Bitcoin Forum
May 06, 2024, 05:05:49 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Compra de moedas no MercadoLivre - Já fez? É seguro? Levou golpe?  (Read 205 times)
KyleSpades (OP)
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 85
Merit: 5


View Profile
April 17, 2018, 02:13:59 AM
Merited by Loganota (1)
 #1

Galera, eu sou novo na seção BR do fórum e imagino que esse assunto deve ser recorrente por aqui. Porém, além de atualizar a discussão, eu sou advogado em Curitiba e queria levantar três pontos importantes a respeito das ofertas e transações no MercadoLivre, dado a falta de centralização do tema em algum lugar e, também, o mar de noobies e idosos que tornaram-se cientes da BTC na virada do ano recente (e, por uma série de motivos, são muito sucetíveis a fraudes e coisas do gênero):

1 - Moedas acima do valor de mercado (aviso: não caia nessa);
2 - Moedas abaixo do valor de mercado (aviso: não caia nessa e, caso não seja fraude, por favor nos avise  Roll Eyes);
3 - A garantia do seu dinheiro de volta dentro do MercadoPago em se tratando de transação de bitcoin ou altcoin (em outros termos, um produto "não regulamentado").

(No momento desse post, alguns valores para referência:

1 Doge = 58 satoshis = R$0,016 | 100 Doges = R$1,60 | 1000 Doges = R$16,00
1 Ether = 6.309.471 satoshis = R$1.798,20 | 0,1 ETH = R$179,82 | 0,01 ETH = R$18,00 ou quase isso
1 BTC = 100.000.000 satoshis = R$27.200,00 na MercadoBTC)

Alguns adds de Doge Coin, BTC e várias outras moedas me chamaram a atenção ontem à noite. Existe muita gente anunciando criptos no MercadoLivre por valores discrepantes e curiosos. Alguns são absurdamente caros, outros simplesmente representam 1/3 (ou menos) do valor de mercado nas exchanges mais famosas lá de fora e me fazem pensar se o Brasil finalmente obteve sucesso em criar filantropos espalhados pelo seu território.

Exemplo de cotações muito acima do valor atual de mercado:



Possível explicação: Além de black hat na cara dura, uma possível motivação para o vendedor realmente acreditar que ele não está enganando as pessoas em plena luz do dia seria oferecer um produto que, ao menos em teoria, estará valendo mais do que R$40.000,00 num futuro não tão distante. Mesmo assim, você lucra muito mais comprando legalmente pelas exchanges brasileiras, então vai entender...


Exemplos de cotações possivelmente fraudulentas:

1:

2: Não tenho print porque fui uma anta e não dei print, mas esse exemplo é o que, na verdade, motivou inicialmente esse post. Ontem antes de dormir tropecei em um add de 200.000 Dogecoins por R$1.050,00 (esse valor de Doge valeria aproximadamente R$3.200,00). O dono do anúncio alegava ter minerado na Genesis por muitos anos. Eu comentei pedindo por hashes das transações de compras já efetuadas (o MercadoLivre acusava que ele já havia feito essa venda 6 vezes), comentário o qual foi deletado em pouco mais de 20 minutos. Hoje o anúncio já foi deletado.

3:

O que é impressionante, ainda, é o padrão de atuação. Todos os anúncios que eu vi partem de cidades muito pequenas e, aparentemente, completamente aleatórias. Os vendedores inventam dados na descrição como "analisamos troca em outras moedas", "veja se estou on para envio imediato", "desconto após a segunda compra" ou coisas do tipo com a intenção de maquiar a venda. Ainda, o detalhe mais importante: geralmente pedem para você comentar a venda (e consequentemente liberar o pagamento no MercadoPago) ANTES de fazer a transferência da moeda para a sua carteira. E é aí que o maior perigo de fraude reside, pois o vendedor fake recebe o seu dinheiro e fica livre para transferir ou não as moedas ao comprador.

