Você está usando qual aplicativo de carteira?
Litecoin-QT
Na verdade, você vai precisar da chave publica de alguém pra poder enviar os litecoins. Da mesma forma que você fez pra receber os seus, você forneceu sua chave pública e recebeu os litecoins. O cliente do Litecoin já gerencia isso pra você então você não precisa da chave privada.
Mesmo se eu for enviar para uma conta minha de uma exchange? E no Bitcoin-qt tbm é assim?
Sim. No caso da exchange, quando você logar no site e quer criar uma ordem de depósito eles vão te fornecer um endereço pra onde você deve enviar suas moedas. Ai você vai na sua carteira e insere aquele endereço que foi passado e o tanto de moedas que você quer enviar pra exchange.
Pense como se fosse um transferência bancaria. A pessoa não tem que te dar a agência e numero da conta dela pra você enviar o dinheiro? Isso é a chave publica, aquele que você passa ( ou te enviam) pra receber/enviar as moedas. A chave privada seria a senha, só que nos softwares de crypto moedas eles já gerenciam isso pra você, em qualquer um seja ele bitcoin, litecoin ou qualquer outra moeda, até porque é uma questão um pouco mais técnica, então a principio você não precisaria saber sua chave privada, pq o software já sabe qual é. Parece com aquele recurso de armazenar a senha nos browsers quando você loga no seu email, por exemplo, só que no caso dos softwares de crypto moedas já vem de fábrica, é única e não pode ser mudada.
Agora se você quiser realmente saber a sua chave privada tem um comando que pode ser executado no console dos programas ( eu não sei se é pra todos) você digita
dumpprivkey endereçowallet ai ele te mostra a chave privada. Mas enfim, no final das contas você não precisa saber ela e é até bom que você não saiba vai que tem alguém querendo roubar suas moedas.
Não sei se ficou claro, se a analogia foi boa, mas eu tentei hehehe
. Se alguém souber uma explicação melhor, sinta-se na obrigação de postar. Aprender nunca é demais!