Bitcoin Forum
April 25, 2024, 03:25:35 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Falta de liquidez no mercado bitcoin  (Read 1337 times)
Bart (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 54
Merit: 0


View Profile
August 28, 2011, 07:03:27 AM
 #1

Este tópico não é uma reclamação, eu sei muito bem que o início de qualquer negócio é complicado. Com certeza, blue chips da Bovespa começaram com ações sem tanta liquidez quando abriram seu capital.

Mas esta falta de liquidez está mantendo o bitcoin meio caro no site. Hoje o preço chegou a cotar por folta de US$8,30 no Mt.Gox. Com o dólar a R$1,61399918, o bitcoin valeria por volta de R$13,40. No mercadobitcoin, as ofertas de venda sempre estão por volta de R$19,00.

Isso poderia acabar desestimulando alguns usuários, o que manteria a liquidez baixa.

Uma sugestão minha é abrir o exchange para os gringos. Fazer uma versão do site em inglês (talvez até em outra língua também) e aceitar formas de pagamento internacionais. Sei que a concorrência com exchanges já estabelecidos não vai ser fácil, mas se conseguirmos pegar a grana dos gringos, com certeza isso vai injetar muita liquidez no mercado nacional.

Talvez até já estejam trabalhando em algo parecido.
Whoever mines the block which ends up containing your transaction will get its fee.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
Leandro César
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 536
Merit: 503


+1


View Profile WWW
August 28, 2011, 11:20:48 AM
 #2

Oi Bart.

Sugestões e dúvidas sempre serão bem vindas.

Concordo totalmente.

Apenas posso dizer agora o seguinte: aguarde as novidades.

  Wink
Abraços.

L.

Leandro César
Bart (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 54
Merit: 0


View Profile
August 28, 2011, 12:59:58 PM
 #3

Bem, como ainda há pouca literatura em português sobre bitcoin, alguém pode acabar chegando aqui através do Google achando que o site está "explorando" os consumidores, já que lá o bitcoin é vendido mais caro.

Só dando uma explicada melhor.

As ordens de compra e venda não são definidas pelo exchange site (no caso o mercado bitcoin), mas sim pelos próprios usuários, como no home broker de uma bolsa de valores comum. Se você quiser, pode lançar uma ordem de venda com o valor 10 vezes acima do mercado (claro, ninguém vai comprá-la), ou até abaixo, se quiser vender o produto mais rápido. O exchange site não tem poder de interferir nas transações. Mais uma semelhança com a bolsa. As empresas só capitalizam (pegam o dinheiro do investidor a troco do pagamento de dividendo, ao invés de pegar dinheiro com os bancos a troco do pagamento de juros) quando lançam novas ações no mercado. As transações diárias são feitas entre investidores e isso não interfere no capital da empresa. Os exchanges lucram com a taxa (homeopática se for comparar com as corretoras de câmbio e ativos normais) que você paga durante o depósito ou a retirada.

O motivo dos usuários pedirem um preço alto provavelmente se deve ao fato de ainda haver uma baixa oferta de bitcoins no Brasil. Minerar aqui não é financeiramente tão viável quanto no exterior, uma vez que os hardwares mais apropriados para a mineração custam bem mais. E como ainda há apenas um exchange site para comprar bitcoins, e muitos usuários se sentem inseguros para fazer transações internacionais ou não sabem inglês, acaba que o número de vendedores é bem restrito. Quem tem bitcoins, prefere guardá-los ou vender a um preço acima do mercado.

Estou a espera das novidades, mas considere a minha idéia de abrir mercado pros gringos. Bem, eu sei que transferências internacionais acabam sendo um pouco burocráticas e pagam taxas mais altas, o que, coeteris paribus desestimularia gringos a enviarem sua grana para um site brasileiro ao invés de procurarem um exchange nativo, mas acho que alternativas como  paypal (ou outras, talvez o dwolla, eu não entendo muito desta área)  podem contornar estas barreiras.

Afinal de contas, a melhor vantagem dos bitcoins é a liberdade dos recursos poderem girar o mundo e se realocarem conforme a demanda. Se um exchange brasileiro se sobressair, com certeza vamos ter tanta liquidez quanto os internacionais.
AssemblY
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 392
Merit: 100



View Profile
August 28, 2011, 05:20:17 PM
 #4

Bem, como ainda há pouca literatura em português sobre bitcoin, alguém pode acabar chegando aqui através do Google achando que o site está "explorando" os consumidores, já que lá o bitcoin é vendido mais caro.

Só dando uma explicada melhor.