Eu encontrei um vídeo no YouTube hoje mais cedo de um rapaz que sofreu um golpe nesse estilo: https://www.youtube.com/watch?v=a6Noz6ssXcg

O exemplo do rapaz do vídeo acima me deixou ainda mais perplexo sobre a questão que eu já havia me perguntado (como eu imagino que todos provavelmente o façam) a respeito da política do MercadoLivre e dos direitos do consumidor que (em tese) protegem a transação via MercadoPago.

Pra resumir a questão e não extender o post ainda mais, eu concluiria que:

1 - Comprar BTC via MercadoPago e dar o feedback ao vendedor fraudulento ANTES de receber as suas moedas isenta o MercadoLivre de devolver o seu dinheiro gasto. Isso está disposto claramente nos termos do site e é importante que você nunca dê o feedback antes de receber o seu produto, seja ele qual for ( eu sinto muito, mas o argumento de que o vendedor pode sofrer com compradores fraudulentos e, portanto, deve pedir o feedback para receber o dinheiro antes de mandar as moedas como garantia é um absurdo; podemos conversar melhor sobre isso mais pra baixo);

2 - Eu diria (na forma de opinião, registre-se) que o MercadoLivre, especialmente ao deixar claro que você pode "comprar e vender de tudo" e que "A sua compra é segura e está garantida e você também pode pagar em até 12x", é obrigado legalmente a ressarcir o cliente que quis comprar criptomoedas e foi lesado. O terreno é cinza e a discussão é muito bacana, mas eu dei uma pesquisada razoável hoje à noite e cheguei a essa conclusão (novamente, pessoal).

Eu queria muito saber se vocês têm alguma experiência similar a relatar, algum vendedor leal do MercadoLivre a defender, alguma situação de outros sites similar, enfim, achei o tema muito interessante e importante o suficiente para compartilhar aqui!





▬▬▬ I'm part of a movement to help make the forums a better place and free it of spam:▬▬▬
█ █  http://bit.ly/SigFreeNew  █ █
1714971949
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714971949

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714971949
Reply with quote  #2

1714971949
Report to moderator
BitcoinCleanup.com: Learn why Bitcoin isn't bad for the environment
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1714971949
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714971949

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714971949
Reply with quote  #2

1714971949
Report to moderator
eduweb
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 6
Merit: 0


View Profile WWW
April 19, 2018, 04:42:25 PM
 #2

eu particularmente ja fiz compra no mercado livre, ,mas é algo perigoso pois se voce cair em um golpe o merca dolivre nao vai te ressacir
sabotag3x
Legendary
*
Online Online

Activity: 2534
Merit: 2170


Crypto Swap Exchange


View Profile
April 19, 2018, 06:18:12 PM
 #3

Os caras tão vendendo 5 reais em BTC sem cobrar a taxa de rede(apesar de hoje estar baixa), você não está pagando 40 mil em 1 BTC, você está pagando pelo tempo da pessoa que está lhe vendendo.. Já que as exchanges tradicionais não trabalham com valores tão baixos, esses valores são ok, se estiver ruim, você pode criar um anúncio cobrando menos e dar a atenção aos clientes.

Há pessoas que só querem comprar 5 reais para entender como funciona, mover os fundos de lá pra cá, etc.. Ninguém compra 5 reais pra tentar ficar rico..

Quanto aos preços abaixo do valor de mercado, ai é pedir pra ter dor de cabeça, mesmo que o ML faça o estorno, é um processo demorado.. Mais burro ingênuo ainda o cara que dá o feedback antes da hora e compra de um vendedor que tem poucas vendas.. De resto é só procurar a justiça, fazendo ela obrigar o ML a ceder os detalhes da conta bancária do cidadão.. Burrice do ML que gasta pra correr atrás de algo tão simples..

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
squallw
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 504
Merit: 122


View Profile
April 20, 2018, 04:47:36 AM
Last edit: April 27, 2018, 07:29:19 AM by squallw
 #4

Eu sou vendedor no ml muito antigo, creio que vendo antes de 2004 la, porem nao no mesmo cadastro entao nao lembro exatamente.
Porem tenho experiencia total de como tudo funciona e sei muito bem as brechas existentes.

