Bitcoin Forum
April 27, 2024, 04:05:57 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: A CVM proibiu e mesmo assim vocês continuaram metendo btc nele?!?  (Read 1329 times)
p4f (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
November 15, 2013, 06:38:51 PM
Last edit: November 15, 2013, 07:18:08 PM by p4f
 #1

Não é meu desejo gerar ainda mais polêmica sobre um assunto tão delicado quanto esta escabrosa história do Bitcoin Rain e do MercadoBitcoin. Mas eu estou tentando entender certos comportamentos adotados por quem negocia bitcoin. Comportamentos estes não apenas de extremo risco, mas destrutivo de patrimônio e diria até mesmo destrutivo de pessoas.

Eu vou lançar algumas idéias abaixo que possuem um certo tom de afirmação. Mas não estou afirmando nada, creiam-me. É apenas um estilo de escrita que, ao menos para mim, é mais rápido para expressar idéias que estão me atormentando, idéias das quais não consigo enxergar todos os lados. Faço esta ressalva para ninguém me acusar de ser o dono da verdade e vir pra cima de mim com trolismos infantis, algo tão comum em foruns na Internet. Então vamos lá.

Veja, há anos que eu lido com o mercado financeiro. Quase 20 anos para ser um pouco mais exato. Aliás, eu trabalho nele. Gente do mercado financeiro como eu (e, oh, eu não sou daqueles que sabe das melhores histórias) já viu de tudo nesta vida, tanto no que há de público para ser mostrado na capa do jornal, quanto no que ocorre de podre nos bastidores. De fundos alavancados em milhares porcento à gente carbonizada dentro de um carro depois de quebrar no mercado financeiro. E apesar de as vezes gente como eu apostar pesado e com imenso risco, sendo portanto bastante imprudente e por vezes burro, certos sinais a gente presta muita atenção.

Um destes sinais é quando a CVM lança alguma nota oficial tal como aquela que foi gerada para tratar do tal fundo do Leandro, o Bitcoin Rain. A CVM não é rápida no gatilho. Ela é lenta, e as vezes bastante tardia. Mas ela tem por padrão ser bastante séria. E tendo trabalhado dentro de instituição financeira sei bem como ela é vista por banqueiros, corretoras e fundos. De tal forma que toda vez que a CVM lança uma nota oficial sobre algum fundo, algum tipo de operação ou gestão não devidamente regulamentado é algo para se ficar muito atento e preocupado, sobretudo se você estiver com dinheiro empatado em tal fundo. É um alerta vermelho para "VAI DAR MERDA", assim mesmo em caixa alta que é pra todo mundo ouvir.

Eu imagino que muita gente aqui do BTC não esteja acostumada com esta cultura toda formalizada e por vezes rígida do mercado financeiro (que curiosamente eu vejo como extremamente maleável e desregulamentada, vejam só). E porisso mesmo, talvez muitos de vocês julguem que tudo isto que ocorre de escabroso em torno do BTC seja tudo muito natural. Ou talvez levando em conta o caráter anárquico da moeda, não veja mau algum em procedimentos de negócio que não tenham a menor organização e menos ainda a menor garantia. Muitos disseram e continuarão dizendo: o bitcoin não é regulamentado então porque, cargas d'agua, seriam seus fundos e agentes?

Da minha parte eu considero muito curioso (para não usar um palavrão) ver exchanges e pseudo-fundos-de-investimento cobrarem preço de corretora e gestor regulamentado sem, todavia, oferecer as mesmas garantias que uma corretora ou gestor regulamentado oferece. GARANTIA é palavra-chave e vamos ver agora do que exatamente se trata.

Quando falamos de GARANTIAS, estamos nos referindo precisamente a uma das principais diferenças entre exchanges de bitcoin e, por exemplo, corretoras da bolsa. A corretora é obrigada a depositar garantias no banco BMF para assegurar liquidação das operações em caso de qualquer problema. Eventualmente existem chamadas de margem para assegurar ainda mais garantia. Esta é uma das exigências da regulamentação. Algo a meu ver fantástico porque significa que um MercadoBitcoin da vida não poderia existir sem tais garantias e, mais ainda, caso fizesse a estupidez e irresponsabilidade de se deixar hackear, ao menos teria o montante necessário para imediatamente e a preço de mercado ressarcir todos os clientes. E se não tivessem, bem, iriam para a cadeia. Porque num orgão regulamentado tal como uma corretora a diretoria é estatutária, o que significa que não apenas o gestor mas também a sua diretoria (como pessoa física, com seu patrimônio pessoal) respondem civil e criminalmente pelos danos causados. Infelizmente não é bem isso o que ocorre no universo do btc e as vezes nem mesmo no mundo real (lembrem-se do que ocorreu na crise das subprimes de 2007).

