Bitcoin Forum
May 28, 2024, 08:33:42 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
Author Topic: Quais cuidados vcs tomam com o pc em que vcs fazem transações?  (Read 2376 times)
palourtbonh (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
December 01, 2013, 03:46:06 AM
 #1

Ter um bom antivirus acho que é obrigatório. Mas e outras precauções e cuidados?

Tem um pc só pra isso? Não acessar nenhum outro site além de sites de exchange?

O que vcs fazem para garantir a segurança?


algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
December 01, 2013, 06:36:08 AM
 #2

Com Bitcoin você é seu próprio banco, portanto deve aplicar as medidas de segurança que esperaria que seu banco aplicasse com o seu dinheiro.

O que no mundo do dinheiro de papel significa:

- Portas giratórias.
- Detectores de metal.
- Vigilantes treinados, com armamento de fogo.
- Cofre com abertura em horário programado.
- Horário de atendimento limitado.
- Veículos blindados para transporte de valores.
- Alarmes de todo tipo.
- Cameras em todo canto.
- Seguro.
- etc ...

Ser o seu próprio banco não é uma coisa simples, e qualquer valor acima de 1BTC já merece cuidados especiais.

Eu recomendo:

- Linux
- Partição criptografada.
- Pasta home criptografada com senha diferente da partição.
- Senhas acima de 16 caracteres.
- Nenhum outro uso pro computador, além do BTC.
- Carteira padrão Bitcoin-qt.
- Senha na carteira - recurso do proprio bitcoin-qt.

* um notebook velho resolve esse problema.

E ainda:

Uma carteira secundária no site blockchain.info, para pequenos valores, e essa você pode usar no dia-a-dia com menos cuidados.

Backup:

Você deve ter backup do arquivo wallet.dat em pelo menos mais um local fisico.
Pra isso basta zipar adicionando uma senha ao zip, desde que a senha seja segura o arquivo estará seguro.
Envie esse arquivo para você mesmo por email e também guarde em algum pendrive.

O backup do arquivo wallet.dat tem validade de até 99 transações de envio, portanto não precisa atualizar o backup a todo momento, basta atualizar a cada 50 envios e estará bem seguro.
Também existe uma maneira de configurar o bitcoin-qt para ter um backup *eterno*, somente aumentando a pool de keys pre-geradas.

Paper Wallet

É sempre bom distribuir parte do seu saldo em algumas paper-wallets.
Atualmente uma paper de 0.03 BTC já equivale a uma nota de R$100, então já vale o esforço em proteger.


Alternativa mais simples

Para quem não tem o dominio da maquina, existe uma alternativa bem simples. Apenas crie algumas paper-wallets e distribua os valores maiores nessas e use o blockchain.info para as movimentações, sempre deixando um pequeno valor online, mas mantendo os valores maiores em papel.
A cada vez que carregar a privatekey de uma paper no site você pode também transferir alguma parte do saldo para outra paper, e assim vai gerenciando seus valores offline.

Se sua privatekey esta fora de um computador então não há como um invasor virtual roubar seus BTC.

O unico cuidado é gerar essas papers de forma segura, e pra isso eu recomendo o uso do vanitygen.

Essa alternativa é muito segura e simples.

Outros cuidados

- Não usar o site blockchain.info em computadores compartilhados.
- Virus, spyware, adware, keyloger, etc - nem pensar.
- Só use navegadores limpos, sem complementos, plugins e barrinhas invasoras.




+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
palourtbonh (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
December 01, 2013, 08:12:56 AM
 #3

Caramba, que resposta!!! Muitíssimo obrigado!


Não faço idéia de como mexer num Linux. Nem sei como é. Dá para aprender rápido como usa-lo, instalar softwares?


Acho que consigo um notebook velho, mas eu não posso usa-lo para transações online tbm?


Não posso ter outras carteiras de outras moedas nesse notebook? Litecoin, Peercoins, etc



"Não usar o site blockchain.info em computadores compartilhados."

Teria que ficar em rede com outros 2 computadores aqui pra eu poder acessar a internet. Mas eu não compartilharia nada além do acesso a rede wireless. Tem problema?


"Só use navegadores limpos, sem complementos, plugins e barrinhas invasoras."

Recomenda algum?

