Bitcoin Forum
March 19, 2024, 04:46:59 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 26.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: [Tutorial] Como proteger suas Bitcoins (Wallet.dat)  (Read 2020 times)
Milkshanks (OP)
Member
**
Offline Offline

Activity: 100
Merit: 10


View Profile
August 02, 2011, 12:46:56 AM
 #1

Aí pessoal, a um tempo atrás li esse tópico que da uma idéia de como proteger suas BTCs junto com um "passo a passo" de como faze-lo. Então tendo em vista que este é um assunto muito importante e parece que temos uma leva nova de usuários BR/PT, resolvi traduzir/incrementar o tutorial para meus conterraneos.


Por que?

Atualmente um dos maiores problemas de segurança com Bitcoins é o fato de sua "carteira virtual" onde você guarda suas moedas (o wallet.dat) ser completamente desprotegida, bastando alguém mal intencionado copia-la para tem acesso as suas moedas, não só as que você tem até o momento do roubo, mas qualquer outra que você possa vir a adicionar. O roubo pode acontecer de algumas maneiras, como alguém tendo acesso físico ao seu computador ou simplesmente um vírus/trojan programado para roubar arquivos.

Tendo isso em mente, a solução óbvia é fazer com que seja impossível que alguém possa acessar seu wallet.dat. Pura encriptação neste caso é inutil, pois eventualmente você tera que retirar a encriptação para fazer uso das suas moedas, então a solução apresentada é basicamente ter uma wallet.dat super segura pra ser usada como "cofre", onde você guardara grande quantia de suas moedas, e uma wallet.dat pra ser usada como sua "carteira" do dia-a-dia, onde você carrega uma quantia pequena pra cobrir gastos.

Como?

Vou tentar se breve na explicação, você deve criar sua wallet-cofre sob circunstancias de segurança ideais. Pra isso vamos usar Linux (calma, não vai ser necessário instala-lo). Sugiro usar o Ubuntu, que é uma distro simples de se usar.

1- A primeira coisa que devemos fazer é criar um Live-CD ou USB stick do Ubuntu. Você pode adquirir a ultima versão, grátis, através desse link: http://www.ubuntu.com/download

A razão pra isto é simples, quando você criar sua wallet-cofre, você quer ter certeza ABSOLUTA que não há nenhum tipo de trojan ou keylogger capaz de capturar arquivos/teclas no seu sistema.

2- Inicie seu novo Sistema Operacional e instale o client do Bitcoin nele e juntamente com isso sugiro instalar algum software de encriptação (mas não vamos mexer nisso por enquanto), pessoalmente sugiro o TrueCrypt. O Client vai gerar seus endereços para receber Bitcoins e juntamente com isso o seu wallet.dat

3- Salve seus endereços gerados pelo client em algum lugar, anote em um documento de texto, ou ainda melhor, envie pra você por e-mail.

4- Este é o passo importante, copie seu wallet.dat pra algum lugar SEGURO, grave em CD, cartão de memória, etc... e guarde isso como se sua vida dependesse disso! Eu pessoalmente vou encriptar (falaremos mais tarde disso) meu wallet.dat e hospedar em alguns lugares, além de fazer uma cópia pra alguma mídia física.

Nota: Se você encriptar sua wallet devo lembrar pra obviamente NAO ESQUECER A SENHA  Roll Eyes

5- Desligue seu PC, não haverá resíduo nenhum de sua wallet-cofre, pois ela nunca existiu no seu disco-rígido


Importante:

- Não crie apenas UMA cópia de sua wallet-cofre, crie várias e em locais diferentes, pois perder sua wallet é pior do que te-la roubada, pois aí você perde de vez suas moedas, elas simplesmente somem da rede!

- Caso ainda não esteja óbvio, você realizará as transações do dia-a-dia com sua wallet-carteira como você sempre fez, ocasionalmente transferindo BTC dela pra sua wallet-cofre usando aqueles endereços que você anotou no passo nº 3.

Mas como posso recuperar minhas moedas de volta?

Para aqueles que ainda não adivinharam, sempre que você quiser tirar dinheiro de sua wallet-cofre, basta você pegá-la do lugar onde guardou, iniciar seu LiveCD do Ubuntu (NÃO ABRA SUA WALLET-COFRE EM SEU SISTEMA NORMAL), instale o client do Bitcoin novamente e o software de encriptação (caso tenha sido usado) e copie o wallet.dat pra seu lugar.

Nota: Uma coisa que talvez alguns não saibam, é que você pode usar o blockexplorer.com pra verificar a quantia de BTC em sua wallet-cofre sem ter que abrí-la, basta saber o endereço.

O que mais?

O negócio é por aí, espero que este tópico seja útil. Em breve incremento o tutorial com imagens e instruçoes mais detalhadas, especialmente na parte de instalação/criação do LiveCD e uso do Ubuntu. Sugestões e idéias são bem-vindas, é claro. Valeu galera.


Créditos:

Tutorial original e em inglês feito por aiwk171 . Tradução e modificações feitas por mim Smiley


Was my post useful? Tips accepted Smiley
Meu post lhe foi útil? Aceito gorjetas Smiley

15rqJrGMKgfrVrDgg5v7h4KGqgN83pfzuH
1710823619
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1710823619

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1710823619
Reply with quote  #2

1710823619
Report to moderator
1710823619
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1710823619

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1710823619
Reply with quote  #2

1710823619
Report to moderator
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1710823619
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1710823619

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1710823619
Reply with quote  #2

1710823619
Report to moderator
1710823619
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1710823619

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1710823619
Reply with quote  #2

1710823619
Report to moderator
ThiagoCMC
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
August 02, 2011, 03:34:07 AM
 #2

Massa!!

 Só para complementar, eu fiz este passo-a-passo aqui usando também o Ubuntu:

 Wallet in the Cloud - Keeping your Bitcoins encrypted and saved into the Cloud!
 http://bitcointalk.org/index.php?topic=22386.0

 O meu guia também pode ser utilizado para guardar a sua Carteira de Bitcoins em um PENDRIVE (ao invéz da Cloud Ubuntu One) também criptografado, para o caso de pessoas que não tem uma conexão banda larga com a Internet.

Abx!
Thiago
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!