Bitcoin Forum
June 16, 2024, 01:33:00 PM *
News: Voting for pizza day contest
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Professor da USP fala de Bitcoin no R7 com Herodoto Barbeiro  (Read 1666 times)
algorista (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
December 13, 2013, 02:18:27 AM
Last edit: December 14, 2013, 04:14:39 AM by algorista
 #1

Professor da USP fala de Bitcoin no R7 com Herodoto Barbeiro

http://videos.r7.com/professor-de-economia-fala-sobre-a-moeda-virtual-bitcoin/idmedia/5297ec580cf2eed7218ac950-1.html


EDIT: Segunda parte:

http://noticias.r7.com/jornal-da-record-news/video/professor-de-economia-avalia-influencia-de-moeda-virtual-no-sistema-monetario-5297efe60cf226267c0f6c64/

+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
Dâniel Fraga
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 190
Merit: 100



View Profile WWW
December 13, 2013, 04:47:55 PM
Last edit: December 13, 2013, 09:23:22 PM by Dâniel Fraga
 #2


Senti vergonha alheia vendo essa entrevista A pior parte é em 3:35 onde ele fica em dúvida se dá para saber o valor ou não da transação e tenta se explicar fazendo uma lambança federal! E para piorar ainda falou em "servidor". Se esqueceu de frisar o aspecto mais importante que é a descentralização. E ainda falou a maior mentira que foi dizer que o bitcoin não pode ser trocado por outra moeda. Triste demais.

Essa entrevista reflete bem o Brasil, ou seja, basta o sujeito ter diplomas e isso o deixa "gabaritado" para falar sobre qualquer assunto. Ponto negativo para a Record que segue essa lógica em vez de chamar quem de fato usa bitcoin (poderiam pelo menos ter chamado mais uma pessoa, que refutaria todas as besteiras que o "economista" falou). E pensar que eu pago o salário desse vagabundo na USP.

ATUALIZAÇÃO: gravei um vídeo sobre isso

http://www.youtube.com/watch?v=-NuUMkKMSfE


andrehorta
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1261
Merit: 1000


View Profile WWW
December 13, 2013, 05:09:57 PM
 #3


Senti vergonha alheia vendo essa entrevista A pior parte é em 3:35 onde ele fica em dúvida se dá para saber o valor ou não da transação e tenta se explicar fazendo uma lambança federal! E para piorar ainda falou em "servidor". Se esqueceu de frisar o aspecto mais importante que é a descentralização. E ainda falou a maior mentira que foi dizer que o bitcoin não pode ser trocado por outra moeda. Triste demais.

Essa entrevista reflete bem o Brasil, ou seja, basta o sujeito ter diplomas e isso o deixa "gabaritado" para falar sobre qualquer assunto. Ponto negativo para a Record que segue essa lógica em vez de chamar quem de fato usa bitcoin (poderiam pelo menos ter chamado mais uma pessoa, que refutaria todas as besteiras que o "economista" falou). E pensar que eu pago o salário desse vagabundo na USP.

Sábias palavras do Daniel.
publicstalker
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 336
Merit: 250


View Profile
December 13, 2013, 05:19:02 PM
 #4

Bem vergonhosa mesmo. É entrevista típica, "tá todo mundo falando, vamos falar também, nem que for qualquer merda". Aí o cara profissional é chamado, não sabe nada de crypto moedas, dá uma lida no Wikipedia, fala um monte de merda e é a impressão errada que ficam pras pessoas que não conhecem ainda esse mundo. Ainda bem que existe a internet e as pessoas tendem a buscar mais informações por si mesmas, porque se for depender de televisão, meu amigo, pare o mundo que eu quero descer!
O economista também é um espertinho, poderia ter dito que não tem conhecimento sobre o assunto e não ir fazer a entrevista, mas não, vai aparecer na TV né? Tem que ir de qualquer jeito.
algorista (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
December 13, 2013, 11:40:26 PM
 #5

...
Essa entrevista reflete bem o Brasil, ou seja, basta o sujeito ter diplomas e isso o deixa "gabaritado" para falar sobre qualquer assunto.
...

Falou TUDO aqui !