No caso de cryptos, andei ate pesquisando a respeito, pq em breve devo começar a vender la tbm.
Como o amigo ja mencionou, é sabido que vendedores autenticos, colocam preço mais elevado no ml, porem ha varios fatores a levar em consideraçao como a quantidade baixa como o amigo citou, vender R$5 ou R$10 em btc, isso vc nao consegue em exchange, nao paga nem a taxa deles.
Ja falei com funcionario do ml, atualmente o ml nao tem politica quanto a venda de cryptos, nao é proibido mas nao ha garantias, caso o vendedor transfira o crypto e o comprador faça uma reclamaçao alegando que nao recebeu o ml devolvera o dinheiro ao comprador pois a principio nao ha prova de entrega valida para cryptos. Eles nao aceitam txid, email, mensagem com carteira do cliente.
Ha uma possibilidade, seria emitir uma nota fiscal em nome do cliente, neste caso o ml aceita como comprovante de venda e entrega do mesmo, mas nao testei na pratica para ver se funcionaria.

Entao, ja no primeiro momento, vender crypto no ml é mais arriscado para o vendedor do que para o comprador.
Claro, ha varios golpistas vendedores, desconfie se for vendedor novo sem reputacao ou reputacao fake e cadastro novo.
Desconfie de preço baixo, de fato se for pra vender abaixo da exchange nao tem pq ter o trabalho e risco de por no ml, melhor por na exchange.
KyleSpades (OP)
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 85
Merit: 5


View Profile
April 20, 2018, 06:45:13 PM
 #5

Os caras tão vendendo 5 reais em BTC sem cobrar a taxa de rede(apesar de hoje estar baixa), você não está pagando 40 mil em 1 BTC, você está pagando pelo tempo da pessoa que está lhe vendendo.. Já que as exchanges tradicionais não trabalham com valores tão baixos, esses valores são ok, se estiver ruim, você pode criar um anúncio cobrando menos e dar a atenção aos clientes.

Há pessoas que só querem comprar 5 reais para entender como funciona, mover os fundos de lá pra cá, etc.. Ninguém compra 5 reais pra tentar ficar rico..

Quanto aos preços abaixo do valor de mercado, ai é pedir pra ter dor de cabeça, mesmo que o ML faça o estorno, é um processo demorado.. Mais burro ingênuo ainda o cara que dá o feedback antes da hora e compra de um vendedor que tem poucas vendas.. De resto é só procurar a justiça, fazendo ela obrigar o ML a ceder os detalhes da conta bancária do cidadão.. Burrice do ML que gasta pra correr atrás de algo tão simples..

Entendi, isso é verdade. Faz mais sentido se for pra microtransações assim. É que a disparidade no preço saltou aos olhos hahahaha

Com sorte, caso não atualizem o preço até lá por 10 de maio, logo a BTC vai estar valendo 40k R$ de qualquer jeito  Roll Eyes

Eu vou vendedor no ml muito antigo, creio que vendo antes de 2004 la, porem nao no mesmo cadastro entao nao lembro exatamente.
Porem tenho experiencia total de como tudo funciona e sei muito bem as brechas existentes.

No caso de cryptos, andei ate pesquisando a respeito, pq em breve devo começar a vender la tbm.
Como o amigo ja mencionou, é sabido que vendedores autenticos, colocam preço mais elevado no ml, porem ha varios fatores a levar em consideraçao como a quantidade baixa como o amigo citou, vender R$5 ou R$10 em btc, isso vc nao consegue em exchange, nao paga nem a taxa deles.
Ja falei com funcionario do ml, atualmente o ml nao tem politica quanto a venda de cryptos, nao é proibido mas nao ha garantias, caso o vendedor transfira o crypto e o comprador faça uma reclamaçao alegando que nao recebeu o ml devolvera o dinheiro ao comprador pois a principio nao ha prova de entrega valida para cryptos. Eles nao aceitam txid, email, mensagem com carteira do cliente.
Ha uma possibilidade, seria emitir uma nota fiscal em nome do cliente, neste caso o ml aceita como comprovante de venda e entrega do mesmo, mas nao testei na pratica para ver se funcionaria.

