Galera, eu sou novo na seção BR do fórum e imagino que esse assunto deve ser recorrente por aqui. Porém, além de atualizar a discussão, eu sou advogado em Curitiba e queria levantar três pontos importantes a respeito das ofertas e transações no MercadoLivre, dado a falta de centralização do tema em algum lugar e, também, o mar de noobies e idosos que tornaram-se cientes da BTC na virada do ano recente (e, por uma série de motivos, são muito sucetíveis a fraudes e coisas do gênero):
1 - Moedas acima do valor de mercado (
aviso: não caia nessa);
2 - Moedas abaixo do valor de mercado (
aviso: não caia nessa e, caso não seja fraude,
por favor nos avise );
3 - A garantia do seu dinheiro de volta dentro do MercadoPago em se tratando de transação de bitcoin ou altcoin (em outros termos, um produto "não regulamentado").
(No momento desse post, alguns valores para referência:
1 Doge = 58 satoshis = R$0,016 | 100 Doges = R$1,60 | 1000 Doges = R$16,00
1 Ether = 6.309.471 satoshis = R$1.798,20 | 0,1 ETH = R$179,82 | 0,01 ETH = R$18,00 ou quase isso
1 BTC = 100.000.000 satoshis = R$27.200,00 na MercadoBTC)
Alguns adds de Doge Coin, BTC e várias outras moedas me chamaram a atenção ontem à noite. Existe muita gente anunciando criptos no MercadoLivre por valores discrepantes e curiosos. Alguns são absurdamente caros, outros simplesmente representam 1/3 (ou menos) do valor de mercado nas exchanges mais famosas lá de fora e me fazem pensar se o Brasil finalmente obteve sucesso em criar filantropos espalhados pelo seu território.
Exemplo de cotações muito acima do valor atual de mercado:
Possível explicação: Além de black hat na cara dura, uma possível motivação para o vendedor realmente acreditar que ele não está enganando as pessoas em plena luz do dia seria oferecer um produto que, ao menos em teoria, estará valendo mais do que R$40.000,00 num futuro não tão distante. Mesmo assim, você lucra muito mais comprando legalmente pelas exchanges brasileiras, então vai entender...
Exemplos de cotações possivelmente fraudulentas:
1: 2: Não tenho print porque fui uma anta e não dei print, mas esse exemplo é o que, na verdade, motivou inicialmente esse post. Ontem antes de dormir tropecei em um add de 200.000 Dogecoins por R$1.050,00 (esse valor de Doge valeria aproximadamente R$3.200,00). O dono do anúncio alegava ter minerado na Genesis por muitos anos. Eu comentei pedindo por hashes das transações de compras já efetuadas (o MercadoLivre acusava que ele já havia feito essa venda 6 vezes), comentário o qual foi deletado em pouco mais de 20 minutos. Hoje o anúncio já foi deletado.
3: O que é impressionante, ainda, é o padrão de atuação. Todos os anúncios que eu vi partem de cidades muito pequenas e, aparentemente, completamente aleatórias. Os vendedores inventam dados na descrição como "analisamos troca em outras moedas", "veja se estou on para envio imediato", "desconto após a segunda compra" ou coisas do tipo com a intenção de maquiar a venda. Ainda, o detalhe mais importante: geralmente pedem para você comentar a venda (e consequentemente liberar o pagamento no MercadoPago) ANTES de fazer a transferência da moeda para a sua carteira. E é aí que o maior perigo de fraude reside, pois o vendedor fake recebe o seu dinheiro e fica livre para transferir ou não as moedas ao comprador.
Eu encontrei um vídeo no YouTube hoje mais cedo de um rapaz que sofreu um golpe nesse estilo:
https://www.youtube.com/watch?v=a6Noz6ssXcgO exemplo do rapaz do vídeo acima me deixou ainda mais perplexo sobre a questão que eu já havia me perguntado (como eu imagino que todos provavelmente o façam) a respeito da política do MercadoLivre e dos direitos do consumidor que (em tese) protegem a transação via MercadoPago.
Pra resumir a questão e não extender o post ainda mais, eu concluiria que:
1 - Comprar BTC via MercadoPago e dar o feedback ao vendedor fraudulento ANTES de receber as suas moedas isenta o MercadoLivre de devolver o seu dinheiro gasto. Isso está disposto claramente nos termos do site e é importante que você nunca dê o feedback antes de receber o seu produto, seja ele qual for ( eu sinto muito, mas o argumento de que o vendedor pode sofrer com compradores fraudulentos e, portanto, deve pedir o feedback para receber o dinheiro antes de mandar as moedas como garantia é um absurdo; podemos conversar melhor sobre isso mais pra baixo);
2 - Eu diria (na forma de opinião, registre-se) que o MercadoLivre, especialmente ao deixar claro que você pode "comprar e vender de tudo" e que "A sua compra é segura e está garantida e você também pode pagar em até 12x",
é obrigado legalmente a ressarcir o cliente que quis comprar criptomoedas e foi lesado. O terreno é cinza e a discussão é muito bacana, mas eu dei uma pesquisada razoável hoje à noite e cheguei a essa conclusão (novamente, pessoal).
Eu queria muito saber se vocês têm alguma experiência similar a relatar, algum vendedor leal do MercadoLivre a defender, alguma situação de outros sites similar, enfim, achei o tema muito interessante e importante o suficiente para compartilhar aqui!