Bem, como ainda há pouca literatura em português sobre bitcoin, alguém pode acabar chegando aqui através do Google achando que o site está "explorando" os consumidores, já que lá o bitcoin é vendido mais caro.
Só dando uma explicada melhor.
As ordens de compra e venda não são definidas pelo exchange site (no caso o mercado bitcoin), mas sim pelos próprios usuários, como no home broker de uma bolsa de valores comum. Se você quiser, pode lançar uma ordem de venda com o valor 10 vezes acima do mercado (claro, ninguém vai comprá-la), ou até abaixo, se quiser vender o produto mais rápido. O exchange site não tem poder de interferir nas transações. Mais uma semelhança com a bolsa. As empresas só capitalizam (pegam o dinheiro do investidor a troco do pagamento de dividendo, ao invés de pegar dinheiro com os bancos a troco do pagamento de juros) quando lançam novas ações no mercado. As transações diárias são feitas entre investidores e isso não interfere no capital da empresa. Os exchanges lucram com a taxa (homeopática se for comparar com as corretoras de câmbio e ativos normais) que você paga durante o depósito ou a retirada.
O motivo dos usuários pedirem um preço alto provavelmente se deve ao fato de ainda haver uma baixa oferta de bitcoins no Brasil. Minerar aqui não é financeiramente tão viável quanto no exterior, uma vez que os hardwares mais apropriados para a mineração custam bem mais. E como ainda há apenas um exchange site para comprar bitcoins, e muitos usuários se sentem inseguros para fazer transações internacionais ou não sabem inglês, acaba que o número de vendedores é bem restrito. Quem tem bitcoins, prefere guardá-los ou vender a um preço acima do mercado.
Estou a espera das novidades, mas considere a minha idéia de abrir mercado pros gringos. Bem, eu sei que transferências internacionais acabam sendo um pouco burocráticas e pagam taxas mais altas, o que, coeteris paribus desestimularia gringos a enviarem sua grana para um site brasileiro ao invés de procurarem um exchange nativo, mas acho que alternativas como paypal (ou outras, talvez o dwolla, eu não entendo muito desta área) podem contornar estas barreiras.
Afinal de contas, a melhor vantagem dos bitcoins é a liberdade dos recursos poderem girar o mundo e se realocarem conforme a demanda. Se um exchange brasileiro se sobressair, com certeza vamos ter tanta liquidez quanto os internacionais.
Concordo com a tua ideia de abrir o Mercado para os gringos.
Já sobre o valor superior aqui no Brasil, tu mesmo respondeu no segundo post, mais além disso tem outras coisas que ajudam o valor ficar maior, o fato de não existir uma forma automática de vender teus bitcoins por Reais no MtGox, e as poucas manobras possiveis gerarem várias taxas.
Acho que o valor hoje no MB está aceitavel, enquanto a cotação no Mtgox se mantem entre U$ 8/12, o valor de R$ 18.90 é justo.