Entao, ja no primeiro momento, vender crypto no ml é mais arriscado para o vendedor do que para o comprador.
Claro, ha varios golpistas vendedores, desconfie se for vendedor novo sem reputacao ou reputacao fake e cadastro novo.
Desconfie de preço baixo, de fato se for pra vender abaixo da exchange nao tem pq ter o trabalho e risco de por no ml, melhor por na exchange.

Muito obrigado por esse input, eu estava buscando aprender algo sobre alguém com experiências semelhantes às suas mesmo. É verdade que vender no ML é arriscado - outro motivo pelo qual eu não entendia o porquê de se considerar fazer transações por lá pra começo de conversa, já que você pode vender 100% seguro em qualquer exchange de respeito brasileira. Mas se for pra vender em pequenas quantidades, realmente faz sentido (eu ainda acho que compraria em uma exchange, mas um usuário leigo pode nem mesmo saber que isso existe, né, é complicado). De toda forma, te desejo boa sorte caso vá vender por lá. Com essa super margem que a concorrência está cobrando, inclusive, você provavelmente terá muitas oportunidades  Grin

Agora, a respeito do ML reembolsar ou não, eu ainda me mantenho firme na opinião de que há dispositivos legais o suficiente para obrigar o MercadoPago a te ressarcir (claro, como o sabotag3x bem falou, desde que seja sem a ingenuidade de dar o feedback antes de receber as moedas). Mesmo que o funcionário do ML declare que não oferece garantias, em juízo é outra história. Acho que não deve demorar muito pra aparecer alguma jurisprudência de 1a instância nesse tipo de caso (se já não houver).

▬▬▬ I'm part of a movement to help make the forums a better place and free it of spam:▬▬▬
█ █  http://bit.ly/SigFreeNew  █ █
jpouza
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2688
Merit: 1109


View Profile
April 21, 2018, 07:06:29 AM
 #6

Tenho conta no Mercado Livre há 16 anos, simples assim, aquilo lá hoje é quase uma dark web de tanto bandido/criminoso atuando, a minha recomendação hoje é evitar a qualquer custo ML, só venda em último caso pelo sistema deles, é tanto golpe que a gente perde a conta.

Coisas relacionadas à crypto no ML = 99,9% de chance de ser golpe.
wilwxk
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 314


View Profile
April 21, 2018, 02:19:51 PM
 #7

Eu acho que nunca usaria o Mercado Livre pra fazer compras desse tipo. Sempre recomendo o LocalBitcoins pra isso, além de ter ofertas melhores em relação, você tambem vai ter um suporte mais especializado sobre, tudo isso em P2P.
DeltaX_Slayer
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 532
Merit: 152


View Profile
April 23, 2018, 03:26:54 AM
 #8

Sei que tem vebdedor honesto de criptomoedas no mercadolivre, mas arrisco dizer que seja minoria. Nunca arrisquei e não arriscaria.
Acho que o "menos pior"que poderia acontecer é comprar as moedas por uma cotação totalmente superfaturada.
kantarou
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 2
Merit: 0


View Profile
April 23, 2018, 11:14:32 PM
 #9

 Fui golpeado em compra de 0,01 BTC o vendedor esta alias ainda vendendo livremente no ML, ele faz anuncios de 1,00 real e te fala que e para nao pagar as taxa de comissao ao ML
E te manda enviar o valor que e alias bem abaixo na cotacao de hoje 220,00 acho, por isso fui desconfiar no comeco, mas acabei comprando na espectativa de que o cara era um burro e nao sabia nem a cotacao no foxbit. Agora fui perceber que se trata de um golpe e estou na espera de que o ML faca a devolucao do pagamento.

