Bitcoin Forum
June 16, 2024, 09:42:12 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Dúvidas sobre "troco" em transferências de bitcoins ou litecoins  (Read 793 times)
palourtbonh (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
December 16, 2013, 05:44:59 AM
 #1

Se eu comprar 1 btc eu quiser vender 0,5 btc, eu faço a transferência para a pessoa ou para a exchange no valor de 0,5 , mas e os 0,5 restantes? Como tenho certeza de que receberei o troco e como eu receberei?
3dhouse
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 29
Merit: 0


View Profile WWW
December 16, 2013, 09:49:45 AM
 #2

Se compras 1BTC e vendes 0,5, ficas com 0,5 na tua carteira. Não há troco.
palourtbonh (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
December 16, 2013, 09:59:45 AM
 #3

Se compras 1BTC e vendes 0,5, ficas com 0,5 na tua carteira. Não há troco.

Mas eu não tenho que gastar todo o resultado de uma transação? Se eu comprei 1 bitcoin, eu não tenho que esperar pelo troco de 0,5 caso eu venda por 0,5 (tirando fee)?

Pelo que eu li e se é que eu entendi bem, eu não posso simplesmente decidir que enviarei 0,5 para alguém, eu preciso enviar uma transação que eu fiz e receber o troco. Não é?  Huh
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
December 16, 2013, 10:07:48 AM
 #4

Vou considerar que a sua pergunta está sendo feita em relação a usar o bitcoinqt ou o litecoinqt.
Você já deve ter lido sobre inputs, eu acredito.
Inputs nada mais são do que as entradas que estão registradas para os seus endereços.
A soma dos inputs subtraindo todas as saídas(os pagamentos que tu fez) é o teu saldo disponível pra consumação.

Agora, tomando como base o seu exemplo: tenho um input de 1BTC e  vou mandar 0.5BTC para outro endereço, quem garante que os outros 0.5BTC ficam cntg? O próprio aplicativo.
Quando tu efetuar a transação, o QT vai procurar nas inputs se existe alguma igual, ou a de valor mais próximo, ou quais inputs ele deverá somar pra chegar naquele valor ou próximo daquele valor. Uma vez que ele determinar quais inputs serão usadas, que nesse caso será a input de 1BTC, ele vai enviar esse 1BTC. Você não pode enviar apenas 0.5BTC, sempre deve ser movimentado todo o montante da input mesmo que ele quebre em partes, e é o que ele vai fazer:
-Com que 0.5BTC serão enviados pro destinatário que você queria
-E os outros 0.5BTC serão enviados a endereços "auxiliares" que não ficam visíveis pra você através do <nomedamoedaaqui>qt.

English <-> Brazilian Portuguese translations
palourtbonh (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
December 16, 2013, 10:16:00 AM
 #5

Vou considerar que a sua pergunta está sendo feita em relação a usar o bitcoinqt ou o litecoinqt.
Você já deve ter lido sobre inputs, eu acredito.
Inputs nada mais são do que as entradas que estão registradas para os seus endereços.
A soma dos inputs subtraindo todas as saídas(os pagamentos que tu fez) é o teu saldo disponível pra consumação.

Agora, tomando como base o seu exemplo: tenho um input de 1BTC e  vou mandar 0.5BTC para outro endereço, quem garante que os outros 0.5BTC ficam cntg? O próprio aplicativo.
Quando tu efetuar a transação, o QT vai procurar nas inputs se existe alguma igual, ou a de valor mais próximo, ou quais inputs ele deverá somar pra chegar naquele valor ou próximo daquele valor. Uma vez que ele determinar quais inputs serão usadas, que nesse caso será a input de 1BTC, ele vai enviar esse 1BTC. Você não pode enviar apenas 0.5BTC, sempre deve ser movimentado todo o montante da input mesmo que ele quebre em partes, e é o que ele vai fazer:
-Com que 0.5BTC serão enviados pro destinatário que você queria
-E os outros 0.5BTC serão enviados a endereços "auxiliares" que não ficam visíveis pra você através do <nomedamoedaaqui>qt.

Bitcoin-Qt e Litecoin-Qt mesmo.

Entendi tudo o que vc explicou, obrigado!

Mas o Bitcoin-Qt e o Litecoin-Qt sempre fazem o cálculo corretamente? Não tem como ele enviar e "sumir" o troco?

Sobre a última parte:

"E os outros 0.5BTC serão enviados a endereços "auxiliares" que não ficam visíveis pra você através do <nomedamoedaaqui>qt."

E se eu quiser utilizar esses 0.5BTC?


Muito obrigado, e desculpe-me pelas dúvidas!!
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
December 16, 2013, 10:22:22 AM
 #6

Bitcoin-Qt e Litecoin-Qt mesmo.

Entendi tudo o que vc explicou, obrigado!

Mas o Bitcoin-Qt e o Litecoin-Qt sempre fazem o cálculo corretamente? Não tem como ele enviar e "sumir" o troco?

Sobre a última parte:

"E os outros 0.5BTC serão enviados a endereços "auxiliares" que não ficam visíveis pra você através do <nomedamoedaaqui>qt."

E se eu quiser utilizar esses 0.5BTC?


Muito obrigado, e desculpe-me pelas dúvidas!!

Primeiramente, não há problema em ter dúvidas Smiley
Só sempre se certifique de dar uma lida na wiki, mas caso você não tenha muito conhecimento no inglês é só vir perguntar aqui que eu e vários outros membros vamos responder de bom grado.
Sim, o cálculo que é feito é sempre exato até a última casa decimal, nunca ninguém reportou de falha desde o ano passado que entrei aqui.