-----
Novamente, muito obrigado pela grande ajuda!
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
December 02, 2013, 11:16:57 PM
 #4

Caramba, que resposta!!! Muitíssimo obrigado!
A resposta foi elaborada pensando também nos futuros usuarios que passam por aqui, para que possam se beneficiar da também ótima pergunta.

Não faço idéia de como mexer num Linux
O linux é seguro basicamente porque os repositorios de aplicativos são restritos e verificados em sua maioria.
Já no windows o usuario tende a instalar qualquer tranqueira que encontra na internet e por isso se torna inseguro.
O windows por si só é um sistema suficientemente seguro para uso com Bitcoin, desde que o computador não tenha recebido instalação de um zilhão de apps potencialmente invasores.
Virus entra no PC basicamente por pendrive e anexo de email, atualmente eu diria que isso se confirma em mais de 99.99% dos casos.


"Não usar o site blockchain.info em computadores compartilhados."

Teria que ficar em rede com outros 2 computadores aqui pra eu poder acessar a internet. Mas eu não compartilharia nada além do acesso a rede wireless. Tem problema?
O problema maior é usar em lanhouse e computadores de faculdade, onde com certeza tem screen-capture e keylogger, fora os virus...
O fato de estar na mesma rede que outros computadores não influencia em nada a segurança.

"Só use navegadores limpos, sem complementos, plugins e barrinhas invasoras."

Recomenda algum?
Firefox com certeza, mas o chrome também funciona bem.
O mais importante é ter certeza de que não tem aquelas barrinhas invasoras (tipo as que mudam a pagina inicial), pois aquilo quase certo é spyware e cedo ou tarde algum desses vai tentar roubar uns btc dos usuarios leigos.


+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
Cambista
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 168
Merit: 100


View Profile
December 03, 2013, 04:10:11 AM
 #5

Nas moedas em que não fores usar logo, pensa em mantê-las em paperwallet conforme o colega algorista explicou.

Mantenha em papéis e apaga todo e qualquer rastro delas do computador.

Pensa nas paperwallets como se fossem contas de poupança.
DanielBTC
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 788
Merit: 1001



View Profile WWW
December 03, 2013, 12:32:45 PM
Last edit: December 03, 2013, 12:51:42 PM by DanielBTC
 #6

algorista mandou muito bem na resposta fiquei emocionado  Cry   kkkkkk mandei alguns mbtcs para +---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+  (+1 na passagem)

mas é isso aí o algorista falou com a autoridade de quem trabalha com isso.

pq quando vc ver seus btcs indo embora, de endereço pra endereço no blockchain pq um vírus de algum site que postaram o link aqui no forum ou reddit/face e vc acessou roubou seus btcs, vc vai entender pq a neura com a segurança.

obs: na era negra dos bugs de segurança do windows xp se vc simplesmente se conectasse a internet em alguns minutos seu computador estaria infectado por algum malware após a instalação do sistema, ou seja, sem nada instalado.
por isso considere mudar seu SO pra Linux se puder, hj em dia temos distribuições bem 'user friendly'.






[Daniel BTC] - 9 AB (after bitcoin)
http://www.usandobitcoin.com.br - Bitcoin para Iniciantes
OTC: DanielBTC Bitrated user: DanielBTC.
Cambista
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 168
Merit: 100


View Profile
December 04, 2013, 02:27:22 AM
 #7

algorista mandou muito bem na resposta fiquei emocionado  Cry   kkkkkk mandei alguns mbtcs para +---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+  (+1 na passagem)

mas é isso aí o algorista falou com a autoridade de quem trabalha com isso.

pq quando vc ver seus btcs indo embora, de endereço pra endereço no blockchain pq um vírus de algum site que postaram o link aqui no forum ou reddit/face e vc acessou roubou seus btcs, vc vai entender pq a neura com a segurança.

obs: na era negra dos bugs de segurança do windows xp se vc simplesmente se conectasse a internet em alguns minutos seu computador estaria infectado por algum malware após a instalação do sistema, ou seja, sem nada instalado.
por isso considere mudar seu SO pra Linux se puder, hj em dia temos distribuições bem 'user friendly'.

OFF TOPIC:

O que quer dizer essa assinatura "maluca" do nobre colega algorista?

"+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+"

 Huh Huh Huh
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
December 04, 2013, 02:46:57 AM
 #8

OFF TOPIC:

O que quer dizer essa assinatura "maluca" do nobre colega algorista?

"+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+"

 Huh Huh Huh

Romanos 12:21 - Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.