Alguem precisa chamar esse professor aqui pro forum pra ele aprender Bitcoin de verdade.
E conhecendo bem a nossa tv nacional já dá pra prever que em breve ele vai dar muitas entrevistas.




+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
motaro
Member
**
Offline Offline

Activity: 86
Merit: 10


View Profile
December 14, 2013, 12:09:10 AM
 #6

Eu vi a entrevista na Tv a um tempo.

A afirmação mais absurda do "economista" foi de que não há como refazer a conversão de BTC->Fiat.
Variant
Member
**
Offline Offline

Activity: 71
Merit: 10


View Profile
December 14, 2013, 01:49:54 AM
Last edit: December 14, 2013, 04:52:52 AM by Variant
 #7

O rapaz confundiu a cabeça do Heródoto.

Mas eu penso na seguinte hipótese: Não foi má fé, foi ignorância.

Para nós, da língua portuguesa, que não tínhamos nada, é um começo.

Sabemos que não dá para aprender Bitcoin em uma tarde. Talvez em duas semanas. Eu demorei 6 meses para finalmente entender como o algoritmo muda sozinho a dificuldade da mineração, e eu sou só um pouco burro. E só então tive a plena clareza e enxerguei o matrix.  Cool

Com relação à ele ter ido ao programa mesmo sem estar devidamente preparado, eu imagino qual é a pressão dos produtores e editores de telejornais para conseguir preencher a pauta do dia, e eles usam técnicas de persuasão difíceis de serem evitadas por noobs no showbiz, provavelmente no caso, o professor Pedro Garcia. É difícil falar não para uma produtora de TV incisiva e insistente, que trabalha com isso a vida inteira.

Caraca, Daniel, estava digitando esse texto e tô vendo seu vídeo agora Wink Esse título, eu nunca imaginei que existia esse tempo verbal dessa palavra! Shocked Mas eu acredito que o professor vai ter uma segunda chance de falar de Bitcoin, e se ele assumir suas falhas iniciais e voltar mais bem preparado, como muitos já fizeram na imprensa internacional (assumiram que estavam errados ou mal-informados sobre bitcoin), vai ganhar mil pontos no céu do Satoshi.

http://dailyanarchist.com/2011/10/02/i-was-wrong-about-bitcoin/

Ser sucinto, correto e simpático ao comentar Bitcoin na TV vai ser uma tarefa para um cara preparado, com noção de:

- computação;
- economia (austríaca);
- resiliência das redes P2P;
- criptografia público-privada (aquele cadeadinho verde que aparece quando vc acessa o banco, o facebook, o email);
- timing de TV (entender a pergunta, ir direto ao assunto, responder sorrindo e completar suas frases).

Agora é esperar pela próxima aparição da Bitcoin na TV. Globo Repórter? Datena? Agora é tarde? Globo News? Talvez o Heródoto novamente, afinal seus editores já abriram o espaço.
Dâniel Fraga
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 190
Merit: 100



View Profile WWW
December 14, 2013, 01:55:21 AM
 #8

Caraca, Daniel, estava digitando esse texto e tô vendo seu vídeo agora Wink Esse título, eu nunca imaginei que existia esse tempo verbal dessa palavra! Shocked Mas eu acredito que o professor vai ter uma segunda chance de falar de Bitcoin, e se ele assumir suas falhas iniciais e voltar mais bem preparado, como muitos já fizeram na imprensa internacional (assumiram que estavam errados ou mal-informados sobre bitcoin), vai ganhar mil pontos no céu do Satoshi.

Você é otimista hein? Smiley Mas sim, errar de fato não é o problema. O problema é insistir no erro. Eu senti uma certa arrogância do entrevistado em falar
sobre algo sem conhecer, ou seja, ele praticamente descartou a hipótese mais óbvia de responder: "não tenho esse conhecimento para responder a pergunta".

O pior foi a risadinha no exemplo infeliz de falar que um funcionário que recebe em bitcoins, ficaria preso nos bitcoins.

E esse tipo não em engana. Eles são alinhados com o estado, pedem por estado e adoram regulações.

Mas vamos ver. Se ele tiver humildade deveria soltar uma declaração pública onde o vídeo foi comentado admitindo o erro e se corrigindo. Mas para isso é preciso coragem e humildade. Será que ele tem?