Eu também imagino que todos aqui queiram muito ganhar dinheiro. E quando a gente quer muito ganhar dinheiro acaba que não mede muito bem os riscos, os perigos das coisas nas quais se mete. Eu não me refiro ao BTC, que eu considero formidável. Por problemas quero dizer a falta das garantias de que já falamos mais acima; as cada vez mais constantes "invasões" ou "desaparecimentos" de exchanges - morte-súbita e sem testamento; as dificuldades de rastreamento de moedas roubadas; o uso crescente da moeda para fazer lavagem de dinheiro de narcotráfico, de corruptos e corruptores, de sonegadores, de bandidos em suma.

Enfim, talvez por não conhecer outros mercados (os regulamentados), talvez por não medir riscos com consciência, a gente acabe mesmo metendo o nosso dinheiro em buracos-negros. Como nada escapa de um buraco-negro, as vezes não escapa sequer os indícios para a gente perceber que está diante de um. E sem indícios a gente só descobre que era um buraco-negro depois de ter todo o dinheiro dragado, desaparecido e geralmente sem maiores "explicações" exceto o "fomos hackeados". Como se "ser hackeado" fosse explicação... Vocês sabem o que eu quero dizer: não existe desculpa ou justificativa para isso. Num mundo regulamentando nenhuma corretora poderia chegar aos seus clientes e dizer "olha, nós fomos hackeados e não vamos poder te pagar". Ou "fomos hackeados mas só vamos devolver uma parte", ou "devolveremos uma parte com valores congelados", ou "faremos um sorteio para 'decidir' quem recebe primeiro".

Mas tudo bem. Não esta certo ficar viajando em regulamentação e nem eu estou defendendo regulamentação ainda que seja capaz de enxergar seus aspectos postivos. Todo este assunto foi levantado aqui apenas para advertir sobre os perígos e ilustrar o problema a qual quero chegar: não existe justificativa ou desculpa, ao menos racionalmente, para a gente se meter em coisas que cheiram a podridão. Sobretudo quando a coisa em questão chega mesmo a receber a advertência de orgão regulador da envergadura de uma CVM.

E depois de toda esta digressão, e caso você tenha conseguido sobreviver até aqui, nos remetemos de volta a pergunta lá do tópico: "A CVM proibiu e mesmo assim vocês continuaram metendo btc nele?!?"
1714190757
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714190757

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714190757
Reply with quote  #2

1714190757
Report to moderator
1714190757
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714190757

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714190757
Reply with quote  #2

1714190757
Report to moderator
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1714190757
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714190757

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714190757
Reply with quote  #2

1714190757
Report to moderator
ThiagoCMC
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
November 15, 2013, 08:39:09 PM
Last edit: November 15, 2013, 09:01:02 PM by ThiagoCMC
 #2

Eu já me perguntei isso umas milhares de vezes...

Porém, sou apenas um geek da informática que descobriu como fazer um bom dindin com uma nova tecnologia open source! Finally! Não tenho 20 anos no ramo...    Undecided

Como trabalhava com o Leandro / Mercado Bitcoin a mais de ano, sempre na parceria e, sendo ele o dono do maior exchange de Bitcoins do Brasil, me pareceu interessante investir nele.

Mesmo a CVM emitindo um alerta dessa magnitude.

Pois bem, agora eu sei BEM aonde foi que errei.

Analisando um pouco mais, era BEM óbvio que o "Grupo / Mercado" sempre foram "esquema ponzi - estelionato / fachada para o golpe". Me lembro de ter percebido isso dentro da minha alma e, inclusive, feito um pedido de retirada de mais de 1200 Bitcoins das mãos dele mas, alguns dias depois, ele anunciou o golpe e os meus Bitcoins nunca voltaram...

De qualquer forma, eu não vou desistir dos meus Bitcoins que estão no "Mercado Bitcoin / Leandro", jamais.

Nem se o Leandro se mudar para Marte, ele irá conseguir escapar dessa...

Abx!
Thiago
p4f (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
November 15, 2013, 09:13:41 PM
 #3

É, 20 anos de experiência... as vezes não serve para muita coisa. Em 2007, com a crise, eu estava mega comprado. Perdi 40% de tudo o que tinha. Enfim...