As ordens de compra e venda não são definidas pelo exchange site (no caso o mercado bitcoin), mas sim pelos próprios usuários, como no home broker de uma bolsa de valores comum. Se você quiser, pode lançar uma ordem de venda com o valor 10 vezes acima do mercado (claro, ninguém vai comprá-la), ou até abaixo, se quiser vender o produto mais rápido. O exchange site não tem poder de interferir nas transações. Mais uma semelhança com a bolsa. As empresas só capitalizam (pegam o dinheiro do investidor a troco do pagamento de dividendo, ao invés de pegar dinheiro com os bancos a troco do pagamento de juros) quando lançam novas ações no mercado. As transações diárias são feitas entre investidores e isso não interfere no capital da empresa. Os exchanges lucram com a taxa (homeopática se for comparar com as corretoras de câmbio e ativos normais) que você paga durante o depósito ou a retirada.

O motivo dos usuários pedirem um preço alto provavelmente se deve ao fato de ainda haver uma baixa oferta de bitcoins no Brasil. Minerar aqui não é financeiramente tão viável quanto no exterior, uma vez que os hardwares mais apropriados para a mineração custam bem mais. E como ainda há apenas um exchange site para comprar bitcoins, e muitos usuários se sentem inseguros para fazer transações internacionais ou não sabem inglês, acaba que o número de vendedores é bem restrito. Quem tem bitcoins, prefere guardá-los ou vender a um preço acima do mercado.

Estou a espera das novidades, mas considere a minha idéia de abrir mercado pros gringos. Bem, eu sei que transferências internacionais acabam sendo um pouco burocráticas e pagam taxas mais altas, o que, coeteris paribus desestimularia gringos a enviarem sua grana para um site brasileiro ao invés de procurarem um exchange nativo, mas acho que alternativas como  paypal (ou outras, talvez o dwolla, eu não entendo muito desta área)  podem contornar estas barreiras.

Afinal de contas, a melhor vantagem dos bitcoins é a liberdade dos recursos poderem girar o mundo e se realocarem conforme a demanda. Se um exchange brasileiro se sobressair, com certeza vamos ter tanta liquidez quanto os internacionais.

Concordo com a tua ideia de abrir o Mercado para os gringos.

Já sobre o valor superior aqui no Brasil, tu mesmo respondeu no segundo post, mais além disso tem outras coisas que ajudam o valor ficar maior, o fato de não existir uma forma automática de vender teus bitcoins por Reais no MtGox, e as poucas manobras possiveis gerarem várias taxas.

Acho que o valor hoje no MB está aceitavel, enquanto a cotação no Mtgox se mantem entre U$ 8/12, o valor de R$ 18.90 é justo.
Bart (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 54
Merit: 0


View Profile
August 28, 2011, 05:33:40 PM
 #5

Concordo com você.

Só não faço distinções entre preços (defino valor de outra forma) justos. O preço de um ativo é apenas o resultado da equação entre oferta e procura. O valor dos bitcoins aqui não é mais caro porque os usuários são gananciosos, mas sim porque existe uma oferta menor de bitcoins à venda. Como eu disse, poder-se-ia pedir um preço até 10 vezes superior, mas a única resposta seria que ninguém compraria tal ativo.
Milkshanks
Member
**
Offline Offline

Activity: 100
Merit: 10


View Profile
August 30, 2011, 03:42:05 AM
 #6

Adicionar suporte ao Liberty Reserve já foi um começo. Se adicionar ao Paxum, o mercado bitcoin se torna muito mais atrativo pra pessoas de fora do país.

Was my post useful? Tips accepted Smiley
Meu post lhe foi útil? Aceito gorjetas Smiley

15rqJrGMKgfrVrDgg5v7h4KGqgN83pfzuH
AssemblY
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 392
Merit: 100



View Profile
August 30, 2011, 11:38:25 AM
 #7

Adicionar suporte ao Liberty Reserve já foi um começo. Se adicionar ao Paxum, o mercado bitcoin se torna muito mais atrativo pra pessoas de fora do país.

Poisé, isso já foi comentado.
Não duvido que o nosso amigo Leandro venha com essa novidade em breve...

ps: to ficando mal acostumado já, esperando novidades sempre, kkk  Cheesy
Bart (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 54
Merit: 0


View Profile
August 30, 2011, 12:34:15 PM
 #8

Eu já tinha lido sobre o Liberty Reserve um tempo atrás como forma de transferência internacional segura e anônima, mas não cheguei a me aprofundar.

Depois tenho que dar uma lida...
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!