Ps: e não só o entrevistado, como a própria Record News e o Herodoto deveriam se pronunciar sobre isso. Jornalismo não deve buscar informações corretas e verdadeiras? Quando erram, não se corrigem? Então deveriam fazer isso nesse caso.

algorista (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
December 14, 2013, 02:24:23 AM
 #9

Eu fico me perguntando: porque ele não comenta nada ?

Porque pra alguém que foi na TV falar de Bitcoin eu imagino que seja quase impossível não ter ido no google pesquisar um pouquinho pra ver a repercussão, e veria nossos comentários com certeza.





+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
algorista (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
December 14, 2013, 02:28:28 AM
 #10

...

Ser sucinto, correto e simpático ao comentar Bitcoin na TV vai ser uma tarefa para um cara preparado, com noção de:

- computação;
- economia (austríaca);
- resiliência das redes P2P;
- criptografia público-privada (aquele cadeadinho verde que aparece quando vc acessa o banco, o facebook, o email);
- timing de TV (entender a pergunta, ir direto ao assunto, responder sorrindo e completar suas frases).

..

Acho que nem o próprio Satoshi cabe nesses requisitos.
Está parecendo até aqueles anuncios de vagas de TI que exigem praticamente que o ser humano seja um semi-deus da informática.

 Grin



+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
Variant
Member
**
Offline Offline

Activity: 71
Merit: 10


View Profile
December 14, 2013, 02:49:23 AM
Last edit: December 14, 2013, 04:54:04 AM by Variant
 #11

Você é otimista hein? Smiley

É verdade, fiquei otimista com o mundo depois que aprendi do que a Bitcoin é capaz.  Wink


Ps: e não só o entrevistado, como a própria Record News e o Herodoto deveriam se pronunciar sobre isso. Jornalismo não deve buscar informações corretas e verdadeiras? Quando erram, não se corrigem? Então deveriam fazer isso nesse caso.

Se descobrirem como receber o dízimo em Bitcoin, pode ter certeza.

...

Ser sucinto, correto e simpático ao comentar Bitcoin na TV vai ser uma tarefa para um cara preparado, com noção de:

- computação;
- economia (austríaca);
- resiliência das redes P2P;
- criptografia público-privada (aquele cadeadinho verde que aparece quando vc acessa o banco, o facebook, o email);
- timing de TV (entender a pergunta, ir direto ao assunto, responder sorrindo e completar suas frases).

..

Acho que nem o próprio Satoshi cabe nesses requisitos.
Está parecendo até aqueles anuncios de vagas de TI que exigem praticamente que o ser humano seja um semi-deus da informática.


Que nada! Temos o Pc Siqueira!

Tongue
algorista (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
December 14, 2013, 03:22:59 AM
 #12

Que nada! Temos o Pc Siqueira!

Vou tentar falar com ele, se ele topar é só dar umas aulas de Bitcoin e ver o que acontece.
Eu acho ele meio preconceituoso, acho que vai acabar sendo mais um Clarion, mas só conversando pra saber.

Alguem se opoe ?
Alguem tem o contato ?


+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
Variant
Member
**
Offline Offline

Activity: 71
Merit: 10


View Profile
December 14, 2013, 04:05:33 AM
Last edit: December 14, 2013, 04:42:19 AM by Variant
 #13

A parte 2 da entrevista está nesse video (seria legal colocar no post original, algorista?):

http://noticias.r7.com/jornal-da-record-news/video/professor-de-economia-avalia-influencia-de-moeda-virtual-no-sistema-monetario-5297efe60cf226267c0f6c64/

Que nada! Temos o Pc Siqueira!
Vou tentar falar com ele, se ele topar é só dar umas aulas de Bitcoin e ver o que acontece.
Eu acho ele meio preconceituoso, acho que vai acabar sendo mais um Clarion, mas só conversando pra saber.

Alguem se opoe ?
Alguem tem o contato ?

Quanto mais gente tentando explicar e entender essa geringonça melhor.