Agora, eu entendi errado ou você disse mesmo que perdeu 1.200 (hum mil e duzentas) BTCs? Isto equivale a praticamente R$ 1.500.000,00. É isso mesmo?!?
ThiagoCMC
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
November 15, 2013, 09:18:57 PM
 #4

É, 20 anos de experiência... as vezes não serve para muita coisa. Em 2007, com a crise, eu estava mega comprado. Perdi 40% de tudo o que tinha. Enfim...

Agora, eu entendi errado ou você disse mesmo que perdeu 1.200 (hum mil e duzentas) BTCs? Isto equivale a praticamente R$ 1.500.000,00. É isso mesmo?!?

Isso era metade dos Bitcoins meus que estavam com o Leandro / Mercado.

Tenho cerca de ~2,400.00 Bitcoins, aparentemente sendo investidos e vendidos no Mercado Bitcoin, sem o meu consentimento.
ThiagoCMC
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
November 19, 2013, 03:40:25 AM
 #5

A pergunta que não quer calar é:

E mesmo assim vocês CONTINUAM a meter BTC no Mercado Bitcoin Huh

Quão "hard core / freak" que não é isso ?!
lucianopp
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 9
Merit: 0


View Profile
November 19, 2013, 04:13:59 AM
 #6

Nossa, eu não sabia que o site tinha esse problemão.

Bom, acredito que os novatos (como eu) caiam direto no mercadobitcoin por dois motivos simples: Não tem tanta burocracia pra se comprar e o site é bem intuitivo.

Sites como o bitcoinstoyou onde tem que assinar papeladas e páginas de contrato, o bitfication que tem um layout confuso nos faz procurar uma opção mais fácil.

É complicado isso, mas acho que a divulgação de problemas com os sites de compra/venda de BTC tinham que ser mais expostas no fórum.
Bernardo
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 3
Merit: 0


View Profile
November 20, 2013, 07:50:09 PM
 #7

Olá pessoal.

Meu nome é Bernardo. Acompanho o Bitcoin Forum (bitcointalk.org) há algum tempo, mas esta é a minha primeira mensagem.

Li diversos tópicos referentes ao mercado nacional de BTC no Brasil e me parece que existe um consenso de opniões aqui sobre a casa de intercâmbio BTC brasileira MercadoBitcoin.

Eu tenho BRL e BTC 'investidos' nessa intercambiadora. Eu não teria impeditivo de movê-los para outra, inclusive gostaria muito para diversificar o investimento. Porém a outra opção nacional é o Bitfication (pelo discurso parece realmente idôneo e seguro). E o Bitfication não tem volume.

Diante disto pergunto, o que podemos fazer para aumentar o volume no Bitfication? Divulgá-lo? Disparar mais ordens de compra/venda? Ou alguma outra coisa...?

Além de tudo isso, o episódio que ocorreu com MercadoBitcoin fez com que o mesmo investisse em infraestrutura, segurança e formalização. Teoricamente, melhorando a percepção do uso do serviço por parte dos usuários. Ao menos é isso que me parece, não estou afirmando categoricamente, estou apenas tecendo opniões particulares com o objetivo de fazer crescer o BTC no Brasil e obter retorno financeiro próprio.

Obrigado.

rudrigorc2
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1064
Merit: 1000



View Profile
November 20, 2013, 08:52:51 PM
Last edit: November 20, 2013, 09:06:23 PM by rudrigorc2
 #8

Vamos aproveitar que isso foi postado na área de novatos e deixar registrado alguns lapsos:

http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/moeda-virtual-bitcoin-e-investimento-dos-mais-arriscados?page=3
http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/115082_O+DINHEIRO+PIRATA
http://www.bitcoinbrasil.com.br/?p=464

Leiam as reportagens acima com atenção e comparem:

O tópico apagado: http://web.archive.org/web/20111128051010/https://bitcointalk.org/index.php?topic=46721.0

A nova fachada: https://bitcointalk.org/index.php?topic=46750.0

e aqui o endereço para doações do bitcoinbrasil.com.br e que não recebe bitcoins desde o suposto hack.
https://blockchain.info/address/19vRqiFxFVGHNd4vqtE6TZM29XVZyQFu8Q

Quote from: L.
Quantas pessoas já investiram por meio do site?

Desde outubro de 2011 já foram mais de 150 pessoas, que residem em torno de 8 países, incluindo o Brasil em que grande parte são amigos.

Muy amigos!
ThiagoCMC
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
November 21, 2013, 01:14:35 AM
Last edit: November 21, 2013, 07:09:22 AM by ThiagoCMC
 #9

Olá pessoal.