E sobre os endereços não visíveis, por mais que não estejam na sua lista, se a aplicação bem decidir que aquela input naquele endereço é que preenche todas as necessidades ele irá usar o saldo daquele endereço. Se você não fizer nenhum uso avançado da carteira, e nem utilizar a ferramenta de backup embutida no qt, não tem com o que se estressar com esses endereços auxiliares.

English <-> Brazilian Portuguese translations
palourtbonh (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
December 16, 2013, 10:42:46 AM
 #7

Bitcoin-Qt e Litecoin-Qt mesmo.

Entendi tudo o que vc explicou, obrigado!

Mas o Bitcoin-Qt e o Litecoin-Qt sempre fazem o cálculo corretamente? Não tem como ele enviar e "sumir" o troco?

Sobre a última parte:

"E os outros 0.5BTC serão enviados a endereços "auxiliares" que não ficam visíveis pra você através do <nomedamoedaaqui>qt."

E se eu quiser utilizar esses 0.5BTC?


Muito obrigado, e desculpe-me pelas dúvidas!!

Primeiramente, não há problema em ter dúvidas Smiley
Só sempre se certifique de dar uma lida na wiki, mas caso você não tenha muito conhecimento no inglês é só vir perguntar aqui que eu e vários outros membros vamos responder de bom grado.
Sim, o cálculo que é feito é sempre exato até a última casa decimal, nunca ninguém reportou de falha desde o ano passado que entrei aqui.

E sobre os endereços não visíveis, por mais que não estejam na sua lista, se a aplicação bem decidir que aquela input naquele endereço é que preenche todas as necessidades ele irá usar o saldo daquele endereço. Se você não fizer nenhum uso avançado da carteira, e nem utilizar a ferramenta de backup embutida no qt, não tem com o que se estressar com esses endereços auxiliares.

Meu inglês é terrível, rsrs.

-
Acho que não consegui entender, desculpe. Se eu precisar vender o 0.5BTC que me sobrou (estará num endereço invisível), eu apenas coloco o endereço para o qual eu pretendo envia-lo e o programa automaticamente se encarrega de colocar o endereço invisível na transação?

-
Por que não posso usar o backup embutido no qt?

--

Muito obrigado pela ajuda!!
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
December 16, 2013, 11:03:27 AM
 #8

Quote
Acho que não consegui entender, desculpe. Se eu precisar vender o 0.5BTC que me sobrou (estará num endereço invisível), eu apenas coloco o endereço para o qual eu pretendo envia-lo e o programa automaticamente se encarrega de colocar o endereço invisível na transação?

Isso, ele vai pegar o saldo desses endereços "auxiliares" por conta própria. Por mais que ele não apareça na tua lista de endereços pra se receber, ele aparece no teu saldo total da carteira.

Quote
Por que não posso usar o backup embutido no qt?
Não é que não deva ser usado. Tem que ter cuidado.
É que toda carteira quando criada já é criada um "lote" de, senão me engano, corrijam-me por favor, de 100 endereços auxiliares.  Então digamos que tu gerou um backup, e aí depois disso fez várias transações (+100). Depois dessas transações voltasse o backup: vais ter um problema: como tu usou várias vezes, ele criou um novo lote de endereços "auxiliares" na tua carteira, coisa nova que não tinha quando tu fez o teu backup. O que significa que se tu voltar o backup tu vai perder o saldo que estavam nos novos 100 endereços auxiliares.

English <-> Brazilian Portuguese translations
palourtbonh (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
December 16, 2013, 11:12:31 AM
 #9

Quote
Acho que não consegui entender, desculpe. Se eu precisar vender o 0.5BTC que me sobrou (estará num endereço invisível), eu apenas coloco o endereço para o qual eu pretendo envia-lo e o programa automaticamente se encarrega de colocar o endereço invisível na transação?

Isso, ele vai pegar o saldo desses endereços "auxiliares" por conta própria. Por mais que ele não apareça na tua lista de endereços pra se receber, ele aparece no teu saldo total da carteira.

Quote
Por que não posso usar o backup embutido no qt?
Não é que não deva ser usado. Tem que ter cuidado.
É que toda carteira quando criada já é criada um "lote" de, senão me engano, corrijam-me por favor, de 100 endereços auxiliares.  Então digamos que tu gerou um backup, e aí depois disso fez várias transações (+100). Depois dessas transações voltasse o backup: vais ter um problema: como tu usou várias vezes, ele criou um novo lote de endereços "auxiliares" na tua carteira, coisa nova que não tinha quando tu fez o teu backup. O que significa que se tu voltar o backup tu vai perder o saldo que estavam nos novos 100 endereços auxiliares.

Entendi. Fazer esse backup e copiar o waller.dat é praticamente a mesma coisa?
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
December 16, 2013, 11:21:46 AM
 #10

Entendi. Fazer esse backup e copiar o waller.dat é praticamente a mesma coisa?

O resultado é o mesmo, então vamos dizer que na prática é a mesma coisa Wink

English <-> Brazilian Portuguese translations
palourtbonh (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 28
Merit: 0


View Profile
December 16, 2013, 07:27:24 PM
 #11

Entendi. Fazer esse backup e copiar o waller.dat é praticamente a mesma coisa?

O resultado é o mesmo, então vamos dizer que na prática é a mesma coisa Wink

Ok. Obrigado!
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!