Advertise Here - PM for more info!
Cambista
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 168
Merit: 100


View Profile
December 04, 2013, 03:07:37 AM
 #9

Entendi. Grato!  Grin
RogerMendes
Member
**
Offline Offline

Activity: 70
Merit: 10


View Profile
December 04, 2013, 04:19:05 AM
 #10

Galera, eu não sou expert em Linux, mas estou usando uma versão que é bem user-friendly, o Lubuntu... roda liso no meu note velho de guerra (dual-core 1.6, 1 GB DDR2)... Ele veio com o Windows Vista original, e já era lento de fábrica, depois eu instalei um XPzão nele, dae ele já fico mais bruto, mas mesmo assim ainda travava muito quando eu abria muita coisa, dae instalei o Lubuntu nele. No meu PC de casa eu tenhu o Ubuntu, mas eu particularmente gostei muuuuito mais do Lubuntu, achei muito mais userfriendly que o Ubuntu e, o principal, roda lisinho até em máquinas fracas...
Uma boa opção pra galera que tem um note velho e quer deixar só pra mexer com BTC, use o Lubuntu.

Se alguém tiver sugestões melhores podem complementar....

Earn Devcoins by Writing

DVC: 1DAzdsSAS7ixC9LXFUkjNiaE4fhKSKkzaB
u9y42
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2562
Merit: 1071


View Profile
December 10, 2013, 12:16:14 PM
 #11

Uma boa opção pra galera que tem um note velho e quer deixar só pra mexer com BTC, use o Lubuntu.

Não sei os detalhes completos ou se novas versões já não têm os mesmos problemas, mas parece que o ubuntu (e o lubuntu por extensão) tem alguns problemas com privacidade: https://prism-break.org/ e https://www.eff.org/deeplinks/2012/10/privacy-ubuntu-1210-amazon-ads-and-data-leaks. Se calhar uma alternativa mais segura seria Linux Mint com base em Debian, se bem que ainda não seja tão "user friendly" como ubuntu neste momento.
publicstalker
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 336
Merit: 250


View Profile
December 10, 2013, 03:09:13 PM
 #12

Uma boa opção pra galera que tem um note velho e quer deixar só pra mexer com BTC, use o Lubuntu.

Não sei os detalhes completos ou se novas versões já não têm os mesmos problemas, mas parece que o ubuntu (e o lubuntu por extensão) tem alguns problemas com privacidade: https://prism-break.org/ e https://www.eff.org/deeplinks/2012/10/privacy-ubuntu-1210-amazon-ads-and-data-leaks. Se calhar uma alternativa mais segura seria Linux Mint com base em Debian, se bem que ainda não seja tão "user friendly" como ubuntu neste momento.

obrigado pela dica, estava pensando em instalar uma distribuição linux, mas achava que o ubuntu não era lá essas coisas com segurança.

Aproveitando, tem como instalar uma carteira bitcoin, litecoin, que só funcione por linha de comando no linux, ou seja, que não tenha o GUI?
enzomotta
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 7
Merit: 0


View Profile
December 10, 2013, 10:54:01 PM
 #13

Aproveitando, tem como instalar uma carteira bitcoin, litecoin, que só funcione por linha de comando no linux, ou seja, que não tenha o GUI?

Tem sim. É só rodar:
Code:
./bitcoind

Dá uma olhada nesse link para ver todos os parametros:

https://en.bitcoin.it/wiki/Running_Bitcoin
palourtbonh (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
December 12, 2013, 04:06:58 PM
Last edit: December 12, 2013, 05:09:58 PM by palourtbonh
 #14

Ao criptografar o Hd ou uma pasta, não tem perigo de dar algum erro quando eu for receber ou enviar moedas, sei lá, o envio ou o recebimento acabar sendo bloqueado ou perdido?

-
A mesma pergunta acima, mas referente ao firewall do modem e do antivírus.
Não tem perigo do firewall bloquear o envio ou recebimento?

--
Instalar a carteira em outro diretório tbm ajuda ou pode dar algum problema ao receber enviar moedas?

--
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
December 12, 2013, 07:06:58 PM
 #15

Ao criptografar o Hd ou uma pasta, não tem perigo de dar algum erro quando eu for receber ou enviar moedas, sei lá, o envio ou o recebimento acabar sendo bloqueado ou perdido?