Meu nome é Bernardo. Acompanho o Bitcoin Forum (bitcointalk.org) há algum tempo, mas esta é a minha primeira mensagem.

Li diversos tópicos referentes ao mercado nacional de BTC no Brasil e me parece que existe um consenso de opniões aqui sobre a casa de intercâmbio BTC brasileira MercadoBitcoin.

Eu tenho BRL e BTC 'investidos' nessa intercambiadora. Eu não teria impeditivo de movê-los para outra, inclusive gostaria muito para diversificar o investimento. Porém a outra opção nacional é o Bitfication (pelo discurso parece realmente idôneo e seguro). E o Bitfication não tem volume.

Diante disto pergunto, o que podemos fazer para aumentar o volume no Bitfication? Divulgá-lo? Disparar mais ordens de compra/venda? Ou alguma outra coisa...?

Além de tudo isso, o episódio que ocorreu com MercadoBitcoin fez com que o mesmo investisse em infraestrutura, segurança e formalização. Teoricamente, melhorando a percepção do uso do serviço por parte dos usuários. Ao menos é isso que me parece, não estou afirmando categoricamente, estou apenas tecendo opniões particulares com o objetivo de fazer crescer o BTC no Brasil e obter retorno financeiro próprio.

Obrigado.


Olá Bernando!

Fico extremamente grato com a sua demonstração de confiança no Bitfication! Isso é definitivamente muito importante!

Por que o Bitfication (e/ou demais exchanges brasileiros) tem um volume muito baixo atualmente, em relação ao Mercado Bitcoin?!

Bom, inicialmente, eu acredito que é porque quase todos os Bitcoins dos brasileiros, estão no Mercado Bitcoin MAS, estes foram adquiridos criminalmente pelo "Leandro Mercado Bitcoin" com o seu já difamado, "Grupo de Investimento Bitcoin Rain" (i.e. Esquema Ponzi / Estelionato), que funciona até os dias de hoje por e-mail, ele prejudicou MUITA gente ao utilizar o Mercado Bitcoin como plataforma para aplicar o golpe no Grupo e, agora, estão desovando os Bitcoins do Grupo lá, e somente lá, no Mercado Bitcoin. Só pode ser o próprio Leandro que vende no Mercado Bitcoin, logo, ele não vai vender no Bitfication (ou demais sites), mesmo que se pague mais pelo Bitcoin por aí.

Uma outra teoria é que, na verdade, esse volume do Mercado Bitcoin é falso, ou seja, eles compram e vendem para eles mesmos, só para parecer que tem volume. O Bitfication não faz isso.

Mas, independentemente de qualquer coisa, a forma mais óbvia para aumentar o volume do Bitfication, seria realmente criarmos mais ordens de compra, pagando mais pelo Bitcoin aqui, do que nos outros sites. Parecido com o MtGox (agora BTCChina é o maior), todos querem vender Bitcoin, onde pagam mais. Quem não vendeu por 1100 dólares, uns Bitcoins lá na China alguns dias atrás?!    Wink


Exemplo:

Se no MB pagam R$2.000,00 por 1 Bitcoin, então, vamos pagar no Bitfication R$2.150,00! Essa é a única fórmula que eu vejo, capaz de atrair mais vendedores de Bitcoins para o Bitfication.

O site http://bitbolsa.tk é uma boa ferramenta para "monitorarmos os preços"!

--

Por outro lado, o que estou fazendo para alavancar o Bitfication é:

1- Liberamos o código fonte do site na Internet, para tentar atrair mais desenvolvedores e, quem sabe, um investimento (para pagar os desenvolvedores);

2- Layout novo para o site, bem como melhorar a experiência para o usuário, simplificando as operações e a navegação no site;

3- Dezenas de outras melhorias, documentadas no repositório do código do site, hospedados no BitBucket.

4- Contratação de pessoal para operar a plataforma.

5- Contratos, regulamentação e ainda mais transparência (código fonte já liberado, por exemplo) mas, sem burocracia.

6- Divulgação e propaganda!

7- Parcerias!


Att,
Thiago
Bernardo
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 3
Merit: 0


View Profile
November 21, 2013, 04:21:16 PM
 #10

rudrigorc2, obrigado pelos links. Li todos. Foi muito informativo e me ajudou (e a outros de meu grupo de especuladores) a formar uma opinião embasada em fatos. Eu realmente desconhecia alguns acontecimentos importantes que são citados nos textos dos links.

ThiagoCMC, muito obrigado pela resposta detalhada e pelo seu tempo. Com isso ficou exemplificado de forma clara para mim como posso contribuir com o Bitfication.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!