coleguinha. Xingue as ideias, não as pessoas.
9 - ...
10 - Profit!
P.S.: te muito mais dicas, isso foi o que saiu de uma sentada.