-
A mesma pergunta acima, mas referente ao firewall do modem e do antivírus.
Não tem perigo do firewall bloquear o envio ou recebimento?

--
Instalar a carteira em outro diretório tbm ajuda ou pode dar algum problema ao receber enviar moedas?

--


palourtbonh, suas perguntas ficaram um pouco confusas pra mim.

Mas o entendimento geral sobre criptografia de discos ou pastas é que se vc tem a senha então poderá acessar seus dados sem dificuldades.

Quanto a um firewall, só vai barrar seu acesso se ele for configurado pra isso, como acontece em algumas empresas que barram os acessos dos funcionários, etc. A criptografia da carteira ou da pasta não influencia em nada nisso.

Falhas de software e hardware podem ocorrer em qualquer ambiente ou tecnologia então sempre tenha backup.



+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
palourtbonh (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
December 12, 2013, 07:22:47 PM
 #16

Ao criptografar o Hd ou uma pasta, não tem perigo de dar algum erro quando eu for receber ou enviar moedas, sei lá, o envio ou o recebimento acabar sendo bloqueado ou perdido?

-
A mesma pergunta acima, mas referente ao firewall do modem e do antivírus.
Não tem perigo do firewall bloquear o envio ou recebimento?

--
Instalar a carteira em outro diretório tbm ajuda ou pode dar algum problema ao receber enviar moedas?

--


palourtbonh, suas perguntas ficaram um pouco confusas pra mim.

Mas o entendimento geral sobre criptografia de discos ou pastas é que se vc tem a senha então poderá acessar seus dados sem dificuldades.

Quanto a um firewall, só vai barrar seu acesso se ele for configurado pra isso, como acontece em algumas empresas que barram os acessos dos funcionários, etc. A criptografia da carteira ou da pasta não influencia em nada nisso.

Falhas de software e hardware podem ocorrer em qualquer ambiente ou tecnologia então sempre tenha backup.





Acho que vc sanou minhas dúvidas rsrs. Mas vou perguntar de outra forma, já que vc disse que ficaram um pouco confusas:

Se eu criptografei meu hd ou uma partição, com por exemplo o bitlocker no windows, essa criptografia não poderia interferir/bloquear no envio ou recebimento de bitcoin, litecoin etc?

-
Referente ao firewall

Estou com o firewall ativado, configuração padrão dele. Aí vou receber ou enviar alguma quantia em bitcoin, mas o firewall barra a transferência. Isso pode acontecer?

-
Instalar a carteira em outro diretório sem ser o padrão de instalação, tbm ajuda ou pode dar algum problema ao receber enviar moedas?


----


algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
December 12, 2013, 07:56:33 PM
 #17

Acho que vc sanou minhas dúvidas rsrs. Mas vou perguntar de outra forma, já que vc disse que ficaram um pouco confusas:

Se eu criptografei meu hd ou uma partição, com por exemplo o bitlocker no windows, essa criptografia não poderia interferir/bloquear no envio ou recebimento de bitcoin, litecoin etc?

-
Referente ao firewall

Estou com o firewall ativado, configuração padrão dele. Aí vou receber ou enviar alguma quantia em bitcoin, mas o firewall barra a transferência. Isso pode acontecer?

-
Instalar a carteira em outro diretório sem ser o padrão de instalação, tbm ajuda ou pode dar algum problema ao receber enviar moedas?


----

1. A criptografa do HD nao vai atrapalhar seu bitcoin-qt ou litecoin ou qualquer outro aplicativo.

2. O firewall do windows deve perguntar por sua autorização na abertura do bitcoin-qt, e caso não pergunte então você precisará configurar para liberar o acesso de saida para a porta 8333, mas em geral nao precisa disso basta autorizar na abertura e nunca mais.

3. instalar em um diretorio diferente do padrão pode causar um PROBLEMA SERIO se vc nao entender bem como as coisas funcionam, pois vc poderá achar que seu arquivo wallet.dat esteja sendo usando em uma pasta e na verdade está em outra (duas wallets diferentes na mesma maquina), imagina confiar num backup de uma wallet vazia - que tragedia seria. Se esse situação hipotetica estiver sob controle então não haverá outros problemas potenciais.

Mantenha as coisas mais simples até ter dominio da tecnologia, faça experimentos ate dominar as coisas, mas sempre tenha backup, e teste o backup as vezes.






