Bitcoin Forum
March 19, 2024, 04:57:26 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 26.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
Author Topic: Proposta para incentivar a compra de Bens e Serviços em Bitcoins  (Read 2296 times)
ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
September 01, 2011, 03:46:38 AM
 #1

Amigos,

 Quero propor uma idéia, muito, mas muito fácil de implementar, afim de incentivar o uso dos Bitcoins.

 Simples: Descontos só para pagamentos em Bitcoins!

 Se o meu produto X custa R$1.000,00, totalizando uns ฿66,66 (1 BTC = 15 BRL), eu vendo ele por ฿62,00! Mas não por R$930,00!!

 Sendo assim, o comprador será obrigado a comprar Bitcoins em alguma casa de câmbio para ter o desconto...

 O que acham!?

Abx!
Thiago
1710824246
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1710824246

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1710824246
Reply with quote  #2

1710824246
Report to moderator
The network tries to produce one block per 10 minutes. It does this by automatically adjusting how difficult it is to produce blocks.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1710824246
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1710824246

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1710824246
Reply with quote  #2

1710824246
Report to moderator
DominuZ
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 7
Merit: 0



View Profile
September 01, 2011, 06:08:58 AM
 #2

Me parece bom, na verdade é a primeira idéia que vem a cabeça ao se pensar em como um lojista poderia incentivar o uso de BTC. A grande pergunta é como incentivar o lojista a querer usar BTC.

Bart
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 54
Merit: 0


View Profile
September 01, 2011, 11:44:32 AM
 #3

A idéia é interessante. Bancos que emitem moedas sociais fazem o mesmo.

Difícil é fechar essas parcerias. Acho que aí teria que ser com os exchanges sites.
AssemblY
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 392
Merit: 100



View Profile
September 01, 2011, 11:52:32 AM
 #4

Me parece bom, na verdade é a primeira idéia que vem a cabeça ao se pensar em como um lojista poderia incentivar o uso de BTC. A grande pergunta é como incentivar o lojista a querer usar BTC.



Eu to dentro, porém continuo achando que falta um sub-forum de classificados para o anuncios dos nossos produtos, eu particularmente tenho vários.
EhVedadoOAnonimato
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 630
Merit: 500



View Profile
September 01, 2011, 12:23:49 PM
 #5

Me parece bom, na verdade é a primeira idéia que vem a cabeça ao se pensar em como um lojista poderia incentivar o uso de BTC. A grande pergunta é como incentivar o lojista a querer usar BTC.

Possibilidade de maior sonegação assim como eliminação das taxas dos cartões de crédito.

Normalmente lojistas são proibidos de diferenciar um preço de acordo com o meio de pagamento. Você não pode vender mais barato se for em dinheiro vivo do que no cartão. Mas como bitcoins são outra moeda, imagino que o comerciante fique livre para estabelecer o seu próprio câmbio, onde ele poderia embutir o desconto. Isso assumindo que lojistas tenham liberdade para aceitar uma moeda não oficial, o que não me surpreenderia se fosse proibido.
Leandro César
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 536
Merit: 503


+1


View Profile WWW
September 01, 2011, 12:46:00 PM
Last edit: September 01, 2011, 01:20:37 PM by Leandro César
 #6

O processo é análogo ao uso de Dotz, milhagens e etc.

Tem de ser a partir daí.

L.

Leandro César
Bart
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 54
Merit: 0


View Profile
September 01, 2011, 01:04:11 PM
 #7

Bem, estavam se referindo primeiramente a quem já vende coisas em bitcoins.

Talvez seja uma coisa meio megalomaníaca pro estágio atual dos bitcoins no Brasil, mas já pensaram, por exemplo, fechar uma parceria com uma grande loja do varejo que vende produtos na internet?

Já imaginou se um Wallmart Brasil começa a aceitar bitcoins? Ou, nos EUA, uma Amazon?

Isso definitivamente colocaria as coisas num outro patamar.
cennabit
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 4
Merit: 0


View Profile
September 01, 2011, 05:17:41 PM
 #8

Difícil. A loja tem que ganhar algo com o desconto. Ninguém vai querer trocar algo líquido por menos líquido sem ganhar algo em troca.
Bart
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 54
Merit: 0


View Profile
September 01, 2011, 11:10:03 PM
 #9

O ganho poderia ser pagar menos impostos, já que toda compra feita pelo cartão de crédito (provavelmente uma das modalidades preferidas de pagamento online) o imposto já fica retido.

Também evitariam as taxas dos cartões de crédito e o recebimento seria a visto, o cartão demora 30 dias para ser descontado. E talvez algumas apresentem interesse em especular nos bitcoins.

