Bitcoin Forum
May 07, 2024, 11:45:49 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Imposto de renda sobre bitcoins e litecoins  (Read 1017 times)
palourtbonh (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
November 27, 2013, 06:26:46 PM
 #1

Tenho que declarar ganhos com bit e lite coins no imposto de renda? Não trabalho, nunca fiz...

Como teria que fazer isso caso seja necessário?

1715125549
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715125549

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715125549
Reply with quote  #2

1715125549
Report to moderator
1715125549
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715125549

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715125549
Reply with quote  #2

1715125549
Report to moderator
1715125549
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715125549

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715125549
Reply with quote  #2

1715125549
Report to moderator
In order to get the maximum amount of activity points possible, you just need to post once per day on average. Skipping days is OK as long as you maintain the average.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1715125549
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715125549

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715125549
Reply with quote  #2

1715125549
Report to moderator
ThiagoCMC
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
November 27, 2013, 09:07:05 PM
Last edit: November 27, 2013, 09:17:06 PM by ThiagoCMC
 #2

Tenho que declarar ganhos com bit e lite coins no imposto de renda? Não trabalho, nunca fiz...

Como teria que fazer isso caso seja necessário?


Se você lucrar em Reais (ou comprar bens no Brasil), terá que declarar como "ganho de capital", qualquer lucro que venha a ter...

Por exemplo:

* Investi 10,000.00 Reais em Bitcoins, vendi os Bitcoins por R$15,000.00, ganho de capital de 5 mil, tem que declarar (só se você colocar os Reais de volta na sua conta bancária, acredito eu).


Não precisa declarar quando:


* Investi 100.00 Bitcoins em Litecoins, vendi os Litecoins por 130 Bitcoins, ganho de capital de 30 Bitcoins, não precisa declarar.


Resumindo: Quem tem renda em Bitcoins, está livre do Imposto de Renda (a menos é claro, que você compre bens ou transforme em Reais).


Abx!
Thiago
palourtbonh (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
November 27, 2013, 10:05:39 PM
 #3

Tenho que declarar ganhos com bit e lite coins no imposto de renda? Não trabalho, nunca fiz...

Como teria que fazer isso caso seja necessário?


Se você lucrar em Reais (ou comprar bens no Brasil), terá que declarar como "ganho de capital", qualquer lucro que venha a ter...

Por exemplo:

* Investi 10,000.00 Reais em Bitcoins, vendi os Bitcoins por R$15,000.00, ganho de capital de 5 mil, tem que declarar (só se você colocar os Reais de volta na sua conta bancária, acredito eu).


Não precisa declarar quando:


* Investi 100.00 Bitcoins em Litecoins, vendi os Litecoins por 130 Bitcoins, ganho de capital de 30 Bitcoins, não precisa declarar.


Resumindo: Quem tem renda em Bitcoins, está livre do Imposto de Renda (a menos é claro, que você compre bens ou transforme em Reais).


Abx!
Thiago

Obrigado pela explicação. Lembro que li uma vez, que tratando-se do mercado de ações, as vendas ou lucros, não me lembro ao certo, eram isentas de impostos.Não sei se eram mensais... Não tem como aplicar isso ao bitcoin e litecoin?

edit:Sabe me dizer quanto paga de imposto por ganho de capital?
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
November 27, 2013, 11:29:19 PM
 #4

Obrigado pela explicação. Lembro que li uma vez, que tratando-se do mercado de ações, as vendas ou lucros, não me lembro ao certo, eram isentas de impostos.Não sei se eram mensais... Não tem como aplicar isso ao bitcoin e litecoin?

edit:Sabe me dizer quanto paga de imposto por ganho de capital?


Talvez esse link ajude nas dúvidas sobre ganho de capital: http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoafisica/irpf/2013/perguntao/assuntos/ganho-de-capital.htm

Quanto à isenção do Imposto em ações, só se aplica nas negociações em Bolsa de Valores para as vendas dentro do mês não superam R$ 20.000 (note que é o volume das vendas e não o lucro apurado).

Outro ponto importante, é que, dependendo do % da renda/patrimônio que você invista em Bitcoins é interessante declarar em Bens e Direitos para que a receita não imagine que você gastou esse valor com consumo, e depois quando houver uma alienação o seu patrimônio aumente drasticamente. Só declarar como bens e direitos não vai te fazer pagar imposto, apenas apresentar corretamente a variação patrimonial ano a ano.

Um Abraço,


Adriano

--
palourtbonh (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
November 28, 2013, 12:20:47 AM
 #5

Obrigado pela explicação. Lembro que li uma vez, que tratando-se do mercado de ações, as vendas ou lucros, não me lembro ao certo, eram isentas de impostos.Não sei se eram mensais... Não tem como aplicar isso ao bitcoin e litecoin?

edit:Sabe me dizer quanto paga de imposto por ganho de capital?


Talvez esse link ajude nas dúvidas sobre ganho de capital: http://www.receita.fazenda.gov.br/pessoafisica/irpf/2013/perguntao/assuntos/ganho-de-capital.htm

Quanto à isenção do Imposto em ações, só se aplica nas negociações em Bolsa de Valores para as vendas dentro do mês não superam R$ 20.000 (note que é o volume das vendas e não o lucro apurado).

Outro ponto importante, é que, dependendo do % da renda/patrimônio que você invista em Bitcoins é interessante declarar em Bens e Direitos para que a receita não imagine que você gastou esse valor com consumo, e depois quando houver uma alienação o seu patrimônio aumente drasticamente. Só declarar como bens e direitos não vai te fazer pagar imposto, apenas apresentar corretamente a variação patrimonial ano a ano.

Um Abraço,


Adriano

Eita, agora complicou hehe. Não tenho patrimônio, nem trabalho, nunca fiz imposto de renda eu ia pedir pro meu me emprestar o dinheiro pra comprar litecoin, depois eu devolvia o dinheiro dele com o lucro que/caso eu consiga.

Vou ler as informações do link.

Obrigado!
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!