Bitcoin Forum
April 26, 2024, 11:45:41 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
Author Topic: DIMOF - como isso afeta as compras e vendas de BTC ?  (Read 2525 times)
algorista (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
December 04, 2013, 11:47:33 PM
 #21

p4f, gverdelli, adriano, joerack91, e demais.

obrigado pelas contribuições.

---------------

...
Logo ela é obrigada a informar ao COAF sobre toda movimentação a partir de R$ 5k e, além disso, sobre todo o conjunto de transações iguais ou superior a R$ 10k mensais provenientes de uma mesma pessoa (PF ou PJ).

Além do mais, meu dinheiro está na conta bancária. E o banco também se enquadra em "instituição de transferência de numerário" e também é obrigado a informar o COAF dentro dos mesmos limítes financeiros e mesmos parâmetros.

Ou seja, se eu quero evitar de cair num pente fino do COAF, é melhor eu me manter dentro dos limítes.
...


No caso de não haver o envolvimento de nenhum orgão internacional, mas apenas transferencias entre usuarios de bancos nacionais, TEDs, docs, depositos e transferências intra bancárias. E no geral abaixo de R$5000, mas sempre abaixo de R$10000, no entanto com acumulados mensais podendo facilmente ultrapassar os R$10000. Nesse cenário qual seria o acumulado mensal que acenderia a luz vermelha no COAF (se não souber um palpite também será bacana).


+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
1714131941
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714131941

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714131941
Reply with quote  #2

1714131941
Report to moderator
1714131941
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714131941

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714131941
Reply with quote  #2

1714131941
Report to moderator
"With e-currency based on cryptographic proof, without the need to trust a third party middleman, money can be secure and transactions effortless." -- Satoshi
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
p4f
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
December 05, 2013, 03:19:51 AM
 #22

Lavagem de dinheiro ocorre aos montes no Brasil e no mundo. Engana-se quem pensa que é dinheiro apenas de corrupção, narcotráfico ou igreja evangélica. Dinheiro de corrupção é fichinha. Narcotráfico e igreja evangélica é considerável. Mas o verdadeiro vilão da história, muito à frente de seus concorrentes, é proveniente de outro tipo de roubo: sonegação fiscal. E não, não estamos falando do Zézinho ou do Joãozinho que deixou de declarar isso ou aquilo em seu IR (ainda que sim, a classe média é uma sonegadora contumaz e sem qualquer moral). Mas estamos falando mesmo de mega corporações e instituições financeiras que adotam os mais criativos e ao mesmo tempo mais escabrosos mecanismos de sonegação. O COAF, o DIMOF e outros mecanismos foram criados para detectar estas mega operações de lavagem e de lambuja detectam também os traficantes, os corruptos, os esquemas de lavagem das igrejas evangélicas e podem chegar até mesmo na sonegação do medíocre e mediano sujeito da classe média.

Estas mega operações de lavagem de dinheiro vem aprendendo e se adaptando a realidade imposta pelos orgãos fiscalizadores. Assim, aprenderam que fragmentar o montante em frações minúsculas, apesar de ser extremamente mais trabalhoso, torna a lavagem mais imperceptível, quase que indetectável por parte dos orgãos responsáveis. Os orgãos reagem reduzindo cada vez mais os montantes passíveis de serem informados ao COAF. Os mega lavadores aprenderam que combinar diversos mecanismos de lavagem, em sequência, encadeados, mesclados a mecanismos legítimos, também tornam a coisa irrastreável. Os orgãos reagem extendendo suas normas a segmentos cada vez mais amplos do sistema financeiro. E assim vai.

Isto não significa que toda e qualquer operação informada aos orgãos fiscalizadores é entendida ou tratada como lavagem de dinheiro e nem mesmo significa que toda e qualquer operação é analisada em suas especificidades únicas.

O que interessa é detectar padrões, situações atípicas, recorrências e assim por diante. E faz-se isso, e novamente insisto neste ponto, não é exatamente para pegar o Joãozinho ou o Zézinho mas, isto sim, peixes grandes. Porque são os peixes grandes que realmente fodem com este país gerando rombos monstruosos.