Como eu disse, é de fato um plano que parece meio megalomaníaco no atual momento, mas espero que um dia se concretize.
EhVedadoOAnonimato
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 630
Merit: 500



View Profile
September 02, 2011, 07:00:06 AM
 #10

É megalomaníaco imaginar grandes lojistas aceitando bitcoins. Eles se beneficiam do sistema corrente. Bitcoins são uma alternativa interessante ao pequeno empresário. O mais difícil é ensinar leigos a usar a tecnologia de forma segura.

Um grande passo seria a criação de um dispositivo dedicado e barato para o uso de bitcoins, como aquela idéia do BitClip.
AssemblY
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 392
Merit: 100



View Profile
September 02, 2011, 03:40:02 PM
 #11

O ganho poderia ser pagar menos impostos, já que toda compra feita pelo cartão de crédito (provavelmente uma das modalidades preferidas de pagamento online) o imposto já fica retido.

Também evitariam as taxas dos cartões de crédito e o recebimento seria a visto, o cartão demora 30 dias para ser descontado. E talvez algumas apresentem interesse em especular nos bitcoins.

Como eu disse, é de fato um plano que parece meio megalomaníaco no atual momento, mas espero que um dia se concretize.

Exatamente.

Alguem por exemplo, que tem empresa e trabalha com a margem de 25%, poderia facilmente trabalhar com a margem de 20% se pagasse menos impostos.
Se fosse pra vender algo por BTC, poderia vender com essa margem nova sem problemas, seriam vantagem ainda.
ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
September 02, 2011, 08:04:42 PM
 #12

Me parece bom, na verdade é a primeira idéia que vem a cabeça ao se pensar em como um lojista poderia incentivar o uso de BTC. A grande pergunta é como incentivar o lojista a querer usar BTC.

Possibilidade de maior sonegação assim como eliminação das taxas dos cartões de crédito.

Normalmente lojistas são proibidos de diferenciar um preço de acordo com o meio de pagamento. Você não pode vender mais barato se for em dinheiro vivo do que no cartão. Mas como bitcoins são outra moeda, imagino que o comerciante fique livre para estabelecer o seu próprio câmbio, onde ele poderia embutir o desconto. Isso assumindo que lojistas tenham liberdade para aceitar uma moeda não oficial, o que não me surpreenderia se fosse proibido.

Sim, acredito que você esteja certo. Não sei quanto a proibição de diferenciar o preço de acordo com o meio de pagamento, mas sim, com o não-uso do Real.

Por exemplo, se um gringo chega no Brasil, ele PRECISA trocar os dólares ou euros, por Reais, antes de comprar um refrigerante com uma coxinha alí mesmo no aeroporto. Ele não pode pagar em dólar aqui no Brasil, bem como o comerciante só "pode" aceitar em Reais.

Provavelmente é ou será a mesma coisa com os Bitcoins... PORÉM, devido a natureza anônima, se utilizado corretamente, dos Bitcoins, isso é impossível de fiscalizar, logo, desejo boa sorte pro governo, caso ele queira tentar proibir os comerciantes e/ou prestadores de serviços de aceitarem Bitcoins.

Eu por exemplo, dou aula de Linux, presto serviços, dou consultorias e, aceito Bitcoins. Quero ver tentar me impedir.

Abx!
Thiago
DominuZ
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 7
Merit: 0



View Profile
September 02, 2011, 09:05:14 PM
 #13

Independente da forma de pagamento que a loja utilize. Uma hora chegará um fiscal que irá computar, você comprou x e vendeu y, seu estoque tem que ser z onde z = x - y. Se seu estoque não for z então você terá um problema e caso não tenha declarado e recolhido o imposto então uma fraude fiscal estará caracterizada. Vai pro paredão mesmo.

ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
September 02, 2011, 11:10:12 PM
 #14

Bom,

 O que eu já inclusive disse outro dia aqui no fórum sobre impostos é:

 NÃO DEIXE DE PAGAR OS SEUS IMPOSTOS!!

 Um dia este sistema falido de governo VAI CAIR... Mas até lá, vamos empurrando isso com a barriga... Uma hora o jogo vai virar e eles vão ficar para trás. Não estou falando em iniciar mais uma guerra, nem em violência, não, o que eu proponho diariamente é a criação de uma "Sociedade 2.0", de modo que essa atual se torne obsoleta e seja abandonada. Os Bitcoins fazem parte da Sociedade 2.0 que eu tenho em mente! E o Projeto Venus será a Sociedade 10!   Grin

 Mesmo recebendo em Bitcoins, você terá emitido nota fiscal em Reais, PAGUE o imposto daquela nota!

 Receber em Bitcoins NÃO é o mesmo que sonegar impostos.