Eu gosto dessas entrevistas (em inglês):

Andrea Castillo Discusses Bitcoin
http://www.youtube.com/watch?v=drPkfGUZBqY

Korea Today : Bitcoin: Currency for the future?
http://www.youtube.com/watch?v=p1ZzA7ADpTE

Bitcoin and the Federal Reserve - Las Vegas Rotary Club
http://www.youtube.com/watch?v=klKGVDmJWa0

Só posso sonhar com mais coberturas dessa qualidade em português.


EDIT:
O assunto é tão complicado que essa cara fez um video de 30 minutos para explicar só metade do primeiro parágrafo da Wikipedia sobre Bitcoin:

Bitcoin 101 - Understanding Bitcoin (pt.1) - A Beginner's Guide (With Help from Wikipedia)
http://www.youtube.com/watch?v=O0oDDIy0P2s
Variant
Member
**
Offline Offline

Activity: 71
Merit: 10


View Profile
December 14, 2013, 05:24:26 AM
 #14

Outro cara bom pra falar de bitcoin é esse rapaz aqui do podcast jovemnerd que comprou Bitcoin:

(começa aos 23m10s)
http://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-393-ouro-diamantes-e-bitcoins/

Não vejo furo nenhum em suas asserções, o que é raro. Ele citou até a interessante história do cartel dos diamantes, que pouca gente sabe.
Cambista
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 168
Merit: 100


View Profile
December 17, 2013, 01:18:39 AM
 #15

Realmente lamentável as declarações ignorantes do "professor" nesse vídeo.

Custava ter pesquisado mais?
nikkus
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1522
Merit: 1005


View Profile
December 18, 2013, 10:00:30 PM
 #16

Se serve de consolo, embora eu sei que não serve, aqui na Espanha não tá muito diferente não... exemplos:

Antena 3, em horario nobre, a reporter afirma ao falar de Bitcoin:

"...Uma moeda que um informático 'sacou' da manga..."
 Huh Agora os informáticos fazem cursinhos de magia ou algo assim?¿

ou ainda:
- não lembro o nome do jornal -
"... Silk Road que tem uma moeda propria, chamada Bitcoin..."

Outro, acho que intereconomia ou la gaceta, diziam algo assim:

"... Bitcoin, a moeda da empresa Bitcoin foundation... "
 Huh - S E M  C O M E N T A R I O S -

E nem comentou outras pq até pra mim me da raiva... Mas quando o preço baixou drasticamente, em abril, MUITOS economistas aconselhavam que Bitcoin era uma fraude e que quem comprou a preços altos vendessem logo antes de cair pra zero e "desaparecer totalmente", em geral não era de maneira explicita, mas totalmente implicita..Quem seguiu o conselho desses "genios", obviamente, perdeu dinheiro

1NikkusCFVtadafW15HZw3up9xo23fi5UD
userteste
Member
**
Offline Offline

Activity: 66
Merit: 10


View Profile
December 19, 2013, 03:48:03 PM
 #17

Pois é, tá ficando famoso mas de uma forma deturpada, vi o novo episodio dos Simpsons e falam sobre o Bitcoin de uma maneira pejorativa.

DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
December 19, 2013, 03:57:47 PM
 #18

Pois é, tá ficando famoso mas de uma forma deturpada, vi o novo episodio dos Simpsons e falam sobre o Bitcoin de uma maneira pejorativa.



Como se tivesse algo que fosse bem falado nos "The Simpsons" -facepalm
Lá é pra ser levado tudo na brincadeira oras.
É mais interessante no "The Human" em que houve mencionamento do Bitcoin, quase nada, mas já é algo.

English <-> Brazilian Portuguese translations
nikkus
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1522
Merit: 1005


View Profile
December 20, 2013, 05:23:40 PM
 #19

Pois é, tá ficando famoso mas de uma forma deturpada, vi o novo episodio dos Simpsons e falam sobre o Bitcoin de uma maneira pejorativa.

Acho q ninguém deve ficar preocupado por isso.... Nos principios da informática para usuario, os que já usavamos computador eramos vistos como freaks e nerds ao quadrado, n é?

e hj em día?? A maioría já usa o computador de forma natural...

Acho que com o Bitcoin vai acontecer isso tbm.

1NikkusCFVtadafW15HZw3up9xo23fi5UD
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!