Então não existe um valor mínimo a partir da qual tudo é tratado assim ou assado pelo orgão fiscalizador. O que existe é certa inteligência na análise da multitude de informações (data mining, algorithms). Eventualmente, o orgão e seus analistas conseguem detectar que uma mega operação financeira é, de fato, uma mega lavagem. Eventualmente detectam que é lavagem e quando vão ver melhor trata-se de operação legítima. E eventualmente, as operações banais de um Joãozinho ou Zézinho acabam sendo falsamente detectadas como lavagem ou postas sob suspeita.

Dito isto e cabe então esclarecer que não há um limite mínimo ou qualquer coisa semelhante. Como eu disse antes, o lavador descobriu que fragmentar a operação em milhares de pequenas operações, torna mais seguro a operação de lavagem. Então, neste sentido, qualquer valor é suspeito. E ao mesmo tempo não é. Depende de fato do comportamento das operações.

Agora a gente volta ao ponto inicial: o dinheiro está na minha conta bancária então, para todos os efeitos, está limpo. Eu não vou cair no pente fino apenas porque movimentei dinheiro usando mecanismos regulares e regularizados tal como um Astropay. Mas eu posso eventualmente cair num pente fino caso os sistemas de análise detectem alguma grande operação de lavagem de dinheiro envolvendo o Astropay como meio. É esta grande operação que vai disparar o alerta vermelho. E vai disparar contra o Astropay num primeiro momento. Aí, os orgãos passam a dedicar atenção mais detalhada às operações que são feitas através deste sistema de movimentação e, eventualmente, julguem suspeito aquilo que eu, um Zézinho, estou fazendo. Eventualmente vão me chamar a prestar contas, possivelmente pensando que eu sou um laranja sendo utilizado numa destas mega operações. É assim que, mais ou menos, a coisa funciona.

Como eu disse antes, sendo dinheiro limpo e honesto não há com o que se preocupar. Mas deve-se, isto sim, se preocupar é com o Astropay. Pois pode ser usado num destes mega esquemas de lavagem. E pode ser usado porque tem lá suas brechas, as quais não compete discutir aqui.

Eu havia planejado movimentar R$ 50k para o Bitstamp. Poderia fazê-lo numa única tacada sem maiores problemas do ponto de vista dos orgãos. Porém não seria algo muito inteligente dado os riscos inerentes deste mercado repleto de bandidos que é o btc (desculpe se eu parto o coração de alguns). Então optei em fazer pequenas movimentações, movimentar btcs para outros exchanges de modo a minimizar riscos, sempre trazer uma parte de volta ao Brasil e liquidar posição o mais rapidamente possível e assim por diante. Esta é minha estratégia.

Ora, pois não falamos que pequenas e repetidas movimentações constituem numa das principais artimanhas dos lavadores profissionais? E ainda não falamos que a outra artimanha consiste em fazer o dinheiro sujo trafegar por diversos mecanismos repetidas vezes? Pois eu, na minha inocência de ganhar uns trocados com btcs, é que não quero ser confundido com gente desta laia! Logo, optei também por manter minhas movimentações abaixo dos limiares atualmente estabelecidos de modo a evitar aborrecimentos absolutamente desnecessários.
aperigo
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 10
Merit: 0


View Profile
December 08, 2013, 07:02:34 AM
 #23


  Exatamente como o amigo disse, se a origem é licita, nao ha pq se preocupar. O problema que pode vir a surgir é vc resgatar o dinheiro por meio do banco, enfim, se algo for muito maior e esse crescimento  nao esta de acordo com suas declaracoes... enfim, a nao ser que a pessoa compre um bem do dinheiro provido do crescimento dos bitcoins convertidos em reais sem intermediacao dos bancos e peça para a pessoa emitir um recibo ou um contrato abaixo do valor do imovel/movel e o repasse legitimo for maior a outra parte..enfim. nao estou induzindo a ninguem fazer ou praticar isso. so a motivo educativo. e tambem nao estou ciente desses procedimentos nas questoes juridicas tbm, ate mesmo pq nunca fiz tal procedimento. O que pode ser visto como lavagem de dinheiro...
Pages: « 1 [2]  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!