 Receber em Bitcoins por uma nota fiscal é IGUAL a receber em DINHEIRO VIVO pela mesma nota. Não existirá transação nenhuma em nenhum banco em ambos os casos. Isso não é ilegal... Quero dizer, receber por uma nota fiscal em dinheiro em espécie, não é ilegal... O Bitcoin pode ser considerado "dinheiro em espécie", mas é de "espécie virtual"... Ele "viaja" de uma carteira para outra! Igual a dinheiro em espécie.

Abx!
Thiago
AssemblY
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 392
Merit: 100



View Profile
September 03, 2011, 12:29:09 PM
 #15

Independente da forma de pagamento que a loja utilize. Uma hora chegará um fiscal que irá computar, você comprou x e vendeu y, seu estoque tem que ser z onde z = x - y. Se seu estoque não for z então você terá um problema e caso não tenha declarado e recolhido o imposto então uma fraude fiscal estará caracterizada. Vai pro paredão mesmo.



Exatamente.

Se vc é comerciante, logo provavelmente compra tudo com nota fiscal, e tem que vender com nota fiscal.
Se compra com nota, e vende sem, eis uma fraude, da mesma forma que o inverso é a mesma coisa.

Ai que tá, como comprar com nota e vender por bitcoin? Se eu emitir nota, logo vou ter de declarar uma valor nela...
A não ser que eu venda por quase o custo, já que essa diferença de valor vai subtrair do meu imposto de renda, eu posso usar uma margem de lucro menor.

Certo? Hum, acho que sim. Estamos chegando lá...
EhVedadoOAnonimato
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 630
Merit: 500



View Profile
September 06, 2011, 08:46:26 AM
 #16

Se vc é comerciante, logo provavelmente compra tudo com nota fiscal, e tem que vender com nota fiscal.
Se compra com nota, e vende sem, eis uma fraude, da mesma forma que o inverso é a mesma coisa.

Ai que tá, como comprar com nota e vender por bitcoin? Se eu emitir nota, logo vou ter de declarar uma valor nela...
A não ser que eu venda por quase o custo, já que essa diferença de valor vai subtrair do meu imposto de renda, eu posso usar uma margem de lucro menor.

Certo? Hum, acho que sim. Estamos chegando lá...

Não necessariamente você precisa declarar toda compra, mas você tem razão, acho que o melhor caminho é vender mas declarar um preço de venda bem inferior ao realmente praticado. Aí você consegue reembolsar o ICMS pago, e paga menos imposto de renda.
O problema é a nota fiscal paulista, se o cliente pedir, ele vai querer no valor da venda real. Mas ainda assim, nesse caso ao menos daria pra salvar o dinheiro das taxas de cartão de crédito.
moliver
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 46
Merit: 0


View Profile
May 22, 2016, 01:08:20 AM
 #17

ainda não tivemos uma proposta que incentive o uso de bitcoins, mas em verdade, poderíamos fazer um tipo de negócio, de iniciativa de quem compra e vende moedas digitais que seria por exemplo, pagar salários, contas, prestações de serviços, venda de recarga celular, jogos e outras, pra que o uso fosse mais ampliado

o comprador e vendedor, teria de fazer um site pra quem quisesse esta modalidade, depositasse via boleto e recebesse na sua carteira os bitcoins, no caso um empregado de uma empresa, receberia uma carteira bitcoin, porém ele logo vai precisar de dinheiro, pra isso teria seu cartão pra pagar no débito

tudo isso depende de envolver empresários e empregados, dando conhecimento de como funciona todo sistema e quais as vantagens.

esta medida faria com que a procura pelo bitcoin aumentasse muito, logo o valor de cotação aumentaria.

keepall
Member
**
Offline Offline

Activity: 91
Merit: 10


View Profile
May 28, 2016, 05:57:57 PM
 #18

A iniciativa é ótima, mas as pessoas ainda tem dificuldade e muito medo de usar internet banking e similares, mesmo pessoas de TI.

O Bitcoin precisa ser simplificado penso ser necessária uma mudança de cultura na população.

keepall
Member
**
Offline Offline

Activity: 91
Merit: 10


View Profile
May 28, 2016, 06:17:43 PM
 #19

Complementando...

Vocês já pensaram em algo como uma mistura do mercado livre com o freelancer para bitcoins?

HammaSan
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 187
Merit: 102



View Profile
June 07, 2016, 07:39:52 PM
 #20

A cada dia mais idéias estão surgindo. No início desse poste em 2011, o Bitcoin ainda não era conhecido. Para vcs terem uma idéia quando fui comprar bitcoins fora do Brasil (final de 2014) através do Swift o gerente do Banco do Brasil ainda não sabia o que era Bitcoin. Hoje estamos vendo hotéis, lojas de varejo e serviços aceitando bitcoins. Se Deus quiser cada dia mais.
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!