+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
palourtbonh (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
December 12, 2013, 10:12:06 PM
 #18

Acho que vc sanou minhas dúvidas rsrs. Mas vou perguntar de outra forma, já que vc disse que ficaram um pouco confusas:

Se eu criptografei meu hd ou uma partição, com por exemplo o bitlocker no windows, essa criptografia não poderia interferir/bloquear no envio ou recebimento de bitcoin, litecoin etc?

-
Referente ao firewall

Estou com o firewall ativado, configuração padrão dele. Aí vou receber ou enviar alguma quantia em bitcoin, mas o firewall barra a transferência. Isso pode acontecer?

-
Instalar a carteira em outro diretório sem ser o padrão de instalação, tbm ajuda ou pode dar algum problema ao receber enviar moedas?


----

1. A criptografa do HD nao vai atrapalhar seu bitcoin-qt ou litecoin ou qualquer outro aplicativo.

2. O firewall do windows deve perguntar por sua autorização na abertura do bitcoin-qt, e caso não pergunte então você precisará configurar para liberar o acesso de saida para a porta 8333, mas em geral nao precisa disso basta autorizar na abertura e nunca mais.

3. instalar em um diretorio diferente do padrão pode causar um PROBLEMA SERIO se vc nao entender bem como as coisas funcionam, pois vc poderá achar que seu arquivo wallet.dat esteja sendo usando em uma pasta e na verdade está em outra (duas wallets diferentes na mesma maquina), imagina confiar num backup de uma wallet vazia - que tragedia seria. Se esse situação hipotetica estiver sob controle então não haverá outros problemas potenciais.

Mantenha as coisas mais simples até ter dominio da tecnologia, faça experimentos ate dominar as coisas, mas sempre tenha backup, e teste o backup as vezes.



Então, porque vc citou uma partição criptografada, então eu criaria uma partição no hd do notebook só para minhas carteiras de bitcoin e litecoin, digamos uma partição de 100gb, e instalaria as carteiras nela e depois criptografaria, por isso a pergunta de instalar num diretório distinto do padrão. O problema seria que o wallet continuaria no apdatta/roaming/litecoin (ou algo assim, não me lembro bem).

Como vc fez?

-
Obrigado pela ajuda e desculpe-me pelo incômodo!!!
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
December 12, 2013, 11:40:18 PM
 #19

Então, porque vc citou uma partição criptografada, então eu criaria uma partição no hd do notebook só para minhas carteiras de bitcoin e litecoin, digamos uma partição de 100gb, e instalaria as carteiras nela e depois criptografaria, por isso a pergunta de instalar num diretório distinto do padrão. O problema seria que o wallet continuaria no apdatta/roaming/litecoin (ou algo assim, não me lembro bem).

Como vc fez?

-
Obrigado pela ajuda e desculpe-me pelo incômodo!!!

é só iniciar o bitcoin com o parametro --datadir=<caminho completo> sendo que este <caminho> é a mesma pasta do appdata/roaming/bitcoin que vc vai mover pra onde quiser.

daí modifica o atalho e funciona perfeito.

também funciona com litecoin ou outro clone.


+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
palourtbonh (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
December 13, 2013, 02:46:54 AM
 #20

Então, porque vc citou uma partição criptografada, então eu criaria uma partição no hd do notebook só para minhas carteiras de bitcoin e litecoin, digamos uma partição de 100gb, e instalaria as carteiras nela e depois criptografaria, por isso a pergunta de instalar num diretório distinto do padrão. O problema seria que o wallet continuaria no apdatta/roaming/litecoin (ou algo assim, não me lembro bem).

Como vc fez?

-
Obrigado pela ajuda e desculpe-me pelo incômodo!!!

é só iniciar o bitcoin com o parametro --datadir=<caminho completo> sendo que este <caminho> é a mesma pasta do appdata/roaming/bitcoin que vc vai mover pra onde quiser.

daí modifica o atalho e funciona perfeito.

também funciona com litecoin ou outro clone.



Poxa, estou perdido nisso. :/

Acho que vou ficar sem criptografar mesmo. Vi aqui que o windows 8 SL não tem bitlocker, complicou mais ainda... E vou instalar no diretório padrão.

Vou usar o notebook só para as carteiras de bitcoin e litecoin, acessar sites de exchange e internet banking. E seguir as outras instruções e colocar um bom internet security. Espero que seja o suficiente. Smiley

Obrigado pela ajuda!
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!