Galera, eu sou novo na seção BR do fórum e imagino que esse assunto deve ser recorrente por aqui. Porém, além de atualizar a discussão, eu sou advogado em Curitiba e queria levantar três pontos importantes a respeito das ofertas e transações no MercadoLivre, dado a falta de centralização do tema em algum lugar e, também, o mar de noobies e idosos que tornaram-se cientes da BTC na virada do ano recente (e, por uma série de motivos, são muito sucetíveis a fraudes e coisas do gênero):
1 - Moedas acima do valor de mercado (
aviso: não caia nessa);
2 - Moedas abaixo do valor de mercado (
aviso: não caia nessa e, caso não seja fraude,
por favor nos avise );
3 - A garantia do seu dinheiro de volta dentro do MercadoPago em se tratando de transação de bitcoin ou altcoin (em outros termos, um produto "não regulamentado").
(No momento desse post, alguns valores para referência:
1 Doge = 58 satoshis = R$0,016 | 100 Doges = R$1,60 | 1000 Doges = R$16,00
1 Ether = 6.309.471 satoshis = R$1.798,20 | 0,1 ETH = R$179,82 | 0,01 ETH = R$18,00 ou quase isso
1 BTC = 100.000.000 satoshis = R$27.200,00 na MercadoBTC)
Alguns adds de Doge Coin, BTC e várias outras moedas me chamaram a atenção ontem à noite. Existe muita gente anunciando criptos no MercadoLivre por valores discrepantes e curiosos. Alguns são absurdamente caros, outros simplesmente representam 1/3 (ou menos) do valor de mercado nas exchanges mais famosas lá de fora e me fazem pensar se o Brasil finalmente obteve sucesso em criar filantropos espalhados pelo seu território.
Exemplo de cotações muito acima do valor atual de mercado:
Possível explicação: Além de black hat na cara dura, uma possível motivação para o vendedor realmente acreditar que ele não está enganando as pessoas em plena luz do dia seria oferecer um produto que, ao menos em teoria, estará valendo mais do que R$40.000,00 num futuro não tão distante. Mesmo assim, você lucra muito mais comprando legalmente pelas exchanges brasileiras, então vai entender...