KyleSpades (OP)
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 85
Merit: 5


View Profile
April 24, 2018, 03:11:59 AM
Last edit: April 24, 2018, 03:01:05 PM by KyleSpades
 #10

Fui golpeado em compra de 0,01 BTC o vendedor esta alias ainda vendendo livremente no ML, ele faz anuncios de 1,00 real e te fala que e para nao pagar as taxa de comissao ao ML
E te manda enviar o valor que e alias bem abaixo na cotacao de hoje 220,00 acho, por isso fui desconfiar no comeco, mas acabei comprando na espectativa de que o cara era um burro e nao sabia nem a cotacao no foxbit. Agora fui perceber que se trata de um golpe e estou na espera de que o ML faca a devolucao do pagamento.



O seu exemplo foi ótimo pro pessoal do forum ler e se informar melhor. Uma pena que tenha acontecido isso e espero que o ML se movimente para ao menos remover o perfil do vendedor. Pelo que você falou, o valor do golpe foi de apenas R$22,00, né? Não quero me intrometer no seu caso, mas espero que não tenham te roubado muito dinheiro.

Se você quiser, poste a transação aqui pra gente saber a carteira do golpista. Já dá pra ajudar mais gente a manter distância também.

▬▬▬ I'm part of a movement to help make the forums a better place and free it of spam:▬▬▬
█ █  http://bit.ly/SigFreeNew  █ █
DeltaX_Slayer
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 532
Merit: 152


View Profile
April 25, 2018, 05:01:28 AM
 #11

Fui golpeado em compra de 0,01 BTC o vendedor esta alias ainda vendendo livremente no ML, ele faz anuncios de 1,00 real e te fala que e para nao pagar as taxa de comissao ao ML
E te manda enviar o valor que e alias bem abaixo na cotacao de hoje 220,00 acho, por isso fui desconfiar no comeco, mas acabei comprando na espectativa de que o cara era um burro e nao sabia nem a cotacao no foxbit. Agora fui perceber que se trata de um golpe e estou na espera de que o ML faca a devolucao do pagamento.



O seu exemplo foi ótimo pro pessoal do forum ler e se informar melhor. Uma pena que tenha acontecido isso e espero que o ML se movimente para ao menos remover o perfil do vendedor. Pelo que você falou, o valor do golpe foi de apenas R$22,00, né? Não quero me intrometer no seu caso, mas espero que não tenham te roubado muito dinheiro.

Se você quiser, poste a transação aqui pra gente saber a carteira do golpista. Já dá pra ajudar mais gente a manter distância também.

Qualquer coisa manda o anúncio do vendedor para a gente ir lá e falar umas verdades na área de perguntas...
Não lembro se o vendedor pode apagar, mas pelo menos a gente tenta.
Paredao
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3318
Merit: 1620


★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!


View Profile
April 25, 2018, 05:07:33 AM
 #12

Negociar criptomoeda(comprar ou vender) no mercado livre é pedir para tomar golpe. Tem golpe de ambos os lados.  Angry Angry



.
.BIG WINNER!.
[15.00000000 BTC]


▄████████████████████▄
██████████████████████
██████████▀▀██████████
█████████░░░░█████████
██████████▄▄██████████
███████▀▀████▀▀███████
██████░░░░██░░░░██████
███████▄▄████▄▄███████
████▀▀████▀▀████▀▀████
███░░░░██░░░░██░░░░███
████▄▄████▄▄████▄▄████
██████████████████████

▀████████████████████▀
▄████████████████████▄
██████████████████████
█████▀▀█▀▀▀▀▀▀██▀▀████
█████░░░░░░░░░░░░░████
█████░░░░░░░░░░░░▄████
█████░░▄███▄░░░░██████
█████▄▄███▀░░░░▄██████
█████████░░░░░░███████
████████░░░░░░░███████
███████░░░░░░░░███████
███████▄▄▄▄▄▄▄▄███████

██████████████████████
▀████████████████████▀
▄████████████████████▄
███████████████▀▀▀▀▀▀▀
███████████▀▀▄▄█░░░░░█
█████████▀░░█████░░░░█
███████▀░░░░░████▀░░░▀
██████░░░░░░░░▀▄▄█████
█████░▄░░░░░▄██████▀▀█
████░████▄░███████░░░░
███░█████░█████████░░█
███░░░▀█░██████████░░█
███░░░░░░████▀▀██▀░░░░
███░░░░░░███░░░░░░░░░░

██░▄▄▄▄░████▄▄██▄░░░░
████████████▀▀▀▀▀▀▀██
█████████████░█▀▀▀█░███
██████████▀▀░█▀░░░▀█░▀▀
███████▀░▄▄█░█░░░░░█░█▄
████▀░▄▄████░▀█░░░█▀░██
███░▄████▀▀░▄░▀█░█▀░▄░▀
█▀░███▀▀▀░░███░▀█▀░███░
▀░███▀░░░░░████▄░▄████░
░███▀░░░░░░░█████████░░
░███░░░░░░░░░███████░░░
███▀░██░░░░░░▀░▄▄▄░▀░░░
███░██████▄▄░▄█████▄░▄▄

██░████████░███████░█
▄████████████████████▄
████████▀▀░░░▀▀███████
███▀▀░░░░░▄▄▄░░░░▀▀▀██
██░▀▀▄▄░░░▀▀▀░░░▄▄▀▀██
██░▄▄░░▀▀▄▄░▄▄▀▀░░░░██
██░▀▀░░░░░░█░░░░░██░██
██░░░▄▄░░░░█░██░░░░░██
██░░░▀▀░░░░█░░░░░░░░██
██░░░░░▄▄░░█░░░░░██░██
██▄░░░░▀▀░░█░██░░░░░██
█████▄▄░░░░█░░░░▄▄████
█████████▄▄█▄▄████████

▀████████████████████▀




Rainbot
Daily Quests
Faucet
masterfocus
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 283
Merit: 6


View Profile
April 26, 2018, 08:11:35 PM
 #13

Não sabia que estavam vendendo cryptocoins no ML.. Eu sempre gostei de comprar e vender no ML e quase nunca tive problemas. Mas com cryptocoins é mais tenso mesmo.. o.O
squallw
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 504
Merit: 122


View Profile
April 27, 2018, 07:41:20 AM
 #14

Agora, a respeito do ML reembolsar ou não, eu ainda me mantenho firme na opinião de que há dispositivos legais o suficiente para obrigar o MercadoPago a te ressarcir (claro, como o sabotag3x bem falou, desde que seja sem a ingenuidade de dar o feedback antes de receber as moedas). Mesmo que o funcionário do ML declare que não oferece garantias, em juízo é outra história. Acho que não deve demorar muito pra aparecer alguma jurisprudência de 1a instância nesse tipo de caso (se já não houver).

Entao amigo, existe o problema dos números ai, veja so, se eu vender R$10 ou até mesmo uns R$100 e levar os canos, se tiver prova suficiente para entrar com ação cívil, eu ja desisto do processo por se tratar de valor baixo.
Seria besteira entrar com açao por causa de R$100 sendo que os custos pode ser muito maior, entre ir a audiencia, abrir processo, as vezes precisa contratar advogado ou entao tem q se virar para dissertar a petição e demais burocracias. Uma vez que fui na audiencia, so de estacionamento gastei R$15 isso que tive que ir lá por 3 vezes, processo so nao se extendeu mais porque acabamos em acordo, fora combustivel para locomoção.
Diante disso, as vezes nem mesmo se fosse um valor maior, muitas vezes a pessoa acaba aceitando a perda do que correr pra justiça, até porque, tudo depende do juiz, já tive uma causa minha que era totalmente favorável, mas a juíza nao foi com a minha cara e deu causa para a contra parte, eu poderia ir para 2a instancia mas haveria mais custos e desisti, pois era uma causa de valor razoavelmente baixo.
Entao causas para levar a processo tem que ser de valor considerável, por isso os vendedores no ml correm o risco mas tbm limitam o valor da transaçao em valores baixos para que os lucros compensem eventual